Processando...

Simulado Prefeitura de Paraí - RS de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado Prefeitura de Paraí - RS de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO PREFEITURA DE PARAÍ - RS DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso Prefeitura de Paraí - RS.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Prefeitura de Paraí - RS que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores Prefeitura de Paraí - RS, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Prefeitura de Paraí - RS de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso Prefeitura de Paraí - RS.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso Prefeitura de Paraí - RS. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO Prefeitura de Paraí - RS
Para realizar o simulado Prefeitura de Paraí - RS você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Prefeitura de Paraí - RS você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para Prefeitura de Paraí - RS é aqui!


#158627
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Paraí-RS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Considerando que as crianças são únicas em sua forma de pensar e aprender, analise as ideias abaixo sobre avaliação das necessidades educacionais dos alunos com deficiência como elemento fundamental para subsidiar as decisões pedagógicas, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A avaliação não auxilia o professor a rever o seu processo de ensino quando atende às necessidades específicas de cada aluno.

( ) A percepção sobre o avanço na aprendizagem dos alunos especiais é muito sutil, por isso é conveniente e adequado mensurar a avaliação em forma de números.

( ) O Parecer Pedagógico registra os aspectos em que os alunos têm maiores avanços e em quais deles necessitam de maior atenção pedagógica, possibilitando que recursos e estratégias sejam aperfeiçoados, reelaborados e/ou inventados com base nas informações.

( ) Uma prática sistemática de avaliação implica quantificar e classificar o nível de aprendizagem dos alunos.

( ) A ação avaliativa precisa estar a favor da qualificação docente e do aprendizado do educando.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • a) F – F – V – F – V.
  • b) F – V – F – F – V.
  • c) F – F – F – V – F.
  • d) V – F – V – F – F.
  • e) V – V – F – V – F.
#158628
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Paraí-RS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

A quantidade de transformações dos últimos anos, bem como as expectativas cada vez mais rigorosas em relação ao papel dos professores na sociedade, suscita novas abordagens nas propostas de formação do magistério. Em relação a essa questão, alguns docentes de Educação Especial afirmaram que:

I. “A formação inicial é muito teórica, poderia ser mais prática e também voltada às diferentes problemáticas de cada deficiência”.

II. “Sinto grande defasagem entre aquilo que aprendi e com o que me depararei na realidade da escola.”

III. “A formação continuada é positiva, pois acrescenta conhecimentos e fornece técnicas para o desenvolvimento e a melhoria da prática pedagógica”.

IV. “O professor de educação especial tem formação específica, é preparado, por isso não precisa participar de novos cursos ou capacitações”.

Quais dos depoimentos acima NÃO se adéquam à ideia de formação como processo?

  • a) Apenas I.
  • b) Apenas IV.
  • c) Apenas I e II.
  • d) Apenas II e III.
  • e) I, II, III e IV.
#158629
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Paraí-RS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

As salas de recursos multifuncionais são ambientes dotados de equipamentos, mobiliários, materiais didáticos e pedagógicos para a oferta do atendimento educacional especializado, EXCETO com o objetivo de:

  • a) Prover condições de acesso, participação e aprendizagem aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação matriculados na rede pública de ensino regular.
  • b) Atender os alunos em suas especificidades, articulando as ações com o ensino comum.
  • c) Complementar e/ou suplementar a formação do aluno, visando a sua autonomia na escola e fora dela.
  • d) Fomentar o desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos que eliminem as barreiras no processo de ensino e aprendizagem
  • e) Responsabilizar-se pela escolarização dos alunos com deficiência.
#158630
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Paraí-RS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Associe a Coluna 1 à Coluna 2, identificando cada tópico de um Plano de Ensino elaborado por uma professora de Educação Especial que atua no 5º ano do Ensino Fundamental, relacionado-o às suas respectivas etapas.

Coluna 1

1. Objetivo geral.

2. Objetivo específico.

3. Conteúdo.

4. Metodologia.

5. Recursos.

6. Avaliação.

Coluna 2

( ) Aulas em formato de codocência para que haja interação dos alunos, com ênfase na aluna especial que apresenta comprometimento cognitivo, de locomoção e de comunicação.

( ) Habilidades linguísticas, de comunicação expressiva e compreensiva com respeito às diferenças.

( ) Proporcionar a inclusão da aluna na turma e no ambiente escolar por meio da adaptação curricular dos conteúdos das disciplinas e das vivências sociais, com o intuito de desenvolver as capacidades psicomotora, de interação social e comunicacional.

( ) Realizar a adaptação e flexibilização das atividades, com base no planejamento conjunto com as professoras da turma.

( ) Uso de materiais e letras grandes, coloridos e/ou contrastantes e de materiais adaptados que estimulem o uso dos dois braços e das duas mãos.

( ) Processual e sistematizada, com o intuito de oportunizar a reflexão sobre o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos e da aluna especial, com vistas ao redirecionamento das ações pedagógicas.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • a) 6 – 1 – 4 – 5 – 3 – 2.
  • b) 5 – 4 – 2 – 6 – 1 – 3.
  • c) 4 – 3 – 1 – 2 – 6 – 5.
  • d) 3 – 2 – 5 – 1 – 4 – 6.
  • e) 2 – 6 – 3 – 4 – 5 – 1.
#158631
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Paraí-RS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Os alunos com necessidades educacionais especiais necessitam de um trabalho pedagógico que os auxilie no desenvolvimento do percurso educativo. Analise as estratégias pedagógicas docentes necessárias à efetivação da aprendizagem, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Estabelecer uma postura crítica em relação aos saberes escolares e à forma como eles podem ser trabalhados.

( ) Conscientizar-se de que a escola é uma estrutura pronta e acabada, por isso, sua tarefa é determinar o ritmo da classe para que ocorra a aprendizagem.

( ) Colaborar com o desenvolvimento integral do aluno, respeitando as diferenças e valorizando as potencialidades de cada um.

( ) Oferecer um espaço em que o aluno possa aprender e perceber-se como sujeito ativo na construção do conhecimento.

( ) Propiciar um clima de cooperação e respeito entre todos.

( ) Trabalhar para que a equipe especializada assuma a docência da turma para que haja inclusão.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • a) F – V – V – V – F – F.
  • b) F – V – F – F – F – F.
  • c) V – F – V – F – V – V.
  • d) V – V – F – V – F – V.
  • e) V – F – V – V – V – F.
#158632
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Paraí-RS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Uma professora do 2º ano aproveitou a falta de um aluno e o fato de ninguém saber seu telefone, nem onde morava, para propor uma Agenda da Classe, a fim de que as crianças ordenassem os seus nomes em ordem alfabética. A partir do endereço de cada aluno, a professora fez a classe estudar o bairro e também mostrou como é feita a numeração das casas nas ruas. Esse contexto de estudo favoreceu a vivência de currículo

  • a) disciplinar.
  • b) interdisciplinar.
  • c) regional.
  • d) oculto.
  • e) reprodutivo.
#158633
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Paraí-RS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

Segundo Alarcão, a escolarização de alunos com deficiência, transtornos _______ do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, nas escolas comuns, têm desafiado os profissionais da educação que lá estão a buscar novas/outras alternativas de trabalho para que possam garantir o acesso à educação desses alunos. Para pensar essa questão, é fundamental, que a escola assuma a tarefa de transformar-se e, nesse processo, repensar o _______ para que atenda a todos. Assim, essa escola há que ser significada como capaz de refletir sobre suas ações do ________ escolar para detectar pistas que possibilitem novas/outras formas de trabalhos. Ou seja, uma escola que reflita sobre os seus próprios processos e as suas formas de atuar e funcionar. Uma escola que analise, desconstrua e refaça as suas _________ e a sua _____ curricular.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  • a) globais – currículo – cotidiano – opções – ação
  • b) específicos – saber – meio – opções – tarefa
  • c) reais – currículo – espaço – propostas – síntese
  • d) globais – ensino – cotidiano – apostas – ação
  • e) reais – saber – meio – propostas – síntese
#158634
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Paraí-RS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

No âmbito escolar, a integração assume o princípio de que toda pessoa é capaz de aprender. Sobre as transformações no campo educacional causadas pelo movimento de integração, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Uma nova concepção sobre transtornos de desenvolvimento e das deficiências.

( ) Uma perspectiva distinta entre processos de aprendizagem e diferenças individuais.

( ) A fronteira entre a normalidade, o fracasso e a deficiência.

( ) A integração voltada às pessoas que possuem as mesmas oportunidades na sociedade.

( ) A obrigatoriedade de que os alunos estudem nas escolas de Educação Especial.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • a) V – V – V – V – V.
  • b) V – F – V – V – V.
  • c) V – V – V – F – F.
  • d) F – V – F – V – V.
  • e) F – F – F – F – F.
#158635
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Paraí-RS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

A educação inclusiva, enquanto conceito e proposta institucional, teve avanços significativos ao longo dos anos 90 do século XX, provocados por movimentos importantes, dentre eles:

I. Simpósio Internacional de Educação e Comunicação, realizado em 2018, em Aracaju, Brasil.

II. Congresso Internacional de Pesquisa e Práticas em Educação, realizado em 2018, em São Paulo, Brasil.

III. Conferência Mundial de Educação para Todos, realizada em Jomtie, Tailândia, em 1990.

IV. Conferência Mundial de Educação Especial, realizada em 1994, em Salamanca, Espanha, que originou o documento “Declaração de Salamanca”.

Quais estão corretos?

  • a) Apenas I.
  • b) Apenas III.
  • c) Apenas I e II.
  • d) Apenas III e IV.
  • e) I, II, III e IV.
#158636
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Paraí-RS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Sobre os desafios da escola moderna e sua transição para a escola contemporânea, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A escola, mesmo inserida em uma sociedade contemporânea, ainda mantém características provenientes de uma época moderna.

( ) A realidade educacional é marcada pela integração entre os programas escolares e os alunos e entre o que os professores querem ensinar e o que os alunos desejam aprender.

( ) A escola é organizada em séries, com alunos de idades semelhantes, enquanto os saberes são traduzidos nos conteúdos trabalhados em aula, respeitando a correlação entre idade e série.

( ) Os processos de ensinar e de aprender acompanham os avanços e as transformações da sociedade contemporânea e formam professores éticos, compromissados, conhecedores das áreas de conhecimento e dos procedimentos, métodos de ensino e de aprendizagem.

( ) A reflexão sobre os avanços tecnológicos necessários para tornar a informação significativa aos alunos é um dos desafios da escola na contemporaneidade.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • a) V – V – V – V – V.
  • b) V – F – V – F – V.
  • c) V – V – F – V – V
  • d) F – V – V – V – F.
  • e) F – F – F – F – F.
#158637
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Paraí-RS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 11 - 

Seguindo a tipologia proposta por Libâneo, dos dois enfoques citados na questão anterior, derivam algumas concepções distintas de gestão escolar, quais sejam:

I. Técnico-científica.

II. Partidário-democrática.

III. Autogestionária.

Quais estão corretas?

  • a) Apenas I.
  • b) Apenas II.
  • c) Apenas III.
  • d) Apenas I e III.
  • e) I, II e III.
#158638
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Paraí-RS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 12 - 

Para Libâneo, a organização da escola e, consequentemente, as formas de conceber a gestão e a administração escolar podem ser agrupadas em dois grandes enfoques: científico-racional e crítico. Nesse sentido, assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, em relação a esses enfoques, nas assertivas abaixo:

( ) No enfoque científico-racional, a organização escolar é tomada como uma realidade objetiva, neutra, técnica, que funciona racionalmente; portanto, pode ser planejada, organizada e controlada, de modo a alcançar maiores índices de eficácia e eficiência.

( ) No enfoque crítico, de cunho sociopolítico, a organização escolar é entendida como um sistema que agrega pessoas, havendo ênfase na intencionalidade, nas interações sociais entre elas e no contexto sociopolítico.

( ) O enfoque crítico expressa-se em modelos de administração científica, qualidade total, etc.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • a) V – F – F.
  • b) F – V – V.
  • c) V – V – F.
  • d) F – F – V.
  • e) V – V – V.
#158639
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Paraí-RS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 13 - 

Para Mittler, estamos muito aquém de entender por que e como crianças com histórias de pobreza, com tanta frequência, fracassam nas escolas e muito menos ainda o que pode ser feito para reduzir ou eliminar tais disparidades. Não há uma explicação simples ou única para isso. Para o autor, alguns culpam:

I. As crianças por serem menos inteligentes ou estarem menos “prontas” para aprender.

II. Os pais, pelo fracasso, como consequência do fato de não se interessarem pelo desenvolvimento de seus filhos e de não oferecerem um ambiente que conduza ao desenvolvimento e à aprendizagem.

III. As escolas por terem baixa expectativa quanto ao aproveitamento dos alunos e, além disso, por aceitarem com facilidade que as crianças pobres serão aquelas que mais provavelmente não terão um bom desempenho na escola.

Quais estão corretas?

  • a) Apenas I.
  • b) Apenas II.
  • c) Apenas III.
  • d) Apenas II e III.
  • e) I, II e III.
#158640
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Paraí-RS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 14 - 

De acordo com Hoffmann, a avaliação mediadora possui os seguintes aspectos, EXCETO:

  • a) Significa ação provocativa do professor, desafiando o educando a refletir sobre as situações vividas, a formular e reformular hipóteses, encaminhando-o a um saber enriquecido, acompanhando o “vir a ser”, favorecendo ações educativas para novas descobertas.
  • b) A avaliação apresenta uma importância social e política fundamental no fazer educativo vinculando-a à ideia de qualidade.
  • c) Na avaliação mediadora, o professor deve interpretar a prova para saber o que o aluno sabe ou não sabe, para separá-lo dos demais alunos que estão mais avançados.
  • d) Avaliação qualitativa significa um julgamento mais global e intenso, no qual o aluno é observado como um ser integral, colocado em determinada situação relacionada às expectativas do professor e também deles mesmos.
  • e) O professor deixa de ser um simples colecionador de elementos quantificáveis e utiliza sua experiência e competência analisando os fatos dentro de um contexto de valores, que legitimam sua atitude como educador.
#158641
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Paraí-RS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 15 - 

Segundo Hoffmann, para muitos professores, antes valia o ensinar. Hoje a ênfase está no aprender. Isso significa uma mudança em quase todos os níveis educacionais, quais sejam:

I. Currículo.

II. Gestão Escolar.

III. Organização da sala de aula.

Quais estão corretas?

  • a) Apenas I.
  • b) Apenas II.
  • c) Apenas III.
  • d) Apenas I e II.
  • e) I, II e III.