(1,0)
O enfermeiro do serviço de emergência clínico-cirúrgico, através de educação, treinamento e experiência especializados, está habilitado para avaliar e identificar os problemas de assistência à saúde do paciente em situações de crise, estabelecendo prioridades. Diante da seguinte situação clínica marque qual a possível inflamação que esse paciente apresenta (BRUNNER & SUDDARTH, 2005). Caso: Paciente chega a unidade de emergência com as seguintes manifestações clínicas – grave dor e sensibilidade abdominal, juntamente com dor nas costas, náuseas e vômitos. Ao exame físico o enfermeiro verificou dor a palpação localizando-se na região epigástrica mediana, tendo sido iniciada após a refeição e consumo de bebida alcoólica; abdome rígido, redução do peristaltismo e hipotensão.
O choque é um estado em que há perda do volume sanguíneo circulante, efetivo, resultando em perfusão inadequada de órgãos e tecidos causando, em última análise distúrbios metabólicos celulares. Você como enfermeiro da emergência, recebe um paciente vítima de acidente automobilístico referindo: perda de sensibilidade dos membros inferiores e confirmado com os exames. Encontrou ainda ao exame: insuficiência da resistência arterial, perfusão tissular alterada ligada à circulação insuficiente e queda da pressão arterial, são possíveis diagnósticos associados ao choque:
A Comissão Interna de Proteção de Acidentes (CIPA) tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. Para tanto marque a alternativa correta relacionado à atuação do enfermeiro como Presidente da CIPA, baseado na Norma Regulamentadora 5, deve:
A Higiene Simples das Mãos remove os microrganismos que colonizam as camadas superficiais da pele, assim como o suor, a oleosidade e as células mortas, retirando a sujidade propícia à permanência e a proliferação de microrganismos. Para tanto o profissional enfermeiro deve ter os seguintes cuidados, segundo o Manual da Higienização das mãos em serviços de saúde, elaborado pela ANVISA em 2007:
A Resolução da Diretoria Colegiada – RDC Nº 306, de 7 de Dezembro de 2004, dispõe sobre o Regulamento Técnico para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde. Para tanto o profissional enfermeiro com intuito de estabelecer medidas de higiene e de segurança nos serviços de enfermagem, deve conhecer a classificação dos resíduos divididos em grupos que recebe terminologia do A ao E. O Grupo A é referente à:
A Resolução do COFEN – Nº 159/1993, dispõe sobre a Consulta de Enfermagem, no qual considera que é uma atividade privativa do enfermeiro tendo como fundamento os princípios da Universalidade, Equidade, Resolutividade e Integralidade das ações de saúde. Para tanto, durante a consulta de enfermagem à um paciente diabético insulino-dependente, deve realizar algumas orientações, como:
Durante a consulta de enfermagem, a um idoso (Sr. Martin), o profissional elabora juntamente com o Sr. Martin, uma sistematização para prevenir quedas: os móveis devem ser retirados do caminho ou colocados ao alcance para apoio; aumentar a ingesta de líquidos e alimentação saudável; estiga a participação de um acompanhante nas próximas consultas; orienta um plano de verificação da pressão sanguínea, pois a pressão baixa é um fator de risco de quedas (ALFARO-LEFEVRE, 2010). Diante desse relato em qual fase do processo de enfermagem essa consulta se encontra?
Você talvez ouça os termos processo de enfermagem e pensamento crítico sendo usados intercambiavelmente, mas existe uma diferença entre os dois: o processo de enfermagem é uma ferramenta e o pensamento crítico é como essa ferramenta é usada (ALFARO-LEFEVRE, 2010), sendo estes, pontos fundamentais para o planejamento da assistência. Essa mesma autora, com intuito de examinar o pensamento crítico de forma mais didática elaborou o Modelo dos Quatro círculos, composto pelas seguintes fases:
O Processo de enfermagem é um método utilizado para se implantar, na prática profissional, uma teoria de enfermagem, que se operacionaliza em cinco etapas/fases sequenciais e inter-relacionadas (TANNURE E GONÇALVES, 2009), sendo estas:
A Hipertensão Arterial Sistêmica é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados da Pressão Arterial. O enfermeiro como profissional da saúde deve conhecer a classificação da Pressão Arterial de acordo com a medida casual no consultório em maior de 18 anos, para realizar o acompanhamento e encaminhamento plausíveis. Logo, conforme VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão de 2010, marque o correto:
A significativa relação encontrada entre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Câncer do colo do útero, que justifica a necessidade da realização da Abordagem Sindrômica das DST, segundo as diretrizes do Programa Nacional de DST/Aids, que tornam mais simples e objetivo o diagnóstico e o tratamento dessas mulheres (BRASIL, 2006). Para tanto conforme o fluxograma estabelecido pelo programa, o profissional enfermeiro pode identificar a vulvovaginite e tratar conforme portaria Municipal de prescrição de medicamentos. Logo uma mulher que apresenta corrimento abundante, amarelado ou amarelo esverdeado, bolhoso; prurido e/ou irritação vulvar; dor pélvica, ocasionalmente; sintomas urinários – disúria e/ou polaciúria; hiperemia da mucosa, com placas avermelhadas, possivelmente tem:
No atendimento à saúde do adolescente, alguns pontos devem ser considerados na abordagem clínica, dentre eles o exame físico, devendo ser completo e detalhado, possibilitando a avaliação do crescimento, do desenvolvimento e da saúde como um todo. Para tanto, no momento da avaliação do adolescente e verificação das medidas antropométricas a enfermeira ao marcar no gráfico: Idade Vs IMC, verificou que o adolescente estava com Sobrepeso. Qual intervalo de percentil esse adolescente se encontra:
Sabe-se que o crescimento e o desenvolvimento são eixos referenciais para todas as atividades de atenção à criança e adolescentes sob aspectos biológicos, afetivo, psíquico e social. Logo considerando a qualidade de atendimento à criança, de forma consequente, o Ministério da Saúde propõe o seguinte calendário mínimo de consultas para a assistência à criança:
A doença Meningocócica é um dos grandes problemas de saúde pública; estima-se a ocorrência de pelo menos 500 mil casos por ano no mundo, com cerca de 50 mil óbitos. Para tanto, considerando ser a vacina a principal forma de prevenção contra a doença, o Ministério da Saúde incluiu no ano de 2010 a vacina Meningocócica C (conjugada) (BRASIL, 2010). Em relação a referida vacina distribuída na rede pública, marque a opção correta.
Vários fatores inerentes ao organismo que recebem vacina podem interferir no processo de imunização, isto é, na capacidade desse organismo responder adequadamente a vacina que se administra, tais como a idade, doença, tratamento imunodepressor, dentre outros. Para tanto existem dois mecanismos básicos de resposta imune: os específicos e os inespecíficos. Logo os fatores exclusivamente inespecíficos que podem interferir na resposta imune são:
Recuperar senha