Simulado SEDUC-PE | Pedagogo | CONCURSO
SIMULADO SEDUC-PE | PEDAGOGO
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso SEDUC-PE para o cargo de Pedagogo.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca IPAD para o concurso SEDUC-PE. Estas questões são especificamente para o cargo de Pedagogo, contendo Pedagogia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado SEDUC-PE | Pedagogo contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso SEDUC-PE.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #123640
- Banca
- IPAD
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SEDUC-PE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Assinale a alternativa que apresenta as atividades que caracterizam a ação do pedagogo, considerando seus saberes pedagógicos específicos.
- a) Organização do currículo; atendimento aos pais e gestão democrática.
- b) Gestão democrática, resolução de conflitos entre professores e acompanhamento pedagógico aos alunos.
- c) Resolução de conflitos entre alunos, atendimento aos pais e organização da disciplina escolar.
- d) Organização do currículo, acompanhamento pedagógico aos alunos e sistematização da proposta curricular.
- e) Gestão democrática, organização do currículo e resolução de problemas do fluxo escolar.
- #123641
- Banca
- IPAD
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SEDUC-PE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Na dinâmica do cotidiano escolar, cabe ao pedagogo, segundo suas especificidades:
- a) resolver os conflitos entre professores e alunos.
- b) distribuir as diferentes atividades no espaço escolar.
- c) aconselhar os alunos com problemas de aprendizagem e de disciplina.
- d) incentivar a comunidade para exigir seus direitos.
- e) organizar as atividades pedagógicas a partir do currículo integrado.
- #123642
- Banca
- IPAD
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SEDUC-PE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Para melhor concretizar a proposta pedagógica da escola e garantir a integração da comunidade escolar, o pedagogo deve:
- a) atender bem aos pais e responsáveis pelos alunos.
- b) atualizar-se constantemente nas diversas áreas do conhecimento.
- c) procurar integrar os diferentes atores no projeto pedagógico.
- d) adequar o horário escolar às conveniências da maioria dos professores.
- e) manter a harmonia no cotidiano escolar.
- #123643
- Banca
- IPAD
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SEDUC-PE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Quanto as saberes pedagógicos do Pedagogo, é correto destacar:
- a) A capacidade de se relacionar com a comunidade escolar.
- b) A habilidade para a gerência escolar dinâmica.
- c) O aprofundamento nas diferentes áreas do saber.
- d) A compreensão das dificuldades disciplinares dos alunos.
- e) A concepção integrada do conhecimento e do currículo.
- #123644
- Banca
- IPAD
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SEDUC-PE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
De acordo com Celso Vasconcelos (1998) há uma dificuldade no avanço das práticas de avaliação na escola, uma vez que para favorecer a mudança é importante a tomada de consciência das contradições entre nossas representações e prática individual, coletiva e institucionalmente consideradas.
Algumas dessas contradições chegam a assustar pelo grau de naturalidade em que se dão:
“Aceitamos o discurso da avaliação como diagnóstico e:
... não nos incomodamos com o índices de reprovação de 20%,
30%, 40% logo na 1° série do Ensino Fundamental.
... consideramos que a reprovação é válida, pois, entre outras
coisas, é a forma de manter a qualidade de ensino...
... afirmamos que a função da avaliação é verificar se o aluno
aprendeu ou se os objetivos foram atingidos”.
“Aceitamos o discurso da Avaliação Processual e...
... trabalhamos com semana de provas sem a menor crise...
... trabalhamos como uma metodologia meramente expositiva”.
O que explicaria tais contradições?
Analise as afirmativas abaixo, assinalando (V) para verdadeira e (F) para falsa:
( ) O professor pode ainda não estar consciente da importância de assumir novas concepções.
( ) O professor reconhece a importância da avaliação processual, mas não consegue fazer a transposição didática.
( ) O professor entende que essas concepções não são aplicáveis na prática.
( ) A escola nem sempre oferece ao professor acompanhamento pedagógico efetivo o que favoreceria uma reflexão crítica sobre sua prática e as orientações para a incorporação de novos paradigmas.
( ) O professor considera que não tem condições de realizar a avaliação processual devido à dificuldade de introduzir mudanças diante dos princípios que orientam a proposta pedagógica da escola.
A seqüência correta é:
- a) VVFVV
- b) FVFVF
- c) VVVVV
- d) FFVVF
- e) VFFVV
- #123645
- Banca
- IPAD
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SEDUC-PE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Ao final da unidade de ensino, de um trabalho numa perspectiva de avaliação formativa, o professor ao avaliar sua turma, identificou que um número elevado de alunos não apresentou bom desempenho. Preocupado, questionou a eficácia de seu trabalho didático tecendo as seguintes considerações:
Assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) Devo redefinir os conteúdos programáticos.
( ) Preciso utilizar procedimentos mais eficazes para trabalhar os conteúdos.
( ) Posso fazer um trabalho de recuperação contínuo e sistemático.
( ) Espero que a coordenação me dê elementos, e só então, redefino meu fazer pedagógico.
( ) Devo concluir que meus procedimentos não foram de todo inadequados e que os alunos é que não estavam preparados para nova aprendizagens.
A seqüência correta é:
- a) VVVFF
- b) VFVFV
- c) VFVFF
- d) FVVFF
- e) VFFVV
- #123646
- Banca
- IPAD
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SEDUC-PE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Numa dimensão construtiva, a interpretação do erro configura- se como uma oportunidade didática para o professor porque:
1. revela os mecanismos de pensamento do aluno.
2. oferece indícios importantes para a identificação dos processos subjacentes à construção conceitual.
3. oferece novos elementos para o professor refletir sobre suas ações didáticas.
4. favorece novos direcionamentos para a prática pedagógica e o desenvolvimento profissional.
Está(ão) correta(s):
- a) apenas 1.
- b) apenas 2 e 3.
- c) apenas 2, 3 e 4.
- d) apenas 1, 2 e 3
- e) 1, 2, 3 e 4.
- #123647
- Banca
- IPAD
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SEDUC-PE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Segundo De La Torre et al (1994) numa visão construtivista, não basta constatar o erro: é preciso interpretá-lo.
Assinale a alternativa incorreta:
- a) Diagnosticar e corrigir os erros é suficiente para a melhoria do ensino.
- b) O erro contém um potencial educativo que precisa ser explorado não só pelos professores como pelos próprios alunos.
- c) Se o professor compreender por que o aluno erra, poderá planejar um ensino eficaz.
- d) Se adotar outros tipos de intervenção, a partir da compreensão dos erros poderá melhorar todo o grupo- classe.
- e) O ato de compreender e dar sentido a seus próprios erros é uma atividade altamente estimuladora e provocativa para os alunos.
- #123648
- Banca
- IPAD
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SEDUC-PE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
... “A discussão sobre o ‘erro’ provocou muita polêmica em torno do papel do professor no processo de avaliação do aluno e do papel atual da escola. Pinto (2000). A visão construtivista sobre o erro se distancia da forma como o erro é visto no ensino tradicional.
Analise as afirmativas abaixo, indicando (T) para o que se refere ao erro no contexto do ensino Tradicional e (C) numa visão construtivista do ensino.
( ) A escola aponta as formas erradas e conduz à memorização das respostas certas.
( ) A responsabilidade do professor é tão somente de verificar as respostas certas e erradas, atribuir a nota e, em seguida, entregar os resultados à secretaria da escola.
( ) O professor analisa os erros dos alunos, identificando a lógica que conduziu às respostas apresentadas.
( ) O professor interessa-se pelos erros, esforça-se para compreendê-los, e oferece ao aluno os meios para tomar consciências deles, identificar sua origem e transpô-los.
( ) A análise do erro é uma fonte de informações/subsídios para as decisões do professor em relação a sua prática pedagógica.
A seqüência correta é:
- a) TTCCC
- b) TTCTC
- c) TTTCC
- d) TCTTT
- e) TCCCT
- #123649
- Banca
- IPAD
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SEDUC-PE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
De acordo com a visão de Haydt (1997) sobre avaliação nas modalidades Diagnóstica e Formativa, analise as afirmativas abaixo indicando com (D) a(s) que se refere(m) à Avaliação Diagnóstica e com (F) a(s) que se refere(m) à Avaliação Formativa:
( ) É realizada no inicio do período letivo ou unidade de ensino com intenção de verificar se os alunos apresentam ou não os pré-requisitos necessários às aprendizagens.
( ) Visa a determinar se o aluno domina cada etapa antes de prosseguir o processo ensino-aprendizagem.
( ) É utilizada para caracterizar eventuais problemas de aprendizagem e identificar suas possíveis causas.
( ) É basicamente orientadora, pois orienta tanto o estudo do aluno como o trabalho do professor.
A seqüência correta é:
- a) DFDF
- b) FDFD
- c) DFFF
- d) DDDF
- e) FDFD
- #123650
- Banca
- IPAD
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SEDUC-PE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
Perenoud (2000) aponta competências “...prioritárias por serem coerentes com o novo papel dos professores, com a evolução da formação contínua, com as reformas da formação inicial, com a ambição das políticas educativas.”
Em relação aos domínios de competências prioritárias propostas por Perrenoud, analise as afirmativas abaixo:
1. Organizar e dirigir situações de aprendizagem.
2. Administrar a progressão das aprendizagens.
3. Administrar a heterogeneidade, ampliar a gestão da classe, trabalhar com alunos portadores de grandes dificuldades, desenvolver a cooperação entre alunos.
4. Utilizar novas tecnologias
5. Envolver os alunos em sua aprendizagem e em seu trabalho.
6. Desenvolver mecanismos para classificar e selecionar os alunos.
7. Trabalhar em equipe.
8. Participar da administração da escola
9. Enfrentar os deveres e dilemas éticos da profissão.
10. Administrar sua própria formação continuada.
Está(ão) correta(s):
- a) apenas 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 9, 10.
- b) apenas 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9.
- c) apenas 1, 2, 3, 4, 5, 7, 9, 10.
- d) apenas 1, 2, 3, 4, 5, 7, 8, 9, 10.
- e) 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10.
- #123651
- Banca
- IPAD
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SEDUC-PE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
O papel do professor vem se modificando diante dos avanços sociais e tecnológicos e das novas demandas da sociedade, sendo ele, hoje, concebido como:
- a) um sistematizador do conhecimento, permitindo ao aluno a construção da sua aprendizagem.
- b) um especialista dos diferentes saberes disciplinares, pois o conhecimento cresce a cada dia.
- c) um animador cultural e político dos alunos diante dos inúmeros desafios postos à escola na atualidade.
- d) um expert do saber, responsável pelos novos conhecimentos do aluno.
- e) um facilitador da aprendizagem do aluno, apto a acelerar o seu crescimento.
- #123652
- Banca
- IPAD
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SEDUC-PE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
“O professor que não leva a sério sua formação (...) não tem força moral para coordenar as atividades de uma classe. Há professores e professoras cientificamente preparados mas autoritários à toda prova. O que quero dizer é que a incompetência profissional desqualifica a autoridade do professor” (Paulo Freire).
Após ter lido a frase acima, assinale a alternativa que apresenta mais correta.
- a) A frase acima procura mostrar que quanto mais um professor é preparado, mais ele tende a ser autoritário e, ao contrário, quanto menos preparado, mais ele tende a ser “democrático” e pouco interveniente.
- b) Freire quer dizer, simplesmente, que a moral de um professor depende de sua preparação e que, portanto, um professor despreparado é um professor imoral.
- c) A frase sugere que há uma relação entre formação do professor, competência profissional e autoridade moral para exercer o magistério.
- d) O autor quer dizer que todo professor incompetente, em geral, é também autoritário.
- e) A frase, no fundo, é bastante discutível, pois não há nada que demonstre a validade de suas afirmações sobre competência, autoritarismo e moral. O próprio Paulo Freire tinha competência e força moral, mas não era autoritário.
- #123653
- Banca
- IPAD
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SEDUC-PE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
Segundo Perrenoud (2000) competência é a capacidade de mobilizar diversos recursos cognitivos para enfrentar situações.
De acordo com esse contexto teórico, assinale a alternativa incorreta:
- a) As competências são elas mesmas saberes.
- b) As competências mobilizam, integram e orquestram saberes.
- c) A mobilização de saberes só é pertinente em situação, sendo cada situação singular, mesmo que se possa tratá-la em analogia com outras, já encontradas.
- d) O exercício da competência passa por operações mentais complexas, subtendidas por esquemas de pensamento.
- e) Os esquemas de pensamento permitem determinar (mais ou menos consciente e rapidamente) e realizar (de modo mais ou menos eficaz) uma ação relativamente adaptada à situação que se apresenta.
- #123654
- Banca
- IPAD
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SEDUC-PE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
Dentre as características de um currículo elaborado a partir das competências estão:
- a) aprendizagem centrada no aluno e adequação do fluxo escolar.
- b) adequação do fluxo escolar e aprendizagem por conceitos- chave.
- c) aprendizagem por conceitos-chave e aprendizagem centrada no aluno.
- d) aprendizagem centrada no aluno e resolução de problemas de aprendizagem.
- e) resolução de problemas de aprendizagem e adequação do fluxo escolar.