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Simulado Tecnologia de Alimentos | CONCURSO

Simulado Tecnologia de Alimentos

Simulado Tecnologia de Alimentos

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Este Simulado Tecnologia de Alimentos foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Tecnologia de Alimentos
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

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REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

Aproveitem estes simulados Tecnologia de Alimentos e saiam na frente em seus estudos.

 

Questões Tecnologia de Alimentos

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Boa sorte e Bons Estudos,

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#224882
Banca
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Matéria
Tecnologia de Alimentos
Concurso
. Concursos Diversos
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fácil

(1,0) 1 - 

Sobre os métodos de análise sensorial descritivos, marque a afirmativa INCORRETA.

  • a) Proporcionam informações pouco detalhadas dos produtos.
  • b) Vêm sendo bastante utilizados no controle de qualidade de alimentos.
  • c) Indicam quais são os atributos que precisam ser melhorados para a obtenção de um produto que satisfaça as necessidades dos consumidores.
  • d) Requer pequenas equipes de julgadores treinados para a realização do teste.
  • e) Têm por objetivo principal descrever e quantificar as características de cada amostra, tais como a aparência, aroma, sabor e textura.
#224883
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Tecnologia de Alimentos
Concurso
. Concursos Diversos
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(1,0) 2 - 

Aditivos alimentares são definidos pela Legislação brasileira como “qualquer ingrediente adicionado intencionalmente aos alimentos, sem propósito de nutrir, com o objetivo de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais, durante a fabricação, processamento, preparação, tratamento, embalagem, acondicionamento, armazenagem, transporte ou manipulação de um alimento” (BRASIL, 1997). Segundo o mesmo documento, os aditivos alimentares são classificados em três grupos diferentes de acordo com as suas funções nos alimentos:

I - Tecnologia de produção dos alimentos.
II - Conservação dos alimentos.
III - Características sensoriais dos alimentos.

Indique a alternativa que não contempla um aditivo utilizado com a finalidade de conservar os alimentos:

  • a) Antioxidante.
  • b) Realçador de sabor.
  • c) Acidulante.
  • d) Regulador de acidez.
  • e) Conservador.
#224884
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Matéria
Tecnologia de Alimentos
Concurso
. Concursos Diversos
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(1,0) 3 - 

O processamento de alimentos é utilizado desde a antiguidade como método para conservação de alimentos, tendo como finalidade a preservação dos alimentos por maior período de tempo. Em relação aos métodos de conservação de alimentos, não é considerado um método de conservação pelo emprego de calor:

  • a) Branqueamento.
  • b) Pasteurização.
  • c) Ultrassom.
  • d) Esterilização.
  • e) Desidratação.
#224885
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Tecnologia de Alimentos
Concurso
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(1,0) 4 - 

A indicação de cada um dos diferentes processos de conservação a frio é feita de acordo com o tipo, constituição e composição química do alimento e tempo requerido para sua conservação, sem que haja sensíveis perdas de seu valor nutritivo, de seus caracteres organolépticos e diminuição de peso por secagem. Marque V (verdadeiro) ou F (falso) para as afirmativas abaixo e assinale a opção com a sequência CORRETA.
( ) A refrigeração é um processo delicado, o qual produz poucos efeitos adversos às características organolépticas e ao valor nutritivo.
( ) O congelamento rápido proporciona a formação de cristais muito pequenos, enquanto no congelamento lento ocorre o contrário.
( ) O descongelamento dispensa rigor nos aspectos de higiene e segurança, pois os microrganismos já foram eliminados no congelamento.
( ) A temperatura mínima recomendada para o congelamento é de -18° C.

  • a) V-V-V-V
  • b) V-V-F-V
  • c) F-F-F-F
  • d) F-V-V-F
  • e) V-F-F-V
#224886
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(1,0) 5 - 

Tratamento usualmente aplicado a vegetais, antes do congelamento, desidratação ou enlatamento. Os objetivos desse tratamento dependem do processo que se seguirá. Antes do congelamento ou da desidratação, é utilizado principalmente para a inativação de enzimas, visto que as temperaturas utilizadas nesses processos são insuficientes para cumprir esse objetivo. Alimentos congelados ou desidratados, não submetidos a este tratamento, sofrem rapidamente alterações em atributos como cor, aroma, sabor, textura e valor nutritivo. Essa descrição refere-se ao seguinte tratamento:

  • a) Esterilização.
  • b) Pasteurização.
  • c) Branqueamento.
  • d) Assepsia.
  • e) Apertização.
#224887
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(1,0) 6 - 

A hidrólise do amido que ocorre devido ao aquecimento prolongado (calor seco) ocasionando o rompimento gradativo das membranas que envolvem os grãos de amido, liberando dextrina, resultando em produtos viscosos, mas resistentes à formação de gel, e de fácil digestão, é chamado de:

  • a) Saponificação.
  • b) Parboilização.
  • c) Gelatinização.
  • d) Retrogradação.
  • e) Dextrinização.
#224888
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(1,0) 7 - 

O rompimento da ligação glicosídica entre glicose e frutose na presença de água, que ocorre pela ação de ácidos, calor ou enzimas, causando isomeria das moléculas, é denominado:

  • a) Açúcar Invertido.
  • b) Reação de Isomeria.
  • c) Açúcar Cristalizado.
  • d) Reação de Maillard.
  • e) Açúcar Fermentado.
#224889
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(1,0) 8 - 

Considere os elementos a seguir.

I - A transição demográfica, em especial a questão da diminuição da fecundidade e da mortalidade no período 2010-2019.

II - A transição nutricional, em especial a substituição de um padrão alimentar com base no consumo de cereais e tubérculos por uma alimentação mais rica em gorduras e açúcares.

III- A transição tecnológica, quando as novas tecnologias desenvolvidas geram uma redução no custo dos tratamentos em uso no sistema de saúde.

Quais procuram explicar a crise contempôranea dos modelos de atenção à saúde aplicáveis ao Brasil?

  • a) Apenas I.
  • b) Apenas II.
  • c) Apenas III.
  • d) Apenas I e II.
  • e) I, II e III.
#224890
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(1,0) 9 - 

Visando à celeridade processual, no caso de contratação de entidades privadas sem fins lucrativos para a implementação de cisternas ou outras tecnologias sociais de acesso à água para consumo humano e produção de alimentos, a fim de beneficiar famílias rurais de baixa renda atingidas pela seca ou falta regular de água, o gestor público deve adotar

  • a) a concorrência.
  • b) a inexigibilidade de licitação.
  • c) a tomada de preços.
  • d) o convite.
  • e) a dispensa de licitação.
#224891
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(1,0) 10 - 

A sociedade contemporânea está fortemente organizada com base no desenvolvimento científico e tecnológico, ou seja, ciência e tecnologia vêm se desenvolvendo de forma integrada com os modos de vida em que as diversas sociedades humanas organizaram ao longo da história. Entretanto, o mesmo desenvolvimento científico e tecnológico que resulta em novos ou melhores produtos e serviços também pode promover desequilíbrios na natureza e na sociedade (BNCC, 2017). Neste sentido, para debater e posicionar-se sobre alimentos, medicamentos, combustíveis, transportes, comunicações, contracepção, saneamento e manutenção da vida na Terra, entre muitos outros temas, os educandos necessitam

  • a) que a área de Ciências da Natureza não tenha o compromisso com o desenvolvimento do letramento científico, mas que, necessariamente, assegure a capacidade de compreender e interpretar o mundo natural, social e tecnológico.
  • b) que a área de Ciências da Natureza tenha o compromisso com o desenvolvimento do letramento científico, mas que, necessariamente, não assegure a capacidade de compreender e interpretar o mundo natural, social e tecnológico.
  • c) de conhecimentos éticos, políticos, culturais e científicos.
  • d) da capacidade de compreender e interpretar o mundo, mas também de transformá-lo com base nas experiências cotidianas e não necessariamente em aportes teóricos e processuais das ciências.
  • e) ter acesso à diversidade de conhecimentos científicos produzidos ao longo da história, bem como a aproximação gradativa aos principais processos e práticas, mas que não envolvam procedimentos da investigação científica.