Simulado PREFEITURA DE PARNAMIRIM – RN | Pedagogo | CONCURSO
SIMULADO PREFEITURA DE PARNAMIRIM – RN | PEDAGOGO
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso PREFEITURA DE PARNAMIRIM – RN para o cargo de Pedagogo.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca COMPERVE para o concurso PREFEITURA DE PARNAMIRIM – RN. Estas questões são especificamente para o cargo de Pedagogo, contendo Pedagogia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado PREFEITURA DE PARNAMIRIM – RN | Pedagogo contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso PREFEITURA DE PARNAMIRIM – RN.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #141303
- Banca
- COMPERVE-UFS
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- Pedagogia
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(1,0) 1 -
A discussão acerca da pedagogia social no Brasil é decorrente de movimentos internacionais e nacionais e de debates sobre esse tema. O conhecimento dessas discussões se constitui como teoria necessária para a atividade profissional do pedagogo. Assim sendo,
- a) o caráter social e concreto da Pedagogia Social prioriza a teoria em detrimento da prática, para evitar o idealismo subjetivo.
- b) o fundamento didático da pedagogia social não se restringe a técnicas, métodos ou estratégias de trabalho, mas se baseia na análise dos processos da sociedade de forma radical e não contraditória.
- c) a Pedagogia Social é uma área na qual se procura discutir o atendimento educacional às pessoas em condição de vulnerabilidade social, independente de classe social e condições econômicas.
- d) a Pedagogia Social é um campo experimental da sociedade que tem como incumbência organizar os processos de ensino para a transmissão de conteúdos culturais do currículo.
- #141304
- Banca
- COMPERVE-UFS
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(1,0) 2 -
O contexto da educação formal e o da não-formal exigem práticas pedagógicas inovadoras, como condição para dar respostas aos desafios de uma sociedade em constantes e profundas mudanças. Ao refletir sobre a inovação pedagógica, uma professore registra, no seu diário de reflexão crítica, as ideias apresentadas abaixo.
I A inovação pedagógica se relaciona com a implementação de novos recursos e materiais curriculares, com novas ações de ensino, com a implicação de novos agentes no processo pedagógico.
I A inovação pedagógica tem como fundamento a pesquisa científica, ou seja, é a aplicação dos produtos desta.
III A reflexão crítica das problemáticas da escola é um ponto de partida para a inovação pedagógica.
IV A inovação pedagógica como prática educativa tem sua origem na pedagogia do Século XXI.
Dentre as afirmativas, estão corretas
- a) I e II.
- b) II e IV.
- c) I e III.
- d) III e IV.
- #141305
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(1,0) 3 -
O processo pedagógico se realiza por meio da relação que se estabelece entre estudantes e professores. Nessa relação, estão envolvidas as múltiplas dimensões que formam a personalidade de cada ser humano. Daí, a importância de o pedagogo ter um conheci mento adequado dos estudantes, das características das crianças e dos adolescentes. Sobre essa temática, considere as afirmações abaixo.
I O modo como se compreende cada fase da vida (infância, juventude, maturidade e velhice) é fruto de processos históricos e sociais de transformação da humanidade. Consequentemente, na história, em todas as sociedades, a adolescência aparece como uma fase biológica claramente destacada da infância e da maturidade.
II O fator biológico do adolescente determina a construção de sua identidade independentemente das relações estabelecidas com os outros e da representação que os outros possuem a seu respeito.
III Diferentemente da criança, que é capaz de se apaixonar por pesso as e objetos, o adolescente torna-se capaz de se apaixonar por ideias.
IV Na adolescência, a oposição ao outro aparece como uma necessidade para o próprio reconhecimento de si, pois ao comparar-se com o outro, o adolescente mapeia semelhanças, diferenças, novos modelos de ser e pensar.
entre as afirmações, estão corretas
- a) III e IV
- b) I e III.
- c) I e II.
- d) II e IV.
- #141306
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(1,0) 4 -
A educação integral dos estudantes é uma das questões propostas no Plano Nacional de Educação. Isso enseja outra compreensão do tempo e do espaço nos projetos pedagógicos das escolas. Assim sendo, no projeto pedagógico de uma escola,
- a) a educação integral supõe o desenvolvimento de todos os aspectos da personalidade dos estudantes.
- b) o tempo integral é a condição necessária para promover a educação integral dos estudantes na escola.
- c) a educação integral supõe priorizar a dimensão cognitiva da personalidade dos estudantes.
- d) o tempo integral é a condição para definir e estruturar os espaços das atividades dos estudantes.
- #141307
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(1,0) 5 -
Uma escola recém-inaugurada está em processo de elaboração do projeto Político Pedagógico (PPP). Para essa finalidade, são realizadas várias discussões com professores, famílias, comunidade, estudantes. A pedagoga da escola registra algumas afirmações reiteradas durante as reuniões por alguns de seus participantes, dentre as quais se destacam as reproduzidas abaixo.
I O PPP, sob o critério da flexibilidade curricular, não deve considerar a diversidade de ritmos de desenvolvimento dos sujeitos das aprendizagens e os caminhos por eles escolhidos.
II A curiosidade e a pesquisa, incluídas de modo cuidadoso e sistemático as chamad as referências virtuais de aprendizagem que se dão em contextos digitais, devem ser consideradas pelos sujeitos do processo educativo como sendo o núcleo central das aprendizagens no PPP.
III O PPP deve contemplar programas propostos a partir dos quais a escola desenvolve ações inovadoras, cujo foco valoriza a prevenção de consequências de fatores que vêm ameaçando a saúde e o bem-estar dos estudantes.
IV A padronização curricular dos espaços físicos e do tempo escolar devem ser explicitadas no PPP como uma necessidade da gestão democrática.
Dentre as afirmações, estão corretas
- a) I e III.
- b) II e IV.
- c) II e III.
- d) I e IV.
- #141308
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(1,0) 6 -
Considere, no quadro a seguir, a afirmação de Libâneo em relação à Pedagogia.
Observamos uma movimentação na sociedade mostrando uma ampliação do campo educativo com a consequente repercussão no campo da Pedagogia. Enquanto isso, essa mesma Pedagogia está em baixa entre intelectuais e profissionais do meio educacional.
A situação exposta pelo professor Libâneo pode se justificar também
- a) pela forte tendência a reconhecer a pedagogia como uma disciplina científica, com um corpo teórico e metodológico definido.
- b) pela forte tendência a se identificar a pedagogia apenas com a docência, quando não a desqualificá-la como campo de saberes específicos.
- c) pelo reconhecimento da pedagogia como campo que busca a solução técnica dos problemas do ensino.
- d) pelo reconhecimento da pedagogia como subárea da didática geral, quando não para desqualificá-la como campo de saberes específicos.
- #141309
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(1,0) 7 -
Os conceitos de vulnerabilidade social e risco social são ferramentas teóricas importantes para que o pedagogo possa refletir sobre sua prática profissional. As discussões atuais sobre essa temática consideram que
- a) a diminuição da vulnerabilidade dos grupos sociais exige o trânsito de uma noção de carência social para o terreno de direitos sociais.
- b) a ação preventiva do risco social tem como foco a melhoria imediata dos riscos, considerando sua condição de iminência.
- c) o enfraquecimento do estado de bem-estar social, a partir dos anos 1980, potencializou as condições para se combaterem os riscos sociais.
- d) o fator determinante para atestar a vulnerabilidade social é pertencer à classe que se enquadra na linha de extrema pobreza.
- #141310
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(1,0) 8 -
Uma pedagoga recebeu algumas sugestões do grupo de professores de uma escola que, na opinião deles, poderiam contribuir com o desenvolvimento da capacidade metacognitiva dos estudantes. Essas sugestões estão presentes no quadro abaixo .
I Centrar a atenção nas respostas do professor mais que nas perguntas dos estudantes.
II Ensinar os estudantes a monitorar sua aprendizagem.
III Centrar a atenção nos produtos da aprendizagem mais que nos processos do aprender dos estudantes.
IV Ensinar os estudantes a planejar a aprendizagem, o que precisam fazer e como irão fazê-lo.
Dentre as sugestões, as que favorecem o desenvolvimento da capacidade metacognitiva estão nos itens
- a) II e IV.
- b) I e IV.
- c) I e III.
- d) II e III.
- #141311
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(1,0) 9 -
O uso de situações-problemas nas práticas pedagógicas é uma estratégia para favorecer a aprendizagem dos estudantes. Em relação a essa estratégia, considere as afirmativas abaixo.
I A situação-problema deve ser organizada pela classe, em torno da resolução de um obstáculo que deve ser bem explicitado na tarefa apresentada pelo professor na forma de uma pergunta fechada.
II A situação-problema deve se situar no que Vigotsky define como Zona de Desenvolvimento Próximo dos estudantes.
III A situação-problema deve refletir contradições cognitivas que motivem os estudantes na busca de respostas.
IV A situação-problema deve representar uma atividade de aplicação de conhecimentos e procedimentos conhecidos pelos estudantes.
Das afirmativas, estão corretas
- a) II e IV.
- b) I e III.
- c) II e III.
- d) I e IV.
- #141312
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(1,0) 10 -
Em uma reunião pedagógica na escola, os professores desenvolvem um debate sobre a Prova Brasil, considerando a participação de sua instituição na próxima edição dessa avaliação.
Durante a reunião, uma pedagoga registra quatro dúvidas dos professores em relação a algumas definições do INEP/MEC, explicitadas nos itens abaixo.
I Nas provas, os estudantes respondem a itens (questões) de Língua Portuguesa, com foco na escrita?
II As médias de desempenho nessas avaliações subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)?
III Os dados dessas avaliações são comparáveis ao longo do tempo, ou seja, pode -se acompanhar a evolução do desempenho das escolas?
IV A Prova Brasil é elaborada a partir de Matrizes de Referência nas quais se descrevem os conteúdos, as atitudes e as competências a serem avaliados?
A pedagoga vai responder NÃO às perguntas presentes nos itens
- a) II e III.
- b) II e IV.
- c) I e III.
- d) I e IV.
- #141313
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(1,0) 11 -
A pesquisa-ação pode ter uma influência positiva para o desenvolvimento do currículo na escola e na formação continuada dos professores no contexto escolar. Em relação a esse tipo de pesquisa, considere as afirmações abaixo.
I Na pesquisa-ação de caráter experimental, a observação participante é uma técnica a ser usada, uma vez que ela está centrada na visão empírica e objetiva do pesquisador.
II A pesquisa-ação supõe a participação dos sujeitos como investigadores ou como participantes ativos da investigação no contexto escolar.
III A pesquisa-ação, no paradigma qualitativo, pode ser um método heurístico para gerar teoria baseada na prática.
IV Na pesquisa-ação, o processo metodológico de investigação é representado como uma sequência linear de etapas independentes uma da outra.
Das afirmações, estão corretas
- a) I e IV.
- b) II e III.
- c) II e IV.
- d) I e III.
- #141314
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(1,0) 12 -
Uma situação educativa é, fundamentalmente, ao mesmo tempo, uma situação social de comunicação e um espaço de interação entre educador e educando como também entre os próprios educandos. Ao discutir como favorecer a comunicação pedagógica no contexto escolar, dois professores sistematizam as ideias apresentadas abaixo.
I1 A comunicação é uma prática social: realiza-se em um limite social, no qual intervêm elementos éticos, morais, estruturais e sociais, dentre outros.
I2 Por sua essência, a comunicação é sempre um processo democrático.
I3 O espontaneísmo e a improvisação estimulam e determinam o sucesso e a eficiência da comunicação pedagógica.
I4 A comunicação pedagógica é favorecida quando os interlocutores adotam atitudes de empatia.
Para melhorar a comunicação pedagógica no contexto escolar, devem ser consideradas as ideias
- a) I2 e I3.
- b) I1 e I4.
- c) I1 e I3.
- d) I2 e I4.
- #141315
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(1,0) 13 -
O trabalho em grupo é uma estratégia muito usada no contexto escolar, por professores e pedagogos. Em relação a essa estratégia, considere as afirmações abaixo.
I O grupo pode ser uma unidade de formação e aprendizagem por excelência no contexto escolar.
II No trabalho em grupo, os estudantes aprendem a se integrar, a ter responsabilidade, a compartilhar objetivos na solução de problemas, a superar obstáculos.
III A cooperação no grupo fortalece as instruções egocêntricas e a rigidez do pensamento dos estudantes.
IV A preparação individual prévia se apresenta como um obstáculo para a cooperação na solução de problemas, no grupo.
Das afirmações, estão corretas
- a) III e IV.
- b) I e IV.
- c) II e III.
- d) I e II.
- #141316
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(1,0) 14 -
Uma professora organiza os conteúdos conceituais de um tema da disciplina que ensina, de forma hierárquica, partindo de conceitos mais abrangentes até os que nestes se incluem de forma não arbitrária, o que pode ser representado na forma de um mapa conceitual. Esse tipo de organização conceitual favorece a aprendizagem por "diferenciação progressiva". A organização dos conteúdos elaborada pela professora tem seus fundamentos nas ideias de
- a) L.S.Vigotsky.
- b) P. Ausubel.
- c) J. Piaget.
- d) B. Skinner.
- #141317
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(1,0) 15 -
As ideias de Paulo Freire são referências importantes para pensar e desenvolver as práticas profissionais de um Pedagogo em contextos de educação não-formal e formal. Uma das ideias apresentadas por Freire é:
- a) a ligação político-pedagógica é de forma tal que, quando se desvela a especificidade de uma delas, "essa especificidade" não inibe a presença da outra.
- b) o educador "bancário" caminha com a posse do objeto de conhecimento, transmitindo -o ao educando, que o recebe acriticamente.
- c) o papel não autoritário do educador que favorece intersubjetividades define a função não diretiva na educação.
- d) a aprendizagem política, e não a competência técnica, deve ser o foco dos processos de formação e desenvolvimento profissional dos educadores.