Simulado PREFEITURA DE SÃO PAULO -SP | Professor – Português | CONCURSO
SIMULADO PREFEITURA DE SÃO PAULO -SP | PROFESSOR – PORTUGUÊS
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso PREFEITURA DE SÃO PAULO -SP para o cargo de Professor – Português.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FGV para o concurso PREFEITURA DE SÃO PAULO -SP. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor – Português, contendo Português que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado PREFEITURA DE SÃO PAULO -SP | Professor – Português contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso PREFEITURA DE SÃO PAULO -SP.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #132407
- Banca
- FGV
- Matéria
- Português
- Concurso
- Prefeitura de São Paulo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Um livro didático apresenta em suas atividades de interpretação de texto uma entrevista, uma descrição de um folheto turístico, um poema de Carlos Drummond de Andrade e um trecho de um romance de Clarice Lispector.
Essa seleção se revela adequada
- a) por mostrar-se variada e atual.
- b) por apresentar linguagem correta e de variadas épocas.
- c) por concentrar-se em qualidade literária e bom gosto estético.
- d) por indicar gêneros textuais cultos e populares.
- e) por documentar a linguagem nacional e a regional.
- #132408
- Banca
- FGV
- Matéria
- Português
- Concurso
- Prefeitura de São Paulo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Muitas são as formas de analisar a língua falada em sala de aula. Assinale a opção que indica a atividade que parece contrariar a boa didática da língua.
- a) Ouvirem-se gravações da fala de diversas regiões brasileiras com destaque para as diferenças.
- b) Debater-se a respeito da formação de preconceito e discriminação linguística a partir da audição de falas com diferenças de sexo, idade, profissão e formação.
- c) Analisarem-se as estratégias de polidez e sua organização na fala, com interferência na qualidade da interação.
- d) Identificarem-se os papeis dos interlocutores e dos diversos gêneros produzidos com base em indicadores variados.
- e) Discutirem-se as várias formas de desenvolvimento de temas, destacando-se as vantagens da expressão escrita.
- #132410
- Banca
- FGV
- Matéria
- Português
- Concurso
- Prefeitura de São Paulo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
As frases de um diálogo são indicadas, em Língua Portuguesa, pela presença de um travessão; na Espanha, alguns autores sugeriram que, no caso dos diálogos telefônicos, fosse criado um outro sinal – um travessão encimado por um ponto de exclamação.
Com isso, eles queriam indicar uma diferença entre os dois diálogos, destacando que, ao contrário dos demais, os diálogos telefônicos
- a) se realizam, algumas vezes, entre pessoas desconhecidas.
- b) se efetivam sem a presença próxima do interlocutor.
- c) podem mostrar diferentes tons de voz.
- d) ocorrem entre pessoas que não possuem o mesmo conhecimento.
- e) mostram a presença da tecnologia moderna.
- #132412
- Banca
- FGV
- Matéria
- Português
- Concurso
- Prefeitura de São Paulo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Observe o segmento a seguir.
“Sou fio das mata, cantô da mão grosa
Trabaio na roça, de inverno e de estio
A minha chupana é tapada de barro
Só fumo cigarro de paia de mio”.
No terreno da variação linguística, o aspecto a ser centralmente estudado nesse texto de Patativa do Assaré, intitulado “O poeta da roça” é a variação de
- a) construções sintáticas.
- b) situações sociocomunicativas.
- c) estratégias comunicativas.
- d) gêneros textuais realizados na fala.
- e) registros e níveis de fala.
- #132414
- Banca
- FGV
- Matéria
- Português
- Concurso
- Prefeitura de São Paulo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
“No que diz respeito à concepção de língua e de linguagem, outras condições também se impuseram no livro didático de Língua Portuguesa”.
A inferência possível da leitura desse segmento é
- a) a referência a “outras condições” se justifica pelo fato de haver outras condições já mencionadas, em trecho não reproduzido.
- b) as condições impostas ao livro didático de Língua Portuguesa se limitaram ao terreno da concepção de língua e de linguagem.
- c) as novas condições foram impostas em função certamente de uma mudança de caráter legal, que obrigava os autores a novos posicionamentos.
- d) as modificações aludidas nesse segmento do texto atingiram todas as línguas e, entre elas, a língua portuguesa do Brasil.
- e) a utilização da forma verbal “se impuseram” refere-se à força do livro didático no processo pedagógico.
- #132416
- Banca
- FGV
- Matéria
- Português
- Concurso
- Prefeitura de São Paulo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
O valor das teorias do uso e da análise do discurso está em
- a) mostrar aspectos da língua até então totalmente desconhecidos.
- b) propiciar novas formas de abordagem da linguagem.
- c) revelar novas maneiras de exercitar sobre a língua.
- d) indicar novos conceitos de sistema e código.
- e) desvalorizar o ensino de gramática.
- #132418
- Banca
- FGV
- Matéria
- Português
- Concurso
- Prefeitura de São Paulo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
O fato de o autor do texto 1 não identificar quem seja Benveniste faz supor que
- a) o texto contaria com leitores inexperientes no tema tratado.
- b) a identificação não seria situacionalmente importante.
- c) o enunciador do texto considera o autor citado bastante conhecido.
- d) o autor citado seria facilmente identificado pelo contexto.
- e) a não identificação deve ser resultante de interesse estilístico do autor.
- #132421
- Banca
- FGV
- Matéria
- Português
- Concurso
- Prefeitura de São Paulo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
O texto 1 aborda uma modificação básica quanto ao conteúdo dos livros didáticos de Língua Portuguesa, que é a de
- a) valorizar a oratória, que é a base dos discursos.
- b) privilegiar a língua como estrutura.
- c) caracterizar a língua como depósito de conteúdos.
- d) valorizar a língua como meio interativo.
- e) destacar as informações sobre a língua como sistema.
- #132423
- Banca
- FGV
- Matéria
- Português
- Concurso
- Prefeitura de São Paulo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Os livros didáticos denominam de forma variada as seções destinadas à interpretação de texto.
Se, para um determinado autor, a abordagem é prioritariamente destinada a estimular a produção escrita, o título mais adequado à seção é
- a) “criando e compondo”.
- b) “refletindo sobre o texto”.
- c) “vamos conhecer melhor o texto”
- d) “trabalhando com ideias”.
- e) “exploração do texto”.
- #132425
- Banca
- FGV
- Matéria
- Português
- Concurso
- Prefeitura de São Paulo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
“— Eu era um idiota quando me casei com você.
— É verdade. O problema é que eu estava tão apaixonada que nem percebi”.
Uma prova de Língua Portuguesa para a 5º ano do Ensino Fundamental apresentava a seguinte atividade sobre esse pequeno diálogo: Transcreva do diálogo acima a fala da mulher.
Assinale a opção que apresenta uma crítica adequada à atividade proposta.
- a) Indaga sobre conteúdos objetivamente inscritos no texto.
- b) Apela para a análise crítica para busca de respostas.
- c) Sugere atividades puramente mecânicas.
- d) Solicita uma resposta demasiadamente ampla.
- e) Exige conhecimento externo ao texto.
- #132426
- Banca
- FGV
- Matéria
- Português
- Concurso
- Prefeitura de São Paulo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
Um determinado livro didático de Língua Portuguesa, destinado ao 6º ano do Ensino Fundamental, apresentava a célebre fábula de Esopo “A raposa e as uvas” para ser interpretada.
Entre as perguntas apresentadas nas opções a seguir, assinale a que lhe parece conceitualmente mais adequada a esse nível de ensino.
- a) O texto é composto em prosa ou em verso?
- b) O texto é narrativo, descritivo ou dissertativo?
- c) O animal da fábula está presente em sua região?
- d) A argumentação da raposa é adequada?
- e) A narrativa aborda fatos reais ou fictícios?
- #132427
- Banca
- FGV
- Matéria
- Português
- Concurso
- Prefeitura de São Paulo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
Interpretar um texto corresponde prioritariamente a
- a) relacionar autor e obra.
- b) especificar o estilo do autor do texto.
- c) decodificar os possíveis sentidos do texto.
- d) destacar ideias principais e acidentais.
- e) refletir criticamente sobre tema e estruturas
- #132428
- Banca
- FGV
- Matéria
- Português
- Concurso
- Prefeitura de São Paulo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
O livro didático é peça importante no processo de aprendizagem e, por isso mesmo, sua seleção e adoção devem ser cuidadosamente realizadas.
Sobre os parâmetros significativos para a seleção do livro didático, analise as afirmativas a seguir.
I. Não deve propiciar situações textuais de preconceitos discriminatórios.
II. Deve ser coerente do ponto de vista teórico com as matérias apresentadas.
II. Deve mostrar caminhos metodológicos comprovadamente eficazes.
Está correto o que se afirma em
- a) II, apenas.
- b) I e II, apenas.
- c) I e III, apenas.
- d) II e III, apenas.
- e) I, II e III.
- #132430
- Banca
- FGV
- Matéria
- Português
- Concurso
- Prefeitura de São Paulo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
Diante de um texto ilustrativo da fala regional nordestina, a preocupação inicial e prioritária do professor deve ser
- a) comparar essa fala com a de outras regiões
- b) destacar a presença de injustos preconceitos nesse tipo de fala
- c) classificar os diversos atos de fala.
- d) identificar os papeis dos interlocutores.
- e) indicar a presença de formas vocabulares típicas da fala.
- #132431
- Banca
- FGV
- Matéria
- Português
- Concurso
- Prefeitura de São Paulo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
“Oralidade e ensino de língua: uma questão pouco ‘falada’”.
No título do artigo de Marcuschi, as aspas empregadas na palavra “falada” indicam
- a) o desvio semântico do termo, da linguagem lógica para a figurada.
- b) a informação da presença de mais discussões orais que trabalhos escritos sobre o tema.
- c) uma crítica à ausência de discussões sobre o ensino da oralidade.
- d) um alerta sobre o excesso de espaço didático dedicado à língua falada.
- e) uma denúncia contra a total ausência do ensino de língua falada nas escolas.