Processando...

Simulado UFMS | Arquiteto e Urbanista | CONCURSO

Simulado UFMS | Arquiteto e Urbanista

SIMULADO UFMS | ARQUITETO E URBANISTA

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso UFMS para o cargo de Arquiteto e Urbanista.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FAPEC para o concurso UFMS. Estas questões são especificamente para o cargo de Arquiteto e Urbanista, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado UFMS | Arquiteto e Urbanista contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso UFMS.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#110176
Banca
FAPEC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFMS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Conforme as definições estabelecidas na NBR 9050 (ABNT, 2015), relacione:

I - Produtos, equipamentos, metodologias, estratégias e dispositivos que objetivam promover a inclusão e independência na participação da pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida.

II - Área com acesso direto para uma saída, destinada a manter em segurança pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida enquanto aguardam socorro em situação de sinistro.

III - Elementos ou condições que possam interferir no fluxo de pedestres, tais como mobiliário urbano e sinalizações.

Respectivamente, as afirmativas III, II e I podem ser definidas por:

  • a) Ajuda técnica; área de transferência; bloqueio técnico.
  • b) Tecnologia assistiva; módulo de referência; fatores de impedância.
  • c) Fatores de impedância; área de refúgio; tecnologia assistiva.
  • d) Guia de balizamento; área de resgate; ajuda técnica.
  • e) Acessibilidade; área de transferência; barreiras técnicas.
#110177
Banca
FAPEC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFMS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Bartalini diz que, dos arquitetos e urbanistas, espera-se alternativas de ação em função do impacto da metropolização sobre o meio ambiente [2013, resenha do livro “Metrópoles e o Desafio urbano frente ao meio ambiente”]. Sobre o impacto da ocupação urbana no meio ambiente e a busca pela sustentabilidade nessa questão, assinale a alternativa correta:

  • a) Atualmente, as reivindicações sociais de moradores em assentamentos irregulares devem ser determinantes para a regulamentação do uso e ocupação do solo urbano, afim de incorporá-los totalmente ao plano diretor das cidades.
  • b) Incentivar a ocupação urbana próxima aos corpos hídricos principais de uma bacia minimiza custos com abastecimento e esgotamento sanitário, uma vez que a adução é sempre feita por meio de nascentes localizadas em regiões distantes e mais altas.
  • c) Uma ação sustentável e adequada para a ocupação urbana brasileira, claramente marcada pela ilegalidade da terra urbana, é preservar as encostas que oferecem riscos de deslizamento e remover os habitantes para as periferias das cidades e adjacências de córregos urbanos centrais.
  • d) Considerando os impactos ambientais ocasionados por atividades poluidoras nas cidades brasileiras, a legislação vigente aponta que haverá compensação ambiental contemplando os riscos operacionais dos empreendimentos desde que, obrigatoriamente, uma empresa de consultoria contratada acompanhe o processo de licenciamento.
  • e) São pontos correlacionados aos problemas das metrópoles contemporâneas: habitação, transporte, ilegalidade e interesse imobiliário em áreas de preservação. Entretanto, no Brasil há uma significativa defasagem entre o aparato legal existente e as esferas de gestão das políticas urbanas.
#110178
Banca
FAPEC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFMS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

“Com as operações suspensas desde novembro de 2015, após o rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana (MG), na maior tragédia ambiental do País, que causou a morte de 19 pessoas, a mineradora Samarco só retomará as atividades em 2018.”

Fonte: Site Terra, 25 de julho de 2017. Disponível em: https://www.terra.com.br/notic... a regulamentação brasileira contra impactos ambientais, assinale a afirmativa INCORRETA:

  • a) A Lei Federal no 6.938/1981, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, determina a necessidade de licenciamento para atividades poluidoras que possam causar degradação ambiental. Nesse sentido, quando os impactos não são possíveis de serem mitigados, a compensação ambiental será exigida igualmente aos empreendedores públicos e privados.
  • b) O Estudo de Impacto Ambiental - EIA, segundo resolução do CONAMA, deverá conter: diagnóstico ambiental da área de influência do projeto; análise dos impactos do projeto e de suas alternativas, discriminando aspectos positivos e negativos da proposta e grau de reversibilidade; definição das medidas mitigadoras dos impactos negativos; elaboração do programa de acompanhamento e monitoramento.
  • c) O Relatório de Impacto Ambiental – RIMA, segundo resolução do CONAMA, refletirá as conclusões do Estudo de Impacto Ambiental.
  • d) O processo de licenciamento ambiental é iniciado com a realização dos projetos (básico, executivo e de engenharia) para posterior solicitação de licença ao órgão competente na esfera federal.
  • e) Assim como no caso da Barragem de Fundão, o licenciamento é necessário em atividades modificadoras do meio ambiente, tais como estradas de rodagem, ferrovias, portos, terminais de minério e produtos químicos, gasodutos, oleodutos e minerodutos e linhas de transmissão de energia elétrica acima de 230 kV.
#110179
Banca
FAPEC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFMS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

A NBR 6492:1994 define cortes como planos secantes verticais que dividem a edificação em duas partes, no sentido longitudinal e transversal. Com relação ao desenho abaixo, marque a alternativa correta:

Simulado UFMS | Arquiteto e Urbanista A

  • a) O desenho não é um corte; trata-se de uma elevação, já que não possui cotas.
  • b) Estão ausentes as simbologias de representação gráfica padronizadas: cotas verticais, cotas de nível, escala, marcações, caracterização dos elementos do projeto (fechamentos, captação das águas pluviais, nível do solo).
  • c) O corte apresentado, ainda que incompleto, está correto, pois apresenta a escala correspondente à planta-baixa.
  • d) A representação está adequada, já que indica o sistema estrutural em concreto armado.
  • e) Apenas cotas horizontais e hachura de solo devem ser incluídas no desenho técnico.
#110180
Banca
FAPEC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFMS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Sobre as características tradicionalmente estudadas pela resistência dos materiais, analise o gráfico abaixo e assinale a afirmativa correta para o comportamento dos materiais A, B e C:

Simulado UFMS | Arquiteto e Urbanista B

  • a) Os três materiais possuem módulos de elasticidade idênticos.
  • b) A, B e C são os mesmos materiais com temperaturas diferentes.
  • c) Os três materiais são parcialmente frágeis, parcialmente dúcteis.
  • d) C é provavelmente mais duro que A, porém de menor peso e maior deformação.
  • e) Os três materiais provavelmente são cerâmicos e possuem igual comportamento em relação à deformação.
#110181
Banca
FAPEC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFMS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

“Em Campo Grande, o complexo ferroviário da antiga Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (EFNOB) foi tombado pelo IPHAN em 2009. São 22,3 hectares e 135 edifícios em alvenaria e madeira, erguidos em datas diferentes a partir da ampliação das atividades da ferrovia... A EFNOB foi incorporada pela empresa estatal Rede Ferroviária Federal S.A (RFFSA) em 1957.”

Fonte: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/365/

Simulado UFMS | Arquiteto e Urbanista C



Analisando as informações acima, marque a alternativa correta:

  • a) O complexo ferroviário descrito possui importante papel para a urbanização inicial de Campo Grande, entretanto, foi um elemento isolado e não contribuiu para o desenvolvimento de outras cidades no Estado.
  • b) O modo de fazer Viola-de-Cocho foi registrado pelo IPHAN como bem cultural em 2017. A produção, exclusivamente artesanal, faz parte da realidade de grupos sociais habitantes do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
  • c) A partir da promulgação da Lei 11.483, em 2007, o IPHAN passou a ter atribuições específicas para preservação da Memória Ferroviária do Brasil, recebendo e administrando os bens móveis e imóveis de valor artístico, histórico e cultural da extinta RFFSA.
  • d) No Estado do Mato Grosso do Sul, apenas Campo Grande possui um conjunto urbano tombado pelo IPHAN. Nas demais cidades, são tombadas edificações específicas.
  • e) O patrimônio material protegido pelo IPHAN é composto por um conjunto de bens culturais classificados conforme os sete Livros do Tombo: 1 – arqueológico; 2 – paisagístico e etnográfico; 3 – histórico; 4 – belas artes; 5 – artes aplicadas; 6 – musical; 7 – literário.
#110182
Banca
FAPEC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFMS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

Em princípio, a treliça é mais econômica que uma viga virendeel, por consumir menos material, e menos econômica que uma viga-vagão, por apresentar quantidade maior de barras. Dada a edificação abaixo, assinale qual foi o elemento estrutural utilizado para suportar flexão:

Simulado UFMS | Arquiteto e Urbanista D

  • a) viga-vagão.
  • b) treliça.
  • c) viga virendeel.
  • d) pilar parede.
  • e) barras caixão perdido.
#110183
Banca
FAPEC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFMS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Em 10 de julho de 2001, foi sancionada a Lei que estabelece normas de ordem pública e interesse social que regulam o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurança e do bem-estar dos cidadãos, bem como do equilíbrio ambiental. Ainda, tal estatuto estabelece que:

  • a) A política urbana, mediante ordenação e controle do solo e o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana, evita o parcelamento do solo, a proximidade de usos incompatíveis e a retenção especulativa de imóveis.
  • b) Na modalidade de usucapião coletivo, a área requerida precisa ter mais de cento e cinquenta metros quadrados e ser ocupada por população de média e de baixa renda.
  • c) O direito de preempção confere ao poder municipal a preferência para aquisição de imóvel urbano objeto de alienação onerosa entre particulares.
  • d) A operação urbana consorciada é um conjunto de medidas coordenadas pela gestão do município, sem a participação dos proprietários/moradores e investidores, com o objetivo de alcançar transformações urbanísticas estruturais.
  • e) Deve ser executado o Estudo de Impacto de Vizinhança – EIV, que contempla os efeitos e impactos negativos dos empreendimentos na qualidade de vida da população residente.
#110184
Banca
FAPEC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFMS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

O Código de Obras regula o projeto, a execução e a utilização das edificações com observância de padrões de segurança, higiene, salubridade e conforto no município de Campo Grande. Determine a afirmativa que NÃO corresponde com essa regulação baseada na Lei nº 1.866, de 26 de dezembro de 1979, Campo Grande:

  • a) O código especifica alturas máximas e larguras mínimas dos degraus de escadas sem fazer distinção de uso privativo ou coletivo dessas.
  • b) O cálculo do número de vagas de estacionamento é realizado segundo o tipo de uso da edificação e, para habitação, será necessária, no mínimo, uma vaga.
  • c) Segundo a lei, escadas em curva devem conter o centro da curvatura à direita no sentido da subida.
  • d) O código estipula as áreas mínimas exigidas para compartimento em metros quadrados.
  • e) O pé direito mínimo, para áreas de permanência transitória, é de 2,30m.
#110185
Banca
FAPEC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFMS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Para as instalações elétricas e hidrossanitárias em uma obra de pequeno porte, assinale a afirmativa correta:

  • a) No projeto de esgotamento, a fossa séptica é aplicada para que as águas servidas convertam totalmente a matéria orgânica em gases.
  • b) Alterações de percurso e de extensão não afetam o dimensionamento dos tubos de abastecimento de água, desde que não exista alteração de diâmetro.
  • c) O aterramento de uma instalação propicia um meio favorável ao percurso de correntes elétricas e evita descargas indesejáveis na edificação, entretanto, não é uma medida de segurança.
  • d) O shaft normalmente é acessível por painéis removíveis ou aberturas que permitem a verificação horizontal do abastecimento de todos os pavimentos do edifício em um só local.
  • e) O papel do fecho hídrico do sifão sanitário é barrar a passagem de gases (odores) para o ambiente.
#110186
Banca
FAPEC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFMS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 11 - 

Uma recomendação para o dimensionamento de escadas nos edifícios é o uso da Fórmula de Blondel, que diz: a soma do dobro da altura do espelho com a profundidade do piso deve ser aproximadamente 64cm. Assim, pode-se dizer que uma dimensão ergonomicamente confortável para o espelho será de:

    • a) 17 cm
    • b) 27 cm
    • c) 60 cm
    • d) 35 cm
    • e) 07 cm
    #110187
    Banca
    FAPEC
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    UFMS
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 12 - 

    “A instalação é uma tentativa feita sob medida para simplificar e reinterpretar o conceito de ar condicionado, uma vez que as soluções padronizadas podem não ser universalmente aplicáveis, dadas as restrições de custo e entorno”. Com relação ao uso de água e dos tubos de argila para conforto ambiental, marque a alternativa correta:

    Simulado UFMS | Arquiteto e Urbanista D

    • a) A necessidade de esfriamento de uma edificação é acentuada somente quando os períodos de ganho térmico interno não coincidem com os de ganho térmico externo.
    • b) Com relação à renovação de ar nos ambientes, sabe-se que ela deve ser suprimida no período diurno para captação de ar à noite, horário de menor temperatura.
    • c) A ventilação remove por convecção o calor gerado pelo corpo. Assim, facilita a evaporação do suor gerado pelo corpo e, consequente mude, o resfriamento.
    • d) O exemplo trata da técnica de refrigeração evaporativa: os elementos proporcionam uma superfície maior para maximizar o resfriamento, e a água lançada na superfície provoca o arrefecimento do ar quente que passa pelos tubos de argila.
    • e) A instalação exemplificada pode ser associada ao uso de uma laje cerâmica que mantém a temperatura do ambiente sempre constante por consequência dos poros existentes no material.
    #110188
    Banca
    FAPEC
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    UFMS
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 13 - 

    Simulado UFMS | Arquiteto e Urbanista E



    A imagem demonstra que:

    • a) A arborização urbana embeleza e sombreia todos os gabaritos viários.
    • b) Não se deve usar pavimentação asfáltica nos centros urbanos.
    • c) A vegetação pode provocar melhoria no microclima, sombreamento e ambiência urbana.
    • d) A vegetação no passeio público não interfere nas redes de infraestrutura (aéreas e subterrâneas).
    • e) A barreira de vegetação promove o amortecimento dos ruídos, represa das águas, além de eliminar a incidência do vento em qualquer posicionamento.
    #110189
    Banca
    FAPEC
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    UFMS
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 14 - 

    Quanto ao uso da madeira na construção civil, é considerado INCORRETO:

    • a) Por causa da anisotropia, algumas propriedades da madeira variam de acordo com a direção de orientação das suas fibras. No uso estrutural é necessário considerar a direção das fibras que suportam o carregamento.
    • b) O baixo consumo de energia na produção e comercialização pode ser considerado um ponto positivo no uso da madeira na construção civil se for comparado aos outros materiais correntes, como o concreto e o aço.
    • c) Em contato constante com a água, a madeira perde durabilidade devido ao ataque de fungos. Dessa maneira, o material não é utilizado em edificações ribeirinhas.
    • d) As madeiras laminadas coladas são compostas por lâminas sobrepostas, coladas entre si. O uso da madeira laminada colada é indicado para grandes vãos e peças com formatos especiais.
    • e) A higroscopia é uma propriedade relacionada com a retenção ou perda de umidade presente nas madeiras por conta dos seus canais internos.
    #110190
    Banca
    FAPEC
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    UFMS
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 15 - 

    Considerando as propriedades do concreto, analise as afirmativas:

    I - O cimento e a água formam a pasta, responsável por preencher a maior parte dos vazios entre os agregados de uma mistura de concreto. Passado algum tempo, a pasta endurece formando um material sólido e poroso.

    II - O ensaio de resistência à compressão de amostras de concreto é fortemente influenciado pela regularização da superfície do corpo de prova.

    III - As propriedades ligantes da pasta são produzidas por reações químicas entre cimento e água. A quantidade de água necessária para a reação é pequena, porém é possível adicionar mais água para melhorar a trabalhabilidade da mistura sem, com isso, alterar a resistência mecânica do concreto.

    IV - No concreto armado, simplificadamente, diz-se que o concreto apresenta boa resistência à compressão e o aço boa resistência à tração. Ainda, pode-se considerar que o concreto funciona como um elemento protetor da armadura frente ao ataque à corrosão.

    V - A forma do agregado graúdo (grão arredondado ou grão anguloso) não influencia na trabalhabilidade do concreto. Entretanto, a textura (lisa ou áspera) exerce influência fundamental na coesão da mistura.

    São consideradas corretas as afirmativas:

    • a) Apenas I e III.
    • b) Apenas I, II e III.
    • c) Apenas I, II e IV.
    • d) I, II, III, IV e V.
    • e) Apenas III, IV e V.