Simulado SEDUC AM - Serviço Social | CONCURSO
OBJETIVOS | Simulado SEDUC/AM - Serviço Social
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.
PÚBLICO ALVO | Simulado SEDUC/AM - Serviço Social
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso SEDUC/AM.
SOBRE AS QUESTÕES | Simulado SEDUC/AM - Serviço Social
Este simulado contém questões da banca FGV, para nível Superior do cargo de Assistente Social. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes SEDUC/AM.
*Conteúdo Programático do Simulado SEDUC/AM - Serviço Social.
O Serviço Social e a Educação. O processo de trabalho em Serviço Social na área educacional: estratégias, intervenção profissional e interdisciplinariedade. Mediação e instrumentalização no trabalho do Assistente Social. Propostas de intervenção na área educacional: planejamento, programas, projetos e atividades de trabalho. Estratégias, instrumentos e técnicas de intervenção: abordagem individual, técnica de entrevista, abordagem coletiva, trabalho com grupos, em redes e com famílias, atuação na equipe interprofissional (relacionamento e competências); diagnóstico. Políticas educacionais e Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Políticas, diretrizes, ações e desafios na área da família, da criança e do adolescente: Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); o papel dos conselhos, centros de defesa e delegacias; adoção e guarda; violência contra crianças e adolescentes; exploração sexual infantil; extermínio, sequestro e tráfico de crianças; exploração sexual; sexo e turismo; violência praticada por jovens; atos infracionais; trajetórias delinquenciais e os papéis da família e da justiça; trabalho infantil; problemas familiares: diagnóstico, abordagem sistêmica e estratégias de atendimento e acompanhamento; alternativas para a resolução de conflitos: conciliação e mediação.
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Serviço Social.
- #42183
- Banca
- FGV
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- SEDUC-AM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, em seu Art. 4º, “É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”.
Neste contexto, a garantia de prioridade compreende
I. destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.
II. atendimento especial em eventos culturais públicos de caráter educativo.
III. precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública.
Assinale:
- a) se somente a afirmativa I estiver correta.
- b) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
- c) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
- d) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
- e) se todas as afirmativas estiverem corretas.
- #42184
- Banca
- FGV
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- SEDUC-AM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
- a) pluralismo, polissemia e transversalidade.
- b) multiculturalismo, multidisciplinaridade, multiprofissionalismo e multissetorialidade.
- c) psicanálise, fenomenologia e estruturalismo.
- d) ecletismo, transdiciplinaridade, holismo e multiclassismo.
- e) multi-institucionalidade, multicentrismo, multifatoriedade e multiplicidade.
- #42185
- Banca
- FGV
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- SEDUC-AM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Os estudos empreendidos pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS, 2011) sobre a inserção do Assistente Social na política educacional indicam, como elementos decisivos para a organização e a condução do trabalho deste profissional,
I. a construção de um projeto de intervenção que atualize o progressivo confronto teórico com a realidade.
II. o desenvolvimento e a aplicação das políticas educacionais, de acordo com critérios previamente definidos.
III. a apropriação e o aprofundamento das produções teóricas sobre a realidade educacional brasileira.
Assinale:
- a) se somente os elementos I e III estiverem corretos.
- b) se somente o elemento I estiver correto
- c) se somente os elementos II e III estiverem corretos.
- d) se somente o elemento II estiver correto.
- e) se todos os elementos estiverem corretos.
- #42186
- Banca
- FGV
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- SEDUC-AM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Ao trabalhar na área da Educação, o Assistente Social deve considerar que esta é uma dimensão da vida social, o que lhe confere um caráter
- a) propedêutico.
- b) ontológico.
- c) dialético.
- d) eclético.
- e) holístico.
- #42187
- Banca
- FGV
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- SEDUC-AM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Considerando a amplitude existente na política educacional, Almeida (2003) ao analisar as atividades, projetos ou programas desenvolvidos, elaborados ou implementados por assistentes sociais, destaca focos centrais na inserção profissional no campo da Educação.
São eles:
I. ações e atividades que convergem para a garantia do acesso da população à educação escolarizada.
II. atividades que apontam para o fortalecimento das propostas e ações de gestão democrática e participativa da população.
III. ações e atividades que são realizadas pelos assistentes sociais com o intuito de garantir a qualidade dos serviços prestados no sistema educacional.
Assinale:
- a) se somente o foco I estiver correto.
- b) se somente o foco II estiver correto.
- c) se somente o foco III estiver correto.
- d) se somente os focos I e III estiverem corretos.
- e) se todos os focos estiverem corretos.
- #42188
- Banca
- FGV
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- SEDUC-AM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
- a) da Política Nacional de Assistência Social.
- b) dos Centros de Referência de Assistência Social.
- c) do Ministério Público.
- d) dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social.
- e) da Vara de Infância e Juventude.
- #42189
- Banca
- FGV
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- SEDUC-AM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Com relação às atribuições do Conselho Tutelar, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Elaborar políticas sociais públicas de proteção à criança e ao adolescente.
( ) Encaminhar ao Ministério Público notícia de fato que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos da criança e do adolescente.
( ) Autuar crianças e adolescentes envolvidos em ato infracional.
As afirmativas são, respectivamente,
- a) F, V e V.
- b) F, V e F.
- c) V, F e F.
- d) V, V e F.
- e) F, F e V.
- #42190
- Banca
- FGV
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- SEDUC-AM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
No que se refere ao diagnóstico da situação de famílias com crianças e adolescentes em Programas de Acolhimento Institucional, em situação de rua e em medida socioeducativa, o indicador deve ser composto por
I. número e perfil de famílias abrangidas pelas diferentes políticas protetivas, por região ou território, ao ano, inclusive comparando-se as médias nacionais e regionais.
II. número de crianças e adolescentes fora do convívio familiar por questões de pobreza, em relação à quantidade de crianças que vivem em família na mesma faixa de renda, por ano, observadas as variações de arranjos familiares, meio rural ou urbano e pertencimento étnico, inclusive comparando-se as médias nacionais e regionais.
III. número de famílias inseridas em programas de atendimento para prevenção da violência doméstica, em relação ao total de demanda e às famílias na mesma faixa de renda, no território, ano a ano, observadas as variações de arranjos familiares, meio rural ou urbano e pertencimento étnico.
Assinale:
- a) se somente a afirmativa III estiver correta.
- b) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
- c) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
- d) se somente a afirmativa I estiver correta
- e) se todas as alternativas estiverem corretas.
- #42191
- Banca
- FGV
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- SEDUC-AM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
- a) técnica.
- b) competição.
- c) linguagem.
- d) discordância.
- e) comunicação.
- #42192
- Banca
- FGV
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- SEDUC-AM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
- a) objeto, meios, atividade e finalidade.
- b) pesquisa, estudo, avaliação e conclusão.
- c) atendimento, análise e encaminhamento.
- d) entrevista, encaminhamento e retorno.
- e) acolhimento, prescrição e conclusão.