Simulado UFS | Analista Administrativo – Administrativo | CONCURSO
SIMULADO UFS | ANALISTA ADMINISTRATIVO – ADMINISTRATIVO
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso UFS para o cargo de Analista Administrativo – Administrativo.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca INSTITUTO AOCP para o concurso UFS . Estas questões são especificamente para o cargo de Analista Administrativo – Administrativo, contendo Administração Geral que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado UFS | Analista Administrativo – Administrativo contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso UFS .
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #115293
- Banca
- AOCP
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- UFS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Na elaboração do planejamento organizacional, a fixação de objetivos respeita uma hierarquia de objetivos nas empresas. Assinale a alternativa que apresenta somente alguns exemplos de objetivos estratégicos.
- a) Visitar grandes clientes a cada 7 dias; oferecer balancetes mensais; obter 12% de retorno sobre o investimento.
- b) Obter 12% de retorno sobre o investimento; crescer 5% ao ano; nenhum desligamento de empregado.
- c) Nenhum desligamento de empregado; excelente serviço ao cliente; reduzir refugos em até 3%.
- d) Reduzir refugos em até 3%; introduzir um novo produto; aumentar as vendas em 5%.
- e) Aumentar as vendas em 5%; excelente serviço ao cliente; obter 12% de retorno sobre o investimento.
- #115294
- Banca
- AOCP
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- UFS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Assinale a alternativa que apresenta a tarefa primária da empresa para a qual os dirigentes precisam estar voltados quando da elaboração do planejamento estratégico.
- a) Estruturação organizacional.
- b) Perspectivas futuras.
- c) Sobrevivência de longo prazo.
- d) Definição dos produtos e serviços.
- e) Relacionar com o mercado.
- #115295
- Banca
- AOCP
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- UFS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
É importante que o administrador pondere continuamente os custos e benefícios associados aos diferentes graus de planejamento enquanto estiver lidando com mudança ou criando a mudança. Assinale a alternativa que apresenta as atitudes que precisam ser evitadas na relação do planejamento com a ação.
- a) O adiamento da implementação e a abreviação da conclusão.
- b) A busca da perfeição e a fixação de um ideal.
- c) A paralisia pela análise e a extinção pelo instinto.
- d) A reserva emocional e a reserva financeira.
- e) A análise criteriosa e a avaliação contínua.
- #115296
- Banca
- AOCP
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- UFS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Para melhor entender a cultura organizacional, é preciso distinguir os componentes que são observáveis diretamente daqueles que requerem exame aprofundado. Assim, a cultura de qualquer grupo social, inclusive as organizações, abrange os elementos listados de 1 a 4. Em seguida, são apresentadas algumas formas ou indicadores de como se observa estes elementos da cultura. Relacione as colunas e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 1. Valores. 2. Tecnologia. 3. Símbolos. 4. Artefatos. ( ) Existência de um departamento de pesquisa e desenvolvimento (P&D) na estrutura da organização. ( ) Jargões ocupacionais que refletem os problemas e as ferramentas de cada ofício. ( ) Tipos de atitudes e julgamentos compartilhados pelos integrantes da organização. ( ) Participação de novos produtos no faturamento da organização. ( ) A utilização e o arranjo físico do espaço da organização. ( ) Histórias, mitos e heróis da organização.
- a) 2 – 3 – 1 – 2 – 4 – 3.
- b) 3 – 1 – 3 – 4 – 3 – 1.
- c) 3 – 4 – 3 – 2 – 3 – 4.
- d) 1 – 4 – 3 – 4 – 2 – 1.
- e) 4 – 1 – 1 – 3 – 2 – 3.
- #115297
- Banca
- AOCP
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- UFS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Os princípios de administração da qualidade evoluiram para a filosofia da qualidade total, sendo considerados de modo sistêmico. Assinale a alternativa que apresenta a ênfase desta filosofia.
- a) A ênfase da qualidade total está no atendimento aos pedidos dos clientes, como estratégia para a continuidade da empresa no mercado.
- b) A ênfase da qualidade total está no sistema da qualidade, como estratégia para garantir a qualidade de produtos e serviços.
- c) A ênfase da qualidade total está no processo de produção, orientando a estratégia organizacional no cumprimento de metas e objetivos.
- d) A ênfase da qualidade total está no planejamento e controle dos resultados, como estratégia para proporcionar o crescimento da organização.
- e) A ênfase da qualidade total está no relacionamento com os stakeholders, como estratégia de construção e consolidação da organização.
- #115298
- Banca
- AOCP
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- UFS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Para a mensuração do desempenho, a administração pode utilizar relatórios que permitam fazer comparações e tomar as medidas mais indicadas. A seguir são apresentadas algumas formas de relatórios. Considere estas formas e a descrição de cada um delas, relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta. 1. Relatórios especiais. 2. Relatórios periódicos. 3. Relatórios narrativos. 4. Relatórios de progresso. 5. Relatórios estatísticos. ( ) Informam do início à conclusão de uma atividade. ( ) São relatórios de follow-up. ( ) Referem-se a produtos prioritários. ( ) Emitidos semanal ou mensalmente. ( ) Podem ser verbais. ( ) Baseiam-se em comparações quantitativas.
- a) 2 – 5 – 1 – 3 – 3 – 4.
- b) 5 – 3 – 2 – 2 – 4 – 1.
- c) 2 – 3 – 4 – 4 – 1 – 5.
- d) 4 – 4 – 1 – 2 – 3 – 5.
- e) 2 – 4 – 5 – 5 – 3 – 1.
- #115299
- Banca
- AOCP
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- UFS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
O Performance Prism é um modelo de medição de segunda geração, projetado para ajudar a selecionar medidas de desempenho - o processo vital de escolher as medidas corretas. É um modelo global de medição que aborda as questões-chave de negócios em uma grande variedade de organizações, lucrativas e sem fins lucrativos. O modelo Performance Prism consiste de cinco aspectos interrelacionados. Assinale a alternativa que apresenta a característica crítica e única deste modelo e que estabelece uma relação simbiótica com alguns destes aspectos.
- a) Relação recíproca entre os investidores e os administradores da organização.
- b) Relação recíproca entre os clientes e os fornecedores da organização.
- c) Relação recíproca entre os stakeholders e a organização.
- d) Relação recíproca entre o mercado e a organização.
- e) Relação recíproca entre os funcionários e os administradores da organização.
- #115300
- Banca
- AOCP
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- UFS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Em um ambiente competitivo, as organizações precisam oferecer, de forma sustentável, mais valor a seus clientes, ou seja, precisam ser administradas estrategicamente. Assinale a alternativa que apresenta um conceito de administração ou gestão estratégica.
- a) Administração estratégica é uma postura assumida por uma organização, desde o presidente até os funcionários operacionais, com a finalidade de proporcionar um ambiente altamente competitivo, que possibilite à organização alcançar seus objetivos.
- b) Administração estratégica é composta por um conjunto de momentos, que no todo indiquem que a organização possui atividades e tarefas que visam atingir metas conjunturais, legais, econômicas, políticas, sociais e operacionais, que sejam competitivamente sustentáveis.
- c) Administração estratégica é a organização dispor de dirigentes e funcionários que tenham capacidade e habilidade para lidar com situações de crise permanente, em função do alto grau de competitividade existente no mercado.
- d) Administração estratégica é um permanente estado de mudanças para proporcionar adequada adaptação às condições ambientais, de tal forma que permaneçam competitivas perante seus clientes e concorrentes no mercado.
- e) Administração estratégica é um processo que consiste no conjunto de decisões e ações que visam proporcionar uma adequação competitivamente superior entre a organização e seu ambiente, de forma a permitir que a organização alcance seus objetivos.
- #115301
- Banca
- AOCP
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- UFS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Qualidade é uma palavra que faz parte do dia a dia e desempenha um papel importante em todos os tipos de organizações e em muitos aspectos da vida das pessoas. Na administração, o enfoque da qualidade nasceu para resolver, em primeiro lugar, o problema da uniformidade. Há muitas definições para a ideia da qualidade. A seguir, são apresentadas algumas definições de qualidade, numeradas de 1 a 6, conforme a ideia do que a qualidade representa, listados na segunda coluna. Relacione as colunas e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
1. Qualidade é o padrão mais elevado de desempenho em qualquer campo de atuação.
2. Qualidade é a utilização de materiais ou serviços raros, que custam mais caro.
3. Qualidade é a definição de como o produto ou serviço deve ser.
4. Qualidade é o grau de identidade entre o produto ou serviço e suas especificações.
5. Qualidade é a produção de produtos ou serviços idênticos.
6. Qualidade é a ausência de deficiências.
( ) Especificações.
( ) Regularidade.
( ) Excelência.
( ) Valor.
( ) Adequação ao uso.
( ) Conformidade.
- a) 4 – 2 – 6 – 1 – 3 – 5.
- b) 3 – 2 – 5 – 6 – 1 – 4.
- c) 4 – 5 – 3 – 1 – 6 – 2.
- d) 1 – 2 – 4 – 6 – 3 – 5.
- e) 3 – 5 – 1 – 2 – 6 – 4.
- #115302
- Banca
- AOCP
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- UFS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Não se deve confundir liderança com direção. Um bom dirigente deve ser um bom líder e nem sempre um bom líder é um bom dirigente. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um conceito de liderança.
- a) Liderança é interpretar os planos para os outros e dar as instruções sobre como executá-los.
- b) Liderança é a influência interpessoal exercida em uma situação e dirigida por meio do processo de comunicação humana à consecução de um ou mais objetivos específicos.
- c) Liderança é um fenômeno social e ocorre exclusivamente em grupos sociais.
- d) Liderança é um tipo de influência.
- e) Liderança é a capacidade de influenciar as pessoas a fazerem o que devem.
- #115303
- Banca
- AOCP
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- UFS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
A administração costuma criar mecanismos para controlar todos os aspectos possíveis das operações da organização. Assinale a alternativa que apresenta alguns dos usos dos controles.
- a) Padronizar o desempenho; representar a administração; comunicar normas e regulamentos; recompensar as competências pessoais; delegar autoridade e responsabilidade; dar liberdade e autonomia; como direcionador dos objetivos organizacionais.
- b) Proporcionar liderança; coordenar as atividades; dirigir os trabalhos; proteger os bens organizacionais; proporcionar motivação; recompensar as pessoas; garantir a qualidade de produtos e serviços; e como instrumento de manutenção da disciplina organizacional.
- c) Planejar o futuro da organização; dirigir os trabalhos; limitar a quantidade de autoridade; medir e dirigir o desempenho das pessoas; proporcionar motivação; representar a administração; comunicar normas e regulamentos; recompensar as competências pessoais; e proporcionar liderança.
- d) Padronizar o desempenho; proteger os bens organizacionais; padronizar a qualidade de produtos e serviços; limitar a quantidade de autoridade; medir e dirigir o desempenho das pessoas; e como meios preventivos para o alcance dos objetivos organizacionais.
- e) Representar a administração; comunicar normas e regulamentos; recompensar as competências pessoais; delegar autoridade e responsabilidade; dar liberdade e autonomia; como direcionador dos objetivos organizacionais; proporcionar liderança; coordenar as atividades; e dirigir os trabalhos.
- #115304
- Banca
- AOCP
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- UFS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
A divisão do trabalho foi idealizada por Henry Fayol como um dos princípios gerais de administração e apresentado por Max Weber como uma das dimensões do tipo ideal de burocracia. O objetivo era proporcionar maior eficiência no desempenho de um cargo pelo seu ocupante mais especializado. Todavia, a maior especialização conduziu à formalização, diminuindo o grau de flexibilidade no desempenho do cargo. Assim, surgiram programas de ajustamento do trabalho ao trabalhador, tais como o programa de enriquecimento de cargos. Assinale a alternativa que apresenta alguns dos efeitos desejáveis do programa de enriquecimento do cargo.
- a) Maior competitividade; maior comprometimento; menor instabilidade; e menor indisciplina.
- b) Maior complexidade; maior desenvolvimento; maior crescimento; e maior rentabilidade.
- c) Menor instabilidade; menor irritação; menor custo; e menor rotatividade.
- d) Menor absenteísmo; maior motivação; maior competência técnica; e menor instabilidade.
- e) Maior motivação; maior produtividade; menor absenteísmo; e menor rotatividade.
- #115305
- Banca
- AOCP
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- UFS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
Assinale a alternativa que apresenta somente características do planejamento tático ou administrativo.
- a) Processo permanente e contínuo; sempre voltado para o futuro; preocupa-se com a racionalidade de tomada de decisão; é sistêmico; é iterativo; é uma técnica de alocação de recursos; é uma técnica cíclica; é uma função administrativa que interage dinamicamente com as demais; é uma técnica de coordenação; e é uma técnica de mudança e inovação.
- b) Processo permanente e contínuo; voltado para as relações da empresa e seu ambiente de tarefa; é sistêmico; é iterativo; é uma técnica de alocação de recursos; é uma técnica cíclica; é uma função administrativa que interage dinamicamente com as demais; é uma técnica de coordenação; e envolve a empresa como um todo.
- c) Processo permanente e contínuo; envolve os esquemas de tarefas e operações devidamente racionalizados e submetidos a um processo reducionista; é iterativo; é uma técnica de alocação de recursos; é uma técnica cíclica; e é uma função administrativa que interage dinamicamente com as demais.
- d) Processo permanente e contínuo; sempre voltado para o futuro; voltado para as relações da empresa e seu ambiente de tarefa; envolve a empresa como um todo; envolve os esquemas de tarefas e operações devidamente racionalizados e submetidos a um processo reducionista; e seleciona, entre as várias alternativas disponíveis, um determinado curso de ação.
- e) Processo permanente e contínuo; sempre voltado para o futuro; preocupa-se com a racionalidade de tomada de decisão; é sistêmico; é iterativo; voltado para as relações da empresa e seu ambiente de tarefa; envolve a empresa como um todo; envolve os esquemas de tarefas e operações devidamente racionalizados e submetidos a um processo reducionista.
- #115306
- Banca
- AOCP
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- UFS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
Assinale a alternativa que apresenta a etapa do processo decisório que envolve a busca de cursos alternativos de ação possíveis e que se mostrem mais promissores para a solução do problema, a satisfação da necessidade ou o alcance do objetivo.
- a) Comparação das alternativas de solução.
- b) Seleção da melhor alternativa de solução.
- c) Procura de alternativas de solução.
- d) Escolha da melhor alternativa de solução.
- e) Análise das alternativas de solução.
- #115307
- Banca
- AOCP
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- UFS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
Embora fosse desejado, nem sempre a eficiência e a eficácia andam de mãos dadas. As afirmações a seguir apresentam exemplos e conceitos dos dois termos. Anote o número (1) para as afirmações relacionadas à eficiência e o número (2) para as afirmações relacionadas à eficácia. Depois, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Fazer corretamente as coisas.
( ) Alcance dos objetivos por meio dos recursos disponíveis.
( ) Relação técnica entre entradas e saídas.
( ) Capacidade de satisfazer uma necessidade da sociedade por meio do suprimento de seus produtos.
( ) Razão entre o esforço e o resultado.
( ) Relação entre despesa e receita.
- a) 2 – 1 – 2 – 1 – 2 – 1.
- b) 1 – 2 – 2 – 1 – 2 – 1.
- c) 2 – 1 – 1 – 1 – 2 – 2.
- d) 1 – 2 – 1 – 2 – 1 – 1.
- e) 2 – 1 – 2 – 2 – 1 – 2.