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Simulado Prefeitura de Itapevi - SP | CONCURSO

Simulado Prefeitura de Itapevi - SP

SIMULADO PREFEITURA DE ITAPEVI - SP

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores do País, através de simulados para , provas e questões de .

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO

Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Prefeitura de Itapevi-SP.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO

Este simulado contém questões da Prefeitura de Itapevi-SP que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos anteriores Prefeitura de Itapevi-SP, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO

O Simulado Prefeitura de Itapevi - SP contém um total de 10 questões de com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Prefeitura de Itapevi-SP.

RANKING DO SIMULADO

Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Prefeitura de Itapevi-SP. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO

Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO Prefeitura de Itapevi-SP

Para realizar o simulado Prefeitura de Itapevi-SP você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Prefeitura de Itapevi-SP você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para Prefeitura de Itapevi-SP é aqui!


#196401
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Matéria
Matérias Diversas
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Prefeitura de Itapevi-SP
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(1,0) 1 - 

Sobre a evolução histórica do Serviço Social no Brasil assinale a alternativa “incorreta":

  • a) Nos anos 20 e 30 ocorre a emergência e institucionalização do Serviço Social como especialização do trabalho, sob influência católica europeia. Com ênfase nas ideias de Mary Richmond e nos fundamentos do Serviço Social de Caso, a técnica está a serviço da doutrina social da Igreja.
  • b) Nos anos 40 e 50 o Serviço Social brasileiro recebe influência mexicana. Marcado pelo tecnicismo, bebe na fonte da psicanálise, bem como da sociologia de base positivista e funcionalista/sistêmica. Sua ênfase está na ideia de ajustamento e de ajuda psicossocial.
  • c) Nos anos 60 e 70 há um movimento de renovação na profissão, que se expressa em termos tanto da reatualização do tradicionalismo profissional, quanto de uma busca de ruptura com o conservadorismo. O Serviço Social se laiciza e passa a incorporar nos seus quadros segmentos dos setores subalternizados da sociedade. Estabelece interlocução com as Ciências Sociais e se aproxima dos movimentos “de esquerda", sobretudo do sindicalismo combativo e classista que se revigora nesse contexto.
  • d) Nos anos 80, inaugura-se o debate da Ética no Serviço Social, buscando-se romper com a ética da neutralidade e com o tradicionalismo filosófico fundado na ética neotomista e no humanismo cristão.
#196402
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(1,0) 2 - 

A importância da família para crianças e adolescentes é reconhecida expressamente pela Constituição Federal, conforme a Redação dada Pela Emenda Constitucional nº 65, de 2010, o Art. 226 delimita matéria sobre “A família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado", frente as alternativas abaixo podemos indicar que a “incorreta" é:

  • a) Casamento é civil e gratuita a celebração.
  • b) O casamento religioso tem efeito civil, nos termos da lei.
  • c) Para efeito da proteção do Estado, é reconhecida a união estável entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua conversão em casamento.
  • d) Entende-se, também, como entidade familiar a comunidade formada por número considerável de pessoas que lutem para se manter unidas.
#196403
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(1,0) 3 - 

Considerando a família como estrutura vital para o desenvolvimento das pessoas e a base social do Estado, não restam dúvidas de que crianças e adolescentes gozam do direito de serem criados e educados no seio de suas famílias. Um ambiente familiar afetivo que atenda às necessidades da criança e do adolescente constitui:

  • a) A base para o desenvolvimento psicossocial saudável.
  • b) A possibilidade de exercer limite, ao exercício da autoridade parental.
  • c) Aspectos fundamentais para a constituição da subjetividade da nação.
  • d) O meio para a independência da vontade das partes.
#196404
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(1,0) 4 - 

O assistente social tendo um olhar crítico, uma intencionalidade no trabalho social e sendo conhecedor de seu papel, contribui para que o trabalho em uma equipe interdisciplinar tenha efetividade e seja de acordo com que se propõe. Em termos de formação profissional, é “incorreto" afirmar que:

  • a) sobre a pesquisa social, incorporando-a aos métodos de ensino-aprendizagem utilizados no processo de formação e no cotidiano da sala de aula.
  • b) sobre a centralidade/importância da articulação ensino, pesquisa e extensão; da articulação investigação-intervenção para a formação profissional, os núcleos temáticos devem ser vistos como o eixo do processo de formação.
  • c) sobre a necessidade de sanar a falta de entendimento sobre os núcleos temáticos, está descartando qualquer possibilidade de qualificação ou formação de discente, em regra, toda ambivalência é necessária.
  • d) sobre o desempenho profissional é determinado pelo controle que o assistente social tem sobre as variáveis da objetividade postas pela sociedade, caminhando do particular para o universal, das micro-atuações para as relações sociais mais amplas, no qual o conhecimento da cotidianidade revela o ponto de partida para uma ação que sai do particular para o universal e retorna ao particular.
#196405
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(1,0) 5 - 

Considerando a evolução do direito infanto- juvenil no cenário nacional, podemos afirmar que, antes do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, Lei nº 8.069, vigorava no Brasil:

  • a) O Código Mello Matos, conhecido como Código de Menores.
  • b) O Código da Vinci, conhecido por questionar o cristianismo.
  • c) O Código de Hamurabi, conhecido por ser o precursor dos códigos.
  • d) O Código de conduta, conhecido por consenso social.
#196406
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(1,0) 6 - 

O aparato jurídico brasileiro, de um modo geral, está adequado aos padrões internacionais definidos na Convenção Internacional dos Direitos da Infância e nas Convenções da Organização Internacional do Trabalho. Os direitos relativos ao trabalho infanto-juvenil são regulamentados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, pela Constituição Federal e pela Consolidação das Leis do Trabalho. Frente assertivas abaixo, indique o que determina a Emenda Constitucional nº 20, aprovada em dezembro de 1998.

  • a) idade mínima de admissão ao trabalho de 14 para 16 anos.
  • b) idade mínima de admissão ao trabalho de 15 para 16 anos.
  • c) possibilidade do adolescente trabalhar, como aprendiz, a partir dos 13 anos de idade.
  • d) possibilidade do adolescente trabalhar, como aprendiz, a partir dos 15 anos de idade.
#196407
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(1,0) 7 - 

Entre os objetivos da Clínica Ampliada, não se inclui:

  • a) Aumentar o coeficiente de autonomia dos pacientes, das famílias e da comunidade.
  • b) Combate à medicalização.
  • c) Reduzir a dependência das pessoas dos serviços de saúde.
  • d) Diminuir o coeficiente de autocuidado dos pacientes e das famílias.
#196408
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(1,0) 8 - 

A Deliberação nº 14 do Eixo Fiscalização Profissional define que se deve “incluir no estudo do Grupo de Trabalho sobre Serviço Social na Saúde, do Conselho Nacional de Saúde, que reconhece a categoria de assistentes sociais como profissionais de saúde, além da Resolução CFESS nº 383, de 29/03/1999, que caracteriza o assistente social como profissional de saúde. Segundo o Ministério da Saúde, função é atribuição ou conjunto de atribuições conferidas a cada categoria profissional ou proposta individualmente a determinada atividade, nesse sentido, indicam a alternativa que “não apresenta" as atribuições do Serviço Social na área da Saúde:

  • a) Discutir com os usuários e /ou responsáveis situações ligadas a satisfação política do cenário nacional.
  • b) Acompanhamento social do tratamento da saúde.
  • c) Estimular o usuário a participar do seu tratamento de saúde.
  • d) Discutir com os demais membros da equipe de saúde sobre a problemática do paciente, interpretando a situação social do mesmo.
#196409
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(1,0) 9 - 

O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, Lei nº 8.069, de 13/07/1990, em observância à orientação constitucional, adotou a Doutrina da Proteção Integral no trato das questões ligadas a crianças e adolescentes, o artigo 4º, “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão (destaques acrescidos), evidencia tal orientação". No entanto, passados 20 anos da publicação do Estatuto, é possível afirmar que:

  • a) muitas amarras do passado continuam influenciando o trato do direito de crianças e adolescentes, notadamente no que se refere ao direito fundamental da convivência familiar.
  • b) muitas vitórias do passado continuam influenciando o trato do direito de crianças e adolescentes, notadamente no que se refere ao direito fundamental da convivência familiar.
  • c) Muitas circunstâncias favoráveis do passado continuam influenciando o trato do direito de crianças e adolescentes, notadamente no que se refere ao direito fundamental.
  • d) muitas estruturas do passado continuam favorecendo o trato do direito de crianças e adolescentes, notadamente no que se refere ao direito fundamental da convivência familiar.
#196410
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(1,0) 10 - 

Conforme determinação contida no Artigo 4º inciso X, da Lei nº 9.394/06, no que tange à obrigatoriedade de o Estado efetivar o direito à educação através da garantia de vaga em escolas públicas de ensino fundamental e, também, de educação infantil, escolha a alternativa que está “incorreta":

  • a) O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria.
  • b) O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino médio.
  • c) O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de atendimento educacional especializado gratuito aos educando com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino;
  • d) O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de atendimento oneroso em creches e pré-escolas às crianças de baixa renda.