A concepção de avaliação que marca a relação de professores e alunos , segundo Hoffmann ( 1996 ) , é a que define essa ação como julgamento de valor de resultados alcançados.
Contudo, atualmente a avaliação na maior parte do sistema educacional encontra-se centrada no professor e se caracteriza pelo autoritarismo , onde avaliar é classificar , é aprovar ou reprovar .
Estes equívocos e contradições que acontecem na prática da avaliação tem como responsável a dicotomia entre educação e avaliação.
Hoffmann ( 1996 ) , diz que os professores percebem a ação de educar e avaliar como momentos distintos e não relacionados. Deste modo, por não dar a importância necessária que a AVALIAÇÃO deve possuir dentro do processo de aprendizagem, os professores exercem as ações acima citadas, de forma diferenciada. Assim sendo, mesmo procurando inovar, o professor " dá " matéria , aplica prova escrita , atribui nota e encerra o ato da AVALIAÇÃO.
Ao utilizar a nota como fim absoluto, o docente demonstra não ter idéia que a avaliação é um dos vários momentos de coleta de dados a ser realizado dentro do processo ensino - aprendizagem, capaz de lhe proporcionar um subsídios para um juízo de valor , que permita a tomada de uma decisão sobre o trabalho pedagógico que vem sendo desenvolvido e o conseqüente progresso ou não do aluno.
Fonte
http://www.serprofessoruniversitario.pro.br/m%C3%B3dulos/avalia%C3%A7%C3%A3o-da-aprendizagem/avalia%C3%A7%C3%A3o-da-aprendizagem#.UpJbicQQZws