Simulado Nutrição | CONCURSO
Simulado Nutrição
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Este Simulado Nutrição foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: Concurso
- Instituição:
Diversas - Cargo: Diversos
- Matéria: Nutrição
- Assuntos do Simulado: Diversos
- Banca Organizadora: Diversas
- Quantidade de Questões: 10
- Tempo do Simulado: 30 minutos
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REGRA DO SIMULADO
Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.
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Questões Nutrição
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ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
- #215367
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(1,0) 1 -
No que diz respeito as funções das vitaminas, registre V, para verdadeiras, ou F, para falsas:
(__)A tiamina tem um papel importante na transmissão dos impulsos nervosos e assim ajuda a manter os nervos saudáveis e funcionando adequadamente.
(__)A vitamina A tem um papel importante na divisão celular e na diferenciação celular, processos que determinam o que uma célula se torna no corpo.
(__)A piridoxina atua como uma coenzima, envolvidas no metabolismo das proteínas. Ela é necessária para criar aminoácidos não essenciais e converter o aminoácido triptofano em niacina.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:
- a) V, F, V.
- b) F, V, V.
- c) F, F, F.
- d) V, V, V.
- e) V, V, F.
- #215368
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(1,0) 2 -
A biodisponibilidade de nutrientes consiste na quantidade de um nutriente que está disponível para a sua absorção na forma em que ele é fisiologicamente aproveitável. Em relação a biodisponibilidade das vitaminas e minerais, analise as afirmativas a seguir e identifique as CORRETAS:
I.A cocção aumenta o conteúdo de carotenoides de vegetais.
II.As alterações no metabolismo lipídico prejudicam a biodisponibilidade de Vitamina D.
III.O etanol inibe o processo de absorção da tiamina, interferindo na biodisponibilidade no consumo de álcool.
É CORRETO o que se afirma em:
- a) Apenas nas alternativas, II e III.
- b) Apenas na alternativa I.
- c) Apenas na alternativa II.
- d) Apenas nas alternativas, I e III.
- e) Nas alternativas I, II e III.
- #215369
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(1,0) 3 -
O pré-preparo é a etapa inicial pelo qual os alimentos passam antes de serem consumidos, essa etapa consiste em de limpeza, divisão ou mistura, para serem consumidos crus ou submetidos à cocção. Em relação aos métodos e operações de pré-preparo dos alimentos.
Analise as afirmativas a seguir e identifique as CORRETAS:
I.O método de unir ingredientes não miscíveis, é chamado de mistura.
II.A separação de líquidos imiscíveis em razão das diferentes densidades ou sólidos precipitados ou sobressalientes num líquido, é chamado de decantação.
III.A separação partículas sólidas de um líquido através de filtro ou coador, é chamado de centrifugação.
É CORRETO o que se afirma em:
- a) Apenas nas alternativas, I e III.
- b) Apenas nas alternativas, II e III.
- c) Apenas na alternativa II.
- d) Nas alternativas, I, II e III.
- e) Apenas na alternativa I.
- #215370
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(1,0) 4 -
Sobre a nutrição materno infantil, analise as afirmativas a seguir e identifique as CORRETAS:
I.Com o nascimento da criança e a expulsão da placenta, há uma queda acentuada nos níveis sanguíneos maternos de progestogênio, com consequente liberação de prolactina pela hipófise se anterior, iniciando a lactogênese fase II e a secreção do leite.
II.Quando, por qualquer motivo, o esvaziamento das mamas é prejudicado, pode haver uma diminuição na produção do leite.
III.Grande parte do leite de uma mamada é produzida enquanto a criança mama, sob o estímulo da prolactina. A ocitocina, liberada principalmente pelo estímulo provocado pela sucção da criança, também é disponibilizada em resposta a estímulos condicionados, tais como visão, cheiro e choro da criança, e a fatores de ordem emocional, como motivação, autoconfiança e tranquilidade.
É CORRETO o que se afirma em:
- a) Apenas na alternativa II.
- b) Apenas nas alternativas, II e III.
- c) Nas alternativas, I, II e III.
- d) Apenas na alternativa I.
- e) Apenas nas alternativas, I e III.
- #215371
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(1,0) 5 -
Os lipídeos são macronutrientes de origem animal ou vegetal, também conhecidos como gorduras. Tem como característica comum a insolubilidade em água e solubilidade em solventes, como álcool. Quanto as suas principais funções, assinale a alternativa CORRETA:
- a) Os lipídios reduzem o tempo de digestão.
- b) Os lipídios aumentam a saciedade por ter 7kcal por g.
- c) Os lipídios fazem o transporte das vitaminas hidrossolúveis.
- d) Os lipídios são a primeira fonte de energia mais utilizada pelo cérebro.
- e) Os lipídios são precursores de hormônios como: progesterona, testosterona, estradiol.
- #215372
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(1,0) 6 -
Sobre os métodos de avaliação nutricional nas diferentes faixas etárias, analise as alternativas abaixo e, em seguida assinale a alternativa CORRETA:
- a) A Dobra Cutânea Triciptal - DCT, é medida no ponto de maior circunferência aparente do ventre muscular do bíceps.
- b) A Circunferência da Panturrilha - CP, é uma medida corporal recomendada pela OMS para o diagnóstico da desnutrição que não deve ser utilizada em idosos.
- c) O inquérito alimentar usados para obter informações qualitativas e/ou quantitativas sobre o consumo alimentar do paciente, é classificado como um método subjetivo de avaliação nutricional.
- d) A avaliação bioquímica é utilizada para estimar a disponibilidade de nutrientes em líquidos e tecidos biológico, sendo essencial para a avaliação de insuficiências e deficiências de nutrientes. É classificada como método subjetivo de avaliação nutricional.
- e) A Relação Cintura-Quadril - RCQ, é um indicador muito utilizado para avaliar a distribuição da gordura abdominal. Auxilia na avaliação do risco de doenças cardiovasculares.
- #215373
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(1,0) 7 -
No que diz respeito a seleção e classificação das fórmulas infantis, analise as afirmativas a seguir e identifique as CORRETAS:
I.As fórmulas de partida atendem as necessidades nutricionais de crianças saudáveis até seis meses de idade. A maltose é o principal carboidrato e são acrescidas de amido, sacarose e maltodextrina.
II.As fórmulas de seguimento são utilizadas no segundo semestre de vida da criança e o diferencial é um maior teor de ferro, já que a quantidade de proteínas é semelhante aos leites do primeiro semestre.
III.As Fórmulas à base de soja podem ser um substituto para crianças com mais de seis meses que são alérgicas a proteína do leite de vaca, com intolerância a lactose ou para famílias que optam por uma alimentação vegetariana. São feitas à base de proteína isolada de soja, isentas de lactose e sacarose.
É CORRETO o que se afirma em:
- a) Nas alternativas, I, II e III.
- b) Apenas na alternativa I.
- c) Apenas nas alternativas, II e III.
- d) Apenas nas alternativas, I e III.
- e) Apenas na alternativa II.
- #215374
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(1,0) 8 -
A vitamina C atua no nosso organismo como um antioxidante, reduzindo o risco de doenças crônicas. Ela também ajuda a absorver o ferro dos alimentos vegetais, como grãos e cereais, e a quebrar a histamina. Sendo assim, analise as opções abaixo e assinale a alternativa correspondente aos alimentos fontes de vitamina C.
- a) Azeite de oliva, óleo de girassol, castanha e amêndoa.
- b) Acerola, goiaba, tomate, kiwi, batata, brócolis, laranja e melão.
- c) Fígado de boi, leite e derivados.
- d) Peixes oleosos como sardinhas e salmão.
- e) Farinha de arroz, pistache, semente de gergelim, aveia e amendoim.
- #215375
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(1,0) 9 -
Em relação a composição química dos alimentos, assinale a alternativa que corresponde a capacidade de um alimento em se dissolver em outro alimento.
- a) Termolabilidade.
- b) Coagulação.
- c) Hidratação.
- d) Solubilidade.
- e) Gelatinização.
- #215376
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(1,0) 10 -
No que se refere as características dos alimentos. Registre V, para verdadeiras, ou F, para falsas:
(__)A cor do alimento deve-se à presença de pigmentos naturais (próprios do alimento, como clorofilas, mioglobina, hemoglobina, antocianinas, flavonoides, carotenoides, riboflavina, entre outros) ou artificiais.
(__)Os receptores do sabor estão localizados na língua (papilas gustativas), variando a localização para cada tipo de sabor.
(__)A consistência significa como percebemos ou como medimos indiretamente os elementos estruturais presentes nos alimentos. Os elementos utilizados para avaliar a consistência são: viscosidade, plasticidade, dureza, resistência à tração, ao corte e à compressão, pressão necessária para produzir um líquido.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:
- a) F, F, V.
- b) F, V, V.
- c) V, V, F.
- d) V, V, F.
- e) V, F, V.