Simulado Prefeitura de São Luis-MA | Cuidador | CONCURSO
SIMULADO PREFEITURA DE SÃO LUIS-MA | CUIDADOR
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso Prefeitura de São Luis-MA para o cargo de Cuidador .
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca Cespe para o concurso Prefeitura de São Luis-MA. Estas questões são especificamente para o cargo de Cuidador , contendo que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado Prefeitura de São Luis-MA | Cuidador contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso Prefeitura de São Luis-MA.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #49184
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- Concurso
- Prefeitura de São Luís-MA
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(1,0) 1 -
O Programa Saúde na Escola (PSE)
- a) exclui a participação comunitária da discussão da política de educação básica e saúde.
- b) objetiva promover a saúde no ambiente escolar por meio do reforço de ações de tratamento de doenças.
- c) objetiva contribuir para a construção de um sistema de atenção individual, com foco na promoção dos direitos individuais.
- d) objetiva enfrentar as vulnerabilidades que possam comprometer o pleno desenvolvimento escolar.
- e) dificulta o compartilhamento entre as escolas de informações sobre as condições de saúde dos estudantes.
- #49185
- Banca
- CESPE
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- Prefeitura de São Luís-MA
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(1,0) 2 -
André, um pré-escolar de três anos de idade, foi matriculado, no início de 2017, em uma escola pública municipal. No ato da matrícula, a mãe apresentou a caderneta de saúde da criança e informou que a gestação de André tinha sido normal. Segundo ela, a criança tinha nascido saudável e recebido alta da maternidade no segundo dia de vida. Relatou, ainda, que sua família estava sendo acompanhada pela equipe de saúde da família e que, até o momento da matrícula, André não havia apresentado nenhum problema de saúde e não existiam recomendações médicas específicas relativas à saúde do filho.
Considerando-se essa situação hipotética, é correto afirmar, de acordo com o Programa Saúde na Escola, que André deverá ser submetido à
- a) medição da altura mensalmente.
- b) aferição da pressão arterial diariamente.
- c) avaliação clínica e psicossocial.
- d) avaliação da acuidade auditiva.
- e) avaliação clínica, apenas.
- #49186
- Banca
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- Prefeitura de São Luís-MA
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(1,0) 3 -
Assinale a opção que apresenta um hábito higiênico simples que, ao ser adotado pelo cuidador, previne a transmissão de doenças infecciosas durante a troca de fralda de bebês em instituições de educação infantil.
- a) higienização dos colchonetes de troca de fraldas uma vez por dia
- b) descarte das fraldas sujas em cesto de lixo posicionado sobre o balcão de higienização da criança
- c) higienização das mãos antes e depois do manuseio de cada bebê
- d) utilização de luvas descartáveis novas a cada novo contato com diferentes bebês
- e) utilização de fraldas de pano pré-lavadas em cada troca
- #49187
- Banca
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(1,0) 4 -
Um hábito higiênico simples que, ao ser adotado pelo cuidador no banho das crianças, previne a disseminação de doenças infecciosas em creches consiste em
- a) utilizar as mãos, em detrimento de buchas e esponjas, para dar banho no bebê.
- b) utilizar pentes ou escovas coletivas para pentear os cabelos dos bebês.
- c) higienizar a banheira com álcool a 40% após o banho do bebê.
- d) dar banho em mais de um bebê ao mesmo tempo.
- e) utilizar a mesma toalha para enxugar mais de um bebê.
- #49188
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- Prefeitura de São Luís-MA
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(1,0) 5 -
Um hábito higiênico simples que, ao ser adotado pelo cuidador durante o sono do bebê, ajuda a prevenir a disseminação de doenças infecciosas no berçário consiste em
- a) amarrar as chupetas dos bebês, quando houver, junto às roupas em uso.
- b) ligar ventiladores ambientais para favorecer a circulação do ar.
- c) sempre manter portas e janelas abertas.
- d) manter os berços próximos uns dos outros.
- e) dispor os bebês com os corpos paralelos, por exemplo, com as cabeças na mesma direção.
- #49189
- Banca
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(1,0) 6 -
Com relação às rotinas escolares, que objetivam garantir a segurança da criança no ambiente escolar bem como favorecer um bom relacionamento entre a escola e a família, assinale a opção correta.
- a) Os manipuladores de alimentos devem manter os cabelos presos e protegidos.
- b) O uso de equipamento de proteção individual é facultativo no caso dos funcionários responsáveis pela limpeza.
- c) Caso a mãe não apresente o cartão de vacinação quando da admissão da criança na instituição, o referido cartão atualizado deverá ser apresentado à direção da escola em até trinta dias.
- d) Caso uma criança se apresente à escola com febre, vômito, diarreia e prostração, ela deverá ser acolhida em sua sala de aula e, posteriormente, encaminhada ao serviço de saúde para ser avaliada.
- e) Se uma criança usar um medicamento continuamente, a cuidadora deve administrá-lo em conformidade com os horários do cronograma de atividades da escola.
- #49190
- Banca
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(1,0) 7 -
No que se refere aos procedimentos que ajudam a prevenir a disseminação de doenças no ambiente escolar, assinale a opção correta.
- a) Criança com quadro de hepatite A deve ser afastada da escola durante três dias, podendo retornar ao ambiente escolar ao fim desse período.
- b) Criança com piolho deverá, inicialmente, ser tratada na escola com a aplicação de inseticida em pó tópico no couro cabeludo.
- c) Criança com impetigo deverá ser tratada na escola com banhos utilizando sabonete líquido e antisséptico e a administração de antibiótico tópico.
- d) Criança com diarreia aguda poderá continuar frequentando a escola sem qualquer recomendação especial.
- e) Criança com varicela (catapora) poderá ser readmitida na escola quando todas as lesões estiverem secas.
- #49191
- Banca
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(1,0) 8 -
Caso a criança sofra um acidente que tenha como consequência um ferimento cortocontuso, o cuidador deverá
- a) secar o ferimento após a limpeza com a roupa que a criança estiver usando.
- b) comprimir o ferimento com um lençol ou uma toalha limpa após a limpeza e, em seguida, encaminhar a criança para atendimento médico-hospitalar.
- c) comprimir o ferimento, se estiver sangrando, com gaze ou com um pano limpo e, em seguida, levar a criança ao serviço de saúde.
- d) avisar a família sobre o acidente somente após a realização de todas as ações de primeiros-socorros.
- e) limpar o ferimento com água para retirar o sangue e a sujeira, não havendo necessidade de utilizar equipamento de proteção individual.
- #49192
- Banca
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(1,0) 9 -
O transtorno do espectro autista (TEA), que é um transtorno global de desenvolvimento caracterizado por alterações significativas na comunicação, no comportamento e na interação social da criança. Apresenta traços do TEA criança de
- a) três anos de idade que não mantém contato visual com outras pessoas, inclusive com os pais.
- b) quatro anos de idade que prefere se comunicar com adultos a se comunicar com os outros alunos da sala.
- c) quatro anos de idade que constrói frases bem elaboradas em detrimento da linguagem comum.
- d) três anos de idade que eventualmente briga com outras crianças, principalmente aplicando mordidas.
- e) dois anos de idade que fala, no mínimo, duas palavras com sentido conexo.
- #49193
- Banca
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(1,0) 10 -
Com relação aos direitos de uma criança com TEA, assinale a opção correta.
- a) A escola que acolhe crianças com TEA pode cobrar valor adicional decorrente da prestação de serviços diferentes daqueles ofertados aos alunos regulares.
- b) A escola deverá disponibilizar ao aluno com TEA acompanhamento especializado, desde que seja comprovada a necessidade de apoio às atividades de comunicação, interação social, alimentação e cuidados pessoais.
- c) Após o diagnóstico, a criança com TEA deverá ser assistida exclusivamente em uma unidade básica de saúde.
- d) Criança com TEA tem direito a benefício de prestação continuada pelo INSS, caso a renda de sua família seja de dois salários mínimos.
- e) Criança com TEA deve ser atendida em suas necessidades educacionais em uma escola especializada para atendimento de crianças com transtornos do desenvolvimento.
- #49194
- Banca
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(1,0) 11 -
O Guia Alimentar da População Brasileira, publicado pelo Ministério da Saúde em 2014, prevê quatro categorias de alimentos, definidas de acordo com o tipo de processamento empregado na sua produção, recomendando que, na escolha dos alimentos, considerem-se essas categorias. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
I Recomenda-se a ingestão de alimentos ultraprocessados, embora sejam ricos em sal, açúcar e gorduras, devido ao seu alto grau de conservação.
II É recomendada a utilização de óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades para temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias.
III Raízes e tubérculos lavados, pães e cortes de carne resfriados são considerados alimentos minimamente processados.
IV Como alimentos in natura tendem a se deteriorar muito rapidamente, técnicas de processamento mínimo podem ser adotadas para aumentar a sua conservação.
Estão certos apenas os itens
- a) II e III.
- b) II e IV.
- c) III e IV.
- d) I e II.
- e) I e III.
- #49195
- Banca
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(1,0) 12 -
Dois lanches foram planejados para a oferta em diferentes escolas de ensino fundamental:
Lanche A: biscoito recheado e suco de fruta pasteurizado sem adição de açúcar ou outra substância.
Lanche B: banana, iogurte sem açúcar e biscoito de aveia integral.
Em relação à avaliação nutricional e sensorial dos lanches A e B, assinale a opção correta.
- a) A substituição do biscoito recheado por biscoito de aveia integral no lanche A não traria benefícios nutricionais, por serem ambos alimentos ultraprocessados.
- b) Todos os alimentos do lanche B são minimamente processados.
- c) O lanche A deve ser evitado por ser nutricionalmente inadequado.
- d) O suco do lanche A é um alimento processado e seu consumo não é recomendado.
- e) O lanche A contém uma fonte de proteína.
- #49196
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(1,0) 13 -
Com relação à composição de alimentos e seus impactos na saúde, julgue os itens a seguir.
I Uma alimentação nutricionalmente completa para crianças em idade escolar deve ser composta de alimentos diversos, que se complementem.
II Os néctares de frutas são uma boa opção para lanche, por serem, como as frutas, ricos em fibras, vitaminas e minerais.
III Alimentos ricos em açúcar estão associados à incidência de cárie dental, de obesidade e de várias outras doenças crônicas.
IV Alimentos de origem animal são boas fontes de proteínas e fibras alimentares.
Estão certos apenas os itens
- a) I e IV.
- b) II e III.
- c) III e IV.
- d) I e II.
- e) I e III.
- #49197
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(1,0) 14 -
Assinale a opção que apresenta refeição composta apenas por alimentos in natura minimamente processados ou processados, ou seja, que não sejam ultraprocessados.
- a) pão doce; hambúrguer; maionese; salada de alface e tomate
- b) arroz; feijão; carne seca; salada de cenoura, alface e tomate; refresco de suco em pó de abacaxi
- c) macarrão em massa fresca; molho de tomate artesanal; salsicha; suco de uva pasteurizado
- d) arroz parboilizado; lentilhas; peixe empanado; salada de alface, cenoura e beterraba; néctar de pêssego industrializado
- e) tutu de feijão; arroz; bife acebolado; salada de alface e tomate; suco de laranja pasteurizado
- #49198
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(1,0) 15 -
Assinale a opção que apresenta alimentos considerados fontes principalmente de proteínas, carboidratos, fibras e gorduras, respectivamente.
- a) leite, castanhas, farelo de aveia, pasta de amendoim
- b) banana, iogurte, brócolis, maionese
- c) queijo, biscoito, mamão, leite integral
- d) manteiga, biscoito, couve, óleo de girassol
- e) carne, pão, laranja, manteiga