Simulado PREFEITURA DE SÃO PAULO -SP | Professor – Português | CONCURSO
SIMULADO PREFEITURA DE SÃO PAULO -SP | PROFESSOR – PORTUGUÊS
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso PREFEITURA DE SÃO PAULO -SP para o cargo de Professor – Português.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FGV para o concurso PREFEITURA DE SÃO PAULO -SP. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor – Português, contendo Português que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado PREFEITURA DE SÃO PAULO -SP | Professor – Português contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso PREFEITURA DE SÃO PAULO -SP.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #132432
- Banca
- FGV
- Matéria
- Português
- Concurso
- Prefeitura de São Paulo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 16 -
Um artigo de Marcuschi se intitula “Oralidade e ensino de língua: uma questão pouco ‘falada’”.
Sobre língua falada, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) As aulas de língua falada não pretendem ensinar a falar, mas sim de mostrar a imensa riqueza e variedade de usos da língua.
( ) A língua falada não é um estudo autônomo, ela deve ser vista integradamente e na relação com a escrita.
( ) Os estudos de língua falada permitem facilmente estudos de aspectos como a variação e a mudança.
As afirmativas são, respectivamente,
- a) V, V e F.
- b) V, V e V.
- c) V, F e V.
- d) F, V e V.
- e) V, F e F.
- #132433
- Banca
- FGV
- Matéria
- Português
- Concurso
- Prefeitura de São Paulo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 17 -
Diante da questão: “Que tipos de textos devemos estudar no espaço escolar?”, assinale a opção que indica a resposta mais adequada.
- a) Textos literários, já que são expressivamente os mais ricos.
- b) Textos da chamada “boa imprensa” por apresentarem estruturação correta.
- c) Textos clássicos da língua, por unirem qualidades estéticas e correção.
- d) Textos de gêneros textuais e modalidades linguísticas variados.
- e) Textos de modalidades linguísticas “nobres”, por suas qualidades expressivas.
- #132434
- Banca
- FGV
- Matéria
- Português
- Concurso
- Prefeitura de São Paulo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 18 -
No trecho destacado de Nícia de Andrade destacado aparecem várias perguntas. Assinale a opção que apresenta uma resposta inadequada.
- a) A gramática deve ser entendida como um sistema único ou como um diassistema? / A opção correta é a última, adequando-se a diversas situações de comunicação.
- b) Valoriza-se a língua escrita, a língua oral, ou ambas? / Valoriza-se a língua oral, apesar de abandonada pela tradição, já que ela é a origem das modificações na língua escrita.
- c) Qual a função do texto? / O texto deve ser analisado tendo em vista especialmente suas potencialidades expressivas.
- d) Ensina-se redação ou trabalha-se produção textual? / Trabalha-se a produção textual, evitando-se a priorização formal sobre a criatividade.
- e) Cobra-se ou incentiva-se a leitura? / Deve prioritariamente mostrar as qualidades expressivas dos textos e, assim fazendo, incentivar-se a leitura.
- #132435
- Banca
- FGV
- Matéria
- Português
- Concurso
- Prefeitura de São Paulo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 19 -
Segundo esse segmento do texto de Nícia de Andrade, diante da frase “Me empresta algum dinheiro, amigo!”, a posição didática do professor de Língua Portuguesa deve ser a de
- a) condenar universalmente a construção por inadequada à norma culta.
- b) mostrar a inadequação à norma culta, mas destacar sua adequação a outras situações de comunicação.
- c) indicar a adequação da construção já que é estrutura predominante na linguagem coloquial.
- d) criticar a construção, independentemente da situação comunicativa, em virtude de a frase ser iniciada por pronome oblíquo átono.
- e) destacar a importância da participação linguística do povo na construção da língua portuguesa.
- #132436
- Banca
- FGV
- Matéria
- Português
- Concurso
- Prefeitura de São Paulo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 20 -
“Em cursos pré-vestibulares, cria-se a disciplina Técnica de Redação, cujo objetivo é preparar os alunos para as dissertações dos exames vestibulares, dissertações essas que devem apresentar coesão e coerência, além de parágrafos definidos com o propósito de se estabelecer introdução, desenvolvimento e conclusão”.
Nícia de Andrade Verdini Clare, Ensino de língua portuguesa: uma visão histórica.
Nesse segmento do texto de Nícia de Andrade, destaca-se
- a) a prioridade da organização formal sobre a criatividade.
- b) o magnífico progresso do ensino de Redação, que passa a ter bases linguísticas.
- c) a organização didática adquirida a partir do advento da Linguística Textual.
- d) uma visão deformada do ensino de língua, com destaque da norma culta.
- e) uma preocupação marcante com a positiva esquematização do texto.