Simulado TCE-RO de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO
📚 Simulado TCE-RO gratuito | cód.9637
Estude com estratégia: o simulado TCE-RO foi criado pensando em você! 📘
🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
🧪 Este Simulado TCE-RO foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: TCE-RO
- 👔 Cargo: . Cargos Diversos
- 📚 Matéria: Matérias Diversas
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: . Bancas Diversas
- ❓ Quantidade de Questões: 20
- ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.
📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.
🚀 Aproveite este simulado TCE-RO e saia na frente na sua preparação!
📖 Questões TCE-RO
Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:
🎥 Vídeo Aula
Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso TCE-RO. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.
Assistir vídeo aula sobre TCE-RO
📚 Apostila
Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso TCE-RO.
📢 Concursos Abertos para TCE-RO
Veja os concursos abertos da instituição TCE-RO. A lista está sempre atualizada:
🍀 Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
- #140096
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TCE-RO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Assinale a alternativa com a assertiva que responde corretamente à questão: O que é conhecimento cotidiano?
- a) Conhecimento cotidiano é aquele gerado a partir da observação de fatores naturais sem a pretensão de torná-lo científico.
- b) Conhecimento cotidiano é aquele que tem por base a experimentação, para depois tornar-se ou não conhecimento científico.
- c) Conhecimento cotidiano é aquele que tem uma base ; experimental, utilizando diferentes fontes de conhecimento.
- d) Conhecimento cotidiano é aquele que dispensa a existência ; de um contexto em sua produção e sistematização.
- e) Conhecimento cotidiano é aquele inquestionável, baseado em afirmações generalizadas aplicadas em diversas situações.
- #140097
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TCE-RO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
A respeito da brincadeira na formação da criança de 0 a 5 anos (MATURANA, 2004), NÃO se pode afirmar que
- a) compreende uma forma particular de expressão, interação e comunicação infantil.
- b) trata-se de uma atividade cotidiana e espontânea plenamente válida em si mesma.
- c) é uma atividade tipicamente infantil provocada por fatores j intencionais e propositais.
- d) pode se constituir em uma atividade que favorece o i desenvolvimento da linguagem infantil.
- e) a imitação e pantomima podem ser formas da criança i representar comportamentos adultos.
- #140098
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TCE-RO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Analise as assertivas sobre o lúdico na aprendizagem e assinale a alternativa CORRETA.
I- O jogo é a atividade lúdica mais trabalhada pelos professores atualmente, pois ele estimula as várias inteligências.
II- Com atividades lúdicas podem-se levar os alunos a discernir valores éticos e morais, formando cidadãos conscientes dos seus deveres e de suas responsabilidades.
III- O lúdico é algo extrínseco ao ser humano, que pode ser utilizado como recurso pedagógico em poucas áreas de conhecimento.
IV- A ludicidade pode ser usada como motivadora da construção de esquemas de raciocínio, pois possibilita uma forma de aprendizagem significativa.
- a) Estão corretas somente as assertivas I, II e III
- b) Estão corretas somente as assertivas II, III e IV.
- c) Estão corretas somente as assertivas I, II e IV.
- d) Estão corretas somente as assertivas I, III e IV.
- e) Estão erradas todas as assertivas.
- #140099
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TCE-RO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Leia as asserções sobre a construção de conhecimentos matemáticos pela criança e assinale a alternativa CORRETA.
I- Desenvolve o raciocínio lógico, a capacidade para pensar e resolver situações-problema.
II- Considera-se desnecessário o trabalho com atividades matemáticas na Educação Infantil.
III- O contato com formas, grandezas, números, medidas e contagens é útil na vida da criança.
IV- Consulta a calendário e atos de compra e venda introduzem o aprendizado do uso social de números.
- a) Somente as assertivas I, II e III estão corretas.
- b) Somente as assertivas I, II e IV estão corretas.
- c) Somente as assertivas I, III e IV estão corretas.
- d) Somente as assertivas II, III e IV estão corretas.
- e) Todas as assertivas estão corretas.
- #140100
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TCE-RO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Segundo Emilia Ferreiro (1993), ao se alfabetizar, a criança se apropria do sistema de representação da escrita percorrendo níveis de conceitualização. Diante disso, analise a escrita abaixo, na qual foi solicitado ao aprendiz que escrevesse: ;BORBOLETA, CAVALO, SAPO e assinale a alternativa que corresponde ao nível da psicogênese da escrita que o aprendiz se encontra.

- a) Pré-silábico 1
- b) Pré-silábico 2
- c) Silábico
- d) Silábico-alfabético
- e) Alfabético
- #140101
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TCE-RO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Assinale a alternativa com as palavras que completam corretamente a lacuna do trecho abaixo:
No caso dos_____________________, não há dúvida de que os adultos utilizam esse instrumento para contar às novas gerações como são as coisas que os pequenos desconhecem e propor-lhes a interpretação que lhes dá sua cultura. (COLOMER, 2007, P- 61)
- a) livros infantis
- b) atlas e globos
- c) jogos didáticos
- d) calendários e dados
- e) brinquedos ao ar livre
- #140102
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TCE-RO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Leia as duas asserções sobre a corporeidade na educação infantil (VARGAS, 2015) e observe a relação entre elas.
A percepção e compreensão do próprio corpo são fundamentais ao desenvolvimento infantil;
POIS
No contato com as pessoas, a criança amplia suas relações e interações sociais e, nessas interações, ela compara, percebe as diferenças, explora seus limites e potencialidades e aprende sobre sua presença no mundo.
- a) A primeira é uma asserção falsa e a segunda é verdadeira.
- b) A primeira é uma asserção verdadeira e a segunda é falsa.
- c) As duas são asserções falsas, ainda que apresentem temática semelhante.
- d) As duas são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
- e) As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
- #140103
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TCE-RO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Analise as etapas de desenvolvimento do plano de aula seguinte e assinale a alternativa que apresenta o objetivo geral do referido plano.
1° etapa - Apresente à turma diversos jogos de alvo para que conheçam como são (boliches, dardo ou bilhar, por exemplo). Leia suas regras e deixe que brinquem.
2° etapa - Disponibilize para as crianças os materiais e diga que façam seus jogos, em duplas, com as características dos conhecidos na etapa anterior e testem sua criação.
3ª etapa - Organize a turma em roda e peça que cada dupla apresente sua criação aos colegas.
4ª etapa - Convide um adulto para observar os jogos elaborados e dar dicas de como melhorá-los ainda mais (como no acabamento ou nas regras). Dê tempo para que possam fazer as alterações.
5ª etapa - Com base na leitura atenta de textos instrucionais, peça que as crianças ditem as regras de seus jogos e seja o escriba. Organize os dados no quadro e depois escreva em forma de texto em papel (esse texto vai acompanhar os jogos que serão oferecidos como um presente a um amigo).
(Adaptado de Nova Escola, 2015.)
- a) Realizar brincadeiras espontâneas e de imitação em sala de aula.
- b) Aprender a jogar boliche, compreendendo e escrevendo as regras do jogo.
- c) Construir jogos de alvo para dar de presente na brincadeira de amigo-oculto.
- d) Expressar-se oralmente para interagir com os colegas em atividade de grupo.
- e) Receber instrução explícita sobre a finalidade do gênero textual regra do jogo.
- #140104
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TCE-RO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Na Educação Infantil, é importante criar situações para que as crianças contem suas próprias histórias e digam o que pensam e sentem. Considerando o conteúdo dos depoimentos das crianças a seguir, que temáticas estavam sendo abordadas em sala de aula?
- Eu moro lá em cima, no morro.
Eu não fico cansado de subir. Eu vou
pulando e contando os degraus. Ah,
também eu inventei uma brincadeira de
pular de dois em dois. A minha mãe é
que fica muito cansada. Eu não gosto
quando ela fica cansada. Ela fica triste.
- Eu gosto muito da minha casa.
Tem minha família. Mas eu não posso
brincar lá fora. Minha avó diz que é
perigoso e que eu posso pegar uma doença
no ralo que corre a água suja.
(Fonte: Deixa eu falar! Brasília: MEC, 2011.)
- a) saúde e escola
- b) família e moradia
- c) mídias e cidadania
- d) direitos e diversidade
- e) brincadeiras e folclore
- #140105
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TCE-RO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Assinale a alternativa com o que não é correto afirmar sobre a rotina na organização do tempo pedagógico na Educação Infantil.
- a) A rotina representa a estrutura sobre a qual será organizado o tempo didático.
- b) O tempo educativo deve seguir uma sequência fixa de atividades padronizadas.
- c) A rotina proporciona antecipações e organiza o dia a dia da : criança e do educador.
- d) A rotina deve envolver os cuidados, as brincadeiras e as situações de aprendizagens
- e) A organização do cotidiano deve se estruturar em função das necessidades da criança.
- #140106
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TCE-RO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
Em relação aos procedimentos pedagógicos da avaliação da aprendizagem da criança em instituições de Educação Infantil é correto afirmar que se deve realizar:
- a) múltiplos registros em relatórios, fotografias, desenhos e álbuns visando à classificação das melhores produções infantis.
- b) a observação crítica das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano, com o objetivo de proceder à seleção da criança.
- c) o registro das aprendizagens e do desenvolvimento infantil com vistas ao acompanhamento da criança e à avaliação do trabalho pedagógico.
- d) documentação específica para que a família conheça o trabalho da instituição junto às crianças e a promoção do aluno para a próxima etapa de escolarização.
- e) boletim mensal que permita às famílias conhecer o processo de desenvolvimento da criança para comunicação da possível aprovação ou retenção na Educação Infantil.
- #140107
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TCE-RO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
Analise as assertivas acerca da importância dos contos de fadas na construção do imaginário infantil e marque a alternativa correta.
I- Contar histórias é uma atividade privilegiada na transmissão de conhecimentos e valores humanos.
II- A violência e a personificação do bem e do mal em certos personagens cria nas crianças uma visão negativa da realidade.
III- A ficção objetiva os fatos e as verdades que não podem ser expressos pela razão, que não são identificados pela lógica.
IV- Os contos de fadas são narrativas simbólicas capazes de transmitir experiências subjetivas complexas e vivências emocionais às crianças.
V- Em um conto de fadas, o herói ou a heroína passa por dificuldades, por um momento de impasse que raramente é solucionado.
- a) Estão corretas somente as assertivas I, II e III.
- b) Estão corretas somente as assertivas II, III e IV.
- c) Estão corretas somente as assertivas III, IV e V.
- d) Estão corretas somente as assertivas I, III e IV.
- e) Estão corretas somente as assertivas I, II e V.
- #140108
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TCE-RO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
Analise as assertivas quanto o que os sistemas de ensino devem assegurar visando à educação inclusiva e marque a alternativa correta.
I- métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades;
II- acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis para o respectivo nível do ensino regular;
III- tratamento especializado no atendimento a estudantes com necessidades especiais deve ocorrer, exclusivamente, na rede privada de ensino;
IV- formação de professores para o atendimento educacional especializado, bem como para o desenvolvimento de práticas educacionais inclusivas nas classes comuns de ensino regular.
- a) Somente as assertivas I, II e III estão corretas.
- b) Somente as assertivas I, II e IV estão corretas.
- c) Somente as assertivas I, III e IV estão corretas.
- d) Somente as assertivas II, III e IV estão corretas.
- e) Todas as assertivas estão corretas.
- #140109
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TCE-RO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
Dentre os possíveis objetivos de ensino na área das Ciências Naturais na Educação Infantil pode-se desenvolver projetos para:
I- ampliar a curiosidade das crianças:
II- construir conhecimentos sobre os seres vivos;
III- incentivar as crianças a levantar hipóteses sobre fenômenos físicos;
IV- estabelecer relação entre o homem e a natureza e entre o homem e as tecnologias;
V- possibilitar observação, experimentação e ampliação de conhecimentos científicos.
- a) Estão corretas apenas as afirmativas I e II.
- b) Estão corretas apenas as afirmativas II e III.
- c) Estão corretas apenas as afirmativas III e IV
- d) Estão corretas apenas as afirmativas IV e V.
- e) Estão corretas todas as afirmativas.
- #140110
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TCE-RO
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
A respeito do ensino da arte a crianças na escola é CORRETO afirmar que:
- a) deve-se reduzir a arte a mero pretexto para o ensino de conteúdos privilegiados na escola.
- b) a arte constitui-se como experiência estética e humana, como área de conhecimento que tem seus conteúdos próprios.
- c) dança, teatro, música e literatura não representam formas de expressão criadas pelo homem a serem trabalhadas com crianças.
- d) a dimensão artístico-cultural na formação de crianças encaminha-se apenas como acesso à produção já existente.
- e) a arte educativa deve funcionar como um recurso didático que dá acesso a conhecimentos de outras áreas e disciplinas.