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Simulado SEDUC AM - Serviço Social | CONCURSO

Simulado SEDUC AM - Serviço Social

OBJETIVOS | Simulado SEDUC/AM - Serviço Social

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO | Simulado SEDUC/AM - Serviço Social

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso SEDUC/AM.

SOBRE AS QUESTÕES | Simulado SEDUC/AM - Serviço Social

Este simulado contém questões da banca FGV, para nível Superior do cargo de Assistente Social. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes SEDUC/AM.

*Conteúdo Programático do Simulado SEDUC/AM - Serviço Social.

O Serviço Social e a Educação. O processo de trabalho em Serviço Social na área educacional: estratégias, intervenção profissional e interdisciplinariedade. Mediação e instrumentalização no trabalho do Assistente Social. Propostas de intervenção na área educacional: planejamento, programas, projetos e atividades de trabalho. Estratégias, instrumentos e técnicas de intervenção: abordagem individual, técnica de entrevista, abordagem coletiva, trabalho com grupos, em redes e com famílias, atuação na equipe interprofissional (relacionamento e competências); diagnóstico. Políticas educacionais e Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Políticas, diretrizes, ações e desafios na área da família, da criança e do adolescente: Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); o papel dos conselhos, centros de defesa e delegacias; adoção e guarda; violência contra crianças e adolescentes; exploração sexual infantil; extermínio, sequestro e tráfico de crianças; exploração sexual; sexo e turismo; violência praticada por jovens; atos infracionais; trajetórias delinquenciais e os papéis da família e da justiça; trabalho infantil; problemas familiares: diagnóstico, abordagem sistêmica e estratégias de atendimento e acompanhamento; alternativas para a resolução de conflitos: conciliação e mediação.

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Serviço Social.

#42183
Banca
FGV
Matéria
Serviço Social
Concurso
SEDUC-AM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 1 - 

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, em seu Art. 4º, “É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”. 

Neste contexto, a garantia de prioridade compreende 

I. destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude. 

II. atendimento especial em eventos culturais públicos de caráter educativo. 

III. precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública. 

Assinale:

  • a) se somente a afirmativa I estiver correta.
  • b) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • c) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • d) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • e) se todas as afirmativas estiverem corretas.
#42184
Banca
FGV
Matéria
Serviço Social
Concurso
SEDUC-AM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 2 - 

Nos procedimentos de escuta de crianças e adolescentes envolvidos em situação de violência, devem ser levados em conta os conceitos de

  • a) pluralismo, polissemia e transversalidade.
  • b) multiculturalismo, multidisciplinaridade, multiprofissionalismo e multissetorialidade.
  • c) psicanálise, fenomenologia e estruturalismo.
  • d) ecletismo, transdiciplinaridade, holismo e multiclassismo.
  • e) multi-institucionalidade, multicentrismo, multifatoriedade e multiplicidade.
#42185
Banca
FGV
Matéria
Serviço Social
Concurso
SEDUC-AM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 3 - 

Os estudos empreendidos pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS, 2011) sobre a inserção do Assistente Social na política educacional indicam, como elementos decisivos para a organização e a condução do trabalho deste profissional, 

I. a construção de um projeto de intervenção que atualize o progressivo confronto teórico com a realidade. 

II. o desenvolvimento e a aplicação das políticas educacionais, de acordo com critérios previamente definidos. 

III. a apropriação e o aprofundamento das produções teóricas sobre a realidade educacional brasileira. 

Assinale:

  • a) se somente os elementos I e III estiverem corretos.
  • b) se somente o elemento I estiver correto
  • c) se somente os elementos II e III estiverem corretos.
  • d) se somente o elemento II estiver correto.
  • e) se todos os elementos estiverem corretos.
#42186
Banca
FGV
Matéria
Serviço Social
Concurso
SEDUC-AM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 4 - 

Ao trabalhar na área da Educação, o Assistente Social deve considerar que esta é uma dimensão da vida social, o que lhe confere um caráter

  • a) propedêutico.
  • b) ontológico.
  • c) dialético.
  • d) eclético.
  • e) holístico.
#42187
Banca
FGV
Matéria
Serviço Social
Concurso
SEDUC-AM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 5 - 

Considerando a amplitude existente na política educacional, Almeida (2003) ao analisar as atividades, projetos ou programas desenvolvidos, elaborados ou implementados por assistentes sociais, destaca focos centrais na inserção profissional no campo da Educação. 

São eles:

I. ações e atividades que convergem para a garantia do acesso da população à educação escolarizada. 

II. atividades que apontam para o fortalecimento das propostas e ações de gestão democrática e participativa da população. 

III. ações e atividades que são realizadas pelos assistentes sociais com o intuito de garantir a qualidade dos serviços prestados no sistema educacional. 

Assinale:

  • a) se somente o foco I estiver correto.
  • b) se somente o foco II estiver correto.
  • c) se somente o foco III estiver correto.
  • d) se somente os focos I e III estiverem corretos.
  • e) se todos os focos estiverem corretos.
#42188
Banca
FGV
Matéria
Serviço Social
Concurso
SEDUC-AM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 6 - 

Em cumprimento de Medida Socioeducativa em Meio Aberto (liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade), o serviço de proteção social a adolescentes é de responsabilidade

  • a) da Política Nacional de Assistência Social.
  • b) dos Centros de Referência de Assistência Social.
  • c) do Ministério Público.
  • d) dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social.
  • e) da Vara de Infância e Juventude.
#42189
Banca
FGV
Matéria
Serviço Social
Concurso
SEDUC-AM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 7 - 

Com relação às atribuições do Conselho Tutelar, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Elaborar políticas sociais públicas de proteção à criança e ao adolescente. 

( ) Encaminhar ao Ministério Público notícia de fato que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos da criança e do adolescente. 

( ) Autuar crianças e adolescentes envolvidos em ato infracional. 

As afirmativas são, respectivamente,

  • a) F, V e V.
  • b) F, V e F.
  • c) V, F e F.
  • d) V, V e F.
  • e) F, F e V.
#42190
Banca
FGV
Matéria
Serviço Social
Concurso
SEDUC-AM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 8 - 

No que se refere ao diagnóstico da situação de famílias com crianças e adolescentes em Programas de Acolhimento Institucional, em situação de rua e em medida socioeducativa, o indicador deve ser composto por

I. número e perfil de famílias abrangidas pelas diferentes políticas protetivas, por região ou território, ao ano, inclusive comparando-se as médias nacionais e regionais. 

II. número de crianças e adolescentes fora do convívio familiar por questões de pobreza, em relação à quantidade de crianças que vivem em família na mesma faixa de renda, por ano, observadas as variações de arranjos familiares, meio rural ou urbano e pertencimento étnico, inclusive comparando-se as médias nacionais e regionais.

III. número de famílias inseridas em programas de atendimento para prevenção da violência doméstica, em relação ao total de demanda e às famílias na mesma faixa de renda, no território, ano a ano, observadas as variações de arranjos familiares, meio rural ou urbano e pertencimento étnico.

Assinale:

  • a) se somente a afirmativa III estiver correta.
  • b) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • c) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • d) se somente a afirmativa I estiver correta
  • e) se todas as alternativas estiverem corretas.
#42191
Banca
FGV
Matéria
Serviço Social
Concurso
SEDUC-AM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 9 - 

A principal característica do processo de mediação é a

  • a) técnica.
  • b) competição.
  • c) linguagem.
  • d) discordância.
  • e) comunicação.
#42192
Banca
FGV
Matéria
Serviço Social
Concurso
SEDUC-AM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 10 - 

De acordo com o Conselho Federal de Serviço Social (2008), fazem parte do processo de trabalho do Serviço Social a articulação de

  • a) objeto, meios, atividade e finalidade.
  • b) pesquisa, estudo, avaliação e conclusão.
  • c) atendimento, análise e encaminhamento.
  • d) entrevista, encaminhamento e retorno.
  • e) acolhimento, prescrição e conclusão.