Simulado PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS -SP | Professor II – Língua Portuguesa | CONCURSO
SIMULADO PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS -SP | PROFESSOR II – LÍNGUA PORTUGUESA
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS -SP para o cargo de Professor II – Língua Portuguesa.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca VUNESP para o concurso PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS -SP. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor II – Língua Portuguesa, contendo Português que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS -SP | Professor II – Língua Portuguesa contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS -SP.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #132550
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Português
- Concurso
- Prefeitura de São José dos Campos-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 16 -
De acordo com Irandé Antunes, a gramática deve ser abordada no espaço escolar
- a) em consonância com o estudo do texto, entendendo-se a função que ela desempenha para a produção de sentido.
- b) em função das nomenclaturas, reforçando-se o estudo das terminologias e das classificações.
- c) em exercícios estruturados da língua, reconhecendo-se as diferentes unidades e estruturas gramaticais.
- d) em paralelo ao estudo dos gêneros textuais, relacionando-se a eles para a descrição metalinguística.
- e) em situações pontuais, considerando-se sua pouca relevância para entendimento das noções gramaticais.
- #132551
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Português
- Concurso
- Prefeitura de São José dos Campos-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 17 -
Conforme apresentada no texto, a língua é vista como
- a) prática social, o que implica conceber os falantes como sujeitos ativos em um processo de comunicação.
- b) variedade linguística regional, o que implica negar a existência da unidade nacional de uma língua.
- c) atividade humana, o que implica reconhecer a norma culta como a privilegiada na comunicação entre os sujeitos.
- d) expressão verbal escrita, o que implica colocar a oralidade em segundo plano na comunicação social.
- e) unidade nacional, o que implica entender as variedades linguísticas como formas a serem evitadas no dia a dia.
- #132552
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Português
- Concurso
- Prefeitura de São José dos Campos-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 18 -
Os tipos relativamente estáveis de enunciados definidos no texto correspondem ao que Bakhtin concebe como
- a) tipologias textuais.
- b) estruturas linguísticas.
- c) formações discursivas.
- d) gêneros do discurso.
- e) condições de produção do discurso.
- #132553
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Português
- Concurso
- Prefeitura de São José dos Campos-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 19 -
Nos trechos “Uma adolescente alemã de quinze anos de idade [...] deu rosto ao holocausto...” e “Anne tornou-se símbolo de uma luta contra toda e qualquer tirania...”, considerando-se a relação que as expressões destacadas estabelecem entre si, conclui-se elas são empregadas como
- a) rótulos.
- b) sinônimos.
- c) antônimos.
- d) hipônimos.
- e) hiperônimos.
- #132554
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Português
- Concurso
- Prefeitura de São José dos Campos-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 20 -
Considere as passagens:
• Se não tivesse caído nas mãos de seus algozes, na quarta-feira passada [12.06.2019], estaria comemorando noventa anos. • Para homenageá-la na data de seu aniversário, na última semana a fundação que leva o seu nome e abriga vasto acervo sobre a sua vida lançou na Holanda o livro “Obra reunida”... • Trata-se, agora, não de depoimentos ou da narração do dia a dia de Anne nos cruéis tempos de guerra mas, isso sim, da compilação de textos que a mostram quando criança.
De acordo com Koch e Elias (2011) e Marcuschi (2008), as relações lógico-semânticas estabelecidas nos trechos são de, respectivamente:
- a) mediação; causalidade; disjunção.
- b) comparação; conjunção; explicação.
- c) comparação; conclusão; explicação.
- d) condicionalidade; conformidade; disjunção.
- e) condicionalidade; mediação; contrajunção.