(1,0) 1 -
Leia o texto a seguir.
Obra de Adoniran Barbosa torna-se patrimônio histórico e cultural paulistano
A Câmara de Vereadores de São Paulo aprovou projeto de lei que declara como patrimônio histórico e cultural a obra do sambista Adoniran Barbosa. A proposta do vereador Toninho Paiva (PR) foi enviada para sanção do prefeito.
O modo de falar simples e com pequenos erros gramaticais é uma das marcas da obra de Adoniran, conforme destaca a justificativa do projeto de lei. Em alguns casos, aparece em um jogo de palavras, como o apaixonado Álvaro, que também é um jogo de palavras com “alvo” em Tiro ao Álvaro. O personagem é o destino certo das frechadas [flechadas] disparadas pelo olhar da moça, mais mortíferas do que veneno estriquinina e bala de “revorver”.
A partir dessa poesia, identificada com as camadas menos favorecidas da população, Adoniran contava histórias de eventos diários que, às vezes, chegavam à crítica social, como no despejo de Saudosa Maloca. “Peguemos todas nossas coisas e fumo pro meio da rua, apreciá a demolição / Que tristeza que nós sentia / Cada tauba que caía doía no coração”, compôs Adoniran, dando voz aos sem-teto que observam a derrubada do imóvel onde tinham vivido nos últimos anos.
Disponível em:<;. Acesso em: 08/02/2017.
No trecho transcrito de Saudosa Maloca, podemos perceber exemplos dos desvios gramaticais em relação à norma-padrão, como já antecipava o parágrafo anterior. Quais das análises a seguir encontram exemplificação nos versos transcritos no último parágrafo?
1. Apagamento da desinência de infinitivo em forma verbal.
2. Ausência de marca de concordância verbal padrão.
3. Substituição de forma verbal por variante coloquial.
4. Supressão da marcação de concordância nominal.