Simulado PREFEITURA DE PONTAL – SP | Procurador | CONCURSO
SIMULADO PREFEITURA DE PONTAL – SP | PROCURADOR
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso PREFEITURA DE PONTAL – SP para o cargo de Procurador .
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca VUNESP para o concurso PREFEITURA DE PONTAL – SP. Estas questões são especificamente para o cargo de Procurador , contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado PREFEITURA DE PONTAL – SP | Procurador contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso PREFEITURA DE PONTAL – SP.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #109276
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Pontal-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Considere a seguinte afirmativa: “A responsabilidade na gestão fiscal pressupõe ação planejada e transparente, sendo que a despesa total com pessoal, em cada período de apuração não poderá exceder 60% da receita corrente líquida nos casos dos municípios”. Para cumprir esses limites, o município:
- a) durante o prazo fixado por lei complementar, adotará como providência a redução de pelo menos vinte por certo das despesas com cargos de confiança e funções em comissão e a exoneração dos servidores estáveis, sem qualquer vantagem.
- b) observará que o servidor, quando for estável e perder o cargo, fará jus a indenização correspondente a um mês de remuneração para cada 05 anos de serviço, e o cargo objeto da redução será considerado vago.
- c) computará as despesas de indenização por demissão de servidores ou empregados relativas a incentivos à demissão voluntária.
- d) deverá levar em consideração como despesa de pessoal o somatório dos gastos com os ativos, os inativos, pensionistas, bem como encargos sociais e contribuições recolhidas pelo ente às entidades de previdência.
- e) quando não houver previsão orçamentária, só poderá conceder vantagem ou aumento de remuneração se houver autorização específica na lei de diretrizes orçamentárias, inclusive para empresas públicas.
- #109277
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Pontal-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Considerando que determinado munícipe deseja do órgão público informações de seu interesse particular, será considerado correto o exposto na assertiva:
- a) qualquer interessado poderá apresentar pedido de acesso a informações aos órgãos, devendo o pedido conter a identificação do requerente, a especificação da informação requerida, e quando contenha exigências que inviabilizem a solicitação, será realizada mediante acesso pela internet.
- b) quando não for autorizado o acesso por se tratar de informação sigilosa, deverá ser realizada a identificação da autoridade competente que emanou o ato da negativa, e o requerente não poderá apresentar recurso.
- c) quando se tratar de acesso a informação contida em documento cuja manipulação possa prejudicar sua integridade, será permitida a consulta de cópia, com certificação de que esta confere com o original.
- d) a informação em poder dos órgãos e entidades públicas poderá ser classificada como ultrassecreta, reservada ou secreta, com prazo máximo de restrição de acesso de 25, 15 e 05 anos, respectivamente.
- e) as informações que puderem colocar em risco a segurança do Presidente da República, seu cônjuge, filhos e parentes de 1° grau, serão classificadas como secretas, e ficarão sob sigilo até o término do mandato em exercício ou do último mandato, em caso de reeleição.
- #109278
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Pontal-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Em razão de indícios de um agente público estar se enriquecendo ilicitamente, a municipalidade pretende acusá-lo de improbidade administrativa. Na hipótese:
- a) poderá a autoridade administrativa representar ao Ministério Público, que poderá requerer a indisponibilidade dos bens do indiciado, limitado à metade do patrimônio do acusado resultante do enriquecimento.
- b) independentemente das sanções penais previstas na legislação específica, o responsável pelo ato de improbidade deverá ressarcir integralmente o correspondente ao patrimônio auferido ilicitamente, sem a suspensão dos seus direitos políticos.
- c) poderá acarretar na perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio do acusado, e no caso de perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de oito a dez anos.
- d) se instaurada investigação interna mediante denúncia verbal ou escrita para apuração da prática do ato de improbidade, sendo rejeitada ao final pela autoridade administrativa, tal negativa impedirá o Ministério Público de ofertar representação.
- e) se o autor da denúncia sabe que o acusado é inocente, constituirá crime a sua representação, com pena de suspensão dos direitos políticos do autor, afastado na hipótese a responsabilidade de indenizar o acusado por danos materiais ou morais.
- #109279
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Pontal-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Na hipótese de determinado prefeito utilizar indevidamente em proveito próprio ou alheio, bens, rendas ou serviços públicos, será considerado crime de responsabilidade, sujeito ao julgamento do poder judiciário,
- a) independentemente do pronunciamento da Câmara dos Vereadores, com pena de reclusão.
- b) por meio de ação privada, com pena de detenção, podendo acarretar a inabilitação da função.
- c) devendo o juízo após receber a denúncia ordenar a notificação do acusado para apresentar defesa.
- d) dependendo do pronunciamento da Câmara dos Vereadores, com pena de detenção.
- e) devendo o juízo, após receber a denúncia antes da manifestação do acusado, se manifestar sobre a prisão preventiva do acusado.
- #109280
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Pontal-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Assinale a alternativa correta sobre a vacatio legis.
- a) A contagem do prazo para entrada da lei em vigor far-se-á com a inclusão da data da publicação e do último dia do prazo, entrando em vigor no dia seguinte à sua consumação integral.
- b) Sendo omissa determinada lei sobre a vacatio legis, a lei começa a vigorar 180 (cento e oitenta) dias após oficialmente publicada.
- c) A disposição que afasta a vacatio legis exige a utilização da expressão “entra em vigor na data de sua publicação”, sendo permitida apenas em leis de determinadas matérias.
- d) A vacatio legis deve ser estipulada, preferencialmente, em meses, utilizando-se a cláusula “esta lei entra em vigor após decorridos (o número de) meses de sua publicação oficial”.
- e) Nas leis de vigência temporária, a vacatio legis não poderá ser superior a 45 (quarenta e cinco) dias.
- #109281
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Pontal-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Assinale a alternativa correta sobre a estruturação e alteração das leis, de acordo com as disposições da Lei Complementar n° 95/98
- a) A lei será estruturada em 4 (quatro) partes básicas, quais sejam: parte preliminar, parte inicial, parte normativa e parte final.
- b) A lei será estruturada em 4 (quatro) partes básicas, quais sejam: parte preliminar, parte inicial, parte normativa e parte final.
- c) É vedada a renumeração de artigos, subseções, seções, capítulos, títulos e livros mesmo quando recomendável.
- d) O primeiro artigo do texto legal será, preferencialmente, a cláusula de revogação.
- e) É vedada a reordenação interna das unidades em que se desdobra o artigo.
- #109282
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Pontal-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Emílio emprestou certa quantia para Caio, razão pela qual firmaram instrumento de contrato de mútuo. Em 1° de março de 2018, Caio deveria devolver integralmente o valor que Emílio lhe emprestou, apenas acrescido de correção monetária. Na data ajustada, Caio não devolveu o dinheiro emprestado, em razão do agravamento de sua situação financeira. Assim, em 8 de março de 2018, Emílio enviou para Caio notificação extrajudicial solicitando que o pagamento fosse realizado até 15 de março de 2018, sob pena de o contrato de mútuo ser apresentado para protesto. No mesmo dia do envio (8 de março de 2018), Caio recebeu a notificação extrajudicial e elaborou contranotificação, também extrajudicial, reconhecendo expressamente a dívida e informando que o pagamento não foi realizado em razão de sua situação financeira. Enviou a contranotificação para Emílio em 12 de março de 2018, sendo recebida pelo destinatário na mesma data. Diante da falta de pagamento, em 16 de março de 2018, o contrato de mútuo foi protestado. Novamente sem notícias de pagamento, Emílio ajuizou ação de execução em face de Caio, sobrevindo decisão em 3 de abril de 2018, determinando a citação do executado. Caio foi efetivamente citado, de forma pessoal, em 10 de abril de 2018.
Nesse cenário, assinale a alternativa que representa o ato que interrompeu a prescrição.
- a) O protesto do contrato de mútuo.
- b) A decisão do juiz que ordena a citação.
- c) O envio de notificação extrajudicial de Emílio para Caio, cobrando a dívida.
- d) A citação de Caio na ação de execução.
- e) A contranotificação extrajudicial enviada de Caio para Emílio, reconhecendo a dívida.
- #109283
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Pontal-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Assinale a alternativa correta sobre as provas e seu meio de produção, nos termos do Código Civil de 2002.
- a) A presunção pode ser utilizada como meio de prova.
- b) É absolutamente nula a confissão que decorre de erro de fato ou de coação.
- c) A escritura pública, lavrada em notas de tabelião, é dotada de fé pública, desde que o ato tenha sido acompanhado por 2 (duas) testemunhas.
- d) A confissão é ato revogável, desde que a revogação se dê até 1 (um) ano do ato ou antes do trânsito em julgado.
- e) Os menores entre 16 (dezesseis) e 18 (dezoito) anos não podem ser admitidos como testemunhas.
- #109284
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Pontal-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
É nula a cláusula contratual pela qual o devedor de determinada obrigação se responsabiliza pelos prejuízos decorrentes de caso fortuito ou força maior.
- a) É nula a cláusula contratual pela qual o devedor de determinada obrigação se responsabiliza pelos prejuízos decorrentes de caso fortuito ou força maior.
- b) A penalidade estabelecida em cláusula penal pode ser equitativamente reduzida pelo juiz se o montante da penalidade for manifestamente excessivo, considerando a natureza e finalidade do negócio.
- c) Para exigir lucros cessantes, o credor deverá comprovar, cabalmente, o quanto deixou de lucrar.
- d) O valor da cominação imposta em cláusula penal pode exceder o da obrigação principal.
- e) O valor estipulado a título de arras não pode ser superior a 30% (trinta por cento) do valor total da obrigação.
- #109355
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Pontal-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Por meio do contrato estimatório
- a) contrata-se determinada pessoa, física ou jurídica, para avaliar o preço de determinado bem.
- b) empresta-se determinado bem, móvel ou imóvel, para que o beneficiário possa utilizá-lo, estabelecendo-se algum encargo como contrapartida.
- c) pessoas em situação de litígio elegem terceiro, de comum acordo, para mediar o conflito.
- d) contrata-se profissional especializado, com o objetivo de gerir negócios do contratante, segundo o interesse e a vontade presumível deste.
- e) entrega-se bem móvel a determinada pessoa, que fica autorizada a vendê-lo, pagando ao consignante o preço ajustado.
- #109356
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Pontal-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
Em 1° de abril de 2018, Clinton vendeu um veículo para Roberto, pelo valor de R$ 30.000,00 (trinta mil reais), pagos à vista, imediatamente transferindo a posse do bem para o adquirente. Como era de conhecimento de Clinton, Roberto utilizaria o veículo para transportar passageiros, em chamadas por aplicativos de celular. No dia 26 de abril, enquanto utilizava o veículo, Roberto não conseguiu mais engatar as marchas do câmbio manual, razão pela qual encaminhou o veículo para uma oficina mecânica credenciada pelo fabricante. O laudo da oficina diagnosticou que a transmissão (“câmbio manual”) havia sido modificada, comprometendo completamente seu bom funcionamento. Não havia possibilidade de reparar a transmissão com segurança, razão pela qual deveria ser totalmente substituída, pelo custo de R$ 4.000,00 (quatro mil reais). Roberto deixou o carro parado e, no dia 21 de maio de 2018, entrou em contato com Clinton para noticiar o vício. Clinton justificou que havia adquirido o veículo de um amigo, alguns meses antes, mas que desconhecia o vício alegado. Nesse contexto, assinale a alternativa correta, de acordo com as disposições do Código Civil de 2002.
- a) Clinton poderá optar entre a redibição do contrato ou o abatimento do preço, proporcional ao valor da substituição do equipamento viciado.
- b) Roberto poderá exigir a devolução do valor pago, acrescido de dano emergente e lucros cessantes, considerando que adquiriu o veículo para fins profissionais.
- c) Roberto poderá exigir a redibição do contrato ou o abatimento do preço, mas, no primeiro caso, receberá tão somente o valor pago acrescido das despesas do contrato.
- d) Decaiu o direito de Roberto de obter a redibição do contrato ou abatimento do preço.
- e) Decaiu o direito de Roberto de obter a redibição do contrato, mas ainda pode exigir o abatimento do preço.
- #109357
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Pontal-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
Assinale a alternativa correta sobre a responsabilidade civil de indenizar, no âmbito das relações cíveis paritárias.
- a) É objetiva a responsabilidade civil do sócio de uma sociedade empresária, em regra, em relação aos danos causados pela pessoa jurídica.
- b) Aquele que demandar por dívida já totalmente paga, ficará obrigado a pagar ao demandado o triplo do que houver cobrado.
- c) A obrigação de indenizar não se transmite com a herança.
- d) Decidido, no juízo criminal, sobre a autoria de determinado ato, tal questão não poderá ser rediscutida no juízo cível.
- e) Os prejuízos decorrentes de caso fortuito afastam o elemento culpa, suprimindo, por isso, a responsabilidade civil de indenizar.
- #109358
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Pontal-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
Assinale a alternativa correta sobre os institutos da posse e da detenção.
- a) Considera-se detentor aquele que exerce a posse direta sobre determinado bem.
- b) Não se admite a aquisição da posse por meio de terceiro, sem mandato, ainda que com posterior ratificação.
- c) O possuidor esbulhado não poderá restituir-se por sua própria força, em razão da vedação da autotutela.
- d) Denomina-se posse de boa-fé aquela que não for violenta, clandestina ou precária.
- e) O possuidor com justo título tem por si, em regra, a presunção de boa-fé.
- #109359
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Pontal-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
Assinale a alternativa correta sobre as servidões.
- a) Se as necessidades da indústria do prédio dominante impuserem à servidão maior largueza, o dono do prédio serviente é obrigado a sofrê-la, sem direito a indenização.
- b) Não se admite a constituição de servidão aparente por meio da prescrição aquisitiva.
- c) A reunião dos prédios dominante e serviente no domínio da mesma pessoa não é causa de extinção da servidão.
- d) A servidão pode pertencer a mais de um prédio.
- e) A constituição de servidão independe de registro no Cartório de Registro de Imóveis.
- #109360
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Pontal-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
Com relação ao procedimento de suscitação da dúvida, no contexto dos registros públicos (Lei n° 6.015/1973), assinale a alternativa correta.
- a) Da decisão que resolver o procedimento de suscitação da dúvida cabe recurso de agravo de instrumento.
- b) O Ministério Público será obrigatoriamente ouvido em todos os procedimentos de suscitação da dúvida.
- c) A ocorrência da dúvida não será anotada à margem da prenotação.
- d) A decisão da dúvida tem natureza judicial e a existência do procedimento induz litispendência.
- e) Ao apresentante do título se dará ciência dos termos da dúvida para que apresente sua impugnação, sob pena de arquivamento do procedimento.