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Simulado Prefeitura de Campinas - SP de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado Prefeitura de Campinas - SP de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO PREFEITURA DE CAMPINAS - SP DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso Prefeitura de Campinas - SP.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Prefeitura de Campinas - SP que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores Prefeitura de Campinas - SP, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Prefeitura de Campinas - SP de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso Prefeitura de Campinas - SP.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso Prefeitura de Campinas - SP. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO Prefeitura de Campinas - SP
Para realizar o simulado Prefeitura de Campinas - SP você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Prefeitura de Campinas - SP você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para Prefeitura de Campinas - SP é aqui!


#138559
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Matérias Diversas
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(1,0) 1 - 

A participação da comunidade escolar na gestão da escola e a observância dos princípios e finalidades da educação, particularmente o respeito à diversidade e à diferença, são desafios para todos os sujeitos do processo educativo.
Analisando a afirmação acima, do ponto de vista da tradição da gestão/administração, a escola

  • a) sempre foi democrática, na medida em que cumpre o papel de por em funcionamento a instituição, buscando os melhores meios para atingir seus fins, em cada momento histórico e contexto político.
  • b) não precisava ocupar-se de aspectos secundários à finalidade precípua da educação escolar, que é a aprendizagem dos estudantes, enquanto domínio do conhecimento historicamente acumulado.
  • c) sempre foi igualitária, tratando a todos da mesma maneira e garantindo as mesmas oportunidades a todos, em acordo com as normas dos sistemas de ensino.
  • d) sempre teve dificuldades para aceitar a participação e em lidar com a pluralidade e a diferença, tendendo a silenciá-las e neutralizá-las, sentindo-se mais confortável com a uniformidade e a padronização.
  • e) apresentava um contexto diferenciado da escola atual, em que havia qualidade e rigor na organização do trabalho do professor e na avaliação dos estudantes, com clareza sobre os mínimos aceitáveis em cada ano escolar.
#138560
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(1,0) 2 - 

Da perspectiva da realização do direito humano à educação, o quadro da educação escolar brasileira apresenta desafios tanto do ponto de vista do acesso, quanto da qualidade (...).
Analise os desafios abaixo.
I. Em termos estatísticos, a Educação Básica já está garantida para todos havendo número de vagas suficientes, disponíveis e adequadas a todos.
II. Considerando a composição étnico-racial da população brasileira é possível afirmar que a educação escolar, além de não ser garantida a todos não é distribuída igualmente.
III. O relacionamento entre a escola e a comunidade é marcado pelo autoritarismo das famílias e conflitos entre os projetos pedagógicos e as expectativas das famílias.
IV. Os avanços na escolaridade dos brasileiros mostram que apesar de significativos não chegam a alterar o quadro de desigualdades sociais.
Está correto o que se afirma APENAS em

  • a) I e II.
  • b) III e IV.
  • c) II e IV.
  • d) II e III.
  • e) I e IV
#138561
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(1,0) 3 - 

A diferença entre direitos humanos e direitos de cidadania é que os

  • a) direitos de cidadania são sinônimos dos direitos humanos não havendo, portanto, diferenças entre eles.
  • b) direitos humanos são restritos e os direitos de cidadania são amplos envolvendo todos que convivem num mesmo território.
  • c) direitos humanos são direitos assegurados aos cidadãos quando estão fora de seu país, enquanto os direitos de cidadania são garantidos dentro do território de nacionalidade de cada indivíduo.
  • d) direitos humanos pertencem a todos os sujeitos, são universais e naturais, enquanto os direitos de cidadania são próprios aos naturais de um país.
  • e) direitos humanos estão garantidos na Constituição Federal, enquanto os direitos de cidadania constam das Constituições dos Estados e das Leis Orgânicas dos Municípios.
#138562
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(1,0) 4 - 

Em novembro de 2015, novas regras para o cálculo de aposentadoria entraram em vigor, com a publicação da Lei no 13.183, estipulando um sistema de pontos para que a pessoa possa se aposentar pelo valor integral. Esse sistema soma a idade ao tempo de contribuição.
Considere as afirmativas abaixo.
I. Uma mulher, com 55 anos de idade e 30 anos de contribuição ao INSS, poderá se aposentar, pelo sistema de pontos, por totalizar 85 pontos. Para os homens serão necessários 95 pontos. A regra é válida para ambos até 2018, quando será acrescido um ponto às somas de idade e tempo de contribuição.
II. O tempo mínimo de contribuição ao INSS, necessário para aposentadoria, é de 35 anos para os homens e de 30 anos para as mulheres.
III. O tempo mínimo de contribuição ao INSS do professor e da professora que comprovarem, exclusivamente, tempo de efetivo exercício de magistério na educação infantil e no ensino fundamental e médio será de, respectivamente, 30 e 25 anos, acrescentando-se cinco pontos à soma da idade com o tempo de contribuição.
Está correto o que se afirma em

  • a) I, II e III.
  • b) I e II, apenas.
  • c) II e III, apenas.
  • d) I e III, apenas.
  • e) II, apenas.
#138563
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(1,0) 5 - 

Tema do Fórum Econômico Mundial, reunido em Davos, na Suíça, em janeiro de 2016, a chamada Quarta Revolução Industrial corresponde, entre outros fatores,

  • a) ao reconhecimento de que os países mais desenvolvidos devem criar indústrias em regiões mais pobres, para diminuir a desigualdade social.
  • b) aos novos modelos de equipamentos industriais movidos por fontes de energia eólica.
  • c) à necessidade de proibir definitivamente a exploração do trabalho infantil nas indústrias.
  • d) à crescente automação e aos avanços da tecnologia da informação, com grande impacto no mercado de trabalho.
  • e) ao avanço, na maioria dos países, da produção artesanal baseada na transformação de matérias primas renováveis.
#138564
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(1,0) 6 - 

Com a globalização, aumenta cada vez mais a participação de investidores em países estrangeiros, facilitada pelo desenvolvimento tecnológico da informática, que possibilita a aplicação de capitais até mesmo à distância. Paralelamente, constata-se a ação efetiva de agências especializadas em avaliar as condições econômicas dos países, para informar os investidores: são as chamadas agências de classificação de risco, como a Standard & Poor's, a Fitch e a Moody’s. Tais empresas apresentaram suas avaliações sobre a situação brasileira, em 2015 e 2016. Sobre o tema é correto afirmar:

    • a) As três agências − Standard & Poor's, Fitch e Moody’s − tiraram o grau de investimento na classificação de crédito do Brasil.
    • b) Apenas a Standard & Poor's retirou o grau de investimento, rebaixando o Brasil para o nível especulativo.
    • c) As agências Fitch e Moody’s mantiveram o grau de investimento do Brasil, indicando, entretanto, tendência de rebaixamento para o nível especulativo.
    • d) As três agências mantiveram, para o Brasil, o grau de investimento na classificação de crédito.
    • e) Apenas a Moody’s excluiu o Brasil do rol dos países considerados bons pagadores.
    #138565
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    (1,0) 7 - 

    O projeto pedagógico da escola “é o documento que registra o compromisso público da comunidade escolar em aperfeiçoar, continuadamente, a educação ofertada na unidade educacional”. A elaboração coletiva do projeto pedagógico, a sistematização, implementação e avaliação do Projeto Pedagógico na RME é atribuição e responsabilidade

    • a) do Conselho das Escolas Municipais de Educação.
    • b) do orientador pedagógico.
    • c) do Conselho de Escola.
    • d) da Comissão Própria de Avaliação.
    • e) do Diretor.
    #138566
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    (1,0) 8 - 

    Apropriar-se dos problemas da escola inclui um apropriar para demandar do Estado as condições necessárias ao funcionamento dela. Mas inclui, igualmente, o compromisso dos que fazem a escola com os resultados de seus alunos, num processo bilateral chamado de qualidade negociada.
    A Política de Avaliação Institucional Participativa da RME de Campinas envolve no âmbito da escola:

    • a) a autoavaliação da Unidade Escolar feita de modo participativo com a liderança do Conselho Escolar.
    • b) o funcionamento da Comissão Própria de Avaliação, responsável por realizar a autoavaliação da Unidade Escolar.
    • c) o diagnóstico da Unidade Escolar realizado para o Projeto de Desenvolvimento Educacional − PDE Escola, que ocorre com ampla participação de todos os segmentos da comunidade.
    • d) o Planejamento Estratégico Situacional, liderado pelo diretor, responsável pela autoavaliação da Unidade Escolar.
    • e) a qualidade negociada com a comunidade escolar e o sistema de ensino associada aos Indicadores de Desenvolvimento da Educação Básica − IDEB.
    #138567
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    (1,0) 9 - 

    A mãe de uma criança busca o Conselho Tutelar (CT) de sua região para denunciar profissionais da escola e a diretora, em razão de sua criança de três anos de idade ter sido forçada a alimentar-se na creche, restando, além da narrativa da criança, sinais de agressão no braço e na boca. Relativamente ao procedimento da mãe, a responsabilidade da creche e ao que cabe ao Conselho Tutelar, está correto afirmar que

    • a) a mãe não poderia procurar o CT antes de informar a escola sobre o ocorrido e dar conhecimento à diretora sobre o fato, que então faria a averiguação e o comunicaria ao CT, se necessário.
    • b) o problema diz respeito a assunto que não é pertinente ao tratamento de casos pelo CT e nem tem previsão de abordagem no Estatuto da Criança e do Adolescente, por envolver questão alimentar.
    • c) a mãe agiu de forma incorreta, dentro do que prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente − ECA, para os casos de suspeita ou confirmação de castigo; tendo a suspeita ocorrido na escola, a comunicação obrigatoriamente deve ser feita pelo diretor da escola.
    • d) a mãe agiu dentro do que prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente − ECA para os casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante contra criança, que devem ser obrigatoriamente comunicados ao CT.
    • e) não cabe às mães buscarem o CT para denunciarem as escolas, sendo o procedimento correto reportar o fato à Ouvidoria da Secretaria Municipal de Educação que buscaria apurar e esclarecer o caso.
    #138568
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    (1,0) 10 - 

    O trecho abaixo é parte de uma crítica à crise da educação americana nos anos de 1950. Basicamente discute as funções da educação.
    [...] a tarefa educacional é intrinsecamente complexa, pois educar é simultaneamente proteger a criança das pressões do mundo e proteger o mundo contra as pressões e transformações que advêm da capacidade humana para a ação e para o discurso em comum, própria dos recém-chegados. [...] essas duas responsabilidades de modo algum coincidem; com efeito, podem entrar em mútuo conflito. A responsabilidade pelo desenvolvimento da criança volta-se em certo sentido contra o mundo: a criança requer cuidado e proteção especiais para que nada de destrutivo lhe aconteça da parte do mundo. Porém também o mundo necessita de proteção, para que não seja derrubado e destruído pelo assédio do novo que irrompe sobre ele a cada nova geração.
    Traduzem o texto acima, as expressões:

    • a) socialização e escolarização.
    • b) conservação e transformação.
    • c) reprodução e revolução.
    • d) exploração e dominação.
    • e) normalização e moralização.
    #138569
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    (1,0) 11 - 

    O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova é um documento histórico que

    • a) serve de base às considerações do texto Pátria Educadora que apresenta a qualificação do ensino básico como obra de reconstrução nacional.
    • b) dá origem à primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que o cita no preâmbulo.
    • c) propõe a organização de um plano geral de educação, defendendo uma escola única, pública, laica, obrigatória e gratuita.
    • d) foi inspirado na Declaração Universal dos Direitos do Homem.
    • e) resume o capítulo Da Educação, constante da Constituição da República do Brasil, de 1932.
    #138570
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    (1,0) 12 - 

    Em um sorteio de prêmios na festa de funcionários de uma empresa, serão sorteadas 10 bicicletas. O número de participantes nesse sorteio é de 60 pessoas. Quando uma pessoa é sorteada seu nome é retirado da lista para os sorteios seguintes. Foram sorteadas 9 bicicletas e nenhuma pessoa do setor de informática havia sido sorteada. Sabendo que esse setor estava representado por 17 pessoas, a probabilidade de uma dessas pessoas ganhar a última bicicleta é igual a

    • a) 17%.
    • b) 3/5
    • c) 25%
    • d) 1/4.
    • e) 1/3 .
    #138571
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    (1,0) 13 - 

    A coordenação pedagógica de uma escola pretende comparar os resultados, em Ciências, de três turmas do 9o ano do ensino fundamental. Para isso é necessário calcular a média aritmética ponderada dos resultados obtidos pelos alunos em cada uma dessas turmas. Na turma A os resultados individuais são: 7 alunos com nota 5; 5 alunos com nota 6 e 8 alunos com nota 7. Na turma B os resultados individuais são: 10 alunos com nota 5; 12 alunos com nota 6 e 3 alunos com nota 8. Na turma C os resultados individuais são: 12 alunos com nota 5; 13 alunos com nota 6 e 5 alunos com nota 7. Ordenando as médias obtidas por essas turmas, é correto afirmar que

    • a) nenhuma dessas turmas obteve média inferior a 6.
    • b) apenas uma dessas turmas obteve média inferior a 5.
    • c) a diferença entre a maior média e a menor média é maior do que 1.
    • d) a média intermediária está mais próxima da menor média do que da maior.
    • e) todas as médias são maiores que 5,8.
    #138572
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    (1,0) 14 - 

    O preço de um produto sofreu um desconto de 10%. Por motivo de baixa demanda por esse produto, o comerciante desconta 15% do preço já com o desconto anterior. Mesmo assim a demanda pelo produto continuava baixa. Pela terceira vez o comerciante desconta 10%, do último preço vigente. Em relação ao preço inicial, esse último preço apresenta um desconto total equivalente a

    • a) 35%.
    • b) 27,45%.
    • c) 31,15%.
    • d) 37,25%.
    • e) 29,85%.
    #138573
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    (1,0) 15 - 

    O projeto de reforma de um posto de saúde estabelecia que com 15 operários era possível executar a reforma em 90 dias. A reforma foi iniciada e após 10 dias de trabalho o secretário de obras determinou a contratação de outros y operários para, juntamente com os outros, acelerarem a obra. A ideia do secretário é terminar a obra com um total de 60 dias de trabalho nessa reforma. Considerando que o ritmo de trabalho de todos os operários é igual, o número de operários y a serem contratados é igual a

    • a) 12.
    • b) 9.
    • c) 20.
    • d) 18.
    • e) 6.