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Simulado UFBA | Pedagogo | CONCURSO

Simulado UFBA | Pedagogo

SIMULADO UFBA | PEDAGOGO

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso UFBA para o cargo de Pedagogo.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca IADES para o concurso UFBA. Estas questões são especificamente para o cargo de Pedagogo, contendo Pedagogia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado UFBA | Pedagogo contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso UFBA.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#116757
Banca
IADES
Matéria
Pedagogia
Concurso
UFBA
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 1 - 

O planejamento estratégico em recursos humanos está relacionado à visão que o gestor tem de como alcançará seus objetivos essenciais, com base na missão, na visão e nos valores da organização. Nesse sentido, várias atividades devem ser gerenciadas e coordenadas, tais como os programas de treinamento, a gestão de desempenho e (ou) de competência, e os planos de cargos e salários. Observa-se, ainda, que a forma de remunerar, bonificar ou beneficiar as pessoas também pode compor esse planejamento estratégico.

Considerando esse contexto, é correto afirmar que remuneração broadbanding é estratégia que

    • a) que recompensa as pessoas pela forma como elas desempenham suas funções, inclusive como elas utilizam seus conhecimentos, habilidades e atitudes.
    • b) que determina faixa salarial curta com base no desempenho das pessoas e das suas funções.
    • c) em que arecompensa é temporária e não existe uma faixa salarial pré-definida, porque depende do desempenho individual das pessoas.
    • d) em que a recompensa é determinada em faixas, porém depende especificamente da quantidade de produção da pessoa e pode não ser contínua.
    • e) em que a faixa salarial não está delimitada por uma função ou desempenho específico, mas sim pelo cargo, levando esse limite para faixas mais largas.
    #116758
    Banca
    IADES
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    Pedagogia
    Concurso
    UFBA
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    Múltipla escolha
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    (1,0) 2 - 

    A pesquisa operacional leva a organização a ter a noção real de quanto o desempenho de seus colaboradores pode interferir no alcance das competências organizacionais. Entre as informações que se podem alcançar com esse tipo de pesquisa, há a definição de objetivos de forma inadequada ou sem critério, a baixo envolvimento das pessoas e de seus pares, o despreparo das lideranças e o baixo nível de adesão ao processo de pesquisa.
    Com base nessas informações, assinale a alternativa que indica os responsáveis pela pesquisa operacional e pelas avaliações de desempenho de uma organização.

    • a) Os gerentes.
    • b) Os coordenadores e supervisores.
    • c) Os fornecedores e clientes.
    • d) Todas as pessoas da organização.
    • e) Os diretores administrativos.
    #116759
    Banca
    IADES
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    Concurso
    UFBA
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    Múltipla escolha
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    (1,0) 3 - 

    Nos processos de recrutamento e seleção, de resolução de conflitos e até na definição dos processos de trabalho, várias técnicas são utilizadas, tais como: testes, entrevistas, dinâmicas de grupo entre outros. Assinale a alternativa que apresenta o objetivo da dinâmica de grupo.

    • a) Permite a análise de uma pessoa mediante o processo de perguntas e respostas.
    • b) Permite verificar a reação das pessoas mediante uma situação ou na relação com outras pessoas do grupo.
    • c) Permite a escolha das pessoas para determinada função a partir da medida psicológica.
    • d) Permite verificar que conhecimento técnico uma pessoa pode trazer para uma organização.
    • e) Não acrescenta qualquer informação importante para se conhecer o comportamento de uma pessoa.
    #116760
    Banca
    IADES
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    Concurso
    UFBA
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    Múltipla escolha
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    (1,0) 4 - 

    De acordo com Gil (2010), comunicar-se constitui habilidade requerida de todos os profissionais que exercem funções gerenciais, principalmente dos profissionais de recursos humanos, pois, na maioria das atividades que exercem, necessitam exprimir-se oralmente ou comunicar-se com uma ou mais pessoas. Embora a comunicação constitua uma das capacidades humanas mais fundamentais e seu desenvolvimento nos indivíduos se dê de forma que pode ser considerada natural, a verdade é que a grande maioria das pessoas não sabe comunicar-se.

    Considerando a perspectiva apresentada, assinale a alternativa que apresenta todos os elementos da comunicação.

    • a) Emissor, canal e decodificador.
    • b) Codificador, canal, decodificador, leitor e processador.
    • c) Emissor, codificador, mensagem, canal, decodificador e receptor.
    • d) Mensagem, canal, processador, leitor, escritor, decodificador e receptor.
    • e) Emissor, mensagem e receptor.
    #116761
    Banca
    IADES
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    Concurso
    UFBA
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    (1,0) 5 - 

    Existem várias formas de se tornar a comunicação mais efetiva, principalmente dentro das organizações. Uma delas é a sintonia com emissor e com o receptor. Assinale a alternativa que apresenta o significado dessa sintonia

    • a) Saber com quem se fala para definir para quem a mensagem deverá ser emitida
    • b) Saber o que se fala para identificar a mensagem.
    • c) Saber quando se fala para encontrar o emissor preparado.
    • d) Saber porque se fala para que o emissor consiga decodificar a mensagem.
    • e) Saber onde se fala para que o receptor possa anunciar melhor a mensagem.
    #116762
    Banca
    IADES
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    Concurso
    UFBA
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    Múltipla escolha
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    (1,0) 6 - 

    Quando a organização adota a estratégia de educação corporativa, ela deve iniciar identificando as possíveis técnicas de desenvolvimento das pessoas. Nesse sentido, existem algumas atividades que devem ser consideradas na capacitação dentro das organizações, tais como educação, educação profissional, formação, treinamento, desenvolvimento e outros. A esse respeito, formação é o processo

    • a) de desenvolvimento das capacidades física, intelectual e moral dos seres humanos.
    • b) Processo de desenvolvimento de capacidades voltadas para o mundo do trabalho, muito importante nas organizações.
    • c) de vivência de atividades de aprendizagem voltadas para o cargo que ocupa o colaborador e suas condições de desenvolvimento de carreira.
    • d) que tem como foco levar o indivíduo à qualificação necessária para o exercício de determinada atividade profissional.
    • e) de vivência de atividades de aprendizagem para o desenvolvimento do indivíduo, não só para o exercício de uma determinada atividade ou relacionado ao cargo e ao crescimento profissional, mas para o seu crescimento individual e profissional.
    #116763
    Banca
    IADES
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    Pedagogia
    Concurso
    UFBA
    Tipo
    Múltipla escolha
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    (1,0) 7 - 

    A educação corporativa configura todas as ações realizadas para identificar, modelar, difundir e aperfeiçoar as competências essenciais, técnicas e funcionais de uma organização com foco na gestão da capacitação para o alcance estratégico dos objetivos organizacionais. Assinale a alternativa que indica o objetivo dessa estratégia

    • a) Mudança do clima organizacional.
    • b) Identificação das necessidades dos clientes da organização.
    • c) Desenvolvimento da cadeia de valor e (ou) do desenvolvimento de pessoas.
    • d) Difusão das ideias dos fornecedores e dos clientes internos.
    • e) Motivação e criatividade do trabalho em equipe.
    #116764
    Banca
    IADES
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    Pedagogia
    Concurso
    UFBA
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    Múltipla escolha
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    (1,0) 8 - 

    Assinale a alternativa que apresenta a primeira e mais importante etapa de qualquer plano de desenvolvimento de pessoal nas organizações.

    • a) Levantamento das necessidades de treinamento e desenvolvimento.
    • b) Avaliação dos resultados futuros.
    • c) Identificação do plano de cargos e salários.
    • d) A efetividade do processo de recrutamento e seleção.
    • e) Verificação dos resultado da avaliação de desempenho.
    #116765
    Banca
    IADES
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    (1,0) 9 - 

    Sabe-se que existem competências que são essencialmente da organização e que existem competências naturais dos seres humanos. Sabe-se, também, que as organizações, quando adotam gestão estratégica, identificam quais as competências das pessoas são necessárias para que essas alcancem suas competências essenciais.
    Assinale a alternativa que apresenta as competências essencias de uma organização.

    • a) São as competências necessárias para o exercício de cada cargo, função ou profissão.
    • b) São as competências que diferenciam a organização perante concorrentes e clientes e constituem a razão de sua sobrevivência.
    • c) São as competências que os funcionários detêm
    • d) São competências para mobilizar redes de atores em torno das mesmas situações e compartilhar os desafios, assumindo zonas de responsabilidade.
    • e) A competência é a tomada de iniciativa e de responsabilidade.
    #116766
    Banca
    IADES
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    (1,0) 10 - 

    Atualmente, observa-se que, dentro do modelo de gestão de pessoas, muitas perspectivas, informações, métodos e considerações são realizadas para que se convencione um modelo ou processo de tomada de decisões. Existem várias estratégias para esse processo, tais como: aprendizagem organizacional, benchmarking, open-book management e, entre outros, o empowerment. Com relação ao empowerment, assinale a alternativa correta.

    • a) Gestão com livro aberto: a tal transparência total do cotidiano da organização.
    • b) Valorização do poder decisório nas mãos das pessoas da organização, que consiste em conceder oportunidades de participar ativamente do processo de tomada de decisão.
    • c) Aprendizagem a partir da análise, da participação, do rompimento com barreiras tradicionais de gestão e para o raciocínio sistêmico.
    • d) Visão de foco no aperfeiçoamento do formato empresarial, otimizando fatores chaves como o próprio negócio da organização.
    • e) Gestão para a terceirização que leva ao enxugamento da empresa, muitas vezes organizada em unidades, rotinas e pessoas que passam muito tempo ociosas.
    #116767
    Banca
    IADES
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    (1,0) 11 - 

    Uma das teorias a respeito de implantação da qualidade é “A trilogia de Juran” (CARDOSO, 2001), que se refere basicamente a três grandes grupos de atividades: melhoria da qualidade, planejamento da qualidade e controle da qualidade. Sabendo-se que o primeiro dos três grandes grupos é a melhoria da qualidade, é correto afirmar que a primeira atividade proposta para que se inicie o processo de implantação da qualidade é

    • a) reconhecer as necessidades de melhoria.
    • b) avaliar o nível de desempenho pós-implantação
    • c) identificar os consumidores dos produtos/serviços de qualidade.
    • d) avaliar a progressão dos projetos de qualidade.
    • e) determinar as partes do processo de qualidade.
    #116768
    Banca
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    (1,0) 12 - 

    A motivação é intrínseca, ou seja, as pessoas só podem se motivar e não motivar os outros. Nessa perspectiva, o gestor de pessoas tem que desenvolver e coordenar esforços para que seus colaboradores percebam as oportunidades de motivação e ajam a partir delas. Assim, várias teorias surgiram no sentido de identificar como se podem criar essas oportunidades. Uma delas diz que os colaboradores de uma organização buscam primeiro satisfazer suas necessidades mais básicas (de segurança e de higiene, por exemplo) para, em seguida, sentir-se novamente insatisfeito e então se preocupar com outras necessidades. Assinale a alternativa que indica essa teoria ou como é conhecida.

    • a) Teoria das motivações, de McGregor.
    • b) Teoria da expectativa, de Victor Vroom.
    • c) Teoria da higiene-satisfação, de Herzberg.
    • d) Teoria das necessidades adquiridas, de David McClelland.
    • e) Teoria da hierarquia das necessidades, de Maslow.
    #116769
    Banca
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    (1,0) 13 - 

    Segundo Araújo (2006), qualquer gestor pode ser um gestor de pessoas, mas somente um tem os meios necessários para se tornar um bom gestor de pessoas. É o titular (ou a titular) da área de pessoas. Mas, para se tornar um excelente gestor, terá de agir estrategicamente. Sempre!
    O autor contempla, nesse trecho, a funcionalidade da nova perspectiva, surgida em meados do século 20, relacionada ao cargo de gestor de recursos humanos e que agora passa a ser conhecido como gestor de pessoas. Nesse contexto, é de fundamental importância que se considere quais são as estratégias de ação desse gestor, levando em conta os subsistemas e a importância da manutenção do clima organizacional, o qual depende de alguns fatores para a unidade do corpo funcional. Assinale a alternativa que indica esses fatores.

    • a) Equidade, realização e companheirismo.
    • b) Liderança, promoção e desenvolvimento.
    • c) Destaque, realização e competição.
    • d) Objetividade, procrastinação e altruísmo.
    • e) Diferenciação, competição e companheirismo.
    #116770
    Banca
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    Concurso
    UFBA
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    Múltipla escolha
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    (1,0) 14 - 

    Sabe-se que, com o passar dos anos, a gestão da qualidade nas organizações deixou de ser mera observação e fiscalização de processos e mudou seu foco para o treinamento e desenvolvimento das pessoas, já que a produção de serviços e produtos com qualidade dependem principalmente delas. Assim, várias normas, regras, métodos foram criados; e as pessoas, treinadas para o alcance da tão sonhada qualidade. As normas ISO tiveram papel fundamental para a disseminação dessas regras, técnicas e métodos. Com base nisso, quanto à definição de ISO, é correto afirmar que o termo significa

    • a) International Organization for Standartization (ISO), organização governamental que tem como objetivo promover uma abordagem na gestão de serviços e produtos como chocolates e relógios suíços.
    • b) International Ordinary for Standartization (ISO), organização pública que tem como objetivo oferecer gestão de serviços e produtos em nível internacional.
    • c) Inovation Organization for Standartization (ISO), organização que tem como objetivo promover inovações na gestão de serviços e produtos.
    • d) O termo significa International Organization for Satisfection (ISO), organização que tem como objetivo promover a satisfação na gestão de serviços e produtos.
    • e) International Organization for Standartization (ISO), organização não governamental que tem como objetivo promover uma abordagem na gestão de serviços e produtos em nível internacional, por meio de normas.
    #116771
    Banca
    IADES
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    Pedagogia
    Concurso
    UFBA
    Tipo
    Múltipla escolha
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    (1,0) 15 - 

    Segundo Schumpeter (1949), o empreendedor é o indivíduo que desconstrói a ordem econômica já estabelecida pelo desenvolvimento e comercialização de novos produtos e serviços por dar origem a novos métodos e técnicas de organização e exploração de novos recursos e materiais. Esse é um dos mais antigos conceitos, porém, para muitos estudiosos, é o que melhor descreve o espírito empreendedor. Com relação a esse conceito dentro das organizações de trabalho, é correto afirmar que o gestor empreendedor é, aquele que

      • a) segue o que comanda a sua clientela interna e externa e as pesquisas orientadas pela concorrência.
      • b) Aquele que promove o desequilíbrio, em condições e métodos do ambiente hostil, seja ele interno ou externo.
      • c) encontra as, oportunidades, agindo positivamente e de forma holística, mesmo quando elas não estão visíveis, ao mesmo tempo em que mantem sua liderança efetiva e produtiva.
      • d) consegue identificar uma oportunidade mesmo quando ela é muito remota, e mesmo sem planejamento e análise, persegue-a até alcançá-la.
      • e) analisa uma oportunidade de forma eficaz, porém não tem capacidade de implementá-la ou de desenvolver técnicas para que ela seja efetivamente aproveitada.