Processando...

Simulado PREFEITURA DE RIO BRANCO -AC | Professor de Educação Infantil | CONCURSO

Simulado PREFEITURA DE RIO BRANCO -AC | Professor de Educação Infantil

SIMULADO PREFEITURA DE RIO BRANCO -AC | PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso PREFEITURA DE RIO BRANCO -AC para o cargo de Professor de Educação Infantil .

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca IBADE para o concurso PREFEITURA DE RIO BRANCO -AC. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor de Educação Infantil , contendo Pedagogia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado PREFEITURA DE RIO BRANCO -AC | Professor de Educação Infantil contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso PREFEITURA DE RIO BRANCO -AC.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#137080
Banca
IBADE
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Rio Branco-AC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 16 - 

Campos e Silva afirmam que a gestão escolar surge como “orientação e liderança competente, exercida a partir de princípios educacionais democráticos e como referencial teórico para a organização e orientação do trabalho em educação”. Nessa perspectiva, pode-se afirmar que a democratização da escola:

  • a) possibilitou maior transparência e pessoalidade apesar de ter restringido a autonomia e participação, representatividade e competência.
  • b) reproduz a ideologia dominante, negadora dos valores dominados e mera chanceladora da injustiça social.
  • c) é uma concepção a ser construída pelo poder político em documentos mais eficazes para que haja tomada de decisões e encaminhamentos em prol do desenvolvimento social.
  • d) requer uma ação participativa não apenas dos profissionais da educação, mas também da participação direta dos cidadãos.
  • e) conseguiu a separação entre o econômico e o político, fato que contribuiu para o descompasso na educação pública.
#137081
Banca
IBADE
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Rio Branco-AC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 17 - 

A gestão da educação nacional se expressa através da organização dos sistemas de ensino federal (União), estadual e municipal, com suas incumbências e formas de articulação própria no que diz respeito à oferta de educação escolar. Sobre as competências dos diferentes entes federativos, leia as afirmativas.

I. A União assume o papel de coordenar, articular e redistribuir em relação às demais unidades federadas.

II. Compete, também, ao governo federal definir e assegurar as grandes linhas do projeto educacional do país.

III. Os Estados têm como atribuição específica e exclusiva o ensino médio, bem como “elaborar e executar políticas e planos educacionais, em consonância com os planos nacionais, integrando as suas ações e as dos municípios.

IV. A oferta do ensino fundamental é de responsabilidade compartilhada dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

V. Os Municípios têm como atribuição a educação infantil. Incumbe também “organizar, manter e desenvolver o seu sistema de ensino, integrando-os às políticas e planos educacionais da União e dos Estados”.

Estão corretas apenas as afirmativas:

    • a) I, III e IV.
    • b) I, II e III.
    • c) III, IV e V.
    • d) II, III e V.
    • e) I, II, IV e V.
    #137082
    Banca
    IBADE
    Matéria
    Pedagogia
    Concurso
    Prefeitura de Rio Branco-AC
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 18 - 

    Sobre formas de atuação docente a serem desenvolvidas que favoreçam o processo ensino e aprendizagem, pode-se afirmar que o professor:

    • a) deve incentivar os alunos para que deem amenas respostas certas.
    • b) oportunizar a aprendizagem passiva abrindo mão de participação ativa.
    • c) produtor de ensino dialógico, uma vez que os seres humanos aprendem de forma solitária.
    • d) deve organizar o ensino de maneira mais dinâmica e aproveitar as oportunidades que surgem durante o processo.
    • e) promover o aprendizado em sala de aula. lugar ideal para aprender e desenvolver a criança.
    #137083
    Banca
    IBADE
    Matéria
    Pedagogia
    Concurso
    Prefeitura de Rio Branco-AC
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 19 - 

    A relação professor/aluno em sala de aula é um processo bastante complicado, pois existem, nesse contexto, diversos aspectos a serem analisados, tendo em vista que, para um bom relacionamento entre ambos há necessidade de:

    • a) que a interação na sala de aula equilibre a relação de comunicação mais pessoal com a relação de orientação própria ao estudo.
    • b) ir a sala de aula para produzir humor e distribuir carinhos a fim de que os alunos se sintam bem.
    • c) centralizar as atividades no reforço único da autoconfiança dos alunos, mantendo constantemente uma atitude de cordialidade e de respeito.
    • d) afetividade, mesmo que não haja a competência da tarefa didática, coadjuvante no processo de ensino e aprendizagem.
    • e) ater-se a um simples relacionamento afetivo, fato que, por si só, estabelece a qualidade do processo de ensino e aprendizagem.
    #137084
    Banca
    IBADE
    Matéria
    Pedagogia
    Concurso
    Prefeitura de Rio Branco-AC
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 20 - 

    Entre os vários desafios enfrentados em sala de aula, para que o processo de ensino e aprendizagem ocorra com eficiência, podem ser citados:

    I. desinteresse dos alunos.

    II. cumprimento das atividades propostas.

    III. falta de material necessário para acompanhamento das aulas.

    IV. baixo nível de desempenho dos alunos.

    V. brincadeiras durante as aulas.

    Está correto apenas o que se aponta em:

    • a) I, III, IV e V.
    • b) II, III e IV.
    • c) III e IV.
    • d) III, IV e V.
    • e) I, II, III e IV.