(1,0)
A sentença proferida num processo, em princípio, só deve atingir, favorecer ou prejudicar as partes (autor e réu). Todavia, há situações em que a decisão tomada num processo tem reflexo em outra relação jurídica de direito material, estendendo indiretamente os efeitos da sentença a terceira pessoa, estranha à relação jurídica processual originária. O “terceiro juridicamente interessado” pode, com o escopo de defender interesse próprio, intervir voluntariamente no processo, ou mediante provocação de uma das partes. Sobre as hipóteses de intervenção de terceiros no processo civil brasileiro, está INCORRETA a seguinte proposição:
A “medida liminar” em mandado de segurança é típico pedido de antecipação dos efeitos da tutela jurisdicional, cuja concessão exige a presença de dois pressupostos, quais sejam, a relevância dos fundamentos do impetrante e o risco de ineficácia da medida. Considerando os desdobramentos de tal instituto, é CORRETO afirmar que:
Acerca do pedido de suspensão de liminar ou de sentença, previsto na Lei nº 8.437/92, é CORRETA a seguinte proposição:
Sobre as normas que regem a organização judiciária do estado de Goiás, é CORRETO afirmar:
Sobre o reexame necessário, também conhecido como remessa ex officio ou duplo grau de jurisdição obrigatório, é INCORRETO afirmar:
A prescrição contra a Fazenda Pública, segundo entendimento atual do Superior Tribunal de Justiça, observa o regramento de que o prazo aplicado é
É considerado intempestivo o recurso de apelação que
No que concerne aos prazos processuais, é CORRETO afirmar:
Sobre a petição inicial, é INCORRETO afirmar:
Considerando o regramento sobre os contratos civis, está CORRETO afirmar que :
A propósito das obrigações solidárias, é CORRETO afirmar:
Acerca dos direitos da personalidade, está CORRETA a seguinte proposição:
A propósito da prescrição e da decadência no direito civil, é CORRETO afirmar:
Sobre a proteção constitucional do consumidor, está CORRETA a seguinte proposição:
Sobre a Indenização, está CORRETA a seguinte proposição:
Recuperar senha