Simulado PREFEITURA DE ALUMÍNIO – SP | Procurador Jurídico | CONCURSO
SIMULADO PREFEITURA DE ALUMÍNIO – SP | PROCURADOR JURÍDICO
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso PREFEITURA DE ALUMÍNIO – SP para o cargo de Procurador Jurídico.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca VUNESP para o concurso PREFEITURA DE ALUMÍNIO – SP. Estas questões são especificamente para o cargo de Procurador Jurídico, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado PREFEITURA DE ALUMÍNIO – SP | Procurador Jurídico contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso PREFEITURA DE ALUMÍNIO – SP.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
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- #114075
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(1,0) 1 -
Uma característica comum às propostas pedagógicas da Minddrive e da Green School diz respeito à preocupação com
- a) o ensino humanista e alheio às demandas do mercado de trabalho.
- b) a formação emocional e, especialmente, espiritual do indivíduo.
- c) o aprendizado partindo de formulações teóricas e centrado em abstrações.
- d) o desenvolvimento do raciocínio lógico em detrimento do emocional.
- e) a aplicação do conhecimento em situações práticas do cotidiano.
- #114076
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(1,0) 2 -
Dois termos antônimos empregados no primeiro parágrafo são:
- a) aulas e lições.
- b) ecológico e econômico.
- c) normal e exótico.
- d) escola e ensino.
- e) problemas e desafios.
- #114077
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(1,0) 3 -
Os dois-pontos em – Green School é uma escola em Bali, na Indonésia, onde tudo é natural: as estruturas são de bambu e as salas de aula, abertas, para que o calor e o vento balineses possam entrar. (2º parágrafo) – servem ao propósito de introduzir, com relação à primeira parte da frase
- a) um contraste.
- b) uma síntese.
- c) uma ressalva.
- d) um esclarecimento.
- e) uma relativização.
- #114078
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(1,0) 4 -
O termo para expressa ideia de finalidade/propósito em:
- a) O Minddrive, na verdade, é um reforço escolar para adolescentes que não vão bem no ensino regular. (1º parágrafo)
- b) ... que os alunos simulam situações cotidianas e pensam em soluções para os problemas que vão surgindo. (1º parágrafo)
- c) Os desafios que as nossas escolas enfrentam hoje são importantes demais para ficarmos isolados. (1º parágrafo)
- d) Precisamos preparar os alunos para o mundo real... (1º parágrafo)
- e) ... as estruturas são de bambu e as salas de aula, abertas, para que o calor e o vento balineses possam entrar. (2º parágrafo)
- #114079
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(1,0) 5 -
De acordo com o autor,
- a) o tempo que passava na estrada não lhe parecia extenso, mesmo com os comentários dos repórteres, pois ele apreciava dirigir
- b) as frequentes perguntas dos repórteres acerca do tempo gasto para ir de carro ao trabalho persuadiram-no a mudar de ocupação.
- c) a lembrança do poema de Quintana permitiu a ele compreender que sua vida não era inútil como a das pessoas que apenas sonham com um mundo possível.
- d) o conflito acerca do tempo despendido em suas viagens de carro dissipou-se após a lembrança do poema de Mario Quintana.
- e) o poema de Quintana levou-o a perceber que valia a pena gastar o tempo que fosse dirigindo, pois o importante mesmo era seu destino: a escola.
- #114080
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(1,0) 6 -
A partir da leitura do último parágrafo, conclui-se, corretamente, que o autor passou a usar o tempo em que dirigia para
- a) deixar o corpo relaxar, sem pensar em nada que fosse relevante.
- b) projetar textos verbais a partir do exercício da imaginação.
- c) planejar as aulas que ministraria quando chegasse ao seu destino.
- d) apreciar a natureza, atento ao azul do céu e aos pássaros em revoada.
- e) resolver assuntos práticos, que não exigissem muito raciocínio.
- #114081
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(1,0) 7 -
Assinale a alternativa que apresenta o substituto correto para a construção destacada.
- a) Nas dezenas de entrevistas a que fui submetido... (1º parágrafo) – às quais concedi
- b) Torturei-me durante algumas semanas... (3º parágrafo) – Sujeitei-me à tortura
- c) Dias depois me lembrei de um poema de Mario Quintana... (4º parágrafo) – reportei-me
- d) ... apenas ficavam olhando as pessoas nas janelas do trem... (4º parágrafo) – examinando às
- e) O poema de Mario Quintana devolveu-me a paz. (5º parágrafo) – deu-me à paz de volta
- #114082
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(1,0) 8 -
A frase redigida corretamente, quanto à concordância padrão, é:
- a) Faz alguns anos, alguns repórteres dirigiram a mim uma pergunta que passou a me incomodar.
- b) Na maioria das vezes, as perguntas que me eram feitas não me deixava muito constrangido.
- c) Os repórteres ficavam intrigados com o fato de ser gasto muitas horas para ir ao trabalho.
- d) Aos poucos, começou a me incomodar as horas que eu perdia dentro do carro nas estradas.
- e) Passei a me preocupar com cálculos e porcentagens, o que se mostraram extremamente torturante.
- #114083
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(1,0) 9 -
Um homem que dorme mantém em círculo em torno de si o fio das horas, a ordem dos anos e dos mundos. Ao acordar consulta-os instintivamente e neles verifica em um segundo o ponto da terra em que se acha, o tempo que decorreu até despertar; essa ordenação, porém, pode-se confundir e romper. Se acaso pela madrugada, após uma insônia, vem o sono surpreendê-lo durante a leitura, em uma posição muito diversa daquela em que dorme habitualmente, basta seu braço erguido para deter e fazer recuar o sol, e, no primeiro minuto em que desperte, já não saberá da hora, e ficará pensando que acabou apenas de deitar-se.
(Marcel Proust. No caminho de Swann. Trad. Mario Quintana. 17. ed. São Paulo: Globo, 1995, p. 11. [Em busca do tempo perdido, v. 1])
Em consonância com o restante do texto, no trecho – Um homem que dorme mantém em círculo em torno de si o fio das horas, a ordem dos anos e dos mundos. –, empregam-se termos com sentido figurado, atingindo, entre outros efeitos, o de
- a) atribuir conotação negativa à representação do sono.
- b) conferir características espaciais à noção de tempo.
- c) descrever o sono como um ato meramente biológico.
- d) sugerir que o insone dificilmente perde a noção do tempo.
- e) enfatizar a estaticidade do corpo de alguém que está dormindo.
- #114084
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(1,0) 10 -
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto a seguir.
No caminho de Swann é o primeiro da série de sete romances que compõem a obra Em busca do tempo pedido, de Marcel Proust. Teve em Mario Quintana um leitor arguto, que ___________ para o português e preservou o alto teor lírico do texto original, certamente ____________ sua sensibilidade criativa.
- a) o traduziu ... lhe emprestando
- b) traduziu-o ... emprestando-lhe
- c) lhe traduziu ... o emprestando
- d) o traduziu ... emprestando-o
- e) traduziu-lhe ... emprestando-lhe
- #114085
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(1,0) 11 -
A Constituição Federal de 1988, utilizando como critério a extensão ou finalidade, conforme classificação apontada pela doutrina, pode ser tida como
- a) histórica ou costumeira, pois surgiu da longa tradição do povo brasileiro, por meio de um contínuo processo histórico e social.
- b) material ou dogmática, pois o seu conteúdo é de regras materialmente constitucionais.
- c) dirigente ou analítica, na medida em que é composta de várias espécies normativas eleitas de acordo com os anseios do povo.
- d) flexível, pois estabelece um processo legislativo especial para a reforma constitucional.
- e) garantia ou sintética, pois contém apenas regras e princípios básicos referentes à organização e limites do Estado.
- #114086
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(1,0) 12 -
No que se refere ao processo legislativo, é correto afirmar que
- a) lei completar deve ser aprovada por maioria dos votos, presente a maioria absoluta de seus membros.
- b) a discussão dos projetos de lei de iniciativa do Supremo Tribunal Federal terá início no Senado Federal.
- c) a sanção do Presidente da República tem o condão de suprir vício de iniciativa a projeto de lei.
- d) não será admitido aumento da despesa prevista nos projetos sobre organização dos serviços administrativos da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, dos Tribunais Superiores e do Ministério Público
- e) a emenda à Constituição aprovada pelo Congresso Nacional será enviada à promulgação do Presidente da República.
- #114087
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(1,0) 13 -
É permitida a edição de medida provisória sobre matéria
- a) relativa a abertura de crédito extraordinário para atendimento a despesas imprevisíveis e urgentes.
- b) relativa a direito processual civil.
- c) reservada a lei complementar
- d) já disciplinada em projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional e pendente de sanção ou veto do Presidente da República.
- e) relativa a partidos políticos.
- #114088
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(1,0) 14 -
O processo e julgamento do Presidente da República, nos crimes de responsabilidade, compete, privativamente,
- a) ao Congresso Nacional.
- b) à Câmara dos Deputados.
- c) ao Senado Federal.
- d) ao Senado Federal e à Câmara dos Deputados.
- e) ao Supremo Tribunal Federal.
- #114089
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(1,0) 15 -
No que se refere aos direitos e garantias individuais, é correto afirmar que constitui crime inafiançável e imprescritível a prática de
- a) tráfico internacional de drogas.
- b) racismo.
- c) tortura.
- d) crimes definidos como hediondos.
- e) crimes praticados contra a Administração Pública que importem em atos de improbidade administrativa.