Simulado PREFEITURA DE PARNAMIRIM – RN | Pedagogo | CONCURSO
SIMULADO PREFEITURA DE PARNAMIRIM – RN | PEDAGOGO
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso PREFEITURA DE PARNAMIRIM – RN para o cargo de Pedagogo.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca COMPERVE para o concurso PREFEITURA DE PARNAMIRIM – RN. Estas questões são especificamente para o cargo de Pedagogo, contendo Pedagogia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado PREFEITURA DE PARNAMIRIM – RN | Pedagogo contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso PREFEITURA DE PARNAMIRIM – RN.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #141318
- Banca
- COMPERVE-UFS
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Parnamirim-RN
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 16 -
Na história da educação, identificam-se determinadas tendências pedagógicas que tipificam elementos da cultura educacional na sociedade. No quadro abaixo, estão presentes algumas características das tendências pedagógicas adotadas no Brasil.
• O papel fundamental da escola é a formação de atitudes. • Os conteúdos são baseados na busca dos conhecimentos pelos próprios estudantes. • Prioriza métodos baseados na facilitação da aprendizagem. • Aprender é modificar as percepções da realidade. • A educação é centralizada no estudante e o professor é quem garante um relacionamento de respeito.
A tendência pedagógica caracterizada é a
- a) Liberal renovada não-diretiva.
- b) Progressista histórico-crítico.
- c) Liberal tecnicista.
- d) Progressista libertadora.
- #141319
- Banca
- COMPERVE-UFS
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Parnamirim-RN
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 17 -
Em uma reunião pedagógica, um pedagogo respondeu a algumas perguntas formuladas por professores que desconheciam a natureza e o conteúdo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nos itens a seguir, estão presentes algumas dessas questões.
I A BNCC aplica-se à educação escolar e à não escolar, tal como as define a LDB, Lei nº 9.394/1996?
II Esse documento adota o conceito de competência para se referir ao que é básico e comum para nortear os currículos nas escolas?
III Esse documento substitui o Parecer nº 7, de 7 de abril de 2010, relativo a Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica?
IV A BNCC estabelece as aprendizagens essenciais que todos os estudantes devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica?
As perguntas que devem ser respondidas pelo pedagogo de forma afirmativa estão nos itens
- a) II e III.
- b) I e III.
- c) I e IV
- d) I e IV
- #141320
- Banca
- COMPERVE-UFS
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Parnamirim-RN
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 18 -
Duas professoras recém-formadas discutem sobre o uso das novas tecnologias da informação e das comunicações (TIC) nas atividades de ensino, em contexto formal. No quadro a seguir, apresentam-se algumas ideias surgidas durante a discussão.
I Um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) permite integrar múltiplas mídias, linguagens e recursos, apresentar informações de maneira organizada, desenvolver interações entre pessoas, elaborar e socializar as produções considerando determinados objetivos.
II O uso dos softwares educativos determina os objetivos de aprendizagem no planejamento de sequências didáticas.
III O professor deve ser um usuário alerta, crítico e seletivo do que propõem os especialistas dos softwares educativos, na tomada de decisão sobre o uso desses recursos didáticos em suas aulas.
IV Na atualidade, as TIC têm avançado de maneira que podem ser usadas para substituir o trabalho educativo do professor e de outros atores na escola.
De acordo com as discussões sobre o papel das TIC na educação, estão corretas as afirmações
- a) I e IV.
- b) II e IV.
- c) I e III.
- d) II e III.
- #141321
- Banca
- COMPERVE-UFS
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Parnamirim-RN
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 19 -
O professor, como profissional, fundamenta sua atividade nos conhecimentos que integram o que se denomina de "Base de Conhecimentos para o Ensino". Caracteriza -se abaixo um desses conhecimentos profissionais.
Permite analisar e responder o porquê de uma dada seleção de conhecimentos, determinar com quais se pretende trabalhar com os estudantes, estabelecer como isso será feito e questionar se esses conhecimentos se constituem como conhecimento relevante e útil no contexto em que se desenvolvem. Permite também selecionar qual é a metodologia didática mais adequada ou a que mais favorece a aprendizagem e a educação.
Essa caracterização se refere ao
- a) conhecimento social.
- b) conhecimento pedagógico.
- c) conhecimento psicológico.
- d) conhecimento epistemológico.
- #141322
- Banca
- COMPERVE-UFS
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Parnamirim-RN
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 20 -
“O que é o currículo?” ou “Qual é seu papel na educação escolar dos estudantes da Educação Básica?” são algumas das perguntas frequentes nos debates de professores nas reuniões pedagógicas. Em relação ao currículo escolar, considere as afirmações abaixo.
I O currículo deve compreender a interdisciplinaridade como abordagem teórico-metodológica em que a ênfase incide sobre o trabalho de integração das diferentes áreas de conhecimento.
II As políticas curriculares para a educação básica incluem os processos de planejamento vivenciados e reconstruídos em múltiplos espaços e por múltiplas singularidades do corpo social da educação.
III O currículo pode ser considerado como o conjunto de conhecimento científico, objeto de aprendizagem na escola.
IV As políticas curriculares para a educação básica concebem o saber como o conhecimento produzido pelas ciências.
Considerando as Diretrizes Curriculares Gerais para a Educação Básica, estão corretas as afirmações
- a) I e II.
- b) I e IV.
- c) II e III.
- d) III e IV