Simulado UFMA | VESTIBULAR
Simulado UFMA
Se você irá prestar o concurso UFMA não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.
São milhares de simulados para concurso disponível para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
Este Simulado UFMA foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: Vestibular
- Instituição:
UFMA - Cargo: Vestibulando
- Matéria: Diversas
- Assuntos do Simulado: Diversas
- Banca Organizadora: UFMA
- Quantidade de Questões: 10
- Tempo do Simulado: 30 minutos
Vejam outros Simulado UFMA
REGRA DO SIMULADO
Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.
Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.
Aproveitem estes simulados UFMA e saiam na frente em seus estudos.
Questões UFMA
Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões do concurso UFMA, que também são grátis. Clique Aqui!
Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
- #226421
- Banca
- UFMA
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFMA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Em Os meios de comunicação não só se alimentam dessa figura, mas não cessam de institui-la como o sujeito da comunicação, os termos grifados poderiam ser substituídos, sem prejuízo do sentido, por:
I. não apenas; e assim
II. não unicamente; assim
III. não somente; como também
IV. não somente; mas também
- a) I e II estão corretas
- b) II e IV estão corretas
- c) III e IV estão corretas
- d) Somente a III está correta
- e) Somente a IV está correta
- #226422
- Banca
- UFMA
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFMA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
O enunciado que respeita o padrão culto escrito é:
- a) O “erro” linguístico, do ponto de vista sociológico e antropológico, se baseia numa avaliação negativa que nada têm de linguística: é uma avaliação baseada apenas no valor social atribuído ao falante.
- b) A leitura, quer do mundo, quer de livros, só se aprende e se vivencia, de forma plena, coletivamente, na experiência com os outros.
- c) Um texto, para ser coerente, precisa apresentar certa lógica afim de que atinja seu objetivo.
- d) É a entonação, um recurso estilístico, que permite distinguir uma declaração de uma interrogação; um enunciado que revele surpresa de outro que não passe de simples enumeração.
- e) A palavra híbrido é de origem grega, onde significa ultraje, afronta, porque para os gregos qualquer miscigenação era violação às leis naturais.
- #226423
- Banca
- UFMA
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFMA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Marque a opção em que a crase foi empregada inadequadamente:
- a) Para você chegar à feira, dobre à esquerda, depois à direita e siga em frente.
- b) Procon/MA vai as ruas para informar à pais de alunos sobre listas escolares abusivas.
- c) Minha mãe adorava sapatos com salto à Luís XV.
- d) Não precisa de todo esse capricho com o cabelo porque à noite todos os gatos são pardos.
- e) À luz das escrituras, todos somos irmãos.
- #226424
- Banca
- UFMA
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFMA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Uma das formas de provimento de cargos público é:
- a) O aproveitamento
- b) O acesso
- c) A readmissão
- d) A disponibilidade
- e) Ascenção
- #226425
- Banca
- UFMA
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFMA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Os direitos e garantias fundamentais
- a) Estão taxativamente previstos na Constituição de 1988.
- b) De caráter prestacional não são exigíveis do Estado.
- c) Não se aplicam às relações privadas.
- d) São inalienáveis e indisponíveis.
- e) Podem sofrer limitações que atinjam seu núcleo essencial.
- #226426
- Banca
- UFMA
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFMA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
No que diz respeito às concepções filosóficas e sociológicas da educação, nas décadas de 20 e 30 do século XX o pensamento liberal democrático juntamente com a Escola Nova procedem a defesa da escola pública para todas as camadas da sociedade. Julgue os itens subsecutivo como certo (C) ou errado (E) e assinale a opção que apresenta a sequência CORRETA.
( ) Para Demerval Saviani, a Escola Nova acabou aprimorando o ensino das elites e também o das classes populares.
(...) A tendência liberal renovada manifestou-se em outras versões como a renovada progressista ou pragmática tendo Jonh Dewey e Anísio Teixeira como seus representantes.
(...) A versão renovada não-diretiva inspirada em Carl Rogers, é um desdobramento da tendência liberal renovada, que enfatiza a igualdade e sentimento de cultura como desenvolvimento das aptidões individuais.
(...) As versões culturalistas, piagetianas e montessorianas, como desdobramento da tendência liberal renovada, estão relacionadas aos fundamentos da Escola Nova ou Escola Ativa.
(...) A tendência liberal renovada considera o professor e o aluno com sua curiosidade, criatividade e inventividade no centro do processo pedagógico.
- a) C, E, E, C, C
- b) E, C, E, E, C
- c) C, E, C, C, E
- d) E, C, C, C, E
- e) C, E, C, C, E.
- #226427
- Banca
- UFMA
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFMA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
A concepção de que o homem é um ser de natureza social e que, portanto, o desenvolvimento psicológico é parte do desenvolvimento histórico-cultural da espécie e que ocorre no processo da atividade humana é o pressuposto da teoria de:
- a) (...) Ausubel
- b) (..) Piaget
- c) (..) Skinner
- d) (..) Paulo Freire
- e) (..) Vygotsky
- #226428
- Banca
- UFMA
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFMA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Para Ausubel, a aprendizagem é significativa quando:
- a) (...) à medida que o novo conteúdo é incorporado às estruturas de conhecimento de um aluno e adquire significado para ele a partir da relação com seu conhecimento prévio.
- b) (...) à medida que o novo conteúdo é armazenado isoladamente ou por meio das associações arbitrárias na estrutura cognitiva.
- c) (...) à medida que o novo conteúdo é incorporado às estruturas de conhecimento de um aluno, mas, não adquire significado para ele a partir da relação com seu conhecimento prévio
- d) (...) à medida que não estabelece relações substanciais entre os conceitos que estão presentes na sua estrutura cognitiva e o novo conteúdo que é preciso aprender.
- e) (...) à medida que estabelece relações arbitrárias entre os conceitos que estão presentes na sua estrutura cognitiva e o novo conteúdo que é preciso aprender.
- #226429
- Banca
- UFMA
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFMA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
De acordo com a LDB de n.º 9.394/1996, no que se refere à organização da educação nacional, julgue os itens a seguir, assinalando a opção CORRETA.
- a) (...) A educação básica é dívida em subníveis sequenciada em Educação Infantil; Ensino Fundamental e Ensino Médio.
- b) (...) Dentre as etapas da organização da educação, podemos citar: a educação especial; a educação profissional; a educação de jovens e adultos; a educação indígena e a educação a distância.
- c) (...) Na organização escolar, conforme a LDB, a educação é vista como um processo, que se dá em várias ambiências, manifestado em níveis, etapas e modalidades, bifurcando em educação básica e educação superior.
- d) (...) Conforme o artigo 8 da LDB, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão um regime de colaboração dos sistemas de ensino com liberdade restrita.
- e) (...) Segundo o artigo 9 da LDB, cabe à União elaborar o Plano Nacional de Educação para os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.
- #226430
- Banca
- UFMA
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFMA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Assinale a opção que não corresponde à assertiva sobre Planejamento Participativo
- a) (...) O Planejamento participativo e o Plano Escolar, no contexto das teorias progressistas da educação, são entendidos como sinônimos e não passam de mera formalidade legal do sistema educacional.
- b) (...) Todo processo de planejamento participativo tem por propósito transformar uma dada realidade, e se objetiva com a implementação do Plano Escolar, com vista às mudanças políticas, pedagógicas e administrativas na realidade da escola.
- c) (...) Um dos principais passos à elaboração de um planejamento participativo é considerar a realidade escolar.
- d) (...) O planejamento participativo como processo de organização do trabalho coletivo da unidade escolar, pode ser caraterizado em três fases: a) da preparação do Plano Escolar; b) do acompanhamento da execução das operações pensadas no Plano Escolar e c) da revisão e avaliação das operações que favoreceram o alcance dos objetivos.
- e) (...) Um método de elaboração de Plano Escolar Participativo, baseado no Método Altadir de Planificação Popular (MAPP), tem na participação e na resolução de problemas suas principais características.