(1,0)
No que se refere à teoria da conditio sine qua non, julgue o item subsequente.Causa é toda circunstância anterior sem a qual o resultado ilícito não teria ocorrido.
Julgue o item que se segue.Em face do princípio da retroatividade de lei mais benigna, a lei anterior mais severa possui ultra-atividade.
Considerando aspectos do direito administrativo, julgue o item seguinte.Constitui dever fundamental do servidor, previsto no Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Estado de Roraima, representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder. No entanto, a representação deve ser encaminhada pela via hierárquica.
A União, objetivando equalizar os custos de produção de café, instituiu nova alíquota de IPI de 18% — que anteriormente era de 0%. Entretanto, manteve esta última para as regiões Norte e Nordeste e reduziu em 50% a nova alíquota para os estados de Goiás e Mato Grosso do Sul, sem contrapartida das empresas beneficiadas, estabelecendo, concomitantemente, política nacional de preço unificado para o produto.Com base na situação hipotética apresentada acima, julgue o item a seguir.O princípio da uniformidade geográfica admite excepcionalmente a diferença de alíquotas referidas.
No que se refere à política do Conselho Monetário Nacional (CMN), julgue o seguinte item.Os objetivos do CMN excluem a coordenação das políticas orçamentária e fiscal.
A respeito do litisconsórcio, julgue o item que se segue.Se determinado processo tramitar sem que sejam citados todos os litisconsortes necessários, tratando-se de litisconsórcio unitário, eventual sentença prolatada será ineficaz, inclusive para os que tenham participado do processo.
À medida que a sociedade contemporânea presenciou a emergência de relações jurídicas massificadas e a expansão do direito material para alcançar a categoria dos direitos coletivos, o direito processual desenvolveu instrumentos para a tutela de direitos difusos e coletivos, bem como mecanismos voltados às ações multitudinárias.Sobre o tema, com base na jurisprudência recente do Superior Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal, assinale a alternativa CORRETA.
Com o objetivo de implementar um programa de fiscalização dos direitos do consumidor, o diretor do órgão de proteção e defesa do consumidor (PROCON) de certo Estado quer saber como enquadrar algumas relações econômicas dentro do regime jurídico consumerista instituído pela Lei federal n. 8.078/90. Considerando a legislação consumerista vigente e a jurisprudência atual do Superior Tribunal de Justiça (STJ), assinale a afirmativa CORRETA a respeito das relações de consumo.
Em vista da Lei de Improbidade Administrativa (Lei 8.429/1992), é CORRETO afirmar que:
No que diz respeito ao regime brasileiro de servidores públicos, assinale a alternativa CORRETA.
Sobre as possíveis classificações da Constituição, assinale a afirmação CORRETA.
Sobre a criação, incorporação, fusão e o desmembramento de municípios, na linha da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF), é CORRETO afirmar:
Acerca do regime constitucional contemporâneo dos direitos sociais e econômicos, é CORRETO dizer que:
Recuperar senha