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Simulado Prefeitura de Salvador - BA | CONCURSO

Simulado Prefeitura de Salvador - BA

SIMULADO PREFEITURA DE SALVADOR - BA

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores do País, através de simulados para , provas e questões de .

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Prefeitura de Salvador - BA.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Prefeitura de Salvador - BA que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos anteriores Prefeitura de Salvador - BA, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Prefeitura de Salvador - BA contém um total de 10 questões de com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Prefeitura de Salvador - BA.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Prefeitura de Salvador - BA. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos Diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos Diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO Prefeitura de Salvador - BA
Para realizar o simulado Prefeitura de Salvador - BA você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Prefeitura de Salvador - BA você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para Prefeitura de Salvador - BA é aqui!


#201121
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. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
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(1,0) 1 - 

A Resolução 01/CNE/CBE, Artigo 3º , estabelece que o ensino sistemático da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana deverá ser ministrado no âmbito de todo o currículo, em especial nos seguintes componentes curriculares:

  • a) Educação Artística, Estudos Sociais e Literatura.
  • b) Literatura, História do Brasil e Educação para Cidadania.
  • c) Estudos Sociais, Educação Artística e Educação para Cidadania.
  • d) Educação para Cidadania, Estudos Sociais e História do Brasil.
  • e) Educação Artística, Literatura e História do Brasil.
#201122
Banca
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Matéria
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Prefeitura de Salvador-BA
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(1,0) 2 - 

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96), o calendário escolar deverá adequar-se às peculiaridades locais, inclusive climáticas e econômicas, a critério do respectivo sistema de ensino. Nos níveis fundamental e médio, a carga horária mínima anual para efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado a exames finais, será, em horas e dias letivos, respectivamente,

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)
  • e)
#201123
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Prefeitura de Salvador-BA
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(1,0) 3 - 

O Estatuto da Criança e do Adolescente, no Capítulo IV, que trata do direito à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer, reafirma os deveres do Estado, definidos na Constituição Brasileira de 1988, e acrescenta, no Artigo 56, que a direção das escolas do Ensino Fundamental tem o dever de comunicar ao Conselho Tutelar o seguinte fato em relação aos seus alunos:

  • a) maus-tratos provocados por familiares.
  • b) falta às aulas por mais de cinco dias em um mês.
  • c) separação dos pais.
  • d) ocorrência de brigas entre grupos .
  • e) furtos e roubos praticados na escola.
#201124
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Prefeitura de Salvador-BA
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(1,0) 4 - 

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394/96, explicita, no Artigo 26, que os conteúdos curriculares da educação básica e do ensino médio devem ter uma base nacional comum e uma parte diversificada a ser completada em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar. Essa parte diversificada deverá contemplar

  • a) o ensino da História e da Cultura Afro-Brasileira e Afri- cana.
  • b) os temas transversais que compõem o currículo escolar.
  • c) os tópicos do programa abordando aspectos da cultura local e regional.
  • d) os conteúdos mínimos definidos na LDB.
  • e) as áreas de conhecimento classificadas por especialidades.
#201125
Banca
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Prefeitura de Salvador-BA
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(1,0) 5 - 

As atitudes agressivas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um indivíduo ou grupo de indivíduos contra outro(s), causando dor e angústia, sendo, além disso, executadas dentro de uma relação desigual de poder, denominam-se

  • a) assédio sexual.
  • b) abuso de autoridade.
  • c) homofobia.
  • d) bullying.
  • e) TDAH.
#201126
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(1,0) 6 - 

Segundo Piaget, na etapa do desenvolvimento cognitivo que corresponde à faixa etária dos 7 aos 11/12 anos, a criança tem, dentre outras, as seguintes capacidades:

  • a) demonstrar criatividade para trabalhar com hipóteses formais, ter noção de permanência do objeto e realizar operações matemáticas.
  • b) criticar os valores morais e sociais, realizar operações lógicas e ter noção de permanência do objeto.
  • c) realizar operações matemáticas, compreender o ponto de vista dos outros e compreender os próprios erros.
  • d) compreender o ponto de vista dos outros, realizar operações matemáticas e criticar os valores morais e sociais.
  • e) formar conceitos abstratos (liberdade, justiça), compreender os próprios erros e ter noção de permanência do objeto.
#201127
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(1,0) 7 - 

Alguns autores, entre eles, Perrenoud, afirmam que estamos atravessando um período de transição, onde estruturas de uma visão mais progressista de Educação convivem, ou tentam conviver, com uma visão mais tradicional. A avaliação é um dos exemplos desse ‘embate’ ao trazer a discussão sobre a avaliação classificatória e a avaliação formativa.

A avaliação formativa caracteriza-se por

  • a) oferecer certificação de competências em lugar de aferição da aprendizagem.
  • b) propor o acompanhamento contínuo do processo de aprendizagem, possibilitando as intervenções necessárias.
  • c) possibilitar a comparação e a classificação dos alunos.
  • d) valorizar a aferição de conhecimentos teóricos em detrimento do conhecimento prático.
  • e) estar centrada na percepção do professor, que possui o domínio do saber e dos critérios de avaliação.
#201128
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(1,0) 8 - 

Segundo Paulo Freire, o esforço e a competência dos educadores que avaliam as suas práticas pedagógicas no intuito de reduzir a distância entre a teoria e a prática, partindo do reconhecimento de que “ensinar não é transferir conhecimentos, mas criar as possibilidades para sua produção ou construção”, são denominados de

  • a) assimilação.
  • b) bom senso.
  • c) transgressão.
  • d) coerência.
  • e) reflexão crítica.
#201131
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(1,0) 9 - 

Para a compreensão das tendências pedagógicas e dos seus ideários, faz-se necessário contextualizá-las, ou seja, situá-las historicamente. Na história da educação brasileira, o movimento denominado Escola Nova marcou seu tempo, sendo reflexo de um liberalismo político e econômico.
Segundo o ideário da Escola Nova, afirma-se que

  • a) apresentou os conteúdos numa perspectiva crítica.
  • b) apontou o papel da escola como reprodutora do sistema econômico
  • c) adaptou o nível do ensino na escola pública para se dizer democrática, procurando garantir educação para todos.
  • d) buscou romper os laços com a escola tradicional para contribuir com a industrialização no início do século XX.
  • e) contribuiu para a elitização do ensino com o discurso de “escola de qualidade”.
#201132
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(1,0) 10 - 

O currículo que permeia o ambiente escolar na vivência de valores que não estão expressos, não ditos, criando as formas de relacionamento, poder e convivência, é denominado currículo

  • a) em ação.
  • b) mínimo.
  • c) oficial.
  • d) formal.
  • e) oculto.