Simulado PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS -SP | Professor II – Língua Portuguesa | CONCURSO
SIMULADO PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS -SP | PROFESSOR II – LÍNGUA PORTUGUESA
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS -SP para o cargo de Professor II – Língua Portuguesa.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca VUNESP para o concurso PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS -SP. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor II – Língua Portuguesa, contendo Português que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS -SP | Professor II – Língua Portuguesa contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS -SP.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #132527
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(1,0) 1 -
Em conformidade com o pensamento de Bakhtin, a diferença entre gênero primário e gênero secundário é definida pela relação
- a) simples-complexo.
- b) oral-escrita.
- c) culto-popular.
- d) social-escolar.
- e) errado-certo.
- #132528
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(1,0) 2 -
Analisando-se a expressão “Meu gatinho” no 1o e no 3o quadrinho, é correto afirmar que possui
- a) a mesma referência nos dois empregos, sendo sujeito da oração na segunda ocorrência.
- b) diferentes referências nos dois empregos, sendo vocativo na primeira ocorrência.
- c) a mesma referência nos dois empregos, sendo aposto da oração na segunda ocorrência.
- d) a mesma referência nos dois empregos, sendo vocativo na segunda ocorrência.
- e) diferentes referências nos dois empregos, sendo vocativo na segunda ocorrência.
- #132529
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(1,0) 3 -
De acordo com Kleiman (1993), “o conhecimento parcial, estruturado que temos na memória sobre assuntos, situações, eventos típicos de nossa cultura é chamado de esquema. O esquema determina, em grande parte, as nossas expectativas sobre a ordem natural das coisas”. Nesse sentido, tomado isoladamente, o primeiro quadrinho ativa no leitor a expectativa de leitura de que a velhinha
- a) deve ter se separado do marido e teme a solidão, mas há uma quebra dessa expectativa com a chegada do velhinho.
- b) parece melancólica por não ter um companheiro, e há uma confirmação dessa expectativa com a chegada do velhinho.
- c) está triste pela ausência de seu animal de estimação, mas há uma quebra dessa expectativa com a chegada do velhinho.
- d) permanece desiludida por ter perdido seu animal de estimação, e há uma negação dessa expectativa com a chegada do velhinho.
- e) parece ansiosa com a demora da volta do seu marido, e há uma confirmação dessa expectativa com a chegada do velhinho.
- #132530
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(1,0) 4 -
No âmbito do Campo artístico-literário, trata-se de possibilitar o contato com as manifestações artísticas em geral, e, de forma particular e especial, com a arte literária e de oferecer as condições para que se possa reconhecer, valorizar e fruir essas manifestações. Está em jogo a continuidade da formação do leitor literário, com especial destaque para o desenvolvimento da fruição, de modo a evidenciar a condição estética desse tipo de leitura e de escrita. Para que a função utilitária da literatura – e da arte em geral – possa dar lugar à sua dimensão humanizadora, transformadora e mobilizadora, é preciso supor – e, portanto, garantir a formação de – um leitor-fruidor, ou seja, de um sujeito que seja capaz de se implicar na leitura dos textos, de “desvendar” suas múltiplas camadas de sentido, de responder às suas demandas e de firmar pactos de leitura. (BNCC)
Comparando os objetivos para o ensino de literatura delineados com a perspectiva de Lígia Chiappini de Moraes Leite (“Gramática e Literatura: desencontros e esperanças”, em: Geraldi, 1997), conclui-se que a literatura deve funcionar em um projeto de educação
- a) prático e alinhado às necessidades sociais.
- b) crítico e transformador da sociedade.
- c) técnico e independente da ordem social.
- d) independente e contrário à ordem social.
- e) contundente e revolucionário na sociedade.
- #132531
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(1,0) 5 -
Em atividades de reescrita do texto em sala de aula, uma formulação que também estaria em conformidade com a norma-padrão é:
- a) Afastou-se os temores de uma recaída na recessão econômica, que, na virada do primeiro para este segundo semestre, assombraram o país.
- b) Porém, menos claro é se os indicadores por meio do qual aponta-se alguma melhora será o bastante para sustentar uma retomada mais sólida.
- c) Se dissipou o pior do pessimismo à partir da divulgação do crescimento de 0,4% do Produto Interno Bruto no segundo trimestre.
- d) Os resultados serão insuficientes para evitar o terceiro ano de expansão pífia do PIB, e, para 2020, existe poucos que acreditam em algo acima de 2%.
- e) As exportações, cuja queda chegou a 40% nos oito primeiros meses de 2019, mostram a fragilidade em que permanece o setor industrial.
- #132537
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(1,0) 6 -
No texto, a construção da argumentação recorre ao uso de determinados termos dentro de um mesmo campo semântico: temores, recaída, recessão, assombraram, pífia, frágil. Nesse sentido, é correto afirmar que as expressões “entretanto” e “no entanto”, presentes no 3º e no 5º parágrafos, respectivamente, reforçam o viés argumentativo de que
- a) é necessário deixar o comércio com a Argentina, devido à crise que atinge o país.
- b) é possível ter um PIB acima de 2% em 2020, apesar das projeções contrárias.
- c) é muito provável a volta do pior do pessimismo, considerando-se o PIB atual.
- d) é preciso ter cautela com a economia nacional, ainda bastante enfraquecida.
- e) é inevitável a derrocada econômica, puxada pela construção civil e pela indústria.
- #132541
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(1,0) 7 -
Com base em Marcuschi (2008), o editorial está no domínio discursivo
- a) jornalístico, analisando os resultados da economia na conjuntura atual.
- b) publicitário, descrevendo as expectativas da economia para o ano de 2020.
- c) jurídico, expondo as implicações de uma eventual recessão econômica.
- d) jornalístico, relatando a superação dos problemas econômicos no país.
- e) publicitário, contrapondo o cenário difícil de 2019 a um de êxito, em 2020.
- #132542
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(1,0) 8 -
Leia a charge do cartunista Lute.
(http://chargeonline.com.br)
No plano da linguagem verbal, os termos “desemprego” e “informalidade”, formados por _______, desenham um cenário ___________, reforçado pelos ________ que contêm.
Em conformidade com os sentidos da charge e o conhecimento da estrutura de formação das palavras em língua portuguesa, as lacunas do enunciado devem ser preenchidas, correta e respectivamente, com:
- a) derivação ... perturbador ... sufixos
- b) composição ... pessimista ... radicais
- c) derivação ... negativo ... prefixos
- d) composição ... sereno ... radicais
- e) derivação ... de expectativas ... sufixos
- #132543
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(1,0) 9 -
Uma informação coesa e coerente em relação ao conteúdo temático apresentado é:
- a) O planejamento financeiro está limitado à elite econômica de uma sociedade.
- b) O dinheiro não nos chega com instruções de uso, por isso não cuida de si mesmo.
- c) Quem faz um planejamento para cuidar do dinheiro sabe que ele é importante.
- d) O bem-estar em nossas vidas é consequência do planejamento financeiro.
- e) Gastar é mais importante do que decidir quando, quanto e como usar dinheiro.
- #132544
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(1,0) 10 -
Nesses dois primeiros parágrafos do texto, a autora recorre à sequência tipológica
- a) descritiva, caracterizando o dinheiro na sociedade atual.
- b) narrativa, relatando situações com o uso do dinheiro.
- c) argumentativa, analisando como se divertir na vida.
- d) expositiva, confrontando a vida do rico com a do pobre.
- e) injuntiva, criando a interação com o sujeito-leitor.
- #132545
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(1,0) 11 -
Com base nos suportes discursivos apresentados em Marcuschi (2008), a tira de Calvin tem como suporte
- a) o jornal impresso, que abarca muitos gêneros discursivos, podendo ser veiculada também em outros suportes convencionais impressos.
- b) a internet, que abarca uma infinidade de gêneros, sendo que, antes de seu advento, gêneros dessa natureza tinham como suporte convencional o jornal.
- c) o livro didático, que trata de muitos gêneros possíveis pela exemplificação com fins pedagógicos, sendo possível encontrá-la também em jornais.
- d) a revista de variedades, que explora diferentes gêneros discursivos para atender a diferentes públicos conforme suas intenções de leitura.
- e) o encarte em um jornal diário, que reproduz alguns gêneros voltados à diversão, os quais também podem circular nos meios digitais.
- #132546
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(1,0) 12 -
A análise linguística de expressões empregadas por Calvin identifica a presença de linguagem conotativa em:
- a) Eu ainda não acredito!
- b) Que aborto da justiça!
- c) ... os juízes tinham preconceito contra nós...
- d) O importante é que nós perdemos!
- e) Pra que competir, se não for pra ganhar?
- #132547
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(1,0) 13 -
Nas práticas de leitura, textos multimodais são interpretados a partir da conjugação dos sistemas semióticos que os constituem. Analisando-se a expressão fisionômica de Calvin, conclui-se que as frases “O importante é que nós perdemos!” e “Pra que competir, se não for pra ganhar?” traduzem sentido de
- a) esperança, já que o garoto pretendia, por merecimento, ganhar.
- b) desolação, já que o garoto pretendia, apesar de tudo, ganhar.
- c) resignação, já que o garoto pretendia, eventualmente, ganhar.
- d) indignação, já que o que o garoto pretendia, acima de tudo, ganhar.
- e) indiferença, já que o garoto pretendia, possivelmente, ganhar.
- #132548
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(1,0) 14 -
om base nos elementos prosódicos apresentados por Gladis Massini-Cagliari e Luiz Carlos Cagliari (“Fonética”, em Mussalim e Bentes, Vol.1, 2005), no 3º quadrinho, o aspecto fonético reproduzido na escrita com os negritos na fala do garoto e o sentido que eles denotam são, respectivamente:
- a) a qualidade da voz e a surpresa.
- b) o ritmo e a declaração enfática.
- c) a velocidade e a repetição.
- d) o acento e a asserção enfática.
- e) a entoação e a asserção forte.
- #132549
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(1,0) 15 -
Embora seja um texto escrito, como reproduz uma situação de oralidade, a tira incorpora algumas marcas de informalidade e de continuadores típicos da fala, a saber:
- a) “E o nosso cartaz não ganhou?”, “tinham preconceito contra nós”, “é dividir as pessoas”, “Pra que competir”.
- b) “não acredito”, “Que aborto da justiça”, “Bem”, “O importante é que nós perdemos!”
- c) “foi uma piada”, “tá na cara”, “Bem”, “Ora, ora”.
- d) “foi uma piada”, “os juízes tinham preconceito”, “nós fizemos o melhor que pudemos”, “Pra que competir”.
- e) “não acredito”, “tá na cara”, “eu sempre me esqueço de que o objetivo da competição”, “se não for pra ganhar”.