Simulado UFMS | Arquiteto e Urbanista | CONCURSO
SIMULADO UFMS | ARQUITETO E URBANISTA
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso UFMS para o cargo de Arquiteto e Urbanista.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FAPEC para o concurso UFMS. Estas questões são especificamente para o cargo de Arquiteto e Urbanista, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado UFMS | Arquiteto e Urbanista contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso UFMS.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #110191
- Banca
- FAPEC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFMS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 16 -
Em “Os pilares da terra”, Ken Follet descreve que as paredes de uma catedral gótica não precisam ser apenas boas, mas perfeitas: a construção era tão grande que a menor obliquidade nas paredes enfraqueceria a estrutura.
I - Arcos góticos, mais pontiagudos, possuem como consequência uma redução dos empuxos dos arcos em aproximadamente 95%.
II - Pode-se encontrar o formato da catenária que corresponde a curvatura em que a uma carga fica distribuída igualmente ao longo da curvatura elaborada.
III - O material de construção mais utilizado nas catedrais góticas era a madeira e a terra, que permitiam a formação dos arcos góticos existentes até hoje.
IV - A ideia de verticalidade era procurada por estruturas pontiagudas tendendo sempre ao céu. Arcos ogivais e abóbadas compunham as catedrais.
Considerando os elementos estruturais e características das catedrais góticas, está correto:
- a) Apenas I e IV.
- b) Apenas II e III.
- c) Apenas II e IV.
- d) Apenas I, II e IV.
- e) Apenas II, III e IV.
- #110192
- Banca
- FAPEC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFMS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 17 -
“O governador queria obras (...) que atestassem o desenvolvimento e aí nós conseguimos especificar estruturas em concreto, lajes impermeabilizadas, numa época bastante difícil de mão de obra.” [ARAKELIAN apud ARRUDA, 2015]. O trecho caracteriza o contexto da obra do Restaurante Universitário, no campus UFMS - Campo Grande. Assim, o edifício pode ser considerado, sob o ponto de vista da linguagem arquitetônica utilizada no projeto, exemplar do conceito arquitetônico conhecido por:

- a) Brutalismo.
- b) Populismo.
- c) Estruturalismo.
- d) New-ecletismo.
- e) Pós‐modernismo.
- #110193
- Banca
- FAPEC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFMS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 18 -
Analise as alternativas e assinale a que contém a correta definição de acordo com a Lei Complementar nº 74, de 6 de setembro de 2005, que dispõe sobre Ordenamento do Uso e Ocupação do Solo no Município de Campo Grande e dá outras providências.
- a) Marquise – é o recorte exigido no canto, em lotes de esquina, formado pela perpendicular à bissetriz do ângulo das duas testadas, com extensão mínima de 2,50 m (dois metros e cinquenta centímetros).
- b) Altura - h - projeção do telhado ou laje de cobertura além da prumada das paredes, até 1,50 m (um metro e cinquenta centímetros), desde que não ultrapasse a divisa e não lance água servida ou pluvial, no alinhamento predial. Acima desta medida fica caracterizado como área construída.
- c) Área construída (AC) - espaço reservado para a implantação de infraestrutura e equipamentos públicos para saúde, educação, lazer, ações sociais, culturais e similares.
- d) Área de domínio público – soma das áreas dos pisos cobertos de todos os pavimentos de uma edificação, que apresentem pé direito superior a 2,10 m (dois vírgula dez metros), computado todo elemento coberto que avance mais que 1,50 m (um metro e cinquenta centímetros) a partir da prumada da parede.
- e) Área ocupada (AO) - área de projeção, em plano horizontal, da área construída de todas as edificações existentes em um lote e situadas acima do nível do piso do pavimento térreo.
- #110194
- Banca
- FAPEC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFMS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 19 -
Acerca desta inovação existem cerca de 21 milhões de unidades no planeta. Ninguém jamais vai “imprimir”, criar, uma nova unidade, como acontece com dinheiro de papel. É dessa forma que a criptomoeda pretende simular o ouro. E se tornar algo imune a inflação – logo, mais atraente que o dinheiro de papel.
O jogo de imitação vai mais longe. Desses 21 milhões de unidades, só 17 milhões estão circulando. Os outros 4 milhões seguem ocultos, como se fossem um metal precioso a ser minerado. Super Interessante, edição 384 – janeiro de 2018, página 33, adaptado.
O texto apresentado refere-se à um assunto bastante atual e que vem sendo discutido em todo o mundo, inclusive no Brasil. O assunto tratado neste texto está associado à(o)(s):
- a) bitcoins.
- b) dólar american
- c) créditos de carbono.
- d) grama de titânio.
- e) euro.
- #110195
- Banca
- FAPEC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFMS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 20 -
Considere a seguinte sentença: Se é verdade todos os solteiros não são felizes e que alguns adultos são felizes. Então, é necessariamente verdade que:
- a) algum adulto é solteiro.
- b) algum solteiro é adulto.
- c) nenhum solteiro é adulto.
- d) nenhum adulto é solteiro.
- e) algum adulto não é solteiro.