Processando...

Simulado UFSC | Assistente Social | CONCURSO

Simulado UFSC | Assistente Social

SIMULADO UFSC | ASSISTENTE SOCIAL

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso UFSC para o cargo de Assistente Social .

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca UFSC para o concurso UFSC. Estas questões são especificamente para o cargo de Assistente Social , contendo Serviço Social que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado UFSC | Assistente Social contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso UFSC.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#115162
Banca
UFSC
Matéria
Serviço Social
Concurso
UFSC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Rosa Prédes (2012, p. 75) afirma que “o aumento da demanda e da escassez de verbas leva os profissionais a desempenhar a tarefa de selecionar aqueles que terão acesso ao serviço, através do levantamento de informações sobre a vida do usuário”. Com base nessa afirmação, assinale a alternativa correta.

  • a) A perspectiva do direito social, ainda que seja enfatizada no discurso do profissional que repassa o recurso, é atropelada pela seletividade imposta pela instituição, através dos critérios para a concessão.
  • b) Na hora de repassar o recurso, o assistente social não se pauta num processo de seletividade dos serviços, atendo-se exclusivamente à concessão.
  • c) O discurso profissional, no sentido da garantia de direitos sociais, é suficiente para romper com a lógica fragmentária dos serviços assistenciais.
  • d) A precariedade das condições socioeconômicas dos usuários que procuram o serviço social tem levado os assistentes sociais a uma maior concessão, independentemente de qualquer critério.
  • e) Embora as instituições não repassem verbas suficientes para o atendimento a todas as solicitações, o assistente social tem tido êxito quanto ao acesso da maioria dos usuários a recursos.
#115163
Banca
UFSC
Matéria
Serviço Social
Concurso
UFSC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas do texto abaixo.

Para Rosa Prédes (2012, p. 71), na discussão sobre as ações profissionais do assistente social, “os principais procedimentos desenvolvidos e os instrumentos e técnicas podem ser assim apresentados: _____________________ para o atendimento direto aos usuários dos serviços sociais; ____________________ para o atendimento aos usuários dos serviços sociais; __________________ utilizados na articulação inter e intrainstitucional e __________________, na organização e gestão dos serviços sociais”.

  • a) entrevista – grupos – projetos sociais – monitoramento e avaliação
  • b) de caráter individual – de caráter coletivo – de caráter administrativo-organizacional – de formação profissional, de capacitação e de pesquisa
  • c) relatório social – entrevista aberta – questionários – visita domiciliar
  • d) parecer social – triagem – relatórios sociais – de formação profissional, de capacitação e de pesquisa
  • e) encaminhamento – de caráter coletivo – formulários – visita domiciliar
#115164
Banca
UFSC
Matéria
Serviço Social
Concurso
UFSC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Sobre a formulação e avaliação de programas e projetos sociais, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O planejamento é muitas vezes confundido com o plano, programa ou projeto, contudo, são apenas os meios pelos quais o planejamento se expressa.

II. O programa é o documento mais abrangente e geral; já o plano indica um conjunto de projetos cujos resultados permitem alcançar o objetivo maior de uma política pública; o projeto, por sua vez, é a menor unidade do processo de planejamento, instrumento direcionado às mais variadas atividades interventivas e de pesquisa nos espaços públicos e privados.

III. O planejamento estratégico já foi ultrapassado; a técnica não expressa mais as necessidades da gestão e do planejamento nos dias atuais.

IV. Eficiência, eficácia e efetividade expressam algumas tendências de avaliação de políticas sociais.

V. Validade e confiabilidade podem ser requisitos metodológicos de avaliação de projetos sociais.

  • a) Somente as afirmativas III, IV e V estão corretas.
  • b) Somente as afirmativas II, IV e V estão corretas.
  • c) Somente as afirmativas I, IV e V estão corretas.
  • d) Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas
  • e) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
#115165
Banca
UFSC
Matéria
Serviço Social
Concurso
UFSC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

A saúde mental apresenta-se como uma das demandas profissionais para o serviço social no espaço universitário. Sobre essa questão e o trabalho do assistente social, com base em Rosa e Lustosa (2012), assinale a alternativa correta.

  • a) Alguns avanços podem ser registrados na literatura do serviço social, dentre os quais o consenso de que não há sintonia ou convergência entre o ideário da Reforma Psiquiátrica brasileira com os fundamentos do projeto ético-político do serviço social.
  • b) O fazer do assistente social na saúde mental não requer maiores sistematizações por parte da categoria profissional, que sempre investe na documentação de sua prática.
  • c) No geral, a ação do assistente social se concentra exclusivamente no atendimento direto aos usuários, através de ações socioeducativas e relações hierárquicas com a equipe de saúde.
  • d) O assistente social somente é requisitado para atuar no atendimento aos usuários através de ações socioeducativas.
  • e) Com relação às respostas de cunho terapêutico que alguns profissionais ofereciam no cotidiano da saúde mental, o Conselho Federal de Serviço Social, através de resolução específica, vedou tais práticas associadas ao título e/ou ao exercício profissional do assistente social.
#115166
Banca
UFSC
Matéria
Serviço Social
Concurso
UFSC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

A saúde do trabalhador se apresenta como uma importante área de atuação do assistente social no espaço universitário. Com base em CFESS (2010) em relação ao trabalho do assistente social nessa área, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

( ) A dimensão social e histórica do trabalho ganha relevância nos determinantes das condições de saúde do trabalhador, com a complexidade da realidade atual, marcada pela precarização das condições de trabalho, pelo aumento do mercado informal, pela flexibilização das relações de trabalho e pela restrição de direitos.

( ) A saúde do trabalhador envolve o coletivo de trabalhadores, inserido no processo saúde/doença no trabalho, abrangendo apenas aqueles que têm adoecimento.

( ) Requer o desenvolvimento de ações de atendimento, prevenção e promoção da saúde.

( ) O assistente social atua no atendimento individual ou coletivo dos trabalhadores, bem como na pesquisa, no assessoramento e na mobilização destes, compondo, muitas vezes, equipes multiprofissionais.

  • a) F – V – V – F
  • b) F – V – F – V
  • c) V – F – F – V
  • d) V – F – V – V
  • e) V – V – F – V
#115167
Banca
UFSC
Matéria
Serviço Social
Concurso
UFSC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Sobre o contexto que permeia os dilemas atuais da universidade pública brasileira, com base em Chauí (2003), analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A universidade é uma instituição social e, como tal, exprime de maneira determinada a estrutura e o modo de funcionamento da sociedade como um todo.

II. Vemos no interior da instituição universitária a presença de opiniões, atitudes e projetos conflitantes, que exprimem divisões e contradições da sociedade.

III. A universidade como instituição social diferenciada e autônoma não é possível em um Estado republicano e democrático.

IV. Se quisermos tomar a universidade pública por uma nova perspectiva, precisamos começar exigindo, antes de tudo, que o Estado não tome a educação pelo prisma do gasto público e sim como investimento social e político, o que só é possível se a educação for considerada um direito e não um privilégio ou serviço.

  • a) Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
  • b) Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
  • c) Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
  • d) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
  • e) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
#115168
Banca
UFSC
Matéria
Serviço Social
Concurso
UFSC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

Em relação ao trabalho interdisciplinar e à atuação do assistente social, com base em CFESS (2011, p. 25-27), analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. As abordagens das profissões podem somar-se com o intuito de assegurar uma intervenção interdisciplinar capaz de responder a demandas individuais e coletivas, com vistas a defender a construção de uma sociedade livre de todas as formas de violência e de exploração de classe, gênero, etnia e orientação sexual.

II. O trabalho interdisciplinar em equipe deve ser orientado pela perspectiva de totalidade, com vistas a situar o indivíduo nas relações sociais que têm papel determinante nas suas condições de vida, de modo a responsabilizá-lo pela sua condição socioeconômica.

III. Considera-se importante a criação de espaços, no ambiente de trabalho, que possibilitem a discussão e reflexão dos referenciais teóricos e metodológicos que subsidiam o trabalho profissional e propiciem avanços efetivos, considerando as especificidades das demandas, das equipes e dos usuários.

IV. A construção do trabalho interdisciplinar demanda aos profissionais a realização permanente de reuniões de planejamento e debates conjuntos, a fim de estabelecer as particularidades da intervenção profissional, bem como definir as competências e habilidades profissionais em função das demandas sociais e das especificidades do trabalho.

V. A atuação interdisciplinar requer construir uma prática político-profissional que possa dialogar sobre pontos de vista diferentes, aceitar confrontos de diferentes abordagens e tomar decisões que decorrem de posturas éticas e políticas pautadas nos princípios e valores estabelecidos nos códigos de ética profissionais.

  • a) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
  • b) Somente as afirmativas I, II, IV e V estão corretas.
  • c) Somente as afirmativas I, III, IV e V estão corretas.
  • d) Somente as afirmativas II e V estão corretas.
  • e) Todas as afirmativas estão corretas.
#115169
Banca
UFSC
Matéria
Serviço Social
Concurso
UFSC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Em relação aos dilemas atuais da universidade pública brasileira, com base em Lima (2012), indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

( ) O desenvolvimento da educação superior no Brasil é atravessado e constituído pelas relações econômicas, políticas e ideoculturais estabelecidas historicamente em nossa formação econômico-social.

( ) Em relação ao financiamento da política de educação superior, sob o projeto neoliberal, ocorre o estímulo à privatização interna das instituições públicas e o aumento tanto da isenção fiscal para os empresários da educação superior como do número de instituições de ensino superior privadas.

( ) Em relação ao trabalho docente, evidencia-se a sua intensificação estimulada pelo número de alunos e turmas nas instituições e pela lógica produtivista e da competição pelas verbas dos órgãos de fomento nas instituições de ensino superior.

( ) Na primeira década do século XXI observou-se uma expansão realizada por um vasto conjunto de ações e que pode ser identificada através de dois grandes eixos temáticos: o empresariamento da educação e a certificação em larga escala.

( ) A expansão da educação superior não se caracteriza como um dilema da universidade pública brasileira.

  • a) V – F – V – V – F
  • b) V – V – V – V – F
  • c) F – V – F – F – V
  • d) V – F – F – F – V
  • e) F – V – V – F – F
#115170
Banca
UFSC
Matéria
Serviço Social
Concurso
UFSC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Em relação à assistência estudantil e ao trabalho do assistente social nessa área, com base em Cavaignac e Costa (2017), indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

( ) A assistência estudantil, tal como se apresenta hoje, é resultado de um processo fomentado ainda no final dos anos 1980 e nos anos 1990 pelos movimentos sociais da saúde, envolvendo estudantes, intelectuais e trabalhadores da educação.

( ) É no contexto da expansão da educação superior nas últimas décadas, marcado pela reestruturação das formas de dominação econômica, política e ideológica do capital, que os assistentes sociais assistem à ampliação dos espaços sócio-ocupacionais na referida área, sobretudo no campo da assistência estudantil, dada a necessidade de enfrentamento dos desafios postos pela democratização do acesso ao ensino superior e pelo agravamento da questão social.

( ) O trabalho na assistência estudantil se configura como uma tarefa simples, que se restringe à administração de auxílios que garantam a presença de estudantes no espaço educacional.

( ) Trata-se de um trabalho complexo, considerando-se o fato de que são múltiplas as expressões da questão social que se apresentam nas instituições de ensino, a exigir respostas que devem ir muito além do mero repasse de recursos materiais e financeiros aos estudantes, pressupondo não só formas de intervenção multidisciplinares, como também a articulação com outras políticas sociais.

( ) Ao participar integralmente do processo de planejamento, execução e avaliação das ações de assistência estudantil, o assistente social tem a possibilidade de mobilizar os recursos materiais e humanos necessários à efetivação de um trabalho comprometido com os interesses dos usuários.

  • a) V – V – V – V – F
  • b) F – V – F – F – F
  • c) V – F – F – V – V
  • d) F – V – F – V –
  • e) F – F – V – F – V
#115171
Banca
UFSC
Matéria
Serviço Social
Concurso
UFSC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Em relação às atribuições e competências profissionais do assistente social, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

( ) Conhecimentos da área de serviço social registrados em relatório, laudo ou parecer servem de referência ou prova documental que vai contribuir para formar um processo e informar a ação sobre a qual um magistrado decide.

( ) A supervisão de estágios em serviço social é atribuição privativa do assistente social e deve expressar a indissociabilidade entre o trabalho e a formação profissional.

( ) A realização de estudos socioeconômicos é atribuição privativa do assistente social, dado o reconhecimento da contribuição profissional em realizá-lo, conquistado há algumas décadas.

( ) A entrevista, a observação, a reunião, a visita domiciliar e a análise de documentos são instrumentos e técnicas utilizados para o assistente social realizar um estudo social.

( ) Os conhecimentos sobre políticas sociais e na área de mobilização social possibilitam a requisição de profissionais do serviço social para atuarem em assessorias e consultorias.

  • a) V – V – V – F – V
  • b) V – V – F – V – V
  • c) V – F – V – V – F
  • d) F – V – F – V –
  • e) F – F – V – F – F
#115172
Banca
UFSC
Matéria
Serviço Social
Concurso
UFSC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 11 - 

Raichelis (2009) considera que, dentre os desafios que se apresentam no cotidiano do trabalho dos assistentes sociais, na esfera estatal, destacam-se alguns elementos descritos no quadro a seguir. Numere a coluna 2, identificando os desafios elencados na coluna 1, e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

COLUNA 1

1. Desafios da interlocução pública do serviço social.

2. Exigências de profundas mudanças no perfil do assistente social.

3. O caráter interdisciplinar e intersetorial do trabalho no campo das políticas sociais públicas.

4. O desafio de recuperar o trabalho de base junto à população.

COLUNA 2

( ) Impactos e avanços na esfera pública somente serão possíveis pela articulação dos variados sujeitos e organizações governamentais e não governamentais, como os conselhos de direitos, tutelares e de gestão, os fóruns e órgãos de defesa dos direitos, o Poder Judiciário, o Ministério Público, as defensorias e ouvidorias públicas, em uma efetiva cruzada pela ampliação de direitos e da cultura pública democrática em nossa sociedade.

( ) Diante das mudanças societárias em curso, temas tradicionais ao serviço social, que sempre foram tratados no âmbito interno da profissão, agora se tornam públicos e ganham visibilidade e novos interlocutores na cena pública.

( ) É cada vez mais frequente e necessário o trabalho compartilhado com outros profissionais na coordenação e implementação de projetos em diferentes campos das políticas sociais e nas atividades sociojurídicas, que impõem novas exigências para os assistentes sociais.

( ) O processo de descentralização das políticas sociais públicas, especialmente sua municipalização, exige dos assistentes sociais e dos demais profissionais o desempenho de novas atribuições e competências.

  • a) 4 – 1 – 3 – 2
  • b) 2 – 3 – 1 – 4
  • c) 1 – 4 – 3 – 2
  • d) 3 – 1 – 2 – 4
  • e) 4 – 3 – 1 – 2
#115173
Banca
UFSC
Matéria
Serviço Social
Concurso
UFSC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 12 - 

As Diretrizes Curriculares para a Formação Profissional em Serviço Social (ABEPSS, 1996; MEC-SESu/CONESS, 1999) se constituem numa “estratégia de resistência ao processo de descaracterização dos compromissos coletivamente assumidos pela profissão que tem espaço cada vez mais restrito num contexto progressivo e velado de retrocesso tecnicista” (MENDES; PRATES, 2007, p.195). A partir dessas diretrizes, identifique se os itens abaixo são verdadeiros (V) ou falsos (F) no sentido de corroborar essa estratégia de resistência e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

( ) Dar visibilidade à discriminação do idoso, do negro, do índio, da mulher e do pobre.

( ) Dar visibilidade à violência velada.

( ) Ocultar a violação de direitos banalizada.

( ) Dar visibilidade ao adoecimento dos trabalhadores em razão do sobretrabalho.

( ) Desconsiderar a precarização do ensino, das relações e dos patamares de sociabilidade.

  • a) V – F – V – F – V
  • b) F – V – V – F – F
  • c) V – V – F – V – F
  • d) V – F – F – V – F
  • e) F – V – V – V – F
#115174
Banca
UFSC
Matéria
Serviço Social
Concurso
UFSC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 13 - 

No que se refere aos objetivos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), instituído pelo Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010, analise os itens abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Democratizar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal.

II. Minimizar os efeitos das desigualdades sociais e regionais na permanência e conclusão da educação superior.

III. Reduzir as taxas de retenção e evasão.

IV. Contribuir para a promoção da inclusão social pela educação.

  • a) Somente os itens II, III e IV estão corretos.
  • b) Somente os itens I e III estão corretos
  • c) Somente os itens I e IV estão corretos.
  • d) Todos os itens estão corretos.
  • e) Somente os itens II e III estão corretos.
#115175
Banca
UFSC
Matéria
Serviço Social
Concurso
UFSC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 14 - 

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas do texto abaixo. Santos e Noronha (2010, p.49) defendem a importância do conhecimento das técnicas no uso dos instrumentos, porém apenas a técnica não garante a competência profissional. Nesse sentido, o projeto ético-político da profissão destaca elementos relacionados aos instrumentos e técnicas da intervenção: “O primeiro é situar os instrumentos e técnicas da intervenção profissional como um dos elementos constitutivos ___________________. O segundo é ressaltar a relação de unidade, na diversidade, entre as dimensões da intervenção profissional, quais sejam: ___________________. O terceiro é negar a existência de neutralidade no uso das técnicas, o suposto ____________”.

  • a) de intencionalidade da profissão – a teórico-metodológica, a ético-política e a técnico-operativa – caráter teleológico
  • b) de conhecimento da realidade social – integradas e dialeticamente articuladas – caráter histórico
  • c) de contato com as questões do cotidiano – sociais, políticas e ideológicas – referencial crítico-dialético
  • d) de nossa herança intelectual e cultural – finalidades da ação, da profissão e da instituição – caráter histórico e teleológico
  • e) da dimensão técnico-operativa do serviço social – a teórico-metodológica, a ético-política e a técnico-operativa – caráter apolítico
#115176
Banca
UFSC
Matéria
Serviço Social
Concurso
UFSC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 15 - 

Sobre as diferentes dimensões em que se realiza o projeto ético-político do serviço social, segundo Iamamoto (2010, p. 224), indique se os itens abaixo são verdadeiros (V) ou falsos (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

( ) Nos seus instrumentos legais.

( ) Nas expressões e manifestações coletivas da categoria.

( ) Nas articulações com outras entidades de serviço social.

( ) No trabalho profissional desenvolvido, prioritariamente, no espaço estatal.

( ) No ensino universitário.

  • a) F – V – V – V – F
  • b) F – V – F – F – F
  • c) V – F – V – V – F
  • d) V – V – F – V – F
  • e) V – V – V – F – V