Simulado PREFEITURA DE ARUJÁ – SP | Assistente Social | CONCURSO
SIMULADO PREFEITURA DE ARUJÁ – SP | ASSISTENTE SOCIAL
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso PREFEITURA DE ARUJÁ – SP para o cargo de Assistente Social .
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca VUNESP para o concurso PREFEITURA DE ARUJÁ – SP. Estas questões são especificamente para o cargo de Assistente Social , contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado PREFEITURA DE ARUJÁ – SP | Assistente Social contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso PREFEITURA DE ARUJÁ – SP.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #104759
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- Concurso
- Prefeitura de Arujá-SP
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(1,0) 1 -
Após dez dias, a greve dos caminhoneiros arrefeceu, os bloqueios nas rodovias foram desfeitos pelas força de segurança, mas ao final do dia [30.05] ainda havia 267 pontos de aglomeração de caminhões (sem bloquear as vias) em todo o país, segundo balanço da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Aos poucos, o abastecimento de combustível e de outros produtos está sendo normalizado em todos os estados.
(Veja – https://abr.ai/2F4Q0lj/. Acesso em 23.12.2018. Adaptado)
A greve dos caminhoneiros, em maio de 2018, teve como um dos principais motivos o alto preço dos combustíveis, que era justificado pela Petrobras como sendo devido
- a) ao alto custo da extração de petróleo na plataforma continental da Bacia de Santos em um momento de grande fragilidade econômica da Petrobras.
- b) à crise econômica instaurada no país, que reduziu drasticamente os recursos disponíveis para importação de equipamentos para a extração do petróleo do pré-sal.
- c) aos problemas de fronteiras que levaram à crise diplomática estabelecida entre o Brasil e a Venezuela, nosso principal fornecedor de petróleo há várias décadas.
- d) à política da empresa que praticava reajustes quase diários, levando em consideração o câmbio e a variação dos preços do petróleo no mercado internacional.
- e) à crise institucional vivida pela empresa, que gerou demissões e reduziu a capacidade de extração e refino de petróleo pelas refinarias brasileiras.
- #104760
- Banca
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(1,0) 2 -
As mulheres ainda têm de vestir a longa e negra abaia por cima da roupa. Mas em julho [2018] ganharam, enfim, permissão para tirar carteira de motorista e pegar o volante dos carros. Também ganharam espaço nos estádios de futebol. Podem ir ao cinema – as primeiríssimas salas foram reinauguradas depois de 35 anos. (Veja, edição 2614 – ano 51 – no 52, 26.12.2018) As conquistas femininas ocorreram
- a) no Irã.
- b) no Afeganistão.
- c) na Arábia Saudita.
- d) na Indonésia.
- e) no Egito.
- #104761
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(1,0) 3 -
Os magistrados retomaram, nesta quarta-feira [01.08], um julgamento iniciado em maio e adiado por pedido de vista do Ministro Marco Aurélio. Foram analisadas duas ações em conjunto, que abordavam o mesmo tema referente a uma norma do Ministério da Educação. Por 6 votos a 5, a maioria da corte declarou constitucional a norma vigente do Conselho Nacional de Educação
(Folha S.Paulo – https://bit.ly/2Mglp58. Acesso em 23.12.2018. Adaptado)
A decisão tomada afeta estudantes de todo o Brasil e indica que
- a) o ensino a distância deve ser ministrado por especialistas que comprovem experiência no conteúdo ensinado.
- b) crianças precisam ter seis anos completos até 31 de março para poderem ingressar no ensino fundamental.
- c) a partir dos anos finais do ensino fundamental, é possível aos alunos receber conteúdos educacionais via internet.
- d) o ensino religioso deve ser oferecido aos alunos de ensino fundamental pelo menos duas vezes ao mês.
- e) a escola é obrigada a oferecer suporte psicopedagógico a todos os alunos matriculados em todo o ensino básico.
- #104762
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(1,0) 4 -
Os dados foram divulgados nesta quarta-feira [05.12] pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) e têm como base informações da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios). Segundo o IBGE, os dados reforçam um cenário socioeconômico preocupante ao longo de 2018.
(Uol – https://bit.ly/2rk2bT0. Acesso em 20.01.2019. Adaptado)
Os dados do IBGE mostraram
- a) o crescimento do trabalho informal.
- b) a instabilidade da inflação.
- c) a redução das exportações.
- d) o aumento da dívida externa.
- e) a desestabilização do PIB (Produto Interno Bruto) entre 2 e 3%.
- #104763
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(1,0) 5 -
Em dezembro de 2018, o presidente dos Estados Unidos prepara uma retirada completa das tropas do país. “Trata-se de uma retirada total, que deverá acontecer o mais rápido possível”, informou à agência de notícia uma autoridade americana. Cerca de 2 mil soldados americanos estão no norte da Síria, em sua maioria integrantes das forças especiais. Uma retirada americana precipitada, segundo políticos do próprio partido de Trump, o Republicano, deixaria o caminho livre na Síria aos aliados do presidente sírio Bashar al-Assad. (O Dia – https://bit.ly/2BUhW84. Acesso em 23.12.2018. Adaptado)
A retirada das tropas estadunidenses da Síria foi justificada por Trump porque ele
- a) defende a liberdade política no Oriente Médio.
- b) respeita a decisão da ONU de retirar as tropas estrangeiras do país.
- c) força a maior participação das tropas europeias na Síria.
- d) busca manter boas relações diplomáticas com os países do Oriente Médio.
- e) acredita ter derrotado o Estado Islâmico (EI) na Síria.
- #104764
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(1,0) 6 -
Um usuário, que está organizando arquivos de licitações do ano de 2018, por meio do Windows Explorer do MS-Windows 7, em sua configuração padrão, deseja mover todos os arquivos de uma pasta chamada “licitacoes”, conforme exibido na imagem, para uma nova pasta inicialmente vazia, de nome “licitacoes2018”.
O usuário, para mover todo o conteúdo, deverá, após selecionar todos os itens, pressionar o atalho ___________ e, em seguida, após acessar a pasta “licitacoes2018”, pressionar o atalho ___________ . Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do enunciado.
- a) Ctrl + X … Ctrl + V
- b) Ctrl + X … Ctrl + C
- c) Ctrl + C … Ctrl + X
- d) Ctrl + V … Ctrl + C
- e) Ctrl + C … Ctrl + V
- #104765
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(1,0) 7 -
Um usuário, que está preparando planos de ensino de professores, deseja atualizar a bibliografia padrão utilizada. No MS-Word 2010, em sua configuração padrão, há um grupo chamado “Citações e Bibliografia”, que possui ícones de recursos para gerenciar as bibliografias que serão adicionadas aos documentos, facilitando a edição do documento.
Assinale a alternativa que apresenta o nome da guia na qual se localiza o grupo mencionado no enunciado.
- a) Revisão.
- b) Inserir.
- c) Correspondências.
- d) Página Inicial.
- e) Referências.
- #104766
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(1,0) 8 -
Observe a planilha a seguir, elaborada por meio do MS-Excel 2010, em sua configuração padrão, para gerenciar os prazos de execução de alguns projetos, contendo o nome do projeto (coluna A), o prazo final do projeto (coluna B), o prazo de conclusão efetiva do projeto (coluna C) e o tempo de atraso calculado sobre o prazo final e a data efetiva de conclusão.
Assinale a alternativa que apresenta a fórmula adicionada à célula D2 para calcular o número de dias de atraso, ou exibir o valor 0 caso não haja atraso, conforme exibido na imagem.
- a) =SE(C2-B2;C2>B2;0)
- b) =SE(C2>B2;0;C2-B2)
- c) =SE(C2>B2;C2-B2;0)
- d) =SE(C2<B2;C2>B2;0)
- e) =SE(C2>B2;0;C2<B2)
- #104767
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(1,0) 9 -
Uma nova metodologia pedagógica será apresentada aos professores de uma escola por meio de uma apresentação elaborada no MS-PowerPoint 2010, em sua configuração padrão. O usuário, ao elaborar a apresentação, deseja alterar a orientação dos slides.
Assinale a alternativa que apresenta o ícone cujo nome é Orientação do Slide, que será usado pelo usuário, conforme o enunciado.
- a)
- b)
- c)
- d)
- e)
- #104768
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(1,0) 10 -
Por meio do MS-Outlook 2010, em sua configuração padrão, um professor usando a conta de e-mail peb1@escola.gov.br envia um e-mail conforme a figura exibida a seguir.
O diretor, diretor@escola.gov.br, recebe o e-mail e observa as contas de e-mails que também receberam o comunicado, além dele próprio.
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, apenas o(s) e-mail(s) que o diretor observou que também recebeu(ram) o comunicado recebido por ele.
- a) supervisor@escola.gov.br, coordenador@escola.gov.br, assistente@escola.gov.br
- b) supervisor@escola.gov.br, coordenador@escola.gov.br, professores@escola.gov.br
- c) supervisor@escola.gov.br, coordenador@escola.gov.br
- d) supervisor@escola.gov.br
- e) coordenador@escola.gov.br
- #104769
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(1,0) 11 -
A produção coletiva da riqueza gerada pelos trabalhadores e sua apropriação privada pelos proprietários dos meios de produção configura a sociedade de classes. Esse modo de produção e apropriação gera a chamada questão social, expressa pelas desigualdades econômicas, e também por uma dimensão política, evidenciada pela consciência das classes subalternas. Nessa perspectiva, para algumas organizações e movimentos, a necessária socialização do poder econômico e político se daria pela
- a) imposição do Estado.
- b) erradicação do capitalismo.
- c) divisão do trabalho.
- d) subordinação da sociedade.
- e) benevolência das entidades.
- #104770
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(1,0) 12 -
As lutas sociais representam o desdobramento sociopolítico das contradições do desenvolvimento capitalista que se materializam na chamada questão social. Os movimentos e as organizações da classe subalterna expressam os interesses, as necessidades, o inconformismo e as lutas no combate ou na erradicação das diferentes expressões da questão social no campo
- a) da esfera pública.
- b) do partido político.
- c) da teoria funcionalista.
- d) da sociedade civil.
- e) da solidariedade contemporânea.
- #104771
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(1,0) 13 -
É correto afirmar o duplo caráter da pobreza como fenômeno que envolve dimensões objetivas, como a falta de recursos, e dimensões subjetivas relativas a valores e comportamentos. Nesse sentido, qualquer estratégia que busque a superação da pobreza passa pelo desenvolvimento da autonomia dos indivíduos, famílias e comunidades. Esse cenário remete às relações sociais, às redes de sociabilidade, às normas, aos valores e às dimensões menos tangíveis das condições de pobreza. Alterar o cenário de pobreza e vulnerabilidades requer, além de estrutura de oportunidades adequada, a expansão de capacidades e fronteiras de pensamento e ação. Uma noção que permite expressar esse processo de fortalecimento de ativos dos indivíduos e famílias é a de
- a) perseverança.
- b) progresso.
- c) empoderamento.
- d) oposição.
- e) resiliência.
- #104772
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(1,0) 14 -
Apesar de existirem várias maneiras de definir e explorar os conceitos de risco e vulnerabilidade social, devido às distintas áreas de conhecimento que fazem uso destas terminologias, tais conceitos adquirem centralidade na fundamentação e no plano operacional da política de assistência social brasileira. Nesse âmbito, o conceito de vulnerabilidade e risco social é entendido como articulado aos processos de crise do capital, em meio ao acirramento do desemprego, à exclusão social e ao empobrecimento generalizado de parcela significativa da classe trabalhadora. Tal perspectiva entende também a problemática da vulnerabilidade social em função dos impactos que as mudanças socioeconômicas provocaram na sociedade salarial, por meio da erosão
- a) dos sistemas de proteção social.
- b) do modo de produção capitalista.
- c) das organizações sociais.
- d) das manifestações coletivas espontâneas.
- e) da sociedade de consumo.
- #104773
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(1,0) 15 -
Na maioria dos países capitalistas industrializados, o complexo previdenciário-assistencial apresenta características como universalidade, reconhecimento legal, financiamento público e prestações monetárias significativas em complementação ou substituição aos salários. No Brasil, os pressupostos desse complexo estiveram presentes na formulação das políticas sociais, a partir da Constituição Federal de 1988; no entanto, apesar da perspectiva de direito, a assistência social limita as prestações assistenciais. Os direitos socioassistenciais que se materializam na garantia de prestações monetárias de substituição ou complementação de renda são aprisionados pelo critério da
- a) meritocracia.
- b) benemerência/solidariedade social.
- c) ajuda.
- d) contribuição prévia.
- e) capacidade/incapacidade ao trabalho.