Leia o texto para responder à questão.
(Fernando Gonsales, “Níquel Náusea”. Folha de S.Paulo, 27.04.2019)
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No âmbito do Campo artístico-literário, trata-se de possibilitar o contato com as manifestações artísticas em geral, e, de forma particular e especial, com a arte literária e de oferecer as condições para que se possa reconhecer, valorizar e fruir essas manifestações. Está em jogo a continuidade da formação do leitor literário, com especial destaque para o desenvolvimento da fruição, de modo a evidenciar a condição estética desse tipo de leitura e de escrita. Para que a função utilitária da literatura – e da arte em geral – possa dar lugar à sua dimensão humanizadora, transformadora e mobilizadora, é preciso supor – e, portanto, garantir a formação de – um leitor-fruidor, ou seja, de um sujeito que seja capaz de se implicar na leitura dos textos, de “desvendar” suas múltiplas camadas de sentido, de responder às suas demandas e de firmar pactos de leitura. (BNCC)Comparando os objetivos para o ensino de literatura delineados com a perspectiva de Lígia Chiappini de Moraes Leite (“Gramática e Literatura: desencontros e esperanças”, em: Geraldi, 1997), conclui-se que a literatura deve funcionar em um projeto de educação
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