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Simulado Prefeitura de Marcação - PB de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado Prefeitura de Marcação - PB de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO PREFEITURA DE MARCAÇÃO - PB DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso Prefeitura de Marcação - PB.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Prefeitura de Marcação - PB que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores Prefeitura de Marcação - PB, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Prefeitura de Marcação - PB de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 10 questões de Concurso com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso Prefeitura de Marcação - PB.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso Prefeitura de Marcação - PB. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO Prefeitura de Marcação - PB
Para realizar o simulado Prefeitura de Marcação - PB você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Prefeitura de Marcação - PB você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para Prefeitura de Marcação - PB é aqui!


#154158
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(1,0) 1 - 

Quanto ao exercício profissional, recentemente os Assistentes Sociais adquiriram o direito a uma jornada de trabalho de 30 horas semanais. Acerca do dispositivo legal que estabelece essa jornada é CORRETO afirmar que:

  • a) Trata-se da Lei nº 12.317, de 26 de agosto de 2012;
  • b) Reconhece as 30 horas semanais apenas para os Assistentes Sociais da Saúde;
  • c) Aos profissionais com contrato de trabalho em vigor na data de publicação da Lei é garantida a adequação da jornada de trabalho, vedada a redução do salário;
  • d) Reconhece as 30 horas semanais apenas para os Assistentes Sociais do Sistema Penitenciário;
#154159
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(1,0) 2 - 

A realização do 1º Seminário de Teorização do Serviço Social foi, no Brasil, uma tentativa significativa, de maneira conjunta e intencional, de estudar e teorizar a Metodologia do Serviço Social. Era, segundo Aguiar (1982), ao mesmo tempo a presença do desenvolvimentismo e o início de uma nova fase: da reconceituação que se fez necessária, para que pudesse adequar o Serviço Social ao contexto econômico, político e social da sociedade nacional. Como ficou conhecido o documento resultante desse evento?

  • a) Documento de Teresópolis;
  • b) Relatório do 1º Encontro da Associação Brasileira de Estudos em serviço Social;
  • c) Documento Base para as diretrizes do curso de Serviço Social;
  • d) Documento de Araxá;
#154160
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(1,0) 3 - 

Sobre a corrente filosófica positivista-funcionalista, que marcou o Serviço Social brasileiro em suas origens, é CORRETO afirmar que:

  • a) Não havia neutralidade ideológica e prática apolítica traduzida enquanto passividade;
  • b) Tinha uma concepção abstrata de sociedade, equilibrada e harmônica, regida por uma ordem funcional, na qual cada membro deve contribuir para seu funcionamento social;
  • c) Desprezava as ideias de desajustamento e de tratamento dos indivíduos;
  • d) Não dispunha de caráter manipulatório e instrumental;
#154161
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(1,0) 4 - 

Sobre o surgimento do Serviço Social no Brasil, conforme Iamamoto (1983), NÃO é correto afirmar que:

  • a) O Serviço Social brasileiro nasce atrelado às ações sociais de alguns grupos, em especial os vinculados às práticas religiosas da Igreja Católica, na assistência aos pobres e desamparados;
  • b) O Serviço Social brasileiro surge como uma ação voluntarista, caritativa e filantrópica;
  • c) Em suas protoformas, o Serviço Social brasileiro tinha como influência a corrente dialética e como principal objetivo, catequizar o indivíduo para a vida em sociedade.
  • d) No contexto do surgimento do Serviço Social, imprime-se à profissão a abordagem da “questão social” como um problema moral e religioso;
#154162
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(1,0) 5 - 

O Serviço Social iniciou seu embasamento teórico com a influência norte-americana dos modelos de caso, grupo e comunidade, sob a influência do pensamento de Mary Elly Richmond. Acerca dessa tríade metodológica NÃO é correto afirmar que:

  • a) A Metodologia de Caso Social Individual consistia num conjunto de métodos que desenvolvia a personalidade, através de um diagnóstico social, que, ao ser sistematizado, proporcionaria o reajustando conscientemente e individual do homem ao seu meio.
  • b) O serviço social de grupo utiliza-se da abordagem grupal das situações sociais problema, identificando seus aspectos significativos. Essa abordagem está muito ligada à educação;
  • c) O desenvolvimento de comunidade foi o terceiro método de trabalho do Serviço Social. Penetrou no Brasil em decorrência do movimento provocado por organizações internacionais e de uma política nacional – ambos interessados na expansão do sistema capitalista e na modernização do meio rural.
  • d) O serviço social de caso, o serviço social de grupo e a organização da comunidade são baseados na arte ecumênica. Tem sua centralidade na noção de relações humanas, dando corpo ao serviço social tradicional.
#154163
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(1,0) 6 - 

A citação abaixo corresponde à atuação do assistente social em suas protoformas. Com base no recorte do texto, assinale a alternativa que corresponde a corrente filosófica caracterizadora do período.
As péssimas condições de vida do proletariado se devem ao desapego ao lar, a falta de formação doméstica da mulher etc. Logo, é necessário começar pela reforma do homem, para tanto, a necessidade de campanhas educativas e do aumento da fiscalização sanitária. A ignorância e a pobreza são as duas causas principais da subnutrição no Brasil (IAMAMOTO, 1983).

  • a) Funcionalista
  • b) Marxista
  • c) Fenomenológica
  • d) Neotomista
#154164
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(1,0) 7 - 

No Brasil, as primeiras instituições de assistência surgem após o fim da Primeira Guerra Mundial e já possuem uma diferenciação face às atividades tradicionais de caridade típicas da ação social da igreja católica. A importância dessas instituições consiste no fato de terem sido a base para a expansão da Ação Social e para o surgimento das primeiras escolas de Serviço Social. Sobre essa temática, conforme os registros históricos, NÃO é correto afirmar que:

  • a) O Centro de Estudos e Ação Social (CEAS) de São Paulo surge em 1932;
  • b) A Primeira Semana de Ação Social do Rio de Janeiro, em 1999, é considerada marco para a introdução do Serviço Social, tendo como objetivo dinamizar a Ação Social e o apostolado laico;
  • c) Em 1936, a partir dos esforços desenvolvidos pelo CEAS e do apoio da Igreja Católica, é fundada a Escola de Serviço Social de São Paulo;
  • d) Em 1937, surge no Rio de Janeiro o Instituto de Educação Familiar e Social, composto das Escolas de Serviço Social e Educação Familiar;
#154165
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(1,0) 8 - 

De acordo com o CFESS (2007), a Assistência Social, legalmente reconhecida como direito social e dever do Estado pela Constituição de 1988 e pela Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), foi regulamentada pelo Governo Federal, com a aprovação pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), da Política Nacional de Assistência Social (2004) e do Sistema Único de Assistência Social (2005). O objetivo desse processo é consolidar a Assistência Social como política de Estado para:

  • a) garantir proteção política aos parlamentares do governo federal;
  • b) deslocar e descentralizar a responsabilidade das ações de assistência para o âmbito da sociedade civil
  • c) estabelecer uma relação sistemática e interdependente entre programas, projetos, serviços e benefícios sociais
  • d) tornar efêmeros programas como o BPC e o Bolsa Família
#154166
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(1,0) 9 - 

Para Faleiros (1999) a construção e a desconstrução de mediações, no processo de fragilização e fortalecimento do poder, implicam um instrumental operativo para captar as relações e elaborar estratégias que constituem o campo de uma profissão de intervenção social na constante relação teoria/prática. Tendo por base o exposto indique a alternativa que NÃO corresponde a uma característica da categoria mediação no Serviço Social:

  • a) é uma categoria central na articulação entre as partes de uma totalidade complexa;
  • b) nesse processo, o assistente social é um agente na relação entre dominados, oprimidos ou excluídos e o Estado;
  • c) tem caráter eminentemente político;
  • d) corresponde a passagem do mediato ao imediato, da essência à aparência, num movimento conformador e passivo, incapaz de tecer argumento a uma dada realidade social.
#154167
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(1,0) 10 - 

Constituem espaços de ocupação do assistente social, EXCETO:

  • a) o Estado - nas esferas do poder executivo, legislativo e judiciário;
  • b) as empresas privadas capitalistas;
  • c) as organizações da sociedade civil sem fins lucrativos;
  • d) a reprodução sociopolítica ou ideopolítica dos indivíduos sociais.