Simulado PREFEITURA DE RIO BRANCO -AC | Professor de Educação Infantil | CONCURSO
SIMULADO PREFEITURA DE RIO BRANCO -AC | PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso PREFEITURA DE RIO BRANCO -AC para o cargo de Professor de Educação Infantil .
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca IBADE para o concurso PREFEITURA DE RIO BRANCO -AC. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor de Educação Infantil , contendo Pedagogia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado PREFEITURA DE RIO BRANCO -AC | Professor de Educação Infantil contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso PREFEITURA DE RIO BRANCO -AC.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #137065
- Banca
- IBADE
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Rio Branco-AC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Embora as crianças desenvolvam suas capacidades de maneira heterogênea, a educação tem por função criar condições para o desenvolvimento integral de todas as crianças, considerando, também, as possibilidades de aprendizagem que apresentam nas diferentes faixas etárias. Para que isso ocorra, faz-se necessário uma atuação que propicia o desenvolvimento de capacidades. As capacidades associadas ao desenvolvimento dos recursos para pensar, o uso e apropriação de formas de representação e comunicação envolvendo resolução de problemas são as de:
- a) ordem estética.
- b) ordem ética.
- c) inserção social.
- d) ordem cognitiva.
- e) relação interpessoal.
- #137066
- Banca
- IBADE
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Rio Branco-AC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Sobre espaço físico e recursos materiais, pode-se afirmar que:
I. deve propiciar condições para que as crianças possam usufruí-lo em benefício do seu desenvolvimento e aprendizagem.
II. seja versátil e permeável à sua ação, sujeito às modificações propostas pelas crianças e pelos professores em função das ações desenvolvidas.
III. deve ser pensado e arranjado de forma que não haja mudanças haja vista a necessidade de a criança sentir-se segura em um lugar em que tudo está no mesmo lugar.
IV. os materiais constituem um instrumento importante para o desenvolvimento da tarefa educativa, uma vez que são um meio que auxilia a ação das crianças.
V. os brinquedos e demais materiais, para segurança da integridade física da criança, devem estar dispostos de forma inacessível.
Está correto apenas o que se afirma em:
- a) III, IV e V.
- b) I, II, III e IV.
- c) I e II.
- d) I, II e IV.
- e) II, IV e V.
- #137067
- Banca
- IBADE
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Rio Branco-AC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Muitas das pautas culturais e saberes socialmente constituídos são aprendidos por meio do contato direto ou indireto com atividades diversas, que ocorrem nas diferentes situações de convívio social das quais as crianças participam no âmbito familiar e cotidiano.
Outras aprendizagens, no entanto, dependem de situações educativas criadas especialmente para que ocorram. O planejamento dessas situações envolve a seleção de conteúdos específicos a essas aprendizagens.
Nessa perspectiva, Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil os conteúdos abrangem:
I. procedimentais que se referem ao saber fazer, relaciona-se a um percurso de tomada de decisões.
II. atitudinais tratam dos valores, das normas e das atitudes.
III. conceituais dizem respeito ao conhecimento de conceitos, fatos e princípios, objetivando apenas a construção passiva do conhecimento.
Está correto apenas o que se afirma em:
- a) I e II.
- b) II.
- c) I.
- d) II e III.
- e) III.
- #137068
- Banca
- IBADE
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Rio Branco-AC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Conforme o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, para que as aprendizagens infantis ocorram com sucesso, é preciso que o professor considere, na organização do trabalho educativo:
- a) o grau de desafio que as atividades apresentam e o fato de que devam ser significativas e apresentadas de maneira integrada para as crianças e o mais próximo possível das práticas sociais reais.
- b) a resolução de problemas como forma de avaliação e consequência pedagógica.
- c) a interação com crianças, apenas, da mesma idade em situações hipotéticas diversas como fator de promoção da aprendizagem e do desenvolvimento e da capacidade de relacionar-se.
- d) o coletivo e a diversidade.
- e) os conhecimentos prévios de qualquer natureza que as crianças já possuem sobre o assunto, já que elas aprendem por meio de construções objetivas e soluções próprias, particulares e provisórias para resolver problemas.
- #137069
- Banca
- IBADE
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Rio Branco-AC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Conforme Vygostky:
I. a escrita tem início com os gestos, é o signo visual inicial que contém a futura escrita da criança.
II. a segunda esfera de atividades que une os gestos e a linguagem escrita é a dos jogos das crianças.
III. o brinquedo simbólico das crianças pode ser entendido como um sistema pouco complexo de 'fala' através de gestos que comunicam e indicam os significados dos objetos usados para brincar.
IV. a brincadeira de faz-de-conta é considerada como um dos grandes contribuidores para o desenvolvimento da linguagem escrita - que é um sistema de simbolismo da segunda ordem.
V. as brincadeiras são consideradas atividades importantes na educação da criança, uma vez que permitem o desenvolvimento afetivo, motor, cognitivo, social e moral.
Estão corretos apenas:
- a) III, IV e V.
- b) I, II, III e V.
- c) I, III, IV e V.
- d) II, IV e V.
- e) I, II, IV e V.
- #137070
- Banca
- IBADE
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Rio Branco-AC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
As propostas pedagógicas da Educação Infantil devem:
I. organizar as atividades de forma que possam interagir com as diversas áreas do conhecimento, através das quais os professores possam transmitir, de forma homogênea, os conteúdos a seus alunos.
II. ressaltar a importância de se trabalhar atividades relacionadas à diversidade contra a discriminação de gênero, religião, etnia, necessidades especiais, composição familiar e diversos estilos de vida, bem como, o respeito e valores dos costumes, cultura local e regional.
III. visar a inclusão das crianças com necessidades especiais, sendo que a Educação Infantil deve elaborar estratégias, orientações e materiais que atendam a necessidades específicas da criança, evidenciando a formação continuada da equipe para atender esses alunos, bem como, a adaptação do espaço e equipamentos
Está correto o que se afirma apenas em:
- a) III.
- b) I e II.
- c) II e III.
- d) I.
- e) I e III.
- #137071
- Banca
- IBADE
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Rio Branco-AC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Para que as crianças possam exercer sua capacidade de criar é imprescindível que haja riqueza e diversidade nas experiências que lhes são oferecidas nas instituições, sejam elas mais voltadas às brincadeiras ou às aprendizagens que ocorrem por meio de uma intervenção direta. Sobre brincar é correto afirmar que:
- a) somente algumas brincadeiras são imitações transformadas, no plano das emoções e das idéias, da realidade anteriormente vivenciada.
- b) e uma linguagem infantil que desfaz o vínculo com aquilo que é o não brincar.
- c) para brincar é preciso apropriar-se de elementos da realidade passada de tal forma a resgatar e manter seus significados.
- d) nas brincadeiras, as crianças transformam os conhecimentos que já possuíam anteriormente em conceitos específicos com os quais brinca.
- e) se a brincadeira é uma ação que ocorre no plano da imaginação isto implica que aquele que brinca tenha o domínio da linguagem simbólica.
- #137072
- Banca
- IBADE
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Rio Branco-AC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
O professor, pode se aproveitar de situações do dia a dia para ensinar os números, a quantificação faz parte de nosso dia a dia, e, no trabalho com crianças, essa tarefa de quantificação deve acontecer de maneira natural e significativa. O educador, portanto, pode promover atividades que auxiliem nessa aprendizagem como, por exemplo:
I. pedir ao aluno que distribua os materiais para os colegas na sala de aula (um a um).
II. a coleta de coisas - a professora poderá propor a seguinte questão: Quantas crianças trouxeram o livro de história hoje.
III. arrumação da sala: a professora pode propor que cada criança guarde dois objetos.
IV. na cantina da escola, aprenderá se o dinheiro é suficiente ou se ainda falta.
V. na compra de figurinhas em uma banca de jornal, dependendo do valor em dinheiro que tiver em mãos, ela aprenderá qual quantidade de figurinhas poderá comprar.
Está correto apenas o que se afirma em:
- a) I, II, III e IV.
- b) I, II e III.
- c) II, III e V.
- d) I e III.
- e) I, IV e V.
- #137073
- Banca
- IBADE
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Rio Branco-AC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Contemplar o cuidado na esfera da instituição da Educação Infantil significa:
I. compreendê-lo como parte integrante da educação, embora possa exigir conhecimentos, habilidades e instrumentos que extrapolam a dimensão pedagógica.
II. valorizar e ajudar a desenvolver capacidades.
III. integrar vários campos de conhecimentos e a cooperação de profissionais de diferentes áreas.
IV. entender que não se pode mimar a criança, haja vista que uma das expectativas da família é a educação integral e disciplinar desenvolvida nas escolas.
Está correto apenas o que se aponta em:
- a) I, II e III.
- b) III e IV.
- c) II, III e IV.
- d) I e II.
- e) I e IV.
- #137074
- Banca
- IBADE
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Rio Branco-AC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Segundo Piaget, existem três níveis de conhecimento. Um deles está apontado e caracterizado corretamente em:
- a) Conhecimento lógico-matemático: ligado ao mundo concreto, é o conhecimento exterior dos objetos, através da observação, as relações (diferenças, semelhanças) são criadas mentalmente pelas crianças quando relacionam com dois objetos.
- b) Conhecimento lógico-matemático: são as reuniões construídas pelos indivíduos, é cultural, sua natureza é resultante só da vontade; este conhecimento necessita de uma estrutura lógico-matemático para organização e assimilação.
- c) Conhecimento social: é o resultado do processo mental da criança em relação ao seu dia a dia, e com ela pode compreender o que nos cerca, ganhando a capacidade de arranjar, ordenar, incluir, classificar e assim progressivamente.
- d) Conhecimento físico: a origem deste conhecimento é interna ao indivíduo; define-se como a coordenação das relações, onde a criança consegue ver que há mais elementos num todo do que nas partes; desenvolvendo na criança habilidades mentais como: noções de igualdade, comparação, quantidade e classificação. Permitindo que a criança progrida em seu desenvolvimento de raciocínio construindo individualmente a noção de número.
- e) Conhecimento social: são as reuniões construídas pelos indivíduos, é cultural, sua natureza é resultante só da vontade; este conhecimento necessita de uma estrutura lógico-matemático para organização e assimilação.
- #137075
- Banca
- IBADE
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Rio Branco-AC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
Existem leis e regras que definem a organização de todos os segmentos de ensino. A Educação Infantil precisa cumprir a seguinte norma, entre outras:
- a) o estabelecimento de ensino está isento da expedição de documentos para atestar os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança.
- b) a carga horária mínima anual deverá ser de 600 (seiscentas) horas, distribuída por um mínimo de 180 (cento e oitenta) dias de trabalho educacional.
- c) atendimento à criança de, no mínimo, 3 (três) horas diárias para o turno parcial e de 6 (seis) horas para a jornada integral.
- d) controle de frequência pela instituição de educação pré-escolar, exigida a frequência mínima de 60% (sessenta por cento) do total de horas.
- e) avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, para que possa ser promovida ao Ensino Fundamental.
- #137076
- Banca
- IBADE
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Rio Branco-AC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
A Educação Infantil é o momento de interação da criança com o mundo, com todos os que a cercam e com ela mesma. Com isso, o desenvolvimento da criança deve ser acompanhado desde o nascimento. Conforme Piaget, o período do desenvolvimento da criança que se inicia com a capacidade do pensamento representativo, ou seja, a criança começa a gerar representações da realidade no próprio pensamento, fato que possibilita a aprendizagem da fala (que começa bem mais cedo, mas se desenvolve mais rapidamente aqui) e as brincadeiras de “faz de conta”, é denominado:
- a) operatório formal.
- b) estágio pré-linguístico.
- c) pré-operatório.
- d) operatório.
- e) sensório-motor.
- #137077
- Banca
- IBADE
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Rio Branco-AC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
Existem diversas formas de abordar a questão das relações entre educação e cultura(s) no contexto escolar. Uma delas, modelo próprio de educação multicultural para ser um referente no dia a dia das salas de aula, constitui-se em uma dimensão denominada pedagogia da equidade que está corretamente explicitada em:
- a) Propõe modelos por meio dos quais os professores ajudam os alunos a entender, e determinar, como os pressupostos culturais divulgados e transmitidos não influenciam as formas pelas quais o conhecimento é construído.
- b) Lida com as formas pelas quais os professores usam exemplos e conteúdos provenientes de culturas e grupos únicos para ilustrar os conceitos-chave e os princípios nas suas disciplinas ou áreas de atuação.
- c) Promove um processo de reestruturação da cultura e organização da escola, para que os alunos de diversos grupos étnicos, raciais e sociais fortaleçam as diferenças entre as etnias e o reforço de seu poder na escola.
- d) Existe quando os professores modificam sua forma de ensinar de maneira a facilitar o aproveitamento acadêmico dos alunos de diversos grupos sociais e culturais, o que inclui a utilização de uma variedade de estilos de ensino, coerentes com a diversidade de estilos de aprendizagem dos vários grupos étnicos e culturais.
- e) Focaliza atitudes dos alunos em relação à raça e como elas podem ser mantidas por intermédio de métodos de ensino e determinados materiais e recursos didáticos.
- #137078
- Banca
- IBADE
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Rio Branco-AC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
A educação, para Durkheim, é um fato social. Assim sendo, ela é coercitiva, ou seja, é imposta às pessoas, independente de sua vontade por serem incapazes de reagir diante da ação educativa.
Sobre o tema Educação e Sociedade, leia as afirmativas.
I. Tanto a sociedade quanto a educação contribuem para o desenvolvimento do ser humano. Elas dependem de outros fatores para que o desenvolvimento seja cada vez mais eficaz, como, por exemplo, da política.
II. A educação deve reforçar o respeito pelas culturas, e compreender que elas são imperfeitas em si mesmas, à margem do ser humano.
III. As novas tecnologias têm sido as maiores fontes de transformação da sociedade, porque é partindo desse pressuposto que a educação tem promovido progressos. Estes progressos estão elevando a sociedade a um patamar incalculável de conhecimento.
IV. A educação é perpendicular a todos os membros de uma sociedade. Isto demonstra que a educação é só para uma minoria dessa sociedade.
Está correto apenas o que se afirma em:
- a) III e IV.
- b) I e IV.
- c) II, III e IV.
- d) I e II.
- e) I, II e III.
- #137079
- Banca
- IBADE
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Rio Branco-AC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
Cada escola convive com problemas diferenciados e o projeto pedagógico deve refletir a realidade de cada uma, bem como a visão de seus principais segmentos. Entretanto, existem componentes que, normalmente, devem constar da elaboração de um projeto. Sobre o tema, leia as afirmativas.
I. Discutir e rever os objetivos da avaliação e os procedimentos empregados, considerando que a avaliação deve ser assistemática e gerar as informações necessárias para o aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem.
II. Uma das preocupações centrais do projeto pedagógico é a abordagem dos problemas de ensino e aprendizagem.
III. Os recursos didáticos podem ser divididos entre aqueles utilizados em sala de aula (quadro de giz, livro didático, materiais impressos etc.) e aqueles essenciais ao funcionamento adequado das instalações pedagógicas como biblioteca, sala de leitura e sala de recursos audiovisuais.
IV. O cronograma de atividades sintetiza o projeto pedagógico, devendo, sempre que possível, ser acompanhado de um cronograma dos desembolsos.
Está correto apenas o que se afirma em:
- a) I, II e III.
- b) I,III e IV.
- c) I e II.
- d) II e IV.
- e) II, III e IV.