Simulado UFMA | VESTIBULAR
📚 Simulado UFMA | Vestibulando | cód.19360
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🧪 Este Simulado UFMA foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Vestibular
- 🏛️ Instituição: UFMA
- 👔 Cargo: Vestibulando
- 📚 Matéria: Matérias Diversas
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: UFMA
- ❓ Quantidade de Questões: 10
- ⏱️ Tempo do Simulado: 30 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
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- #227972
- Banca
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- Matérias Diversas
- Concurso
- UFMA
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- Múltipla escolha
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(1,0) 1 -
Os PCNs apontam para a necessidade de construir novas alternativas de organização curricular. No que se refere à reforma curricular do Ensino Médio, assinale a item correto.
- a) (...) A reforma curricular do Ensino Médio estabelece a divisão do conhecimento escolar em áreas, sendo as de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, criando condições para que a prática escolar se desenvolva numa perspectiva de interdisciplinaridade.
- b) (...) Na proposição curricular do Ensino Médio, quando da articulação aos fundamentos da interdiciplinaridade, deverá ser contemplada apenas a dimensão da formação geral e a preparação básica para o trabalho
- c) (...) A aprendizagem das Ciências da Natureza no Ensino Médio deve ser totalmente distinta da realizada no Ensino Fundamental, contemplando formas de apropriação e construção de sistemas de pensamento mais abstratos, bem como processo cumulativo de saber e de ruptura de consensos e pressupostos metodológicos.
- d) (.,.) Na proposta de reforma curricular do Ensino Médio, a interdisciplinaridade tem a pretensão de criar novas disciplinas.
- e) (...) Na proposta de reforma curricular do Ensino Médio, a interdisciplinaridade não está compreendida com uma abordagem relacional, mas sim com a convergência ou divergência dos conhecimentos.
- #227973
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- Múltipla escolha
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(1,0) 2 -
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africanas constituem-se de orientações, princípios e fundamentos para o planejamento, execução e avaliação da Educação, visando à formação de cidadãos conscientes e atuantes no contexto multicultural e pluriétnico da sociedade brasileira. De acordo com o enunciado, marque o item correto.
- a) (...) Valorização, de forma diferenciada, da história dos indígenas e dos povos africanos e da cultura afro-brasileira na construção histórica e cultural brasileira.
- b) (...) O ensino sistemático de história e cultura afro-brasileira e africana na Educação Básica refere-se, em especial, aos componentes curriculares de Educação Artística, Língua Portuguesa, Geografia e História do Brasil.
- c) (...) Diretrizes Curriculares Nacionais estabelecem que as pesquisas sobre os conhecimentos afro-brasileiros são de responsabilidade exclusiva dos sistemas de ensino.
- d) (...) O ensino de história e cultura afro-Brasileira e africana tem por objetivo o reconhecimento e valorização da identidade, história e cultura dos afro-brasileiros.
- e) (...) Os estabelecimentos de ensino são os únicos responsáveis pela formação étnico-racial, conforme as finalidades estabelecidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais.
- #227974
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(1,0) 3 -
Marque a opção correta. No documento da LDB 9.394/96, a Educação de Jovens e Adultos é considerada:
- a) (...)Composição de ensino
- b) (...) Nível de ensino
- c) (...) Etapa de ensino
- d) (...) Segmento de ensino
- e) (...) Modalidade de ensino
- #227975
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(1,0) 4 -
No que se refere à organização da Educação Especial estabelecida pela Lei 9.394/96, destaque a assertiva que não é coerente com a legislação.
I-Quando não puder ser promovida a integração do educando portador de necessidades especiais nas classes comuns do ensino regular, o atendimento educacional será realizado em classes, escolas ou serviços especializados.
II - Os sistemas de ensino não poderão autorizar, mesmo nos casos de educandos considerados superdotados, a aceleração de estudos para favorecer a qualquer aluno concluir em menor tempo o programa escolar.
III- O atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular.
IV - Independentemente do apoio às instituições previstas na legislação vigente, o Poder Público deverá adotar, como alternativa preferencial, a ampliação do atendimento aos educandos com necessidades especiais na rede pública regular de ensino.
- a) (...) I
- b) (...) IV
- c) (...) III
- d) (...) II
- e) (...) I, II
- #227976
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(1,0) 5 -
A Lei 10.436, de 24 de abril de 2002, dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e estabelece os fundamentos legais dessa educação. Das assertivas apresentadas, destaque aquela que conflita com a Lei.
- a) (...) Os sistemas educacionais devem garantir a inclusão, nos cursos de formação de Educação Especial, de Fonoaudiologia e de Magistério, em seus níveis médio e superior, do ensino da LIBRAS, como parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs, conforme legislação vigente.
- b) (...) A LIBRAS poderá substituir a modalidade escrita da língua portuguesa em escolas que atendam comunidades surdas do Brasil, visando garantir-lhes a comunicação e expressão.
- c) (...) O poder público em geral e as empresas concessionárias de serviços públicos devem garantir, institucionalmente, apoio ao uso e difusão da LIBRAS como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil.
- d) (...) A LIBRAS é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão, bem como outros recursos de expressão a ela associados, conforme estabelecido na Lei 10.436, de 24 de abril de 2002.
- e) (...) As instituições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos de assistência à saúde devem garantir atendimento e tratamento adequado aos portadores de deficiência auditiva, de acordo com as normas legais em vigor.
- #227977
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(1,0) 6 -
Os fundamentos teórico-metodológicos da Educação Infantil sinalizam que os espaços onde se processa essa educação são vitais para o desenvolvimento das potencialidades cognitivas, afetivas e capacidades lúdicas das crianças de zero a seis anos. De acordo com enunciado, marque a opção que se refere ao espaço adequado.
- a) (...) Deve dispor de equipamentos eletrônicos, jogos que estimulem a competitividade e recursos pedagógicos apropriados às crianças.
- b) ( ) Deve contar com um mobiliário e com materiais adequados às necessidades pessoais e pedagógicas das crianças, tais como brinquedos, livros, jogos e outros recursos, os quais devem estar em local de fácil acesso.
- c) (..) Deve contar com carteiras individualizadas, livros didáticos e materiais pedagógicos adaptado às necessidades das crianças.
- d) (...) Deve possuir, sobretudo, material pedagógico para que a criança se alfabetize formalmente desde os primeiros anos de Educação Infantil.
- e) (...) Deve contar com materiais pedagógicos apropriados para o ensino e um mobiliário atraente em ambiente fechado, para evitar que a criança saia da sala facilmente.
- #227978
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(1,0) 7 -
De acordo com o enunciado, marque o item correto. Segundo o marco legal da legislação educacional brasileira vigente, referente ao atendimento às necessidades educacionais específicas de alunos surdos, este assegurado tem o direito a:
- a) (...) Educação bilíngue
- b) (...) Inclusão gradativa
- c) (...) Abordagem oralista
- d) (...) Educação segregada
- e) (...) Classe especial
- #227979
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(1,0) 8 -
A proposta curricular para o Ensino Médio, defendida por KUENZER, (2005) entre outros, que articula o Ensino Propedêutico com o Ensino Profissionalizante e tem como fundamentos a Escola Única gramisciana, refere-se ao:
- a) (...) Currículo técnico inovador
- b) (...) Currículo tecnicista
- c) (...) Currículo tradicional
- d) (...) Currículo profissionalizante
- e) (...) Currículo integrado
- #227980
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(1,0) 9 -
No desenvolvimento do currículo no ambiente escolar, há valores que estão implícitos na forma de pensar e ler o mundo. Esses valores se expressam por meio dos conteúdos e práticas educativas (Arroyo 2011). Marque a opção que expressa o currículo que se relaciona com o enunciado.
- a) (..) Prescrito
- b) (..) Mínimo
- c) (..) Oficial
- d) (..) Oculto
- e) (...) Formal
- #227981
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(1,0) 10 -
De acordo com as assertivas, marque a sequência que expressa uma visão crítica de estágio supervisionado.
I) Momento de relacionar teoria e prática: práxis pedagógica.
II) Momento de colocar em prática as teorias aprendidas;
III) Momento que completará o aprendizado de todos os elementos da profissão docente.
IV) Momento que oportuniza ao estagiário se colocar como pessoa frente a uma determinada realidade de ensino aprendizagem, em um contexto real de trabalho docente.
V) Momento de vivenciar os saberes práticos da profissão, período que deve oportunizar aos estagiários a mobilização dos vários saberes na comunidade escolar.
- a) (...) II, III, V
- b) (...) III, IV, V
- c) (...) I, III, IV
- d) (..) I, IV, V
- e) (...) II, IV, V