Simulado Prefeitura de Fazenda Rio Grande - PR | CONCURSO
SIMULADO PREFEITURA DE FAZENDA RIO GRANDE - PR
INSTRUÇÕES DO SIMULADO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores do País, através de simulados para , provas e questões de .
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Prefeitura de Fazenda Rio Grande-PR.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Prefeitura de Fazenda Rio Grande-PR que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos anteriores Prefeitura de Fazenda Rio Grande-PR, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Prefeitura de Fazenda Rio Grande - PR contém um total de 10 questões de com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Prefeitura de Fazenda Rio Grande-PR.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Prefeitura de Fazenda Rio Grande-PR. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.
COMO REALIZAR O SIMULADO Prefeitura de Fazenda Rio Grande-PR
Para realizar o simulado Prefeitura de Fazenda Rio Grande-PR você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Prefeitura de Fazenda Rio Grande-PR você verá as questões que errou e acertou.
Bons Estudos! Simulado para Prefeitura de Fazenda Rio Grande-PR é aqui!
- #195277
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(1,0) 1 -
Leia o texto a seguir.
Obra de Adoniran Barbosa torna-se patrimônio histórico e cultural paulistano
A Câmara de Vereadores de São Paulo aprovou projeto de lei que declara como patrimônio histórico e cultural a obra do sambista Adoniran Barbosa. A proposta do vereador Toninho Paiva (PR) foi enviada para sanção do prefeito.
O modo de falar simples e com pequenos erros gramaticais é uma das marcas da obra de Adoniran, conforme destaca a justificativa do projeto de lei. Em alguns casos, aparece em um jogo de palavras, como o apaixonado Álvaro, que também é um jogo de palavras com “alvo” em Tiro ao Álvaro. O personagem é o destino certo das frechadas [flechadas] disparadas pelo olhar da moça, mais mortíferas do que veneno estriquinina e bala de “revorver”.
A partir dessa poesia, identificada com as camadas menos favorecidas da população, Adoniran contava histórias de eventos diários que, às vezes, chegavam à crítica social, como no despejo de Saudosa Maloca. “Peguemos todas nossas coisas e fumo pro meio da rua, apreciá a demolição / Que tristeza que nós sentia / Cada tauba que caía doía no coração”, compôs Adoniran, dando voz aos sem-teto que observam a derrubada do imóvel onde tinham vivido nos últimos anos.
Disponível em:<;. Acesso em: 08/02/2017.
No trecho transcrito de Saudosa Maloca, podemos perceber exemplos dos desvios gramaticais em relação à norma-padrão, como já antecipava o parágrafo anterior. Quais das análises a seguir encontram exemplificação nos versos transcritos no último parágrafo?
1. Apagamento da desinência de infinitivo em forma verbal.
2. Ausência de marca de concordância verbal padrão.
3. Substituição de forma verbal por variante coloquial.
4. Supressão da marcação de concordância nominal.
- a) Apenas 1, 3 e 4.
- b) Apenas 2, 3 e 4.
- c) Apenas 1, 2 e 4.
- d) Apenas 1, 2 e 3.
- e) 1, 2, 3 e 4.
- #195278
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(1,0) 2 -
Leia o texto a seguir.
Temos uma norma ortográfica, mas nunca teremos uma norma fonética. Os estudiosos se dividem, argumentam, explicam, e cabe a nós, falantes da língua portuguesa, escolher uma ou outra proposta. É importante lembrar que, neste assunto tão movediço da língua falada, qualquer opinião imperativa (= “não pode”, “é proibido”, “está errado”) é perigosa. Trata-se de uma opinião que deve ser respeitada, mas nunca vista como uma verdade absoluta. Devemos seguir os mais conceituados (que indicam a pronúncia paroxítona para rubrica como a correta) e, em casos divergentes, aceitar as duas opções como variantes legítimas. O que não podemos esquecer é que a fala vem primeiro e a escrita vem depois. A escrita é uma tentativa de representar, com sinais gráficos, uma realidade sonora. É absurdo afirmarmos que o “certo” é rubrica, porque não tem acento na escrita. O fato é o inverso: devemos escrever sem acento, porque rubrica é um vocábulo paroxítono (pronúncia normal para uma palavra terminada em “a”). Se, com o tempo, a pronúncia /rúbrica/ for consagrada pelo uso da maioria dos falantes, a língua padrão tem a obrigação de aceitar as duas opções, como já aconteceu com tantas outras: acróbata e acrobata, biótipo e biotipo...
Disponível em: <; . Acesso em: 08/02/2017
A leitura desse trecho e seus conhecimentos de ortografia e de acentuação gráfica permitem afirmar CORRETAMENTE que
- a) falar rubrica com acento tônico na antepenúltima sílaba é respeitar as convenções ortográficas de acentuação gráfica da nossa língua.
- b) se os falantes decidirem usar apenas rubrica como uma palavra proparoxítona, deverá aparecer um acento gráfico na penúltima sílaba.
- c) a norma prescreve a palavra rubrica com tonicidade na penúltima sílaba, mas os falantes oscilam entre essa forma e a proparoxítona.
- d) assim como rubrica, a palavra recorde é proparoxítona porque não apresenta acentuação gráfica em sua forma aportuguesada.
- e) a pronúncia de rubrica como proparoxítona já esteve presente na prescrição normativa da nossa língua durante muito tempo.
- #195279
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(1,0) 3 -
Leia o texto a seguir.
Por que os seres humanos ficam irritados quando estão com fome
Se você já ficou irritado com alguém quando está com fome, você experimentou a sensação de estar “hangry” – nada mais que a união das palavras em inglês hungry (faminto) e angry (bravo). O fenômeno é tão comum, que vários cientistas realizaram pesquisas para tentar entender por que algumas pessoas sentem fome e raiva ao mesmo tempo.
A principal explicação para você se sentir assim é o baixo nível de glicose no seu sangue, segundo um estudo da Universidade de Chicago, nos EUA. Tudo que você come, desde carboidratos e proteínas até gorduras, são digeridos em glicose, aminoácidos e ácidos graxos. Tais nutrientes são distribuídos para seus órgãos para a produção de energia. Ao passar do tempo, a quantidade de glicose na corrente sanguínea começa a cair. Com isso, o seu corpo libera hormônios relacionados ao estresse, como cortisol e adrenalina. Por isso, tarefas simples podem se tornar complicadas quando os níveis de açúcar no sangue estão baixos. Além disso, você pode ficar confuso e “estourar” com qualquer pessoa.
Disponível em:<;. Acesso em: 08/02/2017.
- a) O fenômeno é tão comum, que vários cientistas realizaram pesquisas para tentar entender por que algumas pessoas sentem fome e raiva ao mesmo tempo.
- b) Com isso, o seu corpo libera hormônios relacionados ao estresse, como cortisol e adrenalina.
- c) A principal explicação para você se sentir assim é o baixo nível de glicose no seu sangue, segundo um estudo da Universidade de Chicago, nos EUA.
- d) Por isso, tarefas simples podem se tornar complicadas quando os níveis de açúcar no sangue estão baixos.
- e) Tudo que você come, desde carboidratos e proteínas até gorduras, são digeridos em glicose, aminoácidos e ácidos graxos.
- #195280
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(1,0) 4 -
Leia o texto a seguir.
Qual a maior palavra do Português? E de outros idiomas?
“Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico”, de 46 letras, designa uma pessoa que sofre de uma doença pulmonar aguda causada por respirar ar carregado de partículas de sílica, expelidas por vulcões.
É uma palavra técnica formada pela aglutinação de termos. É relativamente nova, mas já aparece no dicionário Houaiss.
__________, muitos especialistas da língua portuguesa “desclassificam” o termo, porque levam em conta só vocábulos com uma única raiz (o elemento irredutível que dá origem ao significado da palavra), somada a prefixos e sufixos. Segundo esse critério, a vencedora é a famosa “anticonstitucionalissimamente”, com 29 letras, que designa aquilo que se opõe ao que foi estabelecido pela Constituição.
Disponível em:<; . Acesso em: 08/02/2017.
O conectivo usado no início do segundo parágrafo foi apagado. Pela leitura do texto, poderíamos CORRETAMENTE inserir a palavra
- a) portanto, já que o segundo parágrafo é uma conclusão lógica do primeiro.
- b) embora, já que o segundo parágrafo aponta uma exceção ao que foi apresentado no primeiro.
- c) porém, já que o segundo parágrafo apresenta um fato que se opõe ao primeiro.
- d) contudo, já que o segundo parágrafo é uma consequência do fato apresentado no primeiro.
- e) ademais, já que o segundo parágrafo adiciona uma nova informação sobre o assunto.
- #195281
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(1,0) 5 -
Leia o texto a seguir, analise o conteúdo das cinco afirmativas e indique o que for VERDADEIRO.
Há quem diga que sarcasmo é o idioma oficial da internet, o que é perigoso, já que ele pode ser uma faca de dois gumes, causando desentendimentos e deixando corações magoados por aí. Pode uma máquina fazer o que humanos não conseguem fazer: detectar sarcasmo em linguagem escrita?
Essa pergunta motivou estudos de cientistas da Universidade Carnegia Mellon, nos Estados Unidos, que desenvolveram um algoritmo que consegue identificar quando usuários de redes sociais, como Twitter e Facebook, escrevem palavras sarcásticas.
Os desenvolvedores do algoritmo, David Bamman e Noah S. Smith, criaram um código que lia comentários e tweets terminados com a hashtag #sarcasm para criar um banco de dados. Em seguida, fizeram com que o algoritmo analisasse posts normais em busca de sarcasmo. Eliminando os falsos positivos, refinaram a operação.
Por fim, deixaram que o código funcionasse por conta própria. Depois de analisar milhares de posts, tweets e comentários, o algoritmo acertou em 85% dos casos e indicou que a pessoa que escreveu estava sendo sarcástica. Muito útil, não?
Disponível em: <http://revistagalileu.globo.co...;. Acesso em: 27 jan. 2016.
I. Seres humanos não entendem sarcasmo, motivo que levou os dois cientistas a desenvolverem o leitor computacional de sarcasmo.
II. O primeiro passo da criação do algoritmo baseou-se na leitura de mensagens que já continham sarcasmo, usadas para calibrar o dispositivo.
III. Logo após a finalização da calibragem, os resultados já proveram uma leitura confiável, sem necessidade de descartar certas informações.
IV. Em mais de três quartos dos casos analisados, por fim, o algoritmo conseguiu compreender o sarcasmo das postagens.
V. Os casos analisados na testagem se restringiram a postagens de perfis públicos em redes sociais.
- a) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
- b) Somente as afirmativas II, III e V são verdadeiras.
- c) Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.
- d) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
- e) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
- #195282
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(1,0) 6 -
Leia o trecho a seguir.
O Brasil conseguiu avançar nas políticas educacionais nos últimos 10 anos, ampliando o percentual de matriculados nas escolas de 89,5% em 2005 para 93,6% em 2014, conforme levantamento recém-divulgado pela ONG Todos pela Educação. Mesmo assim, ainda há hoje 2,8 milhões de alunos na faixa entre quatro e 17 anos fora da escola. O agravante é que justamente quem mais precisa de acesso ao ensino, como forma de se qualificar para o mercado e de ascender socialmente, é quem mais está fora da escola. Em consequência, consolida-se uma desigualdade educacional que precisa se constituir no foco das ações oficiais nessa área. [...]
Disponível em: <; . Acesso em: 28 jan. 2016.
De acordo com os dados levantados nesse trecho, pode-se afirmar CORRETAMENTE que
- a) o fato de ainda haver muitos alunos não matriculados em escolas é tratado como uma concessão em relação aos dados levantados pela ONG Todos pela Educação.
- b) os bons resultados obtidos pelos alunos hoje matriculados são a causa da ascensão profissional de mais de 90% da população de 17 anos.
- c) as ações governamentais em favor do crescimento das matrículas na última década têm deixado ainda quase 3 milhões de jovens à margem da educação.
- d) o sistema de matrículas no país recebeu estímulos de ações oficiais nos últimos anos, o que se reflete na alta especificidade da qualificação para o mercado de trabalho.
- e) a evasão escolar diminuiu visivelmente no período entre 2005 e 2014, fato tratado no trecho como fruto do aperfeiçoamento do sistema educacional nacional.
- #195283
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(1,0) 7 -
Leia o texto a seguir.
De uns tempos pra cá, virou mania explicar alguma coisa fazendo analogia com outra para, ao final, negar essa analogia com um “só que não”: “Esse livro é como se fosse um romance policial, só que não”.
Como sempre, não se sabe ao certo quando e onde surgiu o modismo, mas sabe-se que surgiu num determinado ato de fala de um único indivíduo (provavelmente alguém com forte influência social). Como um meme, essa “mutação” logo contaminou os receptores da mensagem, que passaram a copiar (replicar) a inovação em seus discursos. Em pouco tempo, milhares de pessoas estão usando e passando adiante o vírus “só que não”.
Essa moda lembra as empoladas declarações de Caetano Veloso, que, após discorrer longamente sobre o tudo e o nada, fazendo afirmações muitas vezes polêmicas, conclui com um seco “Ou não”. Ou seja, tudo o que o baiano disse é a mais profunda verdade – ou não. Pérola da lógica aristotélica, essa conclusão releva o óbvio preceito do terceiro excluído: de duas proposições contraditórias, uma é verdadeira; a outra, falsa. Só que, dito assim, o fecho retórico “ou não” anula toda a força argumentativa do que foi afirmado: por que levar em consideração uma opinião se seu próprio emitente admite que pode estar errada?
BIZZOCCHI, Aldo. A prova viva da evolução. Revista Língua. Ed. Segmento, n. 112, p. 27, fev. 2015.
Com base na leitura do trecho, é CORRETO inferir que
- a) o emprego predominantemente informal de “só que não” revela pouca prática linguística do usuário, já que há expressões específicas tradicionalmente mais aceitas.
- b) o uso da expressão “só que não”, independentemente da variante linguística empregada, tem função análoga à de outros operadores discursivos adversativos.
- c) a analogia traçada pelo autor entre “só que não” e “ou não” baseia-se na natureza de nossa língua, pois “só que” e “ou” são conectivos de mesma carga semântica.
- d) o contrassenso criado pelo uso de “só que não” ou de “ou não” invalida a argumentação do emitente, pois cria uma incorreção linguística que se torna incompreensível.
- e) o advento de expressões como “só que não” só existe pelo fato de usuários com prestígio linguístico terem repetido a estrutura várias vezes em meios sociais digitais.
- #195284
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(1,0) 8 -
João doou o valor de R$ 175.000,00, para que seja dividido entre duas entidades carentes, A e B. Essa divisão deve ser feita de maneira que a razão entre os dois valores seja 3/7. Assim, a diferença entre o maior e o menor valor é
- a) R$ 17.500,00.
- b) R$ 25.000,00.
- c) R$ 52.500,00.
- d) R$ 70.000,00.
- e) R$ 122.500,00.
- #195285
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(1,0) 9 -
A equação 8x2 – 28x + 12 = 0 possui raízes iguais a x1 e x2. Qual o valor do produto x1 . x2?
- a) 1/2 .
- b) 3.
- c) 3/2 .
- d) 12.
- e) 28.
- #195286
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(1,0) 10 -
Se 1 hectare equivale a 10 000 m2 , ou 1 ha = 10 000 m2 , e 1 alqueire (paulista) equivale a 24 200 m2 , ou 1 a = 24 200 m2 , então 1 alqueire (paulista) equivale a
- a) 0,242 ha.
- b) 24,2 ha.
- c) 242 ha.
- d) 0,0242 ha.
- e) 2,42 ha.