Processando...

Simulado SEDUC-PE | Pedagogo | CONCURSO

Simulado SEDUC-PE | Pedagogo

SIMULADO SEDUC-PE | PEDAGOGO

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso SEDUC-PE para o cargo de Pedagogo.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca IPAD para o concurso SEDUC-PE. Estas questões são especificamente para o cargo de Pedagogo, contendo Pedagogia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado SEDUC-PE | Pedagogo contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso SEDUC-PE.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#123640
Banca
IPAD
Matéria
Pedagogia
Concurso
SEDUC-PE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Assinale a alternativa que apresenta as atividades que caracterizam a ação do pedagogo, considerando seus saberes pedagógicos específicos.

  • a) Organização do currículo; atendimento aos pais e gestão democrática.
  • b) Gestão democrática, resolução de conflitos entre professores e acompanhamento pedagógico aos alunos.
  • c) Resolução de conflitos entre alunos, atendimento aos pais e organização da disciplina escolar.
  • d) Organização do currículo, acompanhamento pedagógico aos alunos e sistematização da proposta curricular.
  • e) Gestão democrática, organização do currículo e resolução de problemas do fluxo escolar.
#123641
Banca
IPAD
Matéria
Pedagogia
Concurso
SEDUC-PE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Na dinâmica do cotidiano escolar, cabe ao pedagogo, segundo suas especificidades:

  • a) resolver os conflitos entre professores e alunos.
  • b) distribuir as diferentes atividades no espaço escolar.
  • c) aconselhar os alunos com problemas de aprendizagem e de disciplina.
  • d) incentivar a comunidade para exigir seus direitos.
  • e) organizar as atividades pedagógicas a partir do currículo integrado.
#123642
Banca
IPAD
Matéria
Pedagogia
Concurso
SEDUC-PE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Para melhor concretizar a proposta pedagógica da escola e garantir a integração da comunidade escolar, o pedagogo deve:

  • a) atender bem aos pais e responsáveis pelos alunos.
  • b) atualizar-se constantemente nas diversas áreas do conhecimento.
  • c) procurar integrar os diferentes atores no projeto pedagógico.
  • d) adequar o horário escolar às conveniências da maioria dos professores.
  • e) manter a harmonia no cotidiano escolar.
#123643
Banca
IPAD
Matéria
Pedagogia
Concurso
SEDUC-PE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Quanto as saberes pedagógicos do Pedagogo, é correto destacar:

  • a) A capacidade de se relacionar com a comunidade escolar.
  • b) A habilidade para a gerência escolar dinâmica.
  • c) O aprofundamento nas diferentes áreas do saber.
  • d) A compreensão das dificuldades disciplinares dos alunos.
  • e) A concepção integrada do conhecimento e do currículo.
#123644
Banca
IPAD
Matéria
Pedagogia
Concurso
SEDUC-PE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

De acordo com Celso Vasconcelos (1998) há uma dificuldade no avanço das práticas de avaliação na escola, uma vez que para favorecer a mudança é importante a tomada de consciência das contradições entre nossas representações e prática individual, coletiva e institucionalmente consideradas.

Algumas dessas contradições chegam a assustar pelo grau de naturalidade em que se dão:

“Aceitamos o discurso da avaliação como diagnóstico e:
... não nos incomodamos com o índices de reprovação de 20%,
30%, 40% logo na 1° série do Ensino Fundamental.
... consideramos que a reprovação é válida, pois, entre outras
coisas, é a forma de manter a qualidade de ensino...
... afirmamos que a função da avaliação é verificar se o aluno
aprendeu ou se os objetivos foram atingidos”.
“Aceitamos o discurso da Avaliação Processual e...
... trabalhamos com semana de provas sem a menor crise...
... trabalhamos como uma metodologia meramente expositiva”.

O que explicaria tais contradições?

Analise as afirmativas abaixo, assinalando (V) para verdadeira e (F) para falsa:

( ) O professor pode ainda não estar consciente da importância de assumir novas concepções.
( ) O professor reconhece a importância da avaliação processual, mas não consegue fazer a transposição didática.
( ) O professor entende que essas concepções não são aplicáveis na prática.
( ) A escola nem sempre oferece ao professor acompanhamento pedagógico efetivo o que favoreceria uma reflexão crítica sobre sua prática e as orientações para a incorporação de novos paradigmas.
( ) O professor considera que não tem condições de realizar a avaliação processual devido à dificuldade de introduzir mudanças diante dos princípios que orientam a proposta pedagógica da escola.

A seqüência correta é:

  • a) VVFVV
  • b) FVFVF
  • c) VVVVV
  • d) FFVVF
  • e) VFFVV
#123645
Banca
IPAD
Matéria
Pedagogia
Concurso
SEDUC-PE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Ao final da unidade de ensino, de um trabalho numa perspectiva de avaliação formativa, o professor ao avaliar sua turma, identificou que um número elevado de alunos não apresentou bom desempenho. Preocupado, questionou a eficácia de seu trabalho didático tecendo as seguintes considerações:

Assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.

( ) Devo redefinir os conteúdos programáticos.
( ) Preciso utilizar procedimentos mais eficazes para trabalhar os conteúdos.
( ) Posso fazer um trabalho de recuperação contínuo e sistemático.
( ) Espero que a coordenação me dê elementos, e só então, redefino meu fazer pedagógico.
( ) Devo concluir que meus procedimentos não foram de todo inadequados e que os alunos é que não estavam preparados para nova aprendizagens.

A seqüência correta é:

  • a) VVVFF
  • b) VFVFV
  • c) VFVFF
  • d) FVVFF
  • e) VFFVV
#123646
Banca
IPAD
Matéria
Pedagogia
Concurso
SEDUC-PE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

Numa dimensão construtiva, a interpretação do erro configura- se como uma oportunidade didática para o professor porque:

1. revela os mecanismos de pensamento do aluno.
2. oferece indícios importantes para a identificação dos processos subjacentes à construção conceitual.
3. oferece novos elementos para o professor refletir sobre suas ações didáticas.
4. favorece novos direcionamentos para a prática pedagógica e o desenvolvimento profissional.

Está(ão) correta(s):

  • a) apenas 1.
  • b) apenas 2 e 3.
  • c) apenas 2, 3 e 4.
  • d) apenas 1, 2 e 3
  • e) 1, 2, 3 e 4.
#123647
Banca
IPAD
Matéria
Pedagogia
Concurso
SEDUC-PE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Segundo De La Torre et al (1994) numa visão construtivista, não basta constatar o erro: é preciso interpretá-lo.
Assinale a alternativa incorreta:

  • a) Diagnosticar e corrigir os erros é suficiente para a melhoria do ensino.
  • b) O erro contém um potencial educativo que precisa ser explorado não só pelos professores como pelos próprios alunos.
  • c) Se o professor compreender por que o aluno erra, poderá planejar um ensino eficaz.
  • d) Se adotar outros tipos de intervenção, a partir da compreensão dos erros poderá melhorar todo o grupo- classe.
  • e) O ato de compreender e dar sentido a seus próprios erros é uma atividade altamente estimuladora e provocativa para os alunos.
#123648
Banca
IPAD
Matéria
Pedagogia
Concurso
SEDUC-PE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

... “A discussão sobre o ‘erro’ provocou muita polêmica em torno do papel do professor no processo de avaliação do aluno e do papel atual da escola. Pinto (2000). A visão construtivista sobre o erro se distancia da forma como o erro é visto no ensino tradicional.

Analise as afirmativas abaixo, indicando (T) para o que se refere ao erro no contexto do ensino Tradicional e (C) numa visão construtivista do ensino.

( ) A escola aponta as formas erradas e conduz à memorização das respostas certas.
( ) A responsabilidade do professor é tão somente de verificar as respostas certas e erradas, atribuir a nota e, em seguida, entregar os resultados à secretaria da escola.
( ) O professor analisa os erros dos alunos, identificando a lógica que conduziu às respostas apresentadas.
( ) O professor interessa-se pelos erros, esforça-se para compreendê-los, e oferece ao aluno os meios para tomar consciências deles, identificar sua origem e transpô-los.
( ) A análise do erro é uma fonte de informações/subsídios para as decisões do professor em relação a sua prática pedagógica.

A seqüência correta é:

  • a) TTCCC
  • b) TTCTC
  • c) TTTCC
  • d) TCTTT
  • e) TCCCT
#123649
Banca
IPAD
Matéria
Pedagogia
Concurso
SEDUC-PE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

De acordo com a visão de Haydt (1997) sobre avaliação nas modalidades Diagnóstica e Formativa, analise as afirmativas abaixo indicando com (D) a(s) que se refere(m) à Avaliação Diagnóstica e com (F) a(s) que se refere(m) à Avaliação Formativa:

( ) É realizada no inicio do período letivo ou unidade de ensino com intenção de verificar se os alunos apresentam ou não os pré-requisitos necessários às aprendizagens.
( ) Visa a determinar se o aluno domina cada etapa antes de prosseguir o processo ensino-aprendizagem.
( ) É utilizada para caracterizar eventuais problemas de aprendizagem e identificar suas possíveis causas.
( ) É basicamente orientadora, pois orienta tanto o estudo do aluno como o trabalho do professor.

A seqüência correta é:

  • a) DFDF
  • b) FDFD
  • c) DFFF
  • d) DDDF
  • e) FDFD
#123650
Banca
IPAD
Matéria
Pedagogia
Concurso
SEDUC-PE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 11 - 

Perenoud (2000) aponta competências “...prioritárias por serem coerentes com o novo papel dos professores, com a evolução da formação contínua, com as reformas da formação inicial, com a ambição das políticas educativas.”

Em relação aos domínios de competências prioritárias propostas por Perrenoud, analise as afirmativas abaixo:

1. Organizar e dirigir situações de aprendizagem.
2. Administrar a progressão das aprendizagens.
3. Administrar a heterogeneidade, ampliar a gestão da classe, trabalhar com alunos portadores de grandes dificuldades, desenvolver a cooperação entre alunos.
4. Utilizar novas tecnologias
5. Envolver os alunos em sua aprendizagem e em seu trabalho.
6. Desenvolver mecanismos para classificar e selecionar os alunos.
7. Trabalhar em equipe.
8. Participar da administração da escola
9. Enfrentar os deveres e dilemas éticos da profissão.
10. Administrar sua própria formação continuada.

Está(ão) correta(s):

  • a) apenas 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 9, 10.
  • b) apenas 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9.
  • c) apenas 1, 2, 3, 4, 5, 7, 9, 10.
  • d) apenas 1, 2, 3, 4, 5, 7, 8, 9, 10.
  • e) 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10.
#123651
Banca
IPAD
Matéria
Pedagogia
Concurso
SEDUC-PE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 12 - 

O papel do professor vem se modificando diante dos avanços sociais e tecnológicos e das novas demandas da sociedade, sendo ele, hoje, concebido como:

  • a) um sistematizador do conhecimento, permitindo ao aluno a construção da sua aprendizagem.
  • b) um especialista dos diferentes saberes disciplinares, pois o conhecimento cresce a cada dia.
  • c) um animador cultural e político dos alunos diante dos inúmeros desafios postos à escola na atualidade.
  • d) um expert do saber, responsável pelos novos conhecimentos do aluno.
  • e) um facilitador da aprendizagem do aluno, apto a acelerar o seu crescimento.
#123652
Banca
IPAD
Matéria
Pedagogia
Concurso
SEDUC-PE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 13 - 

“O professor que não leva a sério sua formação (...) não tem força moral para coordenar as atividades de uma classe. Há professores e professoras cientificamente preparados mas autoritários à toda prova. O que quero dizer é que a incompetência profissional desqualifica a autoridade do professor” (Paulo Freire).

Após ter lido a frase acima, assinale a alternativa que apresenta mais correta.

  • a) A frase acima procura mostrar que quanto mais um professor é preparado, mais ele tende a ser autoritário e, ao contrário, quanto menos preparado, mais ele tende a ser “democrático” e pouco interveniente.
  • b) Freire quer dizer, simplesmente, que a moral de um professor depende de sua preparação e que, portanto, um professor despreparado é um professor imoral.
  • c) A frase sugere que há uma relação entre formação do professor, competência profissional e autoridade moral para exercer o magistério.
  • d) O autor quer dizer que todo professor incompetente, em geral, é também autoritário.
  • e) A frase, no fundo, é bastante discutível, pois não há nada que demonstre a validade de suas afirmações sobre competência, autoritarismo e moral. O próprio Paulo Freire tinha competência e força moral, mas não era autoritário.
#123653
Banca
IPAD
Matéria
Pedagogia
Concurso
SEDUC-PE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 14 - 

Segundo Perrenoud (2000) competência é a capacidade de mobilizar diversos recursos cognitivos para enfrentar situações.

De acordo com esse contexto teórico, assinale a alternativa incorreta:

  • a) As competências são elas mesmas saberes.
  • b) As competências mobilizam, integram e orquestram saberes.
  • c) A mobilização de saberes só é pertinente em situação, sendo cada situação singular, mesmo que se possa tratá-la em analogia com outras, já encontradas.
  • d) O exercício da competência passa por operações mentais complexas, subtendidas por esquemas de pensamento.
  • e) Os esquemas de pensamento permitem determinar (mais ou menos consciente e rapidamente) e realizar (de modo mais ou menos eficaz) uma ação relativamente adaptada à situação que se apresenta.
#123654
Banca
IPAD
Matéria
Pedagogia
Concurso
SEDUC-PE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 15 - 

Dentre as características de um currículo elaborado a partir das competências estão:

  • a) aprendizagem centrada no aluno e adequação do fluxo escolar.
  • b) adequação do fluxo escolar e aprendizagem por conceitos- chave.
  • c) aprendizagem por conceitos-chave e aprendizagem centrada no aluno.
  • d) aprendizagem centrada no aluno e resolução de problemas de aprendizagem.
  • e) resolução de problemas de aprendizagem e adequação do fluxo escolar.