Simulado UNIVASF | Administrador | CONCURSO
SIMULADO UNIVASF | ADMINISTRADOR
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso UNIVASF para o cargo de Administrador.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca IDECAN para o concurso UNIVASF. Estas questões são especificamente para o cargo de Administrador, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado UNIVASF | Administrador contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso UNIVASF.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #103130
- Banca
- IDECAN
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIVASF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Considere N o conjunto dos números naturais e Z o conjunto dos números inteiros. Sabendo-se que o conjunto Z possui uma quantidade infinita de elementos, pode-se afirmar que a intersecção de Z e N (Z ∩ N)
- a) não possui elementos.
- b) possui uma quantidade finita de elementos.
- c) é o conjunto N
- d) é o conjunto N* (naturais não-nulos).
- e) possui 1 elemento.
- #103131
- Banca
- IDECAN
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIVASF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
O treinador de futebol da seleção brasileira masculina disse em uma entrevista que o jogador da Argentina Lionel Messi é um E.T. Com base nesta frase, considere que as proposições a seguir estão corretas:
I. Lionel Messi é um jogador de futebol excepcional.
II. Todo jogador de futebol excepcional é um E.T.
Com base nas proposições anteriores, pode-se concluir com certeza que
- a) Messi é um jogador de futebol excepcional e não E.T
- b) existe algum E.T. que não é um jogador de futebol excepcional.
- c) se Maradona é um E.T., então ele é um jogador de futebol excepcional.
- d) se Pelé é um jogador de futebol excepcional, então Pelé não é um E.T.
- e) Lionel Messi não é um jogador de futebol excepcional e não é um E.T.
- #103132
- Banca
- IDECAN
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIVASF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Empirismo pela ciência, foco na tarefa, racionalidade do trabalho, adaptação do trabalhador ao trabalho, não consideração dos fatores sociais e psicológicos, dando mais ênfase nas tarefas mediante um conjunto de rotinas, são características pertinentes à abordagem da
- a) Teoria Clássica.
- b) Teoria Neoclássica.
- c) Administração Científica.
- d) Teoria das Relações Humanas.
- e) Teoria Burocrática.
- #103133
- Banca
- IDECAN
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIVASF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
As Teorias da Administração podem ser agrupadas segundo suas ênfases (nas tarefas, na estrutura, nas pessoas, no ambiente e na tecnologia). Assinale a alternativa que apresenta corretamente a teoria administrativa e suas respectivas características.
- a) Teoria Clássica: possui ênfase na estrutura, tendo como objetivo a racionalidade organizacional e a organização formal. Apresenta muita rigidez e lentidão, apesar de ter como vantagens a consistência e a eficiência.
- b) Teoria Estruturalista: apresenta uma abordagem plural que observa a organização, tanto no seu aspecto formal quanto informal, e também o ambiente e como a organização interage e aprende com ele.
- c) Teoria Burocrática: possui ênfase nas tarefas, buscando a racionalização do trabalho no nível operacional, tendo como foco o empregado. Apesar de apresentar como vantagens a produtividade e a eficiência, não leva em consideração as necessidades sociais dos funcionários.
- d) Administração Científica: apresenta ênfase na estrutura, com foco no gerente. Nela, o planejamento é uma das funções principais do administrador.
- e) Teoria das Relações Humanas: possui ênfase na estrutura. Sustenta-se na prática da Administração, na reafirmação dos princípios da Teoria Clássica e gerais da Administração, porém de forma redimensionada.
- #103134
- Banca
- IDECAN
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIVASF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
A Administração Científica é um modelo de administração criado pelo americano Frederick Winslow Taylor no fim do século XIX e início do século XX e que se baseia na aplicação do método científico na Administração com o intuito de garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos. Em seu segundo livro “Principles of Scientific Management” (Princípios de Administração Científica), publicado em 1911, Taylor apresenta seus estudos e introduz os quatro princípios fundamentais da Administração Científica. Neste contexto, assinale a alternativa que não corresponde a um destes princípios.
- a) Princípio do planejamento.
- b) Princípio da execução.
- c) Princípio do controle.
- d) Princípio do preparo.
- e) Princípio do ajuste.
- #103135
- Banca
- IDECAN
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIVASF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Keller e Kotler (2006, p. 397) definem serviço como "qualquer ato ou desempenho, essencialmente intangível, que uma parte pode oferecer à outra e que não resulta na propriedade de nada. A execução de um serviço pode estar ou não ligada a um produto concreto". (KOTLER, P., KELLER, K. -Marketing Management, Pearson - Prentice Hall, 2006).
São características do serviço que interessam ao Marketing, exceto
- a) Homogeneidade.
- b) Intangilibidade.
- c) Perecibilidade.
- d) Simultaneidade.
- e) Variabilidade.
- #103136
- Banca
- IDECAN
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIVASF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
O sucesso do administrador moderno depende mais do que ele consegue fazer, do que daquilo que ele é. Neste contexto, o desempenho será resultado de suas habilidades, ou seja, da sua capacidade de transformar conhecimento em ação e em um desempenho desejado. Acerca das habilidades e características do administrador moderno, assinale a alternativa correta.
- a) A habilidade técnica está relacionada ao uso de conhecimento comum. Está localizada no nível tático de análise e supervisão.
- b) A habilidade humana está relacionada ao pensamento, ao raciocínio, encontrando-se no nível mais alto da organização e envolve a visão da unidade organizacional como um todo.
- c) Todo administrador necessita ter três habilidades, devendo dosá-las conforme sua posição dentro da organização, sendo elas: a técnica, a humana e a de gestão.
- d) Dentre as três competências necessárias ao administrador está a atitude, que significa o comportamento pessoal do administrador frente às situações do dia a dia, representando, por exemplo, a maneira de lidar com um problema, ou a sua maneira de liderar.
- e) Entende-se como perspectiva a competência relacionada a todo o acervo de informações experiências, conceitos, especialidades e ideias que o administrador possui.
- #103137
- Banca
- IDECAN
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIVASF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Com relação à abordagem tradicional e à abordagem moderna envolvendo incentivos aos empregados, assinale a alternativa correta.
- a) Na abordagem moderna predomina a ideia de que as pessoas são motivadas exclusivamente por incentivos salariais, financeiros e materiais.
- b) Na abordagem tradicional, a remuneração obedece a esquemas flexíveis dentro de uma política de adequação às diferenças individuais entre as pessoas e seus desempenhos.
- c) A abordagem tradicional tem como característica a remuneração baseada no tempo e não no desempenho, com ênfase no passado do funcionário.
- d) A remuneração que obedece padrões rígidos e imutáveis, atende a processos padronizados de avaliação de cargos, dentro de uma política de generalização que se aplica a todos os funcionários, indistintamente, é uma característica da abordagem moderna.
- e) As recompensas individuais, segundo a abordagem moderna, estimulam o trabalho em equipe e fazem com que os funcionários fiquem cada vez mais próximos uns dos outros.
- #103138
- Banca
- IDECAN
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIVASF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
De acordo com a Teoria Neoclássica da Administração, a gestão de um processo administrativo percorre, naturalmente, as quatro funções básicas do administrador. Assim, com base nesta teoria, não é função do administrador
- a) planejar.
- b) dirigir.
- c) organizar.
- d) executar.
- e) controlar.
- #103139
- Banca
- IDECAN
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIVASF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Henry Fayol, membro da escola Clássica da Administração, definiu o trabalho de um administrador dentro do que ele chamou de processo administrativo. Neste contexto, segundo Fayol, não se encaixa como função do administrador
- a) visualizar o futuro e traçar o programa de ações em médio e longo prazo.
- b) operacionalizar as tarefas sempre que estas envolverem diretamente os clientes.
- c) dirigir e orientar o pessoal para mantê-lo ativo dentro da empresa.
- d) construir a estrutura material e humana necessária para realizar o empreendimento da empresa.
- e) harmonizar todos os atos e todos os esforços coletivos, cuidando para que tudo saia conforme o planejado.
- #103140
- Banca
- IDECAN
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIVASF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
A respeito das principais abordagens da Administração, analise as afirmativas a seguir:
I. A Abordagem Clássica tem como foco de estudo a organização formal, com abordagem prescritiva e normativa. II. Na Teoria Contingencial, sempre há uma fórmula para resolução dos problemas organizacionais. Não há necessidade de análise ambiental. III. A Teoria das Relações Humanas tem suas origens nos Estados Unidos e visava a adaptação do trabalho ao trabalhador inspirada no desenvolvimento das Ciências Humanas.
Assinale
- a) se somente a afirmativa I estiver correta.
- b) se somente a afirmativa II estiver correta.
- c) se somente a afirmativa III estiver correta.
- d) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
- e) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
- #103141
- Banca
- IDECAN
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIVASF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
A adoção de um marketing holístico tem se tornado fundamental para a sobrevivência das empresas. Neste contexto e considerando o marketing voltado a serviços, analise as afirmativas a seguir:
I. Marketing holístico define que todas as partes envolvidas com a organização sofrem interferência e se relacionam. II. O marketing holístico para serviços exige apenas marketing externo e interno. III. Um exemplo de marketing externo é processo de treinamento e motivação realizado com funcionários para que estes sirvam bem os clientes.
Assinale
- a) se somente a afirmativa I estiver correta.
- b) se somente a afirmativa II estiver correta.
- c) se somente a afirmativa III estiver correta.
- d) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas
- e) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
- #103142
- Banca
- IDECAN
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIVASF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
“Marketing social é um processo que aplica princípios e técnicas de marketing para criar, comunicar e proporcionar valor a fim de influenciar comportamentos de públicos-alvo que beneficiam tanto a sociedade (saúde pública, segurança, meio ambiente e comunidades) como públicos-alvo propriamente ditos.” (KOTLER PHILIP; LEE, N. Marketing social: influenciando comportamento para o bem. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2011. p.26)
Acerca do marketing social, analise as afirmativas a seguir.
I. O marketing social opera em um ambiente bem mais complexo que o do marketing comercial, muito embora seus objetivos sejam bem menos ambiciosos. II. A meta do marketing social é o bem-estar social, não simplesmente a satisfação individual. III. Não é aconselhável criar campanhas de marketing que explorem a utilização do nome de uma entidade filantrópica para aumentar as vendas da organização.
Assinale
- a) se somente a afirmativa I estiver correta.
- b) se somente a afirmativa II estiver correta.
- c) se somente a afirmativa III estiver correta.
- d) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
- e) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
- #103143
- Banca
- IDECAN
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIVASF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
Segundo Kotler, "segmentação de mercado é o ato de dividir um mercado em grupos distintos de compradores com diferentes necessidades e respostas." (KOTLER PHILIP. Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 2. ed., São Paulo: Atlas, 1992. p.257)
A respeito da segmentação de mercado, assinale a alternativa correta.
- a) Critérios psicográficos referentes ao produto/serviço não devem ser utilizados como critério de segmentação de mercado.
- b) Critérios que levem em conta o estilo de vida, a personalidade e o comportamento do consumidor devem ser evitados, pois constituem uma invasão à privacidade do mesmo.
- c) A segmentação utilizando o critério demográfico divide o mercado com base nas características da população.
- d) A heterogeneidade e a mensurabilidade são duas características desejáveis em um segmento de mercado.
- e) No marketing segmentado ignoram-se as diferenças existentes entre os consumidores, direcionando a ação para o conceito de consumidor médio, procurando criar uma política que não promova a diferenciação.
- #103144
- Banca
- IDECAN
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIVASF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
Assinale a alternativa que não corresponde a uma tendência contemporânea da gestão de pessoas.
- a) Gestão centralizada.
- b) Visão holística.
- c) Gestão baseada em competências.
- d) Gestão baseada na qualidade de vida.
- e) Trabalho sinérgico.