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#36629
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(1,0)

Na casa todos dormiam. Todos, menos a irmã.

Era quieta, essa irmã. Não cantava, não ria; mal

falava. Trazia água do poço, varria o terreiro, passava a roupa,

4 comia — pouco, magra que era — e ia para a cama sem dar

boa-noite a ninguém. Dormia num puxado, um quartinho só

dela; tinha nojo dos irmãos. Se, na cama, suspirava ou revirava

7 os olhos, nunca ninguém viu. O nome dela era Honesta.

(Nome dado pela mãe. O pai queria-a ali, na roça; a

mãe, porém, tinha esperança que um dia a filha deixasse o

10 campo e fosse para a cidade se empregar na casa de uma

família de bem. E que melhor nome para uma empregada do

que Honesta? O pai acreditava no campo; a mãe secretamente

13 ansiava pela cidade — por um cinema! Nunca tinha entrado

num cinema! Minha filha fará isto por mim, dizia-se, sem notar

que a filha vagueava por paisagens estranhas, distantes do

16 campo, distantes da cidade, distantes de tudo. [...])

 

Moacyr Scliar. Doutor Miragem. Porto Alegre:L&PM, 1998, p. 22-3 (com adaptações)

 

 

Julgue os itens subsequentes, com base nas ideias e estruturas linguísticas do texto acima.

 

A expressão “mal falava” (l.2-3) indica que a personagem não empregava as regras gramaticais da norma-padrão da língua ao se expressar.

#36628
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Na casa todos dormiam. Todos, menos a irmã.

Era quieta, essa irmã. Não cantava, não ria; mal

falava. Trazia água do poço, varria o terreiro, passava a roupa,

4 comia — pouco, magra que era — e ia para a cama sem dar

boa-noite a ninguém. Dormia num puxado, um quartinho só

dela; tinha nojo dos irmãos. Se, na cama, suspirava ou revirava

7 os olhos, nunca ninguém viu. O nome dela era Honesta.

(Nome dado pela mãe. O pai queria-a ali, na roça; a

mãe, porém, tinha esperança que um dia a filha deixasse o

10 campo e fosse para a cidade se empregar na casa de uma

família de bem. E que melhor nome para uma empregada do

que Honesta? O pai acreditava no campo; a mãe secretamente

13 ansiava pela cidade — por um cinema! Nunca tinha entrado

num cinema! Minha filha fará isto por mim, dizia-se, sem notar

que a filha vagueava por paisagens estranhas, distantes do

16 campo, distantes da cidade, distantes de tudo. [...])

 

Moacyr Scliar. Doutor Miragem. Porto Alegre:L&PM, 1998, p. 22-3 (com adaptações)

 

 

Julgue os itens subsequentes, com base nas ideias e estruturas linguísticas do texto acima.

 

No texto, o pronome “se”, em “dizia-se” (l.14), equivale, em sentido, à expressão a si mesma.

#36627
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O Programa Ciência sem Fronteiras, lançado

em 2011, busca promover a consolidação, expansão e

internacionalização da ciência e tecnologia brasileiras, com

4 inovação e competitividade, por meio do intercâmbio com

outros países. No âmbito do programa, serão concedidas, até

2015, mais de 100 mil bolsas de estudos no exterior para

7 estudantes de graduação e pós-graduação. O Ciência sem

Fronteiras também pretende atrair pesquisadores do exterior

interessados em trabalhar no Brasil. Esse incentivo torna-se

10 imperativo no início do século XXI, devido à extrema

velocidade com que ciência e tecnologia se desenvolvem. Há

décadas, países como China e Índia têm enviado estudantes

13 para países centrais, com resultados muito positivos.

Provavelmente, o programa brasileiro vai acelerar a mobilidade

internacional e proporcionar avanços na ciência brasileira. Essa

16 iniciativa louvável talvez inspire outras não menos importantes

— como o estímulo à mobilidade nacional de estudantes —,

que ainda são incipientes. Estudantes do Acre, de Rondônia ou

19 do Maranhão certamente seriam beneficiados com a estada de

um ano em universidades de São Paulo, Rio de Janeiro e

Brasília. Da mesma forma, alunos de São Paulo, Rio de Janeiro

22 e Brasília se beneficiariam com uma temporada no Acre, em

Rondônia ou no Maranhão. Essa troca de experiências seria um

instrumento de coesão e compreensão dos diferentes aspectos

25 culturais e de problemas comuns e específicos de diferentes

regiões brasileiras.

Isaac Roitman. Brasil sem fronteiras. In: Revista DARCY. Brasília: UnB, n.º 11, jun.-jul./2012, p. 7 (com adaptações)

 

 

Julgue os itens , no que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto acima.

 

Seriam mantidos a correção gramatical e o sentido original do texto caso a locução “têm enviado” (l.12) fosse substituída por enviaram

#36626
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O Programa Ciência sem Fronteiras, lançado

em 2011, busca promover a consolidação, expansão e

internacionalização da ciência e tecnologia brasileiras, com

4 inovação e competitividade, por meio do intercâmbio com

outros países. No âmbito do programa, serão concedidas, até

2015, mais de 100 mil bolsas de estudos no exterior para

7 estudantes de graduação e pós-graduação. O Ciência sem

Fronteiras também pretende atrair pesquisadores do exterior

interessados em trabalhar no Brasil. Esse incentivo torna-se

10 imperativo no início do século XXI, devido à extrema

velocidade com que ciência e tecnologia se desenvolvem. Há

décadas, países como China e Índia têm enviado estudantes

13 para países centrais, com resultados muito positivos.

Provavelmente, o programa brasileiro vai acelerar a mobilidade

internacional e proporcionar avanços na ciência brasileira. Essa

16 iniciativa louvável talvez inspire outras não menos importantes

— como o estímulo à mobilidade nacional de estudantes —,

que ainda são incipientes. Estudantes do Acre, de Rondônia ou

19 do Maranhão certamente seriam beneficiados com a estada de

um ano em universidades de São Paulo, Rio de Janeiro e

Brasília. Da mesma forma, alunos de São Paulo, Rio de Janeiro

22 e Brasília se beneficiariam com uma temporada no Acre, em

Rondônia ou no Maranhão. Essa troca de experiências seria um

instrumento de coesão e compreensão dos diferentes aspectos

25 culturais e de problemas comuns e específicos de diferentes

regiões brasileiras.

Isaac Roitman. Brasil sem fronteiras. In: Revista DARCY. Brasília: UnB, n.º 11, jun.-jul./2012, p. 7 (com adaptações)

 

Julgue os itens , no que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto acima.

 

O pronome “que” (l.18) tem como referente o termo “estudantes” (l.17).

#36625
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O Programa Ciência sem Fronteiras, lançado

em 2011, busca promover a consolidação, expansão e

internacionalização da ciência e tecnologia brasileiras, com

4 inovação e competitividade, por meio do intercâmbio com

outros países. No âmbito do programa, serão concedidas, até

2015, mais de 100 mil bolsas de estudos no exterior para

7 estudantes de graduação e pós-graduação. O Ciência sem

Fronteiras também pretende atrair pesquisadores do exterior

interessados em trabalhar no Brasil. Esse incentivo torna-se

10 imperativo no início do século XXI, devido à extrema

velocidade com que ciência e tecnologia se desenvolvem. Há

décadas, países como China e Índia têm enviado estudantes

13 para países centrais, com resultados muito positivos.

Provavelmente, o programa brasileiro vai acelerar a mobilidade

internacional e proporcionar avanços na ciência brasileira. Essa

16 iniciativa louvável talvez inspire outras não menos importantes

— como o estímulo à mobilidade nacional de estudantes —,

que ainda são incipientes. Estudantes do Acre, de Rondônia ou

19 do Maranhão certamente seriam beneficiados com a estada de

um ano em universidades de São Paulo, Rio de Janeiro e

Brasília. Da mesma forma, alunos de São Paulo, Rio de Janeiro

22 e Brasília se beneficiariam com uma temporada no Acre, em

Rondônia ou no Maranhão. Essa troca de experiências seria um

instrumento de coesão e compreensão dos diferentes aspectos

25 culturais e de problemas comuns e específicos de diferentes

regiões brasileiras.

Isaac Roitman. Brasil sem fronteiras. In: Revista DARCY. Brasília: UnB, n.º 11, jun.-jul./2012, p. 7 (com adaptações)

 

 

Julgue os itens , no que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto acima.

 

A forma verbal “Há” (l.11) poderia ser corretamente substituída por Fazem.

#36624
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Em vinte e poucos anos, a Internet deixou de ser um

ambiente virtual restrito e transformou-se em fenômeno

mundial. Atualmente, há tantos computadores e dispositivos

4 conectados à Internet que os mais de quatro bilhões de

endereços disponíveis estão praticamente esgotados. Por essa

razão, a rede mundial concentra as atenções não só das pessoas

7 e de governos, mas também movimenta um enorme contingente

de empresas de infraestrutura de telecomunicações e de

empresas de conteúdo. Pela Internet são compradas passagens

10 aéreas, entradas de cinema e pizzas; acompanham-se as notícias

do dia, as ações do governo, os gols e os capítulos das novelas;

e são postadas as fotos da última viagem, além de serem

13 comentados os últimos acontecimentos do grupo de amigos.

No entanto, junto com esse crescimento do mundo

virtual, aumentaram também o cometimento de crimes e outros

16 desconfortos que levaram à criação de leis que criminalizam

determinadas práticas no uso da Internet, tais como invasão a

sítios e roubo de senhas. 

19 Devido ao aumento dos problemas motivados pela

digitalização das relações pessoais, comerciais e

governamentais, surgiu a necessidade de se regulamentar o uso

22 da Internet.

Internet: <www.camara.leg.br> (com adaptações).

 

No que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens a seguir. 

O termo “de senhas” (l.18) e a oração “de se regulamentar o uso da Internet” (l.21 e 22) complementam o sentido de nomes substantivos

#36623
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Em vinte e poucos anos, a Internet deixou de ser um

ambiente virtual restrito e transformou-se em fenômeno

mundial. Atualmente, há tantos computadores e dispositivos

4 conectados à Internet que os mais de quatro bilhões de

endereços disponíveis estão praticamente esgotados. Por essa

razão, a rede mundial concentra as atenções não só das pessoas

7 e de governos, mas também movimenta um enorme contingente

de empresas de infraestrutura de telecomunicações e de

empresas de conteúdo. Pela Internet são compradas passagens

10 aéreas, entradas de cinema e pizzas; acompanham-se as notícias

do dia, as ações do governo, os gols e os capítulos das novelas;

e são postadas as fotos da última viagem, além de serem

13 comentados os últimos acontecimentos do grupo de amigos.

No entanto, junto com esse crescimento do mundo

virtual, aumentaram também o cometimento de crimes e outros

16 desconfortos que levaram à criação de leis que criminalizam

determinadas práticas no uso da Internet, tais como invasão a

sítios e roubo de senhas. 

19 Devido ao aumento dos problemas motivados pela

digitalização das relações pessoais, comerciais e

governamentais, surgiu a necessidade de se regulamentar o uso

22 da Internet.

Internet: <www.camara.leg.br> (com adaptações).

 

No que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens a seguir.

No último período do primeiro parágrafo do texto, construído de acordo com o princípio do paralelismo sintático, o sujeito das orações classifica-se como indeterminado.

#36622
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Em vinte e poucos anos, a Internet deixou de ser um

ambiente virtual restrito e transformou-se em fenômeno

mundial. Atualmente, há tantos computadores e dispositivos

4 conectados à Internet que os mais de quatro bilhões de

endereços disponíveis estão praticamente esgotados. Por essa

razão, a rede mundial concentra as atenções não só das pessoas

7 e de governos, mas também movimenta um enorme contingente

de empresas de infraestrutura de telecomunicações e de

empresas de conteúdo. Pela Internet são compradas passagens

10 aéreas, entradas de cinema e pizzas; acompanham-se as notícias

do dia, as ações do governo, os gols e os capítulos das novelas;

e são postadas as fotos da última viagem, além de serem

13 comentados os últimos acontecimentos do grupo de amigos.

No entanto, junto com esse crescimento do mundo

virtual, aumentaram também o cometimento de crimes e outros

16 desconfortos que levaram à criação de leis que criminalizam

determinadas práticas no uso da Internet, tais como invasão a

sítios e roubo de senhas. 

19 Devido ao aumento dos problemas motivados pela

digitalização das relações pessoais, comerciais e

governamentais, surgiu a necessidade de se regulamentar o uso

22 da Internet.

Internet: <www.camara.leg.br> (com adaptações).

 

No que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens a seguir.

É obrigatório o emprego do sinal indicativo de crase em “à Internet” (l.4) e “à criação” (l.16).

#36621
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Em vinte e poucos anos, a Internet deixou de ser um

ambiente virtual restrito e transformou-se em fenômeno

mundial. Atualmente, há tantos computadores e dispositivos

4 conectados à Internet que os mais de quatro bilhões de

endereços disponíveis estão praticamente esgotados. Por essa

razão, a rede mundial concentra as atenções não só das pessoas

7 e de governos, mas também movimenta um enorme contingente

de empresas de infraestrutura de telecomunicações e de

empresas de conteúdo. Pela Internet são compradas passagens

10 aéreas, entradas de cinema e pizzas; acompanham-se as notícias

do dia, as ações do governo, os gols e os capítulos das novelas;

e são postadas as fotos da última viagem, além de serem

13 comentados os últimos acontecimentos do grupo de amigos.

No entanto, junto com esse crescimento do mundo

virtual, aumentaram também o cometimento de crimes e outros

16 desconfortos que levaram à criação de leis que criminalizam

determinadas práticas no uso da Internet, tais como invasão a

sítios e roubo de senhas. 

19 Devido ao aumento dos problemas motivados pela

digitalização das relações pessoais, comerciais e

governamentais, surgiu a necessidade de se regulamentar o uso

22 da Internet.

Internet: <www.camara.leg.br> (com adaptações).

 

No que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens a seguir.

Seriam mantidos o sentido e a correção gramatical do texto, se a forma verbal “há” (l.3) fosse substituída por existe.

#36620
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Em vinte e poucos anos, a Internet deixou de ser um

ambiente virtual restrito e transformou-se em fenômeno

mundial. Atualmente, há tantos computadores e dispositivos

4 conectados à Internet que os mais de quatro bilhões de

endereços disponíveis estão praticamente esgotados. Por essa

razão, a rede mundial concentra as atenções não só das pessoas

7 e de governos, mas também movimenta um enorme contingente

de empresas de infraestrutura de telecomunicações e de

empresas de conteúdo. Pela Internet são compradas passagens

10 aéreas, entradas de cinema e pizzas; acompanham-se as notícias

do dia, as ações do governo, os gols e os capítulos das novelas;

e são postadas as fotos da última viagem, além de serem

13 comentados os últimos acontecimentos do grupo de amigos.

No entanto, junto com esse crescimento do mundo

virtual, aumentaram também o cometimento de crimes e outros

16 desconfortos que levaram à criação de leis que criminalizam

determinadas práticas no uso da Internet, tais como invasão a

sítios e roubo de senhas. 

19 Devido ao aumento dos problemas motivados pela

digitalização das relações pessoais, comerciais e

governamentais, surgiu a necessidade de se regulamentar o uso

22 da Internet.

Internet: <www.camara.leg.br> (com adaptações).

 

No que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens a seguir.

Depreende-se da leitura do texto que a criação de leis que criminalizam práticas relacionadas ao uso da Internet e a discussão acerca da necessidade de regulamentação do uso da Internet são respostas ao crescimento dos problemas advindos da expansão do mundo virtual.

#36619
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Construímos coisas o tempo todo, mas como

saberemos quanto tempo vão durar? Se construirmos depósitos

para resíduos nucleares, precisaremos ter certeza de que os

4 contêineres vão resistir até que o material dentro deles não

mais seja perigoso. E, se não quisermos encher o planeta de

lixo, é bom sabermos quanto tempo leva para que plásticos e

7 outros materiais se decomponham. A única forma de termos

certeza é submetendo esses materiais a testes de estresse por

cerca de 100 mil anos para ver como reagem. Então,

10 poderíamos aprender a construir coisas que realmente duram

— ou que se decompõem de uma forma “verde”. Experimentos

submeteriam materiais ao desgaste e a ataques químicos, como

13 variações de alcalinidade, e, ainda, alterariam a temperatura

ambiente para simular os ciclos de dia e noite e das estações.

Com as técnicas de simulação em laboratórios de que dispomos

16 atualmente, por exemplo, não se pode prever como será o

desempenho da bateria de um carro elétrico nos próximos

quinze anos. As simulações de computador podem, por fim,

19 tornar-se sofisticadas a ponto de substituir experimentos de

longo prazo. Enquanto isso, no entanto, precisamos adotar

cautela extra ao construirmos coisas que precisam durar.

 

Kristin Persson. Como os materiais se decompõem? In: Scientific American Brasil, s/d, 2013 (com adaptações)

 

Acerca de aspectos estruturais do texto acima e das ideias nele contidas, julgue os itens a seguir.

A expressão “no entanto” (l.20) poderia ser substituída pelo vocábulo entretanto, sem que houvesse prejuízo à correção gramatical e ao sentido do texto

#36618
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Construímos coisas o tempo todo, mas como

saberemos quanto tempo vão durar? Se construirmos depósitos

para resíduos nucleares, precisaremos ter certeza de que os

4 contêineres vão resistir até que o material dentro deles não

mais seja perigoso. E, se não quisermos encher o planeta de

lixo, é bom sabermos quanto tempo leva para que plásticos e

7 outros materiais se decomponham. A única forma de termos

certeza é submetendo esses materiais a testes de estresse por

cerca de 100 mil anos para ver como reagem. Então,

10 poderíamos aprender a construir coisas que realmente duram

— ou que se decompõem de uma forma “verde”. Experimentos

submeteriam materiais ao desgaste e a ataques químicos, como

13 variações de alcalinidade, e, ainda, alterariam a temperatura

ambiente para simular os ciclos de dia e noite e das estações.

Com as técnicas de simulação em laboratórios de que dispomos

16 atualmente, por exemplo, não se pode prever como será o

desempenho da bateria de um carro elétrico nos próximos

quinze anos. As simulações de computador podem, por fim,

19 tornar-se sofisticadas a ponto de substituir experimentos de

longo prazo. Enquanto isso, no entanto, precisamos adotar

cautela extra ao construirmos coisas que precisam durar.

 

Kristin Persson. Como os materiais se decompõem? In: Scientific American Brasil, s/d, 2013 (com adaptações)

 

Acerca de aspectos estruturais do texto acima e das ideias nele contidas, julgue os itens a seguir.

Em “se decompõem” (l.11) e “se pode” (l.16), o pronome “se” poderia ser posposto à forma verbal — decompõem-se e pode-se —, sem prejuízo para a correção gramatical do texto

#36617
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Construímos coisas o tempo todo, mas como

saberemos quanto tempo vão durar? Se construirmos depósitos

para resíduos nucleares, precisaremos ter certeza de que os

4 contêineres vão resistir até que o material dentro deles não

mais seja perigoso. E, se não quisermos encher o planeta de

lixo, é bom sabermos quanto tempo leva para que plásticos e

7 outros materiais se decomponham. A única forma de termos

certeza é submetendo esses materiais a testes de estresse por

cerca de 100 mil anos para ver como reagem. Então,

10 poderíamos aprender a construir coisas que realmente duram

— ou que se decompõem de uma forma “verde”. Experimentos

submeteriam materiais ao desgaste e a ataques químicos, como

13 variações de alcalinidade, e, ainda, alterariam a temperatura

ambiente para simular os ciclos de dia e noite e das estações.

Com as técnicas de simulação em laboratórios de que dispomos

16 atualmente, por exemplo, não se pode prever como será o

desempenho da bateria de um carro elétrico nos próximos

quinze anos. As simulações de computador podem, por fim,

19 tornar-se sofisticadas a ponto de substituir experimentos de

longo prazo. Enquanto isso, no entanto, precisamos adotar

cautela extra ao construirmos coisas que precisam durar.

 

Kristin Persson. Como os materiais se decompõem? In: Scientific American Brasil, s/d, 2013 (com adaptações)

 

Acerca de aspectos estruturais do texto acima e das ideias nele contidas, julgue os itens a seguir.

O texto permaneceria gramaticalmente correto caso as formas verbais infinitivas “ver” (l.9), “aprender” (l.10) e “substituir” (l.19) fossem substituídas pelas formas flexionadas vermos, aprendermos e substituírem, respectivamente.

#36616
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Se a Dinamarca tivesse seguido a corrente rodoviária

dominante desde a década de 60 do século passado, nunca

viraria um modelo de planejamento urbano. Em uma época em

4 que parecia fazer mais sentido priorizar o trânsito de carros,

Copenhague apostou na criação da primeira rua para pedestres

do país. Antes de se tornar o maior calçadão da Europa, com

7 um quilômetro de extensão, a Strøget era uma rua comercial

dominada por automóveis, assim como todo o centro da cidade.

O arquiteto por trás da iniciativa, Jan Gehl, acreditava que os

10 espaços urbanos deveriam servir para a interação social. Na

época, foi criticado pela imprensa e por comerciantes, que

ponderavam que as pessoas não passariam muito tempo ao ar

13 livre em uma capital gélida. Erraram. As vendas triplicaram, e

a rua de pedestres foi ocupada pelos moradores. A experiência

reforçou as convicções de Gehl, que defende o planejamento

16 das cidades para o usufruto e o conforto das pessoas.

 

Camilo Gomide. Cidades prazerosas. In: Planeta, fev./2014 (com adaptações).

 

É objetivo do texto defender a ideia de que comerciantes do mundo inteiro podem triplicar seu faturamento caso seja adotado o modelo de planejamento urbano da Dinamarca

#36615
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Se a Dinamarca tivesse seguido a corrente rodoviária

dominante desde a década de 60 do século passado, nunca

viraria um modelo de planejamento urbano. Em uma época em

4 que parecia fazer mais sentido priorizar o trânsito de carros,

Copenhague apostou na criação da primeira rua para pedestres

do país. Antes de se tornar o maior calçadão da Europa, com

7 um quilômetro de extensão, a Strøget era uma rua comercial

dominada por automóveis, assim como todo o centro da cidade.

O arquiteto por trás da iniciativa, Jan Gehl, acreditava que os

10 espaços urbanos deveriam servir para a interação social. Na

época, foi criticado pela imprensa e por comerciantes, que

ponderavam que as pessoas não passariam muito tempo ao ar

13 livre em uma capital gélida. Erraram. As vendas triplicaram, e

a rua de pedestres foi ocupada pelos moradores. A experiência

reforçou as convicções de Gehl, que defende o planejamento

16 das cidades para o usufruto e o conforto das pessoas.

 

Camilo Gomide. Cidades prazerosas. In: Planeta, fev./2014 (com adaptações).

 

As sequências “primeira rua para pedestres do país” (l.5-6), “o maior calçadão da Europa” (l.6) e “uma rua comercial dominada por automóveis” (l.7-8) identificam um mesmo referente: a rua Stroget.