Processando...

Simulado UFF de Matematica | VESTIBULAR

Simulado UFF de Matematica

SIMULADO UFF DE MATEMATICA

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Vestibular do País, através de simulados para Vestibular, provas e questões de Vestibular.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Vestibular UFF.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da UFF que foi organizado pela UFF . Estas questões são de Matematica, contendo os assuntos de Álgebra , Potência, Matrizes , Álgebra Linear, Aritmética e Problemas , Estatística , Médias, Estatística, Função Exponencial, Geometria Espacial , Esfera, Frações e Números Decimais, Razão e Proporção; e Números Proporcionais, Porcentagem, Números Complexos, Sistema de Unidade de Medidas, Raciocínio Lógico , Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, Geometria Espacial , Cilindro, ( assuntos), Trigonometria, Sistemas Lineares , Álgebra Linear, Função Exponencial que foram extraídas dos Vestibular anteriores UFF, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado UFF de Matematica contém um total de 17 questões de Vestibular com um tempo estimado de 51 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matematica, Álgebra , Potência, Matrizes , Álgebra Linear, Aritmética e Problemas , Estatística , Médias, Estatística, Função Exponencial, Geometria Espacial , Esfera, Frações e Números Decimais, Razão e Proporção; e Números Proporcionais, Porcentagem, Números Complexos, Sistema de Unidade de Medidas, Raciocínio Lógico , Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, Geometria Espacial , Cilindro, ( assuntos), Trigonometria, Sistemas Lineares , Álgebra Linear, Função Exponencial para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Vestibular UFF.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Vestibular UFF. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Vestibular. Se você esta estudando para ser aprovado para Vestibular não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO UFF
Para realizar o simulado UFF você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado UFF você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para UFF é aqui!


#120593
Banca
UFF
Matéria
Matemática
Concurso
UFF
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Muitos consideram a Internet como um novo continente que transpassa fronteiras geográficas e conecta computadores dos diversos países do globo. Atualmente, para que as informações migrem de um computador para outro, um sistema de endereçamento denominado IPv4 (Internet Protocol Version 4) é usado. Nesse sistema, cada endereço é constituído por quatro campos, separados por pontos. Cada campo, por sua vez, é um número inteiro no intervalo [0, 28 - 1]. Por exemplo, o endereço IPv4 do servidor WEB da UFF é 200.20.0.21. Um novo sistema está sendo proposto: o IPv6. Nessa nova versão, cada endereço é constituído por oito campos e cada campo é um número inteiro no intervalo [0, 216 - 1].



Com base nessas informações, é correto afirmar que

  • a) o número de endereços diferentes no sistema IPv6 é o quádruplo do número de endereços diferentes do sistema IPv4.
  • b) existem exatamente 4. (28 - 1) endereços diferentes no sistema IPv4.
  • c) existem exatamente 232 endereços diferentes no sistema IPv4.
  • d) o número de endereços diferentes no sistema IPv6 é o dobro do número de endereços diferentes do sistema IPv4.
  • e) existem exatamente (28 - 1) 4 endereços diferentes no sistema IPv4.
#120594
Banca
UFF
Matéria
Matemática
Concurso
UFF
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

A transmissão de mensagens codificadas em tempos de conflitos militares é crucial. Um dos métodos de criptografia mais antigos consiste em permutar os símbolos das mensagens. Se os símbolos são números, uma permutação pode ser efetuada usando-se multiplicações por matrizes de permutação, que são matrizes quadradas que satisfazem as seguintes condições:

· cada coluna possui um único elemento igual a 1 (um) e todos os demais elementos são iguais a zero;

· cada linha possui um único elemento igual a 1 (um) e todos os demais elementos são iguais a zero.

Por exemplo, a matriz M =

permuta os elementos da matriz coluna Q =

, transformando-a na matriz P =

pois P = M . Q .

Pode-se afirmar que a matriz que permuta

, transformando-a em

, é

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)
  • e)
#120595
Banca
UFF
Matéria
Matemática
Concurso
UFF
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

O índice de Theil, um indicador usado para medir desigualdades econômicas de uma população, é definido por



sendo



respectivamente, as médias aritmética e geométrica das rendas X1, X2, ..., XN (consideradas todas positivas e medidas com uma mesma unidade monetária) de cada um dos N indivíduos da população.

Com base nessas informações, assinale a afirmativa incorreta.

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)
  • e)
#120596
Banca
UFF
Matéria
Matemática
Concurso
UFF
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Diz-se que uma família vive na pobreza extrema se sua renda mensal por pessoa é de, no máximo, 25% do salário mínimo nacional. Segundo levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mais de treze milhões de brasileiros saíram da pobreza extrema entre 1995 e 2008. No entanto, a diminuição generalizada nas taxas de pobreza extrema nesse período não ocorreu de forma uniforme entre as grandes regiões geográficas do país, conforme ilustra o gráfico abaixo.



Tendo em vista o gráfico, verifica-se que a taxa nacional de pobreza extrema caiu 49,8%, passando de 20,9% para 10,5%. Pode-se concluir, então, que a região em que a taxa de pobreza extrema (em %) caiu mais de 50% foi

  • a) a região Norte.
  • b) a região Sudeste.
  • c) a região Nordeste.
  • d) a região Centro-Oeste.
  • e) a região Sul.
#120597
Banca
UFF
Matéria
Matemática
Concurso
UFF
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Os gráficos I, II e III, abaixo, esboçados em uma mesma escala, ilustram modelos teóricos que descrevem a população de três espécies de pássaros ao longo do tempo.



Sabe-se que a população da espécie A aumenta 20% ao ano, que a população da espécie B aumenta 100 pássaros ao ano e que a população da espécie C permanece estável ao longo dos anos.
Assim, a evolução das populações das espécies A, B e C, ao longo do tempo, correspondem, respectivamente, aos gráficos

  • a) I, III e II.
  • b) II, I e III.
  • c) II, III e I.
  • d) III, I e II.
  • e) III, II e I.
#120598
Banca
UFF
Matéria
Matemática
Concurso
UFF
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Para ser aprovada pela FIFA, uma bola de futebol deve passar por vários testes. Um deles visa garantir a esfericidade da bola: o seu “diâmetro” é medido em dezesseis pontos diferentes e, então, a média aritmética desses valores é calculada. Para passar nesse teste, a variação de cada uma das dezesseis medidas do “diâmetro” da bola com relação à média deve ser no máximo 1,5%. Nesse teste, as variações medidas na Jabulani, bola oficial da Copa do Mundo de 2010, não ultrapassaram 1%.

Se o diâmetro de uma bola tem aumento de 1%, então o seu volume aumenta x %.

Dessa forma, é correto afirmar que

    • a) x ∈ [5,6).
    • b) x ∈ [2,3)
    • c) x = 1.
    • d) x ∈ [3,4).
    • e) x ∈ [4,5).
    #120599
    Banca
    UFF
    Matéria
    Matemática
    Concurso
    UFF
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 7 - 

    Ao se fazer um exame histórico da presença africana no desenvolvimento do pensamento matemático, os indícios e os vestígios nos remetem à matemática egípcia, sendo o papiro de Rhind um dos documentos que resgatam essa história.

    Nesse papiro encontramos o seguinte problema:
    “Divida 100 pães entre 5 homens de modo que as partes recebidas estejam em progressão aritmética e que um sétimo da soma das três partes maiores seja igual à soma das duas menores.”



    Coube ao homem que recebeu a parte maior da divisão acima a quantidade de

      • a) 115 pães3
      • b) 55 pães6
      • c) 20 pães.
      • d) 65 pães6
      • e) 35 pães.
      #120600
      Banca
      UFF
      Matéria
      Matemática
      Concurso
      UFF
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0) 8 - 

      Como mostram vários censos, nossa civilização habita o globo terrestre de maneira muito desigual. A densidade demográfica de uma região é a razão entre o número de seus habitantes e a sua área. Através desse índice, é possível estudar a ocupação de um território por uma determinada população.

      Com relação à densidade demográfica, assinale a afirmativa incorreta.

      • a) Se o número de habitantes de uma região dobra e sua área permanece a mesma, então a densidade demográfica dessa região também dobra.
      • b) Se duas regiões possuem o mesmo número de habitantes, então a região com maior área possui uma densidade demográfica maior.
      • c) Se duas regiões possuem a mesma área, então a região com maior número de habitantes possui uma densidade demográfica maior.
      • d) Se duas regiões possuem a mesma área e o mesmo número de habitantes, então elas possuem a mesma densidade demográfica.
      • e) Se uma região tem 150 000 000 de habitantes e área igual a 7 500 000 km2 , então sua densidade demográfica é igual a 20 habitantes/km2 .
      #120601
      Banca
      UFF
      Matéria
      Matemática
      Concurso
      UFF
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0) 9 - 



      Supondo-se que existe um grupo de 1 000 000 pessoas que acabaram de completar 2 anos, segundo esta tabela, o número de pessoas deste grupo que farão aniversário de 3 anos é igual a:

      • a) 997 000
      • b) 999 500
      • c) 999 700
      • d) 999 950
      • e) 999 970
      #120602
      Banca
      UFF
      Matéria
      Matemática
      Concurso
      UFF
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0) 10 - 



      Dentre as alternativas a seguir, assinale aquela que indica uma afirmação incorreta.

      • a) o conjugado de (1 + i) é (1- i)
      • b) |1 + i| =√2
      • c) (1 + i) é raiz da equação z 2 -2z + 2 = 0
      • d) (1 + i) -1 = (1- i)
      • e) (1 + i) 2 = 2i
      #120603
      Banca
      UFF
      Matéria
      Matemática
      Concurso
      UFF
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0) 11 - 



      Admitindo-se que um DVD comum é capaz de armazenar 4 gigabytes (na verdade, ele armazena um pouco mais), então o número de DVDs necessários para se armazenar 3 petabytes é:

      • a) menor que 217 e maior que 216
      • b) maior que 2 20
      • c) menor que 219 e maior que 218
      • d) menor que 218 e maior que 217
      • e) menor que 220 e maior que 2 19
      #120604
      Banca
      UFF
      Matéria
      Matemática
      Concurso
      UFF
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0) 12 - 



      Sabendo que o ano de 1600 é bissexto, pode-se afirmar que entre 1601 e 2007 ocorreram:

      • a) 97 anos bissextos
      • b) 98 anos bissextos
      • c) 99 anos bissextos
      • d) 100 anos bissextos
      • e) 101 anos bissextos
      #120605
      Banca
      UFF
      Matéria
      Matemática
      Concurso
      UFF
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0) 13 - 

      Sabendo-se que K e C possuem bases circulares congruentes e que o volume de C é dez vezes o volume de K, pode-se afirmar que a razão entre a altura do cilindro e a altura do cone é igual a:

        • a) 10⁄7
        • b) 10
        • c) 3
        • d) 10⁄3
        • e) 1⁄3
        #120606
        Banca
        UFF
        Matéria
        Matemática
        Concurso
        UFF
        Tipo
        Múltipla escolha
        Comentários
        Seja o primeiro a comentar
        fácil

        (1,0) 14 - 



        Sabendo-se que o gráfico da figura está contido em uma reta que passa pelos pontos A = ( 5⁄2 , 0)e B = ( - 15, -17), assinale a alternativa que contém a equação que descreve a relação entre x e y.

        • a) y = 34 ⁄35 x - 17⁄ 7
        • b) y = x - 5⁄ 2
        • c) y = 34 ⁄30 x - 17 5
        • d) y = 5⁄ 2 x - 17⁄ 5
        • e) y = 34⁄ 35 x + 5⁄ 2
        #120607
        Banca
        UFF
        Matéria
        Matemática
        Concurso
        UFF
        Tipo
        Múltipla escolha
        Comentários
        Seja o primeiro a comentar
        fácil

        (1,0) 15 - 



        É correto afirmar que:

        • a) f(B) = 9,87 sen(2 B) – 7,53 cos(B) – 0,75 sen(2 B)
        • b) f(B) = 19,74 sen(B) – 7,53 cos(B) – 1,5 sen(B)
        • c) f(B) = [19,74 sen(B) – 7,53] cos(B) – 1,5 sen(B)
        • d) f(B) = 9,87 [2 (cos(B))2 – 1] – 1,5 sen(B) – 7,53 cos(B)
        • e) f(B) = 8,37 sen(2 B) – 7,53 cos(B)