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Simulado OAB de Direito Administrativo para Exame de Ordem Unificado - OAB | OAB

Simulado OAB de Direito Administrativo para Exame de Ordem Unificado - OAB

SIMULADO OAB DE DIREITO ADMINISTRATIVO PARA EXAME DE ORDEM UNIFICADO - OAB

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores OAB do País, através de simulados para OAB, provas e questões de OAB.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no OAB OAB.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da OAB que foi organizado pela VUNESP/CESPE/CEBRASPE. Estas questões são de Direito Administrativo, contendo os assuntos de Serviços Públicos ,
Delegação dos Serviços Públicos - Concessão e Permissão,
Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990 ,
Acumulação de cargos e funções,Contratos Administrativos ,
Conceito e Características,Atos administrativos ,
Atos administrativos em espécie,Princípios da Administração Pública ,
Atributos do ato administrativo – presunção de legitimidade, imperatividade, autoexecutoriedade e tipicidade,Organização da Administração Pública ,
Agências Reguladoras na Organização da Administração Pública,Improbidade administrativa - Lei 8.429/92 ,
Atos de Improbidade Administrativa e suas Sanções,Contratos Administrativos ,
Cláusulas Exorbitantes e Equilíbrio Econômico-Financeiro que foram extraídas dos OAB anteriores OAB, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado OAB de Direito Administrativo para Exame de Ordem Unificado - OAB contém um total de 20 questões de OAB com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Direito Administrativo, Serviços Públicos ,
Delegação dos Serviços Públicos - Concessão e Permissão,
Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990 ,
Acumulação de cargos e funções,Contratos Administrativos ,
Conceito e Características,Atos administrativos ,
Atos administrativos em espécie,Princípios da Administração Pública ,
Atributos do ato administrativo – presunção de legitimidade, imperatividade, autoexecutoriedade e tipicidade,Organização da Administração Pública ,
Agências Reguladoras na Organização da Administração Pública,Improbidade administrativa - Lei 8.429/92 ,
Atos de Improbidade Administrativa e suas Sanções,Contratos Administrativos ,
Cláusulas Exorbitantes e Equilíbrio Econômico-Financeiro para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no OAB OAB.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no OAB OAB. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Exame de Ordem Unificado - OAB. Se você esta estudando para ser aprovado para Exame de Ordem Unificado - OAB não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO OAB
Para realizar o simulado OAB você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado OAB você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para OAB é aqui!


#125696
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Matéria
Direito Administrativo
Concurso
OAB
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(1,0) 1 - 

Várias empresas particulares utilizam áreas dentro das estações da Cia. do Metropolitano de São Paulo - Metrô para instalar suas lojas. Essas utilizações de bens do Metrô, que são remuneradas, podem ser efetivadas por permissão de uso de bem público?

  • a) Não, porque o Metrô realiza serviço público (transporte público), logo, todos seus bens são públicos e só podem ser cedidos gratuitamente por concessão ou permissão de serviço público, após regular licitação.
  • b) Não; por se tratar de sociedade de economia mista, sob regime privado, todos os bens do Metrô são privados, inclusive as estações, razão pela qual elas só podem ser cedidas por contrato de locação ou comodato, com base no Código Civil.
  • c) Sim, porque como sociedade de economia mista da Administração Indireta Estadual, o Metrô tem patrimônio próprio, constituído de bens dominicais que, embora afetados ao serviço, podem ter seu uso cedido ou alienado a particulares, por permissão ou concessão de direito real de uso.
  • d) Sim, porque como sociedade de economia mista prestadora de serviço público (transporte público), ela pode ceder o uso de seus bens a particulares, tendo em vista a realização de interesse público.
#125697
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Direito Administrativo
Concurso
OAB
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(1,0) 2 - 

Após regular concurso público, uma Prefeitura contratou servidores para o cargo da carreira de fiscal de tributos municipais.
Um desses servidores, após terminar a faculdade de direito e ser aprovado no exame da OAB, pleiteou sua transferência para o cargo de assistente jurídico, cargo este de provimento em comissão. Seu pedido pode ser deferido?

  • a) Não, porque o cargo de fiscal é de provimento efetivo e não de provimento em comissão.
  • b) Não, a não ser que ele passe em concurso público específico para o cargo de assistente.
  • c) Sim, desde que o cargo de assistente esteja dentro da mesma carreira do cargo de fiscal.
  • d) Sim, desde que o Prefeito queira nomeá-lo, afastando-o do cargo de fiscal.
#125698
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Direito Administrativo
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OAB
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(1,0) 3 - 

Uma sociedade de economia mista, após regular licitação, celebrou contrato com uma operadora de Plano de Saúde, para oferecer assistência à saúde a seus servidores. O contrato previa prazo de um ano, podendo ser prorrogado por iguais períodos. O Tribunal de Contas, constatando que tal prorrogação deu-se nas mesmas condições das anteriores, entendeu ser ela irregular, instaurando processo para apurar a responsabilidade dos agentes envolvidos. Está correta a decisão do Tribunal de Contas, sabendo-se que o edital previa prorrogações?

  • a) Sim, porque a lei de licitações estabelece prazo máximo de cinco anos para contrato de prestação de serviços.
  • b) Não, porque a lei de licitações permite prorrogações de contrato por até cinco anos.
  • c) Sim, porque como a lei veda contrato administrativo com prazo indeterminado, o edital não poderia ter previsto prorrogações.
  • d) Depende; se presentes os respectivos créditos orçamentários, as prorrogações são regulares.
#125700
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Direito Administrativo
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OAB
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(1,0) 4 - 

Após o órgão ambiental ter autorizado o Governo a implantar a transposição das águas do Rio São Francisco, e tendo a Administração Pública iniciado os respectivos trabalhos, constatou-se que os laudos do órgão ambiental foram sustentados em erros que poderiam prejudicar a implementação do projeto.

Em face disso, a autoridade ambiental

  • a) deve declarar nula sua decisão autorizativa, o que determinará a suspensão da obra até posterior nova decisão.
  • b) deve revogar a licença concedida, após ouvir as partes interessadas.
  • c) deve obter decisão do Poder Judiciário para revogar a licença concedida.
  • d) não pode anular ou revogar a licença, por se tratar de ato jurídico perfeito e porque a Administração já teria iniciado os trabalhos.
#125702
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Direito Administrativo
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OAB
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(1,0) 5 - 

Não caracterizam prerrogativas de potestade pública:

  • a) a presunção de legitimidade de seus atos.
  • b) a exigibilidade.
  • c) o interesse público primário.
  • d) a imperatividade.
#125703
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Direito Administrativo
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(1,0) 6 - 

A Lei que criou a Agência Nacional de Telecomunicações - ANATEL - estabeleceu, dentre outros requisitos, que ela teria independência administrativa, autonomia financeira e seria vinculada ao Ministério das Comunicações. Isso significa que a ANATEL é

  • a) uma empresa pública independente.
  • b) uma autarquia.
  • c) um ente da Administração Direta.
  • d) um ente da Administração Indireta subordinada ao Poder Executivo (Ministério das Comunicações).
#125704
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Direito Administrativo
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(1,0) 7 - 

Um perito judicial que receba um bem imóvel para elaborar laudo que favoreça uma das partes em juízo, pode ser enquadrado no conceito de improbidade administrativa?

  • a) Não, porque a improbidade administrativa não se aplica à função judicial.
  • b) Sim, por se tratar de desvio ético de conduta de agente público no desempenho de função pública.
  • c) Sim, desde que o perito seja funcionário público.
  • d) Não, porque seu enriquecimento ilícito não acarretou danos à Administração.
#125705
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Direito Administrativo
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OAB
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(1,0) 8 - 

Após regular Concorrência Pública e celebração do conseqüente contrato de concessão de rodovia, precedida de obra pública, a Administração Pública concluiu, tecnicamente, pela necessidade de agregar à malha viária concedida um trecho suplementar, com alteração da localização de uma praça de pedágio. Pode a autoridade concedente alterar o objeto do contrato, para incluir essas modificações?

  • a) Sim, pelo princípio da mutabilidade dos contratos administrativos, desde que a alteração se justifique pelo interesse público, não desfigure a essência do contrato e seja mantido o seu equilíbrio econômico-financeiro.
  • b) Não, pelo princípio da vinculação ao instrumento convocatório.
  • c) Sim, desde que a motivação da alteração tenha existido desde a adjudicação.
  • d) Não, a não ser que presentes, concomitantemente, três condições: o edital preveja alteração contratual, sejam respeitados os limites quantitativos expressos na lei de licitações e haja anuência da licitante vencedora da concorrência.
#125706
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Direito Administrativo
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OAB
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(1,0) 9 - 

Vítima da chamada “bala perdida” teria mais condições de ser indenizada pelo Estado brasileiro se nossa constituição adotasse a teoria da responsabilidade

  • a) subjetiva do risco integral.
  • b) objetiva do risco administrativo.
  • c) subjetiva do risco administrativo.
  • d) objetiva do risco integral.
#125707
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Direito Administrativo
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(1,0) 10 - 

Uma forma de contratação entre integrantes da administração pública, derivada de convênio de cooperação ou de consórcio público e que expressa delegação de atividades, como planejamento e fiscalização de serviço público, é denominada

  • a) convênio consorcial.
  • b) protocolo de intenções.
  • c) concessão de serviço público.
  • d) contrato de programa.
#125708
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(1,0) 11 - 

Recente decisão do Supremo Tribunal Federal, levando em consideração a peculiar situação jurídica de uma estatal (regida pelo direito privado), afirmou a impossibilidade de se penhorarem seus bens e determinou que sua execução só poderia ocorrer pelo regime do precatório (art. 100 da Constituição Federal). Tal decisão ocorreu em referência

  • a) ao Banco do Brasil, uma sociedade de economia mista cujos bens são bens públicos dominiais.
  • b) à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), por se tratar de empresa pública que executa serviço público.
  • c) à Companhia de Gás de São Paulo (COMGAS), porque, como empresa privada e concessionária de serviço público, todos seus bens são reversíveis.
  • d) ao INSS, uma autarquia federal cujos bens são todos bens públicos de uso especial.
#125709
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(1,0) 12 - 

Ato ou contrato formal pelo qual a administração pública confere a um particular (pessoa física ou jurídica), normalmente sem prévia licitação, a prerrogativa de exercer certas atividades materiais ou técnicas, em caráter instrumental ou de colaboração com o poder público, a título oneroso,remuneradas, na maioria das vezes, diretamente pelos interessados, configura, tipicamente

  • a) autorização não-precária.
  • b) parceria público-privada.
  • c) credenciamento.
  • d) licença remunerada.
#125710
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(1,0) 13 - 

A Lei Complementar n.o 1.025, de 7 de dezembro de 2007, do estado de São Paulo, ao criar a Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (ARSESP), dispôs que essa agência, no desempenho de suas atividades, deveria obedecer, entre outras, às diretrizes de “adequação entre meios e fins, vedada a imposição de obrigações, restrições e sanções em medida superior àquelas estritamente necessárias ao atendimento do interesse público” (art. 2.º, III) e de “indicação dos pressupostos de fato e de direito que determinem as suas decisões” (art. 2.º, V). Tais diretrizes dizem respeito aos seguintes princípios:

  • a) eficiência e devido processo legal.
  • b) razoabilidade e objetividade.
  • c) proporcionalidade e motivação.
  • d) legalidade e formalidade.
#125711
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Direito Administrativo
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(1,0) 14 - 

Considere-se que, para a construção de uma estrada, um estado membro tenha editado decreto declarando de utilidade pública um imóvel privado, situado no traçado da pretendida estrada. Nessa situação, havendo urgência na desapropriação do bem, poderá o ente público imitir-se imediatamente na posse do imóvel, ainda que o proprietário não concorde com o valor da indenização que lhe foi oferecido?

  • a) Não, porque o interesse público não pode se sobressair ao direito de propriedade, constitucionalmente assegurado.
  • b) Não, a não ser que seja editado novo decreto, de necessidade pública, declarando a urgência e estabelecendo o valor venal do imóvel para pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) como o valor da indenização.
  • c) Sim, pelo poder de auto-executoriedade que tem o poder expropriante, combinado com a comprovação da urgência.
  • d) Sim, desde que obtenha uma liminar em juízo, depositando um valor que se entenda justo para a devida indenização.
#125712
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(1,0) 15 - 

Uma indústria farmacêutica pleiteou perante o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) a obtenção de patente de um produto farmacêutico. Após deferimento do pedido de concessão da patente, o procedimento foi encaminhado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para análise de eventuais riscos à saúde decorrentes da circulação do produto. Com a anuência da ANVISA, ocorreu a exeqüibilidade da patente. Nessa situação, o ato de concessão da patente é tipicamente um ato administrativo

  • a) complexo, uma vez que foi necessária a integração de duas autoridades para sua emissão.
  • b) composto, visto que, embora tenha sido expedido pelo INPI, foi condicionado à anuência da ANVISA.
  • c) informal, pendente de termo ou condição.
  • d) discricionário na emissão, mas vinculado às razões da ANVISA.