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Simulado UFTM de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado UFTM de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO UFTM DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso UFTM.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da UFTM que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores UFTM, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado UFTM de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de questões de Concurso com um tempo estimado de 0 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso UFTM.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso UFTM. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO UFTM
Para realizar o simulado UFTM você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado UFTM você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para UFTM é aqui!


#150768
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. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFTM
Tipo
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(1,0) 1 - 

“A Plataforma Lattes representa a experiência do CNPq na integração de bases de dados de Currículos, de Grupos de pesquisa e de Instituições em um único Sistema de Informações”. Nesse espaço virtual, consta que as instituições de ensino podem acessar diferentes serviços da Plataforma Lattes, dentre eles o Espelhamento e a Extração de Currículos (CV), de Grupos de pesquisa e Instituições de ensino. Consta, também, no site em questão, que “A extração de dados de CV e Grupos de Pesquisa está disponível a todas as instituições de ensino e pesquisa e inovação do País, que desejam obter os dados dos grupos de pesquisa, professores, pesquisadores e alunos registrados na Plataforma Lattes”, esclarecendo que “As instituições interessadas devem encaminhar ofício à Presidência do CNPq, devidamente assinado pelo seu Dirigente máximo, contendo a exposição de motivos e

    • a) a planilha de utilização institucional dos dados a serem extraídos da Plataforma”.
    • b) o compromisso de relatório circunstanciado de utilização dos dados”.
    • c) a declaração de sigilo absoluto em relação às informações extraídas”.
    • d) a destinação a ser dada aos dados a serem extraídos”.
    #150769
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    (1,0) 2 - 

    Historicamente as tecnologias da informação e comunicação (TIC) foram utilizadas nas escolas, de início, para melhorar o controle e a gestão técnica, informatizando as atividades administrativas. Posteriormente, as TIC foram gradualmente introduzidas no ensino e na aprendizagem, como atividades adicionais às de sala de aula. Hoje em dia, seu uso tornou-se imprescindível no espaço escolar. Segundo a UNESCO (1998), a introdução das novas tecnologias da informação e da comunicação nos sistemas educativos constitui “um desafio decisivo e é importante que a escola e a universidade se coloquem no centro desta profunda transformação que afeta o conjunto da sociedade. Não há dúvida de que a capacidade individual de ter acesso e de tratar a informação vai ser um fator determinante para a integração da pessoa, não só no mundo do trabalho mas também no seu ambiente social e cultural.” É igualmente indispensável que os sistemas educativos ensinem a todos os alunos o domínio e a mestria dessas técnicas, a fim de

    • a) “instrumentalizar os alunos para as relações competitivas”.
    • b) “preparar as novas gerações para o mundo globalizado”.
    • c) “não cometer injustiça contra os alunos mais lentos”.
    • d) “não aprofundar ainda mais as desigualdades sociais”.
    #150770
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    (1,0) 3 - 

    Anastasiou e Pimenta (2010) relatam que a introdução da Didática no Brasil “ocorreu como uma das disciplinas nos cursos de formação de professores. Essa disciplina, em suas origens, foi identificada com uma perspectiva normativa e prescritiva de métodos e técnicas de ensinar, que permanece arraigada no imaginário dos professores ainda hoje”.

    Na mesma obra, as autoras comentam que esse entendimento da Didática está ultrapassado, pois os avanços da Psicologia Cognitiva e os avanços no campo da Didática, de um lado, aliados à própria formação dos professores de outro, permitiram a superação do falso dilema entre ensinar e aprender. Não há momentos estanques ou fragmentados. Aprende-se o tempo todo. “A esse processo compartilhado de trabalhar os conhecimentos, no qual concorrem conteúdo, forma de ensinar e resultados mutuamente dependentes”, Anastasiou e Pimenta denominam processo

    • a) dialético.
    • b) educativo.
    • c) pedagógico.
    • d) de ensinagem.
    #150771
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    (1,0) 4 - 

    No livro Pedagogia da Autonomia – Saberes necessários à prática educativa, Paulo Freire aborda a “questão da formação docente ao lado da reflexão sobre a prática educativo-progressiva em favor da autonomia do ser dos educandos”. Nessa obra, Freire (1996) analisa as diferentes exigências do ensinar e, dentre elas, afirma que “ensinar exige respeito aos saberes dos educandos”. Para tal, o autor argumenta que a escola deve

    • a) fazer com que os alunos compreendam que somente os conhecimentos formais são merecedores de crédito.
    • b) limitar-se a transferir os conteúdos aos alunos, uma vez que ela não é partido político para discutir a realidade em que vivem.
    • c) estabelecer uma necessária “intimidade” entre os saberes curriculares fundamentais aos alunos e a experiência social que eles têm como indivíduos.
    • d) modelar o comportamento dos alunos pela apresentação de materiais em cuidadosa sequência.
    #150772
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    (1,0) 5 - 

    Foi em Brasília, no dia 26 de outubro de 2011, que os dirigentes das Universidades e demais Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), por meio da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), celebraram um convênio que “(...) tem por objetivo regular a relação de reciprocidade entre signatárias [as Universidades e demais Instituições Federais de Ensino Superior] no que se refere à mobilidade de discentes de graduação, criando, para tanto, o doravante denominado Programa ANDIFES, a fim de fomentar a mútua cooperação técnico-científica entre as IFES”.

    Na Cláusula Segunda, Parágrafo Primeiro, dispõe-se: “Para que o discente se candidate ao programa, deve ter concluído pelo menos ____________ por cento da carga horária de integralização do curso de origem e ter no máximo duas reprovações acumuladas nos dois períodos letivos que antecedem o pedido de mobilidade.”

    Assinale a alternativa que completa, corretamente, a lacuna.

    • a) dez
    • b) vinte
    • c) trinta
    • d) quarenta
    #150773
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    (1,0) 6 - 

    Foi em Brasília, no dia 26 de outubro de 2011, que os dirigentes das Universidades e demais Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), por meio da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), celebraram um convênio que “(...) tem por objetivo regular a relação de reciprocidade entre signatárias [as Universidades e demais Instituições Federais de Ensino Superior] no que se refere à mobilidade de discentes de graduação, criando, para tanto, o doravante denominado Programa ANDIFES, a fim de fomentar a mútua cooperação técnico-científica entre as IFES”.Na Cláusula Primeira – Do objeto, Parágrafo Único, consta que Mobilidade Acadêmica deve ser entendida como a possibilidade efetiva do discente de graduação

    • a) trocar de curso.
    • b) fazer intercâmbio.
    • c) desenvolver pesquisas.
    • d) cursar componentes curriculares em outras unidades.
    #150774
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    (1,0) 7 - 

    O Sistema de Seleção Unificada – Sisu, sistema informatizado gerenciado pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, instituído pela Portaria Normativa MEC n° 2, de 26 de janeiro de 2010, passou a ser regido pela Portaria Normativa n° 21/12, a qual dispõe que, no Sisu, por meio de processo autônomo, “são selecionados estudantes, com base, exclusivamente, nos resultados obtidos por eles no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, para vagas em cursos de graduação, disponibilizadas

    • a) pelas instituições públicas e gratuitas de ensino superior que dele participarem, por meio de assinatura de Termo de Adesão.
    • b) por instituições participantes, públicas e particulares, prioritariamente, em cursos na modalidade de ensino a distância.
    • c) por instituições públicas e particulares de ensino superior em cursos de licenciatura, que a ele aderirem.
    • d) por instituições públicas federais e municipais que oferecem cursos tecnológicos.
    #150775
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    (1,0) 8 - 

    Mariane, estudando para o concurso de Técnico em Assuntos Educacionais, promovido pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, constatou que o Capítulo IV da Lei n° 9.394/96 contempla, de um modo particular, a avaliação da aprendizagem na Educação Superior. Assim, lê-se no Art. 47, § 2°: “Os alunos que tenham extraordinário aproveitamento nos estudos, demonstrado por meio de provas e outros instrumentos de avaliação específicos, aplicados por banca examinadora especial, poderão ter abreviada a duração dos seus cursos, de acordo com as normas

    • a) da Reitoria”.
    • b) da Diretoria”.
    • c) dos sistemas de ensino”.
    • d) do Conselho Universitário".
    #150776
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    (1,0) 9 - 

    O Guia para Elaboração e Atualização de Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação da UFTM (2018) é um documento que se propõe a orientar os cursos de graduação da UFTM. Com esse intuito, no tópico Acompanhamento e Avaliação dos Processos de Ensino-Aprendizagem (2.2.7.3), dispõe: “No que concerne ao acompanhamento e à avaliação do processo ensino-aprendizagem, deverá existir coerência entre o sistema de avaliação, as concepções filosóficas e metodológicas do curso e o PPI [Projeto Pedagógico Institucional]”. Assim sendo, segundo o referido Guia, a avaliação do processo de ensino e aprendizagem deve ser compreendida como

    • a) um veredito do docente sobre aprovar ou reprovar o aluno mediante resultados dos exames finais.
    • b) uma coleta dos dados que exprimem as mudanças de comportamento do aluno.
    • c) um instrumento para a classificação e regulação do desempenho do aluno.
    • d) uma reflexão crítica sobre a prática no processo ensino-aprendizagem.
    #150777
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    (1,0) 10 - 

    O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) foi criado pela Lei n° 10.861, de 2004, e é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. Quanto ao terceiro componente, o Art. 5° da referida Lei dispõe que a avaliação do desempenho dos estudantes dos cursos de graduação será realizada mediante aplicação do ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), o qual será aplicado periodicamente, admitida a utilização de procedimentos amostrais, aos alunos de todos os cursos de graduação, ao final do primeiro e do último ano de curso.
    Assinale a alternativa que apresenta a periodicidade máxima de aplicação do ENADE aos estudantes de cada curso de graduação, conforme dispõe o § 3° do Art. 5° da citada Lei.

    • a) Anual.
    • b) Bienal.
    • c) Trienal.
    • d) Quadrienal.