Simulado UFPI | Administrador | CONCURSO
SIMULADO UFPI | ADMINISTRADOR
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso UFPI para o cargo de Administrador.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca COPESE-UFPI para o concurso UFPI. Estas questões são especificamente para o cargo de Administrador, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado UFPI | Administrador contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso UFPI.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #103510
- Banca
- COPESE-UFPI
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFPI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Para alcançar êxito no processo licitatório, o administrador deve ficar atento a todas as suas fases e cercar-se de alguns cuidados. Leia as afirmações abaixo e marque a opção INCORRETA sobre o processo licitatório.
- a) A justificativa para a realização da licitação deve ser realizada pelo setor que demanda o produto ou serviço, devendo ser clara, precisa e convincente. Baseado no princípio da eficiência, o administrador deve evitar o desperdício e gastos desnecessários, solicitando a aquisição de produtos ou serviços realmente indispensáveis. Desse modo, a justificativa deve estar em sintonia com a necessidade da instituição e amparada na quantificação precisa do objeto da licitação.
- b) Nem sempre a proposta mais vantajosa para a Administração Pública é a do menor preço, mas somente uma boa especificação do objeto garantirá a aquisição de produtos ou serviços de qualidade. Para auxiliar nessa tarefa, são utilizados alguns sites de compras governamentais especializados, como o Comprasnet, que trazem a especificação dos produtos mais adquiridos pela Administração Pública.
- c) O edital deve ser enxuto, claro e conciso, especialmente quando se tratar de objetos menos complexos e de menor valor, devendo o comprador consultar editais de outros órgãos antes de elaborar o seu.
- d) A especificação do objeto deve ser clara e precisa para os licitantes, de forma que o seu fornecimento pela empresa ganhadora possa ser garantido e, no caso de falta deste, a deficiência seja suprida com a entrega de produto similar ao licitado, evitando que a Administração Pública deixe de realizar suas atividades pela falta do produto ou serviço.
- e) O levantamento de preços deve ser realizado antecipadamente pelas comissões ou pregoeiros, através da consulta a jornais, revistas, sites especializados, e outros, de forma a se obter um preço de referência confiável e bem elaborado, permitindo a negociação mais segura com os fornecedores e adjudicar o objeto da licitação.
- #103511
- Banca
- COPESE-UFPI
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFPI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
A terceirização é uma forma de subcontratação que resulta de um processo mais amplo de desverticalização e desterritorialização da atividade produtiva, tendo como principais consequências a fragmentação da força de trabalho e o desemprego (COSTA, 2016). Analise as afirmações abaixo que tratam sobre a terceirização e marque a opção INCORRETA.
- a) A subcontratação, até o final da década de 1980, era uma prática que visava basicamente atender às necessidades das empresas de substituir trabalhadores temporariamente afastados, por motivo de férias, por exemplo, ou cobrir demandas sazonais e à atividade de segurança patrimonial.
- b) As novas formas de subcontratação trazem de novo a amplitude das atividades que passa a abranger, atingindo de atividades-meio ou extremamente periféricas, como limpeza, conservação, alimentação, a atividades centrais do processo produtivo.
- c) A terceirização, por sua vez, não causa nenhum prejuízo aos postos de trabalho formais. A subcontratação não representa uma ameaça, visto que a lei da terceirização não os alcança; a pressão por produtividade e a precarização das condições de trabalho e salário são restritas aos subcontratados.
- d) A terceirização tornou-se o principal mecanismo de redução dos custos do trabalho ao permitir que as empresas transferissem para terceiros a responsabilidade pela contratação.
- e) A terceirização se expandiu através do trabalho sem registro em carteira e do trabalho clandestino, no que se refere à via da intermediação de mão de obra, mas também por uma nova via legalizada, a constituição das cooperativas de trabalho.
- #103512
- Banca
- COPESE-UFPI
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFPI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
A administração burocrática clássica, baseada nos princípios de administração do exército prussiano, foi implantada no Brasil, em 1936, com a reforma administrativa promovida por Maurício Nabuco e Luis Simões Lopes. Com base no enunciado, leia as afirmações abaixo e marque a opção CORRETA sobre a administração burocrática.
- a) O modelo de administração pública burocrática foi adotado para substituir o modelo de administração liberal implantado no governo de D. João VI, com a sua mudança para o Brasil.
- b) Nesse modelo, há uma distinção clara entre o público e o privado; o administrador público e o político. Sobressaem-se os princípios do mérito profissional e da especialização de atividades.
- c) O modelo de administração pública burocrática tinha como pressuposto a ideia de descentralização e flexibilização administrativa.
- d) Esse modelo foi escolhido por apresentar baixo custo dos serviços prestados à população, rapidez, boa qualidade, autorreferência e orientado para o atendimento das demandas dos cidadãos.
- e) A criação do Departamento Administrativo do Serviço Público-DASP, em 1936, foi um marco para a administração pública, representando a segunda reforma administrativa no país, através do qual foram implantados no país os princípios do modelo burocrático.
- #103513
- Banca
- COPESE-UFPI
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFPI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
O Estado brasileiro passou por várias reformas ao longo da sua história. A partir de 1995, no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, surgiu a oportunidade de uma nova reforma do aparelho do Estado e do seu pessoal, com o objetivo facilitar o ajuste fiscal, principalmente, nos Estados e municípios, onde se verificava um excesso dos quadros de pessoal e, a médio prazo, tornar a administração pública mais moderna e eficiente. A proposta de reforma do aparelho do Estado considera a existência de quatro setores (BRESSER PEREIRA, 1996). Sobre a reforma do aparelho do Estado tratada no enunciado, complete:
I. ___________ é o setor onde são definidas as leis e as políticas públicas. É formado pelo Presidente da República, os ministros de Estado, a cúpula dos ministérios, os tribunais federais, encabeçado pelo Supremo Tribunal. Federal e o Ministério Público.
II. ___________ é o setor no qual o Estado exerce o poder de legislar e tributar. Como exemplo desse setor, pode-se citar a polícia, as forças armadas, os órgãos de fiscalização e de regulamentação e os órgãos responsáveis pela transferência de recursos.
III. ___________é o setor que não envolve o poder do Estado. As atividades/serviços são subsidiados ou realizados pelo Estado, porque as consideram relevantes para os direitos humanos, ou porque envolvem economias externas, não podendo ser adequadamente recompensados no mercado através da cobrança dos serviços.
IV. ____________é o setor no qual as atividades/serviços são realizados pelo Estado através das empresas de economia mista, que operam em setores de serviços públicos e/ou setores considerados estratégicos.
Marque a opção que preenche CORRETAMENTE as afirmações acima:
- a) Atividades exclusivas do Estado; Núcleo estratégico do Estado; Serviços não exclusivos; Produção de bens e serviços para o mercado.
- b) Serviços não exclusivos; Atividades exclusivas do Estado; Produção de bens e serviços para o mercado; Núcleo estratégico do Estado.
- c) Núcleo estratégico do Estado; Serviços não exclusivos; Produção de bens e serviços para o mercado; Atividades exclusivas do Estado.
- d) Núcleo estratégico do Estado; Produção de bens e serviços para o mercado; Serviços não exclusivos; Atividades exclusivas do Estado.
- e) Núcleo estratégico do Estado; Atividades exclusivas do Estado; Serviços não exclusivos; Produção de bens e serviços para o mercado.
- #103514
- Banca
- COPESE-UFPI
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFPI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Analise as afirmações sobre o orçamento público:
I. O orçamento público exerce várias funções no governo: alocativa, distributiva e associativa. É através da função distributiva que o governo exerce o poder de combater os desequilíbrios regionais e sociais, promovendo o desenvolvimento das regiões e das classes menos favorecidas;
II. O orçamento-programa é uma técnica orçamentária introduzida na esfera federal pelo Decreto-Lei nº 200, de 23 de fevereiro de 1967, que, de acordo com a ideia de sua concepção, teve como base o planejamento, o orçamento deve considerar os objetivos que o governo pretende alcançar durante um período de tempo;
III. Como vantagens do orçamento-programa em relação a métodos de elaboração orçamentária tradicionais, podem-se citar: melhor controle da execução do programa; maior precisão na elaboração dos orçamentos; melhor planejamento de trabalho; maior compreensão do conteúdo orçamentário por parte do Executivo, Legislativo e pela população em geral;
IV. A partir da década de 1970, grupos da sociedade civil organizaram-se em prol de maior participação na elaboração e formulação das políticas públicas. Desse movimento, surgiu o orçamento participativo, que representou uma participação mais institucionalizada dos movimentos populares no Estado, via emendas populares, e cresceram as práticas participativas nas áreas de políticas públicas, a exemplo das áreas de saúde, assistência social, urbanismo e meio ambiente;
V. O orçamento base zero é o processo orçamentário no qual é explicitado apenas o objeto de gasto.
Marque a opção que apresenta somente as afirmações VERDADEIRAS.
- a) I: II; III e V.
- b) I; III e IV.
- c) II; IV e V.
- d) II; III e IV.
- e) III; IV e V.
- #103515
- Banca
- COPESE-UFPI
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFPI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
O orçamento é o instrumento que permite controlar as informações de despesas de custeio e de capital da União, dos Estados-membros, do Distrito Federal e dos Municípios, bem como de suas autarquias e fundações, por eles criadas e mantidas. A responsabilidade pela elaboração da proposta orçamentária compete à(ao):
- a) Presidente da República.
- b) Secretaria de Orçamento Federal (SOF).
- c) Congresso Nacional.
- d) Ministério Público da União.
- e) Ministério da Fazenda.
- #103516
- Banca
- COPESE-UFPI
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFPI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Marque a opção que contém uma afirmação INCORRETA sobre o orçamento público.
- a) Em relação ao projeto de lei orçamentária da União, este deverá ser encaminhado até 06 meses antes do encerramento do exercício financeiro e devolvido para a sanção até o encerramento da sessão legislativa.
- b) O orçamento público surgiu para cumprir uma função de controle da atividade financeira do Estado. Para isso, é necessário que, no processo de elaboração da proposta orçamentária, sejam respeitados determinados princípios orçamentários. Destacam-se como princípios orçamentários, entre outros, os da anualidade, unidade, universalidade, legalidade, exclusividade, publicidade, equilíbrio, orçamento bruto, não afetação e especificação.
- c) Dentre os instrumentos que regulam a elaboração e execução do orçamento está a Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964, que estabelece as normas técnicas de elaboração e execução do orçamento.
- d) O planejamento no Brasil é expresso no Plano Plurianual (PPA). O PPA foi instituído pela Constituição Federal de 1988 e introduziu significativas mudanças na forma de atuação do governo, reestruturando a ação governamental.
- e) O PPA visa, dentre outros objetivos, orientar o planejamento, em sintonia com a programação e o orçamento do Poder Executivo, obedecendo aos princípios de regionalização da economia.
- #103517
- Banca
- COPESE-UFPI
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFPI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Sobre a Lei nº 10.520/02 que instituiu o pregão como modalidade de licitação, aponte a afirmativa INCORRETA.
- a) O pregão eletrônico poderá ser realizado por meio da utilização de recursos de tecnologia da informação, desde que obedecidos os termos da legislação específica.
- b) No dia, hora e local designados para a realização do pregão, será realizada sessão pública para recebimento das propostas, devendo o interessado, ou seu representante, identificar-se e, se for o caso, comprovar a existência dos necessários poderes para formulação de propostas e para a prática de todos os atos inerentes ao certame.
- c) A convocação dos interessados será efetuada por meio de publicação de aviso, no Diário Oficial do respectivo ente federado ou, não existindo, em jornal de circulação local, e facultativamente, por meios eletrônicos e, conforme o vulto da licitação, em jornal de grande circulação, nos termos do regulamento de que trata o art. 2º, da Lei nº 10.520/02.
- d) No aviso, constarão a definição do objeto da licitação, a indicação do local, dias e horários em que poderá ser lida ou obtida a íntegra do Edital.
- e) O prazo fixado para a apresentação das propostas, contado a partir da publicação do aviso, não será inferior a 5 (cinco) dias úteis.
- #103518
- Banca
- COPESE-UFPI
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFPI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Método de gerenciamento de estoques que identifica e ordena os itens que merecem atenção e tratamento adequados quanto à sua administração. Seu uso na administração de estoques tem contribuído para a definição da política de vendas, o estabelecimento de prioridades, a programação da produção, entre outras aplicações. Trata-se do(a):
- a) MRP.
- b) Classificação ABC.
- c) Just in time.
- d) Kanban.
- e) Sistema dos máximos – mínimos.
- #103520
- Banca
- COPESE-UFPI
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFPI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Analise as afirmações abaixo e complete com V, para as verdadeiras, e F, para as falsas:
( ) A classificação de materiais tem como objetivos definir uma catalogação, simplificação, especificação, normalização, padronização e codificação de todos os materiais que compõem o estoque de uma empresa.
( ) Classificar um material é agrupá-lo conforme sua forma, dimensão, peso, tipo, etc. Deve ser feita de forma que cada gênero de material ocupe o local destinado a ele, agrupando-o de acordo com a semelhança, sem, contudo, gerar confusão com outros materiais semelhantes.
( ) No sistema alfabético, o material é codificado segundo uma letra e um número, sendo utilizado um conjunto de letras e números suficientes para preencher toda a identificação do material.
( ) O sistema decimal é o sistema de codificação mais utilizado pelas empresas pela sua complexidade e a possibilidade infinita de codificar itens em estoque.
( ) O sistema de codificação numérico também é conhecido como decimal.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
- a) V – F – V – V – V
- b) F – V – V – V – F
- c) V – V – F – F – V.
- d) F – V – F – F – V.
- e) V – F – F – V – V.
- #103557
- Banca
- COPESE-UFPI
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFPI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
O inventário é a contagem física dos itens em estoque e em processamento de uma organização. Para obter sucesso com a realização de inventários, a organização deve realizar um planejamento e preparar-se adequadamente para o mesmo. Algumas situações devem ser observadas, EXCETO:
- a) Elaboração do mapa de Cut-off, dessa forma, a organização não precisará preocupar-se com a entrada ou saída de materiais na data da contagem e os fornecedores poderão entregar seus produtos sem problema para o inventário.
- b) Convocação das equipes de contagem.
- c) Arrumação física das áreas e itens a serem inventariados.
- d) Atualização das entradas e saídas de todos os itens do estoque, assim como o seu saldo.
- e) Contagem e recontagem de todos os itens do estoque.
- #103558
- Banca
- COPESE-UFPI
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFPI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
O Just in Time (JIT) surgiu no Japão, na década de 1970 e teve sua filosofia assimilada pela indústria ocidental a partir da década de 1980. Um dos fundamentos básicos do JIT é a meta do estoque "zero". Marque a opção de NÃO apresenta um objetivo do JIT.
- a) Redução dos tempos de preparação da máquina, a fim de flexibilizar a produção.
- b) Redução contínua dos níveis de inventário através do enfrentamento dos problemas da manufatura.
- c) Flexibilidade da manufatura pela redução dos tamanhos dos lotes, tempos de preparação e tempo de processo.
- d) Aumento dos prazos de fabricação dos produtos finais, evitando a colocação deste no estoque.
- e) Redução ao mínimo do tamanho dos lotes fabricados, buscando sempre o lote igual à unidade.
- #103561
- Banca
- COPESE-UFPI
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFPI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
O termo divisão do trabalho data do século XVIII, quando Adam Smith escreveu 'A riqueza das nações', no qual descreve o ofício de fabricação de alfinetes. Marque a opção que traz a afirmação INCORRETA sobre a divisão do trabalho.
- a) A especialização horizontal do trabalho aumenta a repetição do trabalho, facilitando, assim, a sua padronização.
- b) A especialização vertical do trabalho separa o desempenho do trabalho de sua administração.
- c) Quando um trabalho é altamente especializado na dimensão horizontal, a perspectiva do trabalhador é ilimitada, facilitando o relacionamento do seu trabalho com os dos outros trabalhadores.
- d) Na ampliação horizontal do trabalho, o trabalhador engaja-se em ampla variedade de tarefas associadas à fabricação de produtos e à prestação de serviços.
- e) Quando um trabalho é verticalmente ampliado ou enriquecido, não apenas o trabalhador executa maior número de tarefas, mas também obtém maior controle sobre elas.
- #103563
- Banca
- COPESE-UFPI
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFPI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
Tipo de alternativa viável quando se requer inovação e flexibilidade e quando as tarefas são mais técnicas, complexas ou não programáveis. Não leva à anarquia, pois se baseia fundamentalmente em unidades pequenas, relativamente autogerenciadas e profundamente centralizada nas pessoas. A afirmação está se referindo à:
- a) Adhocracia.
- b) Burocracia.
- c) Democracia.
- d) Autocracia.
- e) Meritocracia.
- #103564
- Banca
- COPESE-UFPI
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFPI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
Associe a teoria apresentada ao seu correspondente modelo organizacional:
(1) Teoria Clássica
(2) Teoria das Relações Humanas
(3) Teoria Estruturalista
(4) Teoria Comportamental
(5) Teoria de Sistemas
(6) Teoria Contingencial
( ) A organização é concebida sob o enfoque de um sistema orgânico, com uma organização interna estabelecida conforme um sistema de papéis, visando à integração de todas as atividades em busca dos objetivos organizacionais.
( ) A organização é considerada um sistema social formal primário sem interrelações, de estrutura linear, um conjunto de indivíduos e de relações de interdependência que estes mantém entre si, em função de normas, valores, crenças e objetivos comuns.
( ) A organização é considerada um sistema orgânico prospectivo não linear.
( ) A organização é um sistema formal de estrutura linear de níveis de autoridade, divisão do trabalho em unidades departamentais e com sistema de comunicação vertical simples.
( ) A organização atua como um sistema social cooperativo, mas a cooperação é individualizada, pois as pessoas cooperam desde que seu esforço proporcione satisfações e vantagens pessoais que justifiquem tal esforço.
( ) A organização adota abordagem múltipla que satisfaz aos requisitos da organização formal e informal, aos sistemas de incentivos para a motivação dos funcionários, aos diferentes níveis hierárquicos e sua importância no desenvolvimento e na consecução dos objetivos organizacionais, aos tipos de organizações e suas relações com o meio ambiente.
Marque a opção que apresenta a correspondência CORRETA.
- a) 6; 1; 5; 3; 2; 4
- b) 5; 2; 6; 1; 4; 3
- c) 6; 2; 5; 1; 3; 4
- d) 3; 1; 6; 5; 4; 2
- e) 5; 1; 6; 2; 4; 3