Processando...

Simulado PREFEITURA DE RIO CLARO – SP | Diretor de Escola | CONCURSO

Simulado PREFEITURA DE RIO CLARO – SP | Diretor de Escola

SIMULADO PREFEITURA DE RIO CLARO – SP | DIRETOR DE ESCOLA

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso PREFEITURA DE RIO CLARO – SP para o cargo de Diretor de Escola .

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca VUNESP para o concurso PREFEITURA DE RIO CLARO – SP. Estas questões são especificamente para o cargo de Diretor de Escola , contendo Pedagogia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado PREFEITURA DE RIO CLARO – SP | Diretor de Escola contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso PREFEITURA DE RIO CLARO – SP.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#136723
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Rio Claro-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 16 - 

A Resolução CNE/CEB 4/2010, artigo 54, parágrafo 2o, dispõe que é obrigatória a gestão democrática no ensino público, a qual pressupõe, além de outros aspectos, o cumprimento do princípio da participação. Noêmia, diretora de escola no município de Rio Claro, identificou corretamente, dentre suas atribuições específicas, estabelecidas pelo sistema municipal, que aquelas que melhor correspondem ao disposto na referida Resolução são as de dirigir a escola de modo a garantir a consecução de seus objetivos e a integração do pessoal docente e administrativo; e de

  • a) estabelecer plano orçamentário anual atendendo à comunidade.
  • b) promover condições para integração escola-comunidade.
  • c) responsabilizar-se pelo programa de alimentação suplementar.
  • d) coordenar a política educacional na rede pública municipal de ensino.
  • e) prover transporte escolar aos alunos que moram em bairros distantes.
#136724
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Rio Claro-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 17 - 

Zilda, diretora de uma escola do município de Rio Claro, viu-se frente a um grande desafio: sensibilizar sua comunidade para que participasse, de forma comprometida, com a elaboração do Projeto Político Pedagógico da escola. Ciente de que essa é uma das atribuições de seu cargo, iniciou o processo realizando uma pesquisa com o segmento de pais, a fim de conhecê-los melhor. Essa iniciativa se justifica porque, como coloca Villela (em Alves; Sass, 2004), o conhecimento da comunidade escolar é fundamental à medida que só se constrói um Projeto Político Pedagógico se

  • a) os pais dos alunos se simpatizarem com a direção, oferecendo-lhe apoio para mudar a realidade.
  • b) ele for pautado em propostas e atividades didáticas agradáveis e acatadas por todos os pais.
  • c) os pais se sentirem prestigiados e valorizados pela direção da escola frequentada por seus filhos.
  • d) ele estiver contextualizado a partir do diagnóstico da realidade em que se insere a escola.
  • e) a direção montar uma reunião com a comunidade cujo eixo sejam os interesses de seus membros.
#136725
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Rio Claro-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 18 - 

A Secretaria da Educação do Município de Rio Claro reuniu seus diretores de escola para estudo da Resolução CNE/CEB 7/2010 e o respectivo Parecer. Depois de um debate acalorado, com base no artigo 21 da referida resolução e no texto do Parecer, um dos diretores explicitou corretamente que, no projeto político-pedagógico de Ensino Fundamental e no regimento escolar, o aluno

  • a) é o centro do planejamento curricular e será considerado como sujeito que atribui sentidos à natureza e à sociedade nas práticas sociais que vivencia, produzindo cultura e construindo sua identidade pessoal e social.
  • b) deve obedecer a seus superiores: diretor e professores, estando impedido de tomar parte ativa na discussão e na implementação das normas que regem as formas de relacionamento na escola.
  • c) deve acatar as avaliações dos professores, sem contestá-las, pois são os docentes que entendem dos conteúdos curriculares e só eles podem tomar decisões quanto à aprendizagem do aluno.
  • d) precisa seguir as orientações dos docentes e respectivos coordenadores pedagógicos, sem precisar ter acesso à fundamentação pedagógica que aqueles aplicam, pois o educando não a compreenderia.
  • e) necessita ter nota igual ou superior a sete nas avaliações bimestrais para ficar isento de cursar a recuperação paralela contínua e concomitante com o desenrolar do curso e ser dispensado da recuperação final.
#136726
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Rio Claro-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 19 - 

Miguel, diretor de uma escola no município de Rio Claro, leu em uma reportagem sobre o rendimento escolar de alunos surdos que poucos deles, no Estado de São Paulo, concluem o Ensino Fundamental e Médio. A reportagem explicava que, segundo a Lei nº 10.098 de 2000, os surdos, assim como as demais pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, devem frequentar as escolas de acordo com as normas gerais e os critérios básicos para promoção de sua acessibilidade e permanência. O diretor consultou, então, a Resolução CNE/CEB 4/2009, que fixa as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial, em que verificou que são considerados recursos de acessibilidade na educação aqueles que

  • a) estão localizados nas escolas onde se realiza o Atendimento Educacional Especializado – AEE.
  • b) foram adaptados para dar aulas de reforço aos que necessitam de atendimento educacional especializado.
  • c) substituem as aulas que ocorrem nas classes comuns frequentadas pelos colegas não deficientes.
  • d) oferecem adequada infraestrutura arquitetônica aos alunos com necessidades educacionais especiais.
  • e) asseguram condições de acesso ao currículo aos alunos com deficiência ou mobilidade reduzida.
#136727
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Rio Claro-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 20 - 

Juliana sempre se interessou pela Educação Especial, preparou-se para atuar nessa área e já pode trabalhar em salas de recursos multifuncionais ou em centros de Atendimento Educacional Especializado, isso porque, conforme o artigo 12 da Resolução CNE/CEB 4/2009, ela reúne as condições exigidas para tanto, ou seja,

    • a) a formação em curso de Pedagogia com estágio em uma escola de educação básica que oferece a Educação Especial.
    • b) a formação inicial em curso de enfermagem e a formação em lato sensu focada no atendimento à Educação Especial.
    • c) a formação inicial que a habilita para o exercício da docência e a formação específica para a Educação Especial.
    • d) a formação inicial que a habilita para o exercício da docência, com mestrado e doutorado em gestão educacional.
    • e) o bacharelado em Psicologia Educacional e a especialização em Deficiências e em Superdotação.