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Simulado Prefeitura de Itanhandu - MG de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado Prefeitura de Itanhandu - MG de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO PREFEITURA DE ITANHANDU - MG DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso Prefeitura de Itanhandu - MG.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Prefeitura de Itanhandu - MG que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores Prefeitura de Itanhandu - MG, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Prefeitura de Itanhandu - MG de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso Prefeitura de Itanhandu - MG.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso Prefeitura de Itanhandu - MG. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO Prefeitura de Itanhandu - MG
Para realizar o simulado Prefeitura de Itanhandu - MG você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Prefeitura de Itanhandu - MG você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para Prefeitura de Itanhandu - MG é aqui!


#159748
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(1,0) 1 - 

Dentre as ferramentas de consulta presentes no DATASUS, o SIOPS constitui o:

  • a) Sistema de Informação sobre Orçamentos Privados em Saúde
  • b) Serviço de Informação Operacional da Previdência Social
  • c) Sistema de Informação sobre Orçamentos da Previdência Social
  • d) Sistema de Informação sobre Orçamentos Público em Saúde
#159749
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(1,0) 2 - 

No Pacto pela Saúde, publicado pela portaria GM/MS 399 de 22 de fevereiro de 2006, estabeleceram-se princípios norteadores dentro do processo de regulação, dentre os quais cada prestador responderia a um único gestor. Além disso, a regulação dos prestadores de serviços deveria ficar a cargo dos municípios, observado o Termo de Compromisso de Gestão do Pacto e os seguintes princípios:

  • a) da centralização, federalização e comando único / da busca da escala adequada e da qualidade / considerar a complexidade da rede de serviços externos / considerar a efetiva capacidade de regulação / considerar o desempenho da rede municipal de assistência / a primazia do interesse e da satisfação do usuário do SUS
  • b) da descentralização, municipalização e comando único / da busca da escala adequada e da qualidade / considerar a complexidade da rede de serviços locais / considerar a efetiva capacidade de regulação / considerar o desempenho da rede estadual de assistência / a primazia do interesse e da satisfação do usuário do SUS
  • c) da descentralização, municipalização e comando compartilhado / da busca da escala adequada e da qualidade / considerar a complexidade da rede de serviços externos / desconsiderar a efetiva capacidade de regulação / considerar o desempenho da rede municipal de assistência / a primazia do interesse e da satisfação do usuário do SUS
  • d) da centralização, municipalização e comando compartilhado / da busca da escala adequada e da qualidade / considerar a complexidade da rede de serviços locais / considerar a efetiva capacidade de regulação / considerar o desempenho da rede estadual de assistência / a primazia do interesse e da satisfação do usuário do SUS
#159750
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(1,0) 3 - 

Sistema on-line, criado para o gerenciamento de todo complexo regulatório, indo da rede básica à internação hospitalar, visando a humanização dos serviços, maior controle do fluxo e otimização na utilização dos recursos. A definição refere-se ao:

  • a) SISREG
  • b) CNRAC
  • c) PNASS
  • d) DATASUS
#159751
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(1,0) 4 - 

Os Indicadores Municipais de Saúde permitem avaliar a situação da saúde de um indivíduo e até mesmo de uma população, compondo os Cadernos de Informações de Saúde, disponíveis no DATASUS. Dentre os temas abordados estão:

  • a) demografia, saneamento, rede hospitalar
  • b) nascimentos, imunizações, rede privada
  • c) atenção básica, orçamentos públicos, mortalidade
  • d) rede ambulatorial, assistência ambulatorial, morbidade hospitalar
#159752
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(1,0) 5 - 

Os recursos do Fundo Nacional de Saúde ( FNS ), referido no artigo 2º da Lei 8142, são alocados, dentre outros destinos, na cobertura de ações e serviços de saúde a serem implementados nas três esferas de governo. Para obtenção desses recursos, municípios, estados e o Distrito Federal deverão contar com, exceto:

  • a) plano de saúde
  • b) contrapartida de recursos para saúde no respectivo orçamento
  • c) comissão de elaboração do Plano de Gestão e Orçamento da Saúde (PGOS), previsto o prazo de cinco anos para sua implantação
  • d) fundo de saúde
#159753
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(1,0) 6 - 

A Regulação sobre Sistemas de Saúde contém as ações da Regulação da Atenção e esta, sobre a produção direta das ações de serviços e prestadores de serviços. Assinale a alternativa ERRADA sobre ações comportadas na regulação sobre Sistemas:

  • a) gestor estadual sobre municípios e prestadores
  • b) vigilância sanitária
  • c) avaliação dos sistemas de saúde
  • d) prestadores sobre gestor municipal
#159754
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(1,0) 7 - 

A Lei 8.080/90 trata, exceto:

  • a) da organização, da direção e da gestão do SUS
  • b) das competências e atribuições das três esferas de governo
  • c) do funcionamento e da participação exclusiva dos serviços públicos de assistência à saúde
  • d) dos recursos financeiros, da gestão financeira, do planejamento e do orçamento
#159755
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(1,0) 8 - 

Dados de __________________,________________, _______________ ____________, _________________________, _______________________ e ________________________passaram a ser métricas utilizadas na construção de Indicadores de Saúde, que se traduzem em informação relevante para a quantificação e a avaliação das informações em saúde. Completam a frase:

  • a) poder aquisitivo, incapacidade, acesso ao emprego, qualidade da atenção, condições de trabalho e fatores ambientais
  • b) poder aquisitivo, incapacidade, acesso a serviços, qualidade nutricional, condições de trabalho e fatores ambientais
  • c) morbidade, incapacidade, acesso a serviços, qualidade da atenção, condições de vida e fatores ambientais
  • d) morbidade, incapacidade, acesso a serviços, qualidade nutricional, condições de trabalho e fatores ambientais
#159756
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(1,0) 9 - 

Por ser a saúde um componente da Seguridade Social, por lei seus recursos compõem o também chamado Orçamento da Seguridade Social. Esse Orçamento constitui um plano no qual são relacionadas as receitas ( recursos por fonte da arrecadação tributária, por exemplo ) e as despesas com o financiamento das ações e serviços. Constituem fontes do Orçamento da Seguridade Social, exceto:

  • a) recursos arrecadados das vendas das loterias federais
  • b) recursos arrecadados em campanhas organizadas por ONGs
  • c) contribuição dos trabalhadores, descontados dos seus salários
  • d) contribuição sobre vendas e lucros de empresas
#159757
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(1,0) 10 - 

O PDR – Plano Diretor de Regionalização pleiteado na Norma Operacional da Assistência à Saúde / SUS - NOAS-SUS 01/02, deve garantir acesso dos cidadãos, o mais próximo possível de sua residência, a um conjunto de ações e serviços vinculados, dentre outras, às seguintes responsabilidades mínimas:

  • a) assistência ao pré-natal, parto e puerpério
  • b) suprimento obrigatório de medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica
  • c) serviço odontológico para controle de afecções bucais de média e alta complexidade
  • d) tratamento cirúrgico de casos de pequenas urgências ortopédicas
#159758
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(1,0) 11 - 

Os Conselhos de Saúde, tratados na Lei 8142/1990, constituem colegiados atuantes na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo. Os Conselhos são compostos por:

  • a) prestadores de serviço, sindicatos regionais de trabalhadores da saúde, profissionais de saúde e usuários
  • b) representantes do governo, sindicatos regionais de trabalhadores da saúde, profissionais de saúde e usuários
  • c) representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e sindicatos regionais de trabalhadores da saúde
  • d) representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários
#159759
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(1,0) 12 - 

“Realizar auditoria no SUS, contribuindo para qualificação da Gestão, visando melhoria da atenção e do acesso às ações e aos serviços de Saúde” constitui a missão do:

  • a) P.N.A.A.S. – Programa Nacional de Atenção e Auditoria em Saúde
  • b) C.N.R.A.C. / DENASUS - Central Nacional de Regulação, Auditoria e Controle / Departamento Nacional de Auditoria do SUS
  • c) S.N.A. / DENASUS– Sistema Nacional de Auditoria / Departamento Nacional de Auditoria do SUS
  • d) S.A.S.D. – Sistema de Auditoria em Saúde Descentralizado
#159760
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(1,0) 13 - 

O Programa Nacional de Avaliação dos Serviços Hospitalares – PNASH, desenvolvido pelo Ministério da Saúde desde 1998, caracterizava-se por uma pesquisa de satisfação dos usuários nas unidades de pronto socorro, ambulatório e internação, além da aplicação de um roteiro técnico de avaliação, realizado pelos gestores estaduais e municipais em hospitais públicos e privados vinculados ao SUS, levando em conta a estrutura existente e os processos prioritários. Com o objetivo ampliá-lo, para que pudesse ser aplicado nas diversas complexidades dos serviços de saúde, a partir de 2004/2005, estabeleceu-se o Programa Nacional de Avaliação de Serviços de Saúde – PNASS. No primeiro momento, a aplicação do PNASS ocorreu de forma censitária, nos seguintes serviços listados:

  • a) Hospital Especializado / Hospitais Especializados com leitos obstétricos e pediatria / Ambulatório de Especialidade e Policlínica / Estabelecimentos de saúde com serviços próprios de alta e média complexidade em Traumatologia, Oncologia e Nefrologia
  • b) Hospital Geral, Hospital Especializado e Unidade Mista / Hospitais Especializados em Traumatologia / Ambulatório de Especialidade e Policlínica / Estabelecimentos de saúde com serviços próprios de alta complexidade em Oncologia e Nefrologia
  • c) Hospital Geral, Hospital Especializado e Unidade Mista / Hospitais Especializados com leitos psiquiátricos / Ambulatório de Especialidade e Policlínica / Estabelecimentos de saúde com serviços próprios de baixa complexidade em Clínica Geral
  • d) Hospital Geral, Hospital Especializado e Unidade Mista / Hospitais Especializados com leitos obstétricos / Ambulatório de Especialidade e Policlínica / Estabelecimentos de saúde com serviços próprios de alta complexidade em Oncologia e Nefrologia
#159761
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(1,0) 14 - 

Contratualização é definida no contexto da:

  • a) a relação formal entre as Secretarias de Saúde e os prestadores privados garantindo que a compra de serviços ocorra livre de casuísmos e que direitos e obrigações de cada parte no contrato sejam bem definidas, tendo o interesse público como meta
  • b) a relação formal entre as Secretarias de Saúde e os prestadores privados garantindo que a compra de serviços ocorra com casuísmos e que direitos e obrigações de cada parte no contrato sejam bem definidas, tendo o interesse privado como meta
  • c) a relação formal entre as Secretarias de Saúde e os prestadores privados garantindo que a compra de serviços ocorra livre de casuísmos e que direitos e obrigações de cada parte no contrato sejam bem definidas, tendo o interesse privado como meta
  • d) a relação formal entre as Secretarias de Saúde e os prestadores privados garantindo que a compra de serviços ocorra com casuísmos e que direitos e obrigações de cada parte no contrato sejam similares, tendo o interesse público como meta
#159762
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(1,0) 15 - 

Motivado por relatos e queixas dos Estados, referentes ao atendimento de pacientes residentes em outros estados, que por sua vez onerava o orçamento destinado à população própria e referenciada, em 2002 foi criado pelo Ministério da Saúde, em vistas de suplantar tais entraves a:

  • a) CNRAI – Central Nacional de Regulação de Atendimento Interestadual
  • b) CNRAC – Central Nacional de Regulação de Atendimento Coletivo
  • c) CNROP – Central Nacional de Regulação de Orçamento Próprio
  • d) CNRAC – Central Nacional de Regulação de Alta Complexidade