Um Analista Sociocultural da Secretaria da Administração Penitenciária, que tem como uma de suas atribuições, previstas no edital do presente concurso, elaborar pareceres, deve redigir um parecer que invoca a Lei Federal n.º 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).
Simulado SAP-SP - Conhecimentos Específicos | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso SAP-SP.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da banca VUNESP, para nível Superior do cargo de Analista Sociocultural (Pedagogo). Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes SAP-SP.
*Conteúdo Programático do Simulado de Conhecimento Específicos do concurso SAP-SP.
Legislação educacional para educação básica. O projeto pedagógico: gestão e autonomia da escola. O curriculum da educação básica: fundamentos filosóficos, sociológicos e psicológicos da educação. Educação e filosofia. Educação, ética e cidadania. Educação em política. Políticas educacionais voltadas para democratização. Educação e sociedade: continuidade e transformação. Ensino e aprendizagem na educação básica. Teorias do conhecimento como base para prática pedagógica.
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Conhecimento Específicos.
- #40042
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SAP-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 1 -
- a) de atividades que incentivam a leitura e o cálculo.
- b) de um currículo articulado com a prática.
- c) da prática docente no desenvolvimento de conteúdos articulados.
- d) de ações planejadas pelo professor.
- e) do ensino, em instituições próprias.
- #40043
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SAP-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 2 -
Um Analista Sociocultural da Secretaria da Administração Penitenciária, que tem como uma de suas atribuições, previstas no edital do presente concurso, elaborar pareceres, deve redigir um parecer que invoca a Lei Federal n.º 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).
- a) ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria.
- b) atendimento educacional aos educandos com necessidades especiais, em escolas próprias.
- c) atendimento em creches a crianças a partir de seis anos de idade.
- d) vaga na escola mais próxima de sua residência a toda criança a partir dos 7 anos de idade.
- e) ensino fundamental obrigatório a partir dos 7 anos de idade.
- #40044
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SAP-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 3 -
Um Analista Sociocultural da Secretaria da Administração Penitenciária, que tem como uma de suas atribuições, previstas no edital do presente concurso, elaborar pareceres, deve redigir um parecer que invoca a Lei Federal n.º 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).
- a) educação especial e a educação de jovens e adultos.
- b) ensino fundamental e ensino médio.
- c) educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
- d) educação infantil e ensino fundamental.
- e) educação especial e ensino fundamental.
- #40045
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SAP-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 4 -
A Constituição Federal determina que a educação é dever do Estado e da família e que compete aos Estados e aos Municípios, em regime de colaboração e com assistência da União: recensear a população em idade escolar para o ensino fundamental, e os jovens e adultos que a ele não tiveram acesso; fazer-lhes a chamada pública; zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela frequência à escola.
Estabelece, ainda, em seu art. 206, que o ensino será ministrado com base em alguns princípios. Dentre eles, pode-se citar:
I. pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;
II. gratuidade do ensino nas escolas de educação básica;
III. igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
IV. liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber.
Estão corretas as afirmações contidas em
- a) I e II, apenas.
- b) III e IV, apenas.
- c) I, II e III, apenas.
- d) I, III e IV, apenas.
- e) I, II, III e IV.
- #40046
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SAP-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 5 -
Pela antropologia sabe-se que todo ser humano constrói o conhecimento através do domínio das práticas culturais existentes em seu meio e que esse tipo de aprendizagem obedece a certas leis, tanto no caso da educação escolar quanto no caso das aprendizagens informais. Neste sentido, pode-se afirmar que o ser humano
- a) aprende, exclusivamente, na escola.
- b) constrói o conhecimento, prioritariamente, pela memorização.
- c) aprende pela transmissão do conteúdo pelo professor.
- d) aprende na relação com o outro.
- e) constrói uma aprendizagem significativa pela repetição.
- #40047
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SAP-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 6 -
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) , Lei n.º 8.069/90, atribui à criança e ao adolescente prioridade absoluta no atendimento aos seus direitos como cidadãos brasileiros. Em relação à educação, o art. 53 estabelece que a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-lhes:
I. acesso à escola gratuita próxima de sua residência;
II. igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
III. direito de ser respeitado por seus educadores;
IV. direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.
São verdadeiras apenas as afirmações contidas em
- a) I e III.
- b) II e III.
- c) II e IV.
- d) I, II e III.
- e) II, III e IV.
- #40048
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SAP-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 7 -
Na instituição das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental está presente o caráter de colaboração, estabelecido no sistema educacional pela Constituição Federal e LDB, ao configurar a definição curricular como sendo composta de uma base nacional comum e uma parte diversificada.
Sobre a base nacional comum, é correto afirmar que
- a) se refere ao conjunto de conteúdos das áreas de conhecimento estabelecidas na legislação.
- b) envolve os conteúdos complementares.
- c) corresponde ao conjunto de conteúdos opcionais a serem escolhidos pelas escolas.
- d) se refere aos conteúdos definidos pelos estados e municípios.
- e) se trata de um conjunto de conteúdos dentre os quais a escola deverá escolher alguns.
- #40049
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SAP-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 8 -
A nação brasileira, por meio de suas instituições, e no âmbito de seus entes federativos, vem assumindo responsabilidades crescentes para que a Educação Básica seja prioridade nacional como garantia inalienável do exercício da cidadania plena. Assim, em relação ao ensino fundamental, é correto afirmar que é
- a) a primeira etapa da Educação Básica.
- b) a etapa obrigatória da educação a todos e a cada um.
- c) organizado, a partir da 1.ª série, para crianças com sete anos de idade.
- d) composto de 4 anos – 1.ª à 4.ª série.
- e) constituído pela creche e pré-escola.
- #40050
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SAP-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 9 -
Na oferta da educação de jovens e adultos em instituições próprias, integrantes da organização da educação nacional, devem ser obrigatoriamente observadas a estrutura dos componentes curriculares de ensino fundamental e médio. Dessa forma, atendendo ao caráter próprio dessa modalidade de educação, na proposição de um projeto pedagógico, a escola deverá se pautar pelo princípio da equidade que se caracteriza pela
- a) disposição e alocação adequadas dos componentes curriculares.
- b) definição nacional da estrutura e da duração dos cursos.
- c) distribuição específica dos componentes curriculares.
- d) identificação e reconhecimento das características próprias do outro.
- e) valorização do mérito de cada qual e do desenvolvimento de seus conhecimentos e valores.
- #40051
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SAP-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 10 -
O Plano Nacional de Educação (PNE) constitui-se em uma importante política educacional, traça diretrizes e metas para a Educação no Brasil e tem prazo de até dez anos para que todas elas sejam cumpridas. Entre as principais metas estão a melhoria da qualidade do ensino e a erradicação do analfabetismo. É correto afirmar que o PNE é um plano
- a) global, de toda a educação.
- b) da União.
- c) de governo.
- d) da Secretaria de Educação.
- e) da rede de ensino estadual ou municipal.