Simulado SUSIPE-PA | Técnico em Enfermagem | CONCURSO
SIMULADO SUSIPE-PA | TÉCNICO EM ENFERMAGEM
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso SUSIPE-PA para o cargo de Técnico em Enfermagem.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca AOCP para o concurso SUSIPE-PA. Estas questões são especificamente para o cargo de Técnico em Enfermagem, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado SUSIPE-PA | Técnico em Enfermagem contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso SUSIPE-PA.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #107487
- Banca
- AOCP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SUSIPE-PA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Qual das alternativas a seguir retrata melhor a ideia principal apresentada no texto “Nossa liberdade está sendo deturpada”?
- a) A liberdade, hoje, pode ser considerada uma prisão, pelo fato de não podermos nos expressar, nem viver da forma como gostaríamos.
- b) Só é considerada livre aquela pessoa que faz postagens de fotos de momentos alegres nas redes sociais.
- c) É livre quem consegue assumir sua sexualidade no mundo contemporâneo e definir a sexualidade das pessoas ao seu redor.
- d) É a sociedade quem define a liberdade do indivíduo e a maneira como ele deve agir, proibindo o direito de ir e vir para onde ele quiser.
- e) Para ser verdadeiramente livre você deve ser perfeito, inclusive, aprimorando-se cada vez mais em suas atitudes no dia a dia.
- #107488
- Banca
- AOCP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SUSIPE-PA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Em “Desde os anos 1960, temos reivindicado de maneira veemente o direito de expressar livremente nossas identidades e a nossa sexualidade”, a palavra destacada poderia ser substituída, sem prejuízo de sentido, por
- a) ativa.
- b) negativa.
- c) impossível.
- d) incerta
- e) cansativa.
- #107489
- Banca
- AOCP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SUSIPE-PA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Sobre a Morfologia das palavras na Língua Portuguesa, isto é, a forma e a classificação delas tendo em vista as classes gramaticais, assinale a alternativa correta.
- a) “Reconheceu”, “substitui” e “vivemos” são todos verbos conjugados no mesmo tempo verbal.
- b) A frase “O sociólogo francês Alain Ehrenberg reconheceu muito precisamente que a sociedade contemporânea, por trás da fachada de emancipação, autonomia e soberania do indivíduo, na verdade, substitui antigos imperativos por outros (...)” apresenta os advérbios, “muito”, e “precisamente”, ambos de afirmação.
- c) “Livres”, “felizes” e “incríveis” são exemplos de pronomes utilizados na frase “Que liberdade é essa que nos oprime e nos esmaga para que possamos, finalmente, dizer “somos livres.”, “somos felizes”, “somos incríveis”?
- d) “Nossa” e “nossas” são exemplos de artigos definidos, vistos na frase “Assim, em vez de lutarmos para afirmar nossa identidade e nossas vontades, simplesmente nos submetemos ao status quo, ainda que isso signifique a autoanulação e o fingimento
- e) Na frase “Eu prefiro não ter essa liberdade de usar o outro para meu próprio prazer.”, temos, respectivamente, “não”, como advérbio de negação, “essa”, como pronome demonstrativo e “para”, como preposição.
- #107490
- Banca
- AOCP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SUSIPE-PA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Identifique qual é o sentido atribuído pelos elementos de coesão destacados, respectivamente, no seguinte excerto: “Assim, se em épocas passadas devíamos resguardar nossa intimidade e valorizar nossa vida interior e ter uma postura mais contemplativa e reflexiva diante do mundo, hoje, senão nos expomos, praticamente não existimos.”.
- a) Estabelecer importância e indicar hipótese.
- b) Indicar uma ressalva e somar informações.
- c) Introduzir conclusão de causa e consequência e indicar acréscimo de informações.
- d) Apresentar uma ideia e ressaltá-la, logo em seguida.
- e) Justificar uma ideia e comparar um fato a outro.
- #107491
- Banca
- AOCP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SUSIPE-PA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Identifique, dentre as frases a seguir, qual apresenta INCORRETAMENTE a função da pontuação ao contexto em que está sendo utilizada.
- a) No trecho “A pílula foi inventada, e a liberdade sexual feminina vem sendo incrementada desde então, com um incrível avanço de diversas vertentes do feminismo; as hierarquias são questionadas, culminando naquilo que chamamos de crise de representação; a homossexualidade foi retirada do rol das doenças psiquiátricas; novos modelos familiares surgiram e foram legitimados; entre outros fatores.”, há várias ideias desenvolvidas em sequência. Para indicar essa enumeração, a autora do texto preferiu usar ponto e vírgula, sugerindo essa relação entre elas.
- b) A frase “Podemos escolher o que desejamos entre uma gama de opções.” apresenta ponto final por finalizar uma ideia tratada na oração.
- c) Na frase “(...) Que liberdade é essa que nos oprime e nos esmaga para que possamos, finalmente, dizer “somos livres”, “somos felizes”, “somos incríveis”?”, os parênteses com sinal de reticências indicam que houve uma supressão do texto, ou seja, houve um corte, indicando que o texto continuou a ser desenvolvimento após essa parte a mais que não foi apresentada.
- d) Na frase “Eu prefiro não ter essa liberdade que me faz temer dizer “eu gosto de você”, porque o que se espera é que só gostemos de nós mesmos e sejamos objetos com fins precisos, e não seres humanos dotados de emoção.”, o uso das aspas na oração destacada marca o discurso direto dentro do texto, representando a fala de alguém.
- e) Na frase “Assim, em vez de lutarmos para afirmar nossa identidade e nossas vontades, simplesmente nos submetemos ao status quo, ainda que isso signifique a autoanulação e o fingimento.” as três vírgulas utilizadas são opcionais, já que não possuem uma função específica nesse contexto.
- #107492
- Banca
- AOCP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SUSIPE-PA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
De acordo com a acentuação gráfica das palavras na Língua Portuguesa, assinale a alternativa que está correta em relação às regras e exemplos apresentados.
- a) As palavras “época” e “sociólogo” levam acento agudo porque são paroxítonas e todas as palavras paroxítonas são acentuadas.
- b) “Há” e “nós” levam acento, pois são monossílabos terminados em “a” e “os”, respectivamente.
- c) A palavra “múltipla” é exemplo de uma palavra paroxítona terminada em “a”, por isso é acentuada graficamente.
- d) A palavra “você” só leva acento porque é uma palavra paroxítona iniciada por “v”.
- e) As palavras “incrível” e “difícil” levam acento porque são proparoxítonas terminadas em “l”.
- #107493
- Banca
- AOCP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SUSIPE-PA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Em relação aos usos e às funções que o elemento “se” pode desempenhar, assinale a alternativa correta referente ao excerto “se gostamos de estar sozinhos, somos recriminados; se passamos um feriado inteiro dentro de casa, somos considerados “estranhos”; se estamos tristes e se interagimos pouco, somos doentes.”.
- a) Conjunção subordinativa integrante.
- b) Partícula de realce.
- c) Conjunção subordinativa causal.
- d) Partícula apassivadora.
- e) Pronome pessoal reflexivo.
- #107494
- Banca
- AOCP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SUSIPE-PA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
De acordo com a Concordância verbal e nominal da Língua Portuguesa, analise os seguintes excertos e assinale a única alternativa que apresenta justificativa correta em relação ao exemplo apresentado.
- a) No excerto “O sociólogo francês Alain Ehrenberg reconheceu muito precisamente que as sociedades contemporâneas, por trás da fachada de emancipação, autonomia e soberania do indivíduo, na verdade, substitui antigos imperativos por outros, mais difíceis de serem identificados por conta de sua natureza sutil.”, o verbo “substitui” concorda com o substantivo “sociedades”
- b) O excerto “(...) as hierarquias são questionadas, culminando naquilo que chamamos de crise de representação (...)” apresenta termos conjugados no singular e no plural, mas não apresentam incoerência, já que o leitor consegue compreender o sentido que os dois termos denotam no contexto da frase.
- c) Na frase “Que liberdade é essa que classifica como doentes quem não está de acordo com a norma de ser feliz e popular?”, não há incoerência entre as palavras conjugadas no plural, “doentes” e no singular “quem não está de acordo”.
- d) No excerto “Eu prefiro não ter essa liberdade que me faz temer dizer “eu gosto de você”, porque o que se espera é que só gostemos de nós mesmos e sejamos objetos com fins precisos, e não seres humanos dotados de emoção.”, os verbos “prefiro” e “gosto” estão conjugados em relação à primeira pessoa do discurso, no singular (eu), e outros verbos como “gostemos” e “sejamos” estão conjugados na primeira pessoa do plural (nós), o que causa uma grave contraposição em relação à concordância da nossa língua.
- e) Na frase “Se não correspondemos às expectativas do mundo, uma gama de diagnósticos e remédios psiquiátricos nos é oferecida.”, há os verbos “corresponder” e “oferecer” conjugados, cada um a seu modo, mas não são acompanhados das pessoas do discurso, o que gera uma grave incoerência para a concordância verbal.
- #107495
- Banca
- AOCP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SUSIPE-PA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Assinale a alternativa que NÃO apresenta corretamente a justificativa utilizada em relação à Regência verbal e nominal, tendo em vista o excerto “A liberdade de ser continua limitada pelo que a sociedade requer de nós. Se não correspondemos às expectativas do mundo, uma gama de diagnósticos e remédios psiquiátricos nos é oferecida. Assim, em vez de lutarmos para afirmar nossa identidade e nossas vontades, simplesmente nos submetemos ao status quo, ainda que isso signifique a autoanulação e o fingimento.”
- a) No trecho “A liberdade de ser continua limitada pelo que a sociedade requer de nós.”, a preposição “por” retoma sua forma antiga “per”, em que per + o = pelo, indicando um dos termos da regência nominal.
- b) Em “Se não correspondemos às expectativas do mundo, uma gama de diagnósticos e remédios psiquiátricos nos é oferecida.”, “de” funciona como uma preposição, em que “uma gama” é o substantivo e “de” complementa esse nome, sendo o termo regido.
- c) Em “(...) nos submetemos ao status quo, ainda que isso signifique a autoanulação e o fingimento.”, há, com a preposição “ao” (a + o), um objeto indireto, já que o verbo “submeter”, nesse contexto, funciona como verbo transitivo indireto.
- d) No trecho “(...) ainda que isso signifique a autoanulação e o fingimento.”, as preposições “a” e “o” funcionam como elementos que introduzem os substantivos na frase, caracterizando o verbo “significar” como verbo transitivo indireto.
- e) No trecho “Assim, em vez de lutarmos para afirmar nossa identidade e nossas vontades (...)”, a preposição “para” é uma preposição que acompanha o verbo “lutar”, configurando um verbo transitivo indireto.
- #107496
- Banca
- AOCP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SUSIPE-PA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
De acordo com o conteúdo Formação de palavras na Língua Portuguesa, assinale a alternativa que apresenta exemplo e regras adequados.
- a) As palavras “identidades” e “sexualidade” são formadas por derivação prefixal.
- b) A palavra “imperativo” é formada por composição por justaposição.
- c) O verbo “expressar” e o advérbio “extremamente” possuem o prefixo “ex”, portanto, são palavras formadas por derivação prefixal.
- d) “Desespero” e “Imperfeito” são exemplos de palavras que contêm os prefixos “des” e “im” e são relacionadas aos verbos “esperar” e ao substantivo “perfeição”, respectivamente.
- e) A palavra “postura” tem, em sua formação, uma composição por aglutinação.
- #107525
- Banca
- AOCP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SUSIPE-PA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
A Lei Federal no 7.210/1984, ao dispor sobre a Execução Penal, apresentou em seu Título II considerações sobre a pessoa do condenado e do internado, tratando de sua classificação e assistência. Com base nessas informações e no contido na respectiva lei, assinale a alternativa correta.
- a) A classificação dos condenados ao cumprimento de pena privativa de liberdade em regime fechado servirá para individualizar a aplicação da lei penal, ocasião em que, havendo elementos suficientes para se aferir a personalidade e os antecedentes criminais, não haverá a necessidade de realização de exame criminológico.
- b) Como forma de prevenir o crime e orientar o retorno do preso ou do internado à convivência em sociedade, é obrigatório ao Estado, ao Poder Público e à coletividade o dever de assistência material, jurídica, social, educacional, religiosa, social e de saúde.
- c) É entendido que o dever de auxílio (estrutural, pessoal e material) das Unidades da Federação à Defensoria Pública, no exercício de suas funções, dentro e fora dos estabelecimentos penais, faz parte da assistência material ao preso e ao internado.
- d) No estabelecimento prisional ou de internação, por força da assistência religiosa, haverá local apropriado para os cultos religiosos, respeitando, inclusive, a posse de livros de instrução religiosa.
- e) Por ser a implementação de cursos profissionais em nível de iniciação ou aperfeiçoamento técnico uma assistência social ao preso, como forma de sua melhor efetivação, pode ser realizado o convênio com entidades públicas ou particulares.
- #107526
- Banca
- AOCP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SUSIPE-PA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
Direitos, deveres e disciplina fazem parte do cotidiano social e sendo exigidos, também, daqueles que venham a ser recolhidos pelo Estado para o cumprimento da pena derivada de um descumprimento normativo vigente. Assim, conforme determina a Lei das Execuções Penais (LEP), assinale a alternativa correta.
- a) O regime disciplinar diferenciado, além de outras sanções, é aplicado ao preso provisório ou ao condenado quando da prática de crime doloso, tendo como uma de suas características a limitação de duas horas diárias de banho de sol.
- b) Por não haver condenação definitiva, é garantido os direitos da LEP aos presos provisórios, mas não se aplicam os deveres estipulados na referida lei.
- c) Como forma de garantir a segurança nos estabelecimentos prisionais, é vedada a contratação de médico particular por seus familiares ou dependentes do condenado, para orientar e/ou acompanhar o tratamento ambulatorial.
- d) A inclusão no regime disciplinar diferenciado ao preso poderá ser aplicada de ofício pelo diretor do estabelecimento.
- e) Quando ocorrer um isolamento preventivo, em razão de sua característica (preventiva), não será computado no período de cumprimento da sanção disciplinar.
- #107529
- Banca
- AOCP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SUSIPE-PA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
Como forma de garantir a individualização da pena e, ainda, efetivar o princípio da igualdade, é necessário se observar as disposições legais em relação aos estabelecimentos penais, bem como aos regimes de pena. Pautando-se no contido na Lei Federal no 7.210/84, assinale a alternativa INCORRETA.
- a) Tratando-se de estabelecimentos penais destinados a mulheres, estes serão dotados de berçário onde as condenadas possam cuidar de seus filhos, inclusive amamentá-los, no mínimo, até 6 (seis) meses de idade.
- b) Os estabelecimentos penais -ao condenado, ao submetido à medida de segurança, ao preso provisório e ao egresso
- c) Os presos condenados ficarão separados de acordo com os seguintes critérios: (1) condenados pela prática de crimes hediondos (ou equiparados); (2) condenados pela prática de crimes cometidos com violência ou grave ameaça (reincidentes ou não); (3) demais condenados em crimes ou contravenção em situação diversa das anteriores.
- d) Durante o curso da execução penal, ocorrendo nova condenação do preso, será somada a pena ao restante da que está sendo cumprida, para determinação do regime.
- e) Quando o condenado praticar fato definido como crime doloso ou falta grave, ou sofrer condenação, por crime anterior, cuja pena, somada ao restante da pena em execução, torne incabível o regime que está cumprindo, este ficará sujeito à regressão de sua pena restritiva de liberdade.
- #107530
- Banca
- AOCP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SUSIPE-PA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
Por almejar dar condições de (re)inserção social, a Lei de Execuções Penais, dentre outros institutos, tratou das autorizações de saída, da remição da pena, do livramento condicional, da comutação e do indulto. Assim, conforme o contido na legislação em vigor, assinale a alternativa correta.
- a) O indulto, um dos benefícios legais que podem ser concedidos ao condenado, por se tratar de ordem pública, poderá ser provocado por iniciativa exclusiva do Ministério Público, não podendo, assim, outros atuarem.
- b) O livramento condicional ocorrerá em cerimônia solene no estabelecimento onde está sendo cumprida a pena, na presença dos demais condenados, ocasião em que será lida sentença que concede tal benefício, juntamente de suas condições e, uma vez realizado tal ato, deverá o liberando manifestar se aceita ou não o que lhe foi oferecido (o benefício e suas respectivas condições).
- c) O preso impossibilitado, por acidente, de prosseguir no trabalho ou nos estudos terá o benefício da remição suspenso.
- d) Quando do falecimento ou doença grave do cônjuge, companheira, ascendente, descendente ou irmão do condenado, este, por concessão do diretor do estabelecimento onde se encontra o preso, terá direito a obtenção da saída temporária sem vigilância direta.
- e) A autorização para saída de condenados em regime semiaberto será concedida por ato motivado do Juiz da execução, ouvidos o Ministério Público e a administração penitenciária, não dependendo de outros requisitos legais.
- #107531
- Banca
- AOCP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SUSIPE-PA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
A Lei Federal no 8.429/1992 dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na administração pública direta, indireta ou fundacional. Com base na referida lei, assinale a alternativa correta.
- a) Em razão da função exercida pelo agente público, quando for responsável por ato de improbidade administrativa, este ficará sujeito exclusivamente às penas descritas na Lei no 8.429/92, sendo inaplicável outras sanções legais.
- b) A apresentação de declaração dos bens e valores que compõem o patrimônio privado do agente público é condicionante para sua posse e respectivo exercício da atividade pública. Tal documentação deverá ser arquivada no serviço de pessoal competente, atualizada a cada dois anos e na data em que o agente público deixar o exercício do mandato, cargo, emprego ou função.
- c) Constitui ato de improbidade administrativa, que atenta contra os princípios da administração pública, qualquer ação ou omissão dolosa, mas não culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades previstas na respectiva Lei.
- d) Desde que não seja extensível a terceiros e não estejam pré-agendadas a alguma atividade pública, é possível que o agente público se utilize, em obra ou serviço particular, de veículos, máquinas, equipamentos ou material de qualquer natureza, de propriedade ou à disposição de qualquer das entidades definidas na presente Lei.
- e) É aplicável ao sucessor do agente público que causar lesão ao patrimônio público ou se enriquecer ilicitamente as cominações da referida lei até o limite do valor da herança recebida.