Simulado INPI - Português 2 (Simulado Edital 2014) | CONCURSO
"Simulado conforme Edital do Concurso INPI 2014
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior/Médio do concurso INPI.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da banca CESPE, para nível Superior/Médio do cargo de Vários. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes INPI.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Português 2 do concurso INPI.
- Questões de Análise, compreensão e interpretação de textos específicos relacionados à propriedade industrial, intelectual e registro de patentes. 2 Domínio da ortografia oficial. 2.1 Emprego das letras. 2.2 Emprego da acentuação gráfica. 3 Reescritura de frases e parágrafos do texto. 3.1 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 3.2 Retextualização de diferentes gêneros e níveis de formalidade.
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Português 2."
- #36620
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Português
- Concurso
- INPI
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Em vinte e poucos anos, a Internet deixou de ser um
ambiente virtual restrito e transformou-se em fenômeno
mundial. Atualmente, há tantos computadores e dispositivos
4 conectados à Internet que os mais de quatro bilhões de
endereços disponíveis estão praticamente esgotados. Por essa
razão, a rede mundial concentra as atenções não só das pessoas
7 e de governos, mas também movimenta um enorme contingente
de empresas de infraestrutura de telecomunicações e de
empresas de conteúdo. Pela Internet são compradas passagens
10 aéreas, entradas de cinema e pizzas; acompanham-se as notícias
do dia, as ações do governo, os gols e os capítulos das novelas;
e são postadas as fotos da última viagem, além de serem
13 comentados os últimos acontecimentos do grupo de amigos.
No entanto, junto com esse crescimento do mundo
virtual, aumentaram também o cometimento de crimes e outros
16 desconfortos que levaram à criação de leis que criminalizam
determinadas práticas no uso da Internet, tais como invasão a
sítios e roubo de senhas.
19 Devido ao aumento dos problemas motivados pela
digitalização das relações pessoais, comerciais e
governamentais, surgiu a necessidade de se regulamentar o uso
22 da Internet.
Internet: <www.camara.leg.br> (com adaptações).
No que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens a seguir.
Depreende-se da leitura do texto que a criação de leis que criminalizam práticas relacionadas ao uso da Internet e a discussão acerca da necessidade de regulamentação do uso da Internet são respostas ao crescimento dos problemas advindos da expansão do mundo virtual.
(1,0) 2 -
Em vinte e poucos anos, a Internet deixou de ser um
ambiente virtual restrito e transformou-se em fenômeno
mundial. Atualmente, há tantos computadores e dispositivos
4 conectados à Internet que os mais de quatro bilhões de
endereços disponíveis estão praticamente esgotados. Por essa
razão, a rede mundial concentra as atenções não só das pessoas
7 e de governos, mas também movimenta um enorme contingente
de empresas de infraestrutura de telecomunicações e de
empresas de conteúdo. Pela Internet são compradas passagens
10 aéreas, entradas de cinema e pizzas; acompanham-se as notícias
do dia, as ações do governo, os gols e os capítulos das novelas;
e são postadas as fotos da última viagem, além de serem
13 comentados os últimos acontecimentos do grupo de amigos.
No entanto, junto com esse crescimento do mundo
virtual, aumentaram também o cometimento de crimes e outros
16 desconfortos que levaram à criação de leis que criminalizam
determinadas práticas no uso da Internet, tais como invasão a
sítios e roubo de senhas.
19 Devido ao aumento dos problemas motivados pela
digitalização das relações pessoais, comerciais e
governamentais, surgiu a necessidade de se regulamentar o uso
22 da Internet.
Internet: <www.camara.leg.br> (com adaptações).
No que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens a seguir.
Seriam mantidos o sentido e a correção gramatical do texto, se a forma verbal “há” (l.3) fosse substituída por existe.
(1,0) 3 -
Em vinte e poucos anos, a Internet deixou de ser um
ambiente virtual restrito e transformou-se em fenômeno
mundial. Atualmente, há tantos computadores e dispositivos
4 conectados à Internet que os mais de quatro bilhões de
endereços disponíveis estão praticamente esgotados. Por essa
razão, a rede mundial concentra as atenções não só das pessoas
7 e de governos, mas também movimenta um enorme contingente
de empresas de infraestrutura de telecomunicações e de
empresas de conteúdo. Pela Internet são compradas passagens
10 aéreas, entradas de cinema e pizzas; acompanham-se as notícias
do dia, as ações do governo, os gols e os capítulos das novelas;
e são postadas as fotos da última viagem, além de serem
13 comentados os últimos acontecimentos do grupo de amigos.
No entanto, junto com esse crescimento do mundo
virtual, aumentaram também o cometimento de crimes e outros
16 desconfortos que levaram à criação de leis que criminalizam
determinadas práticas no uso da Internet, tais como invasão a
sítios e roubo de senhas.
19 Devido ao aumento dos problemas motivados pela
digitalização das relações pessoais, comerciais e
governamentais, surgiu a necessidade de se regulamentar o uso
22 da Internet.
Internet: <www.camara.leg.br> (com adaptações).
No que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens a seguir.
É obrigatório o emprego do sinal indicativo de crase em “à Internet” (l.4) e “à criação” (l.16).
- #36623
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Português
- Concurso
- INPI
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Em vinte e poucos anos, a Internet deixou de ser um
ambiente virtual restrito e transformou-se em fenômeno
mundial. Atualmente, há tantos computadores e dispositivos
4 conectados à Internet que os mais de quatro bilhões de
endereços disponíveis estão praticamente esgotados. Por essa
razão, a rede mundial concentra as atenções não só das pessoas
7 e de governos, mas também movimenta um enorme contingente
de empresas de infraestrutura de telecomunicações e de
empresas de conteúdo. Pela Internet são compradas passagens
10 aéreas, entradas de cinema e pizzas; acompanham-se as notícias
do dia, as ações do governo, os gols e os capítulos das novelas;
e são postadas as fotos da última viagem, além de serem
13 comentados os últimos acontecimentos do grupo de amigos.
No entanto, junto com esse crescimento do mundo
virtual, aumentaram também o cometimento de crimes e outros
16 desconfortos que levaram à criação de leis que criminalizam
determinadas práticas no uso da Internet, tais como invasão a
sítios e roubo de senhas.
19 Devido ao aumento dos problemas motivados pela
digitalização das relações pessoais, comerciais e
governamentais, surgiu a necessidade de se regulamentar o uso
22 da Internet.
Internet: <www.camara.leg.br> (com adaptações).
No que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens a seguir.
No último período do primeiro parágrafo do texto, construído de acordo com o princípio do paralelismo sintático, o sujeito das orações classifica-se como indeterminado.
- #36624
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Português
- Concurso
- INPI
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Em vinte e poucos anos, a Internet deixou de ser um
ambiente virtual restrito e transformou-se em fenômeno
mundial. Atualmente, há tantos computadores e dispositivos
4 conectados à Internet que os mais de quatro bilhões de
endereços disponíveis estão praticamente esgotados. Por essa
razão, a rede mundial concentra as atenções não só das pessoas
7 e de governos, mas também movimenta um enorme contingente
de empresas de infraestrutura de telecomunicações e de
empresas de conteúdo. Pela Internet são compradas passagens
10 aéreas, entradas de cinema e pizzas; acompanham-se as notícias
do dia, as ações do governo, os gols e os capítulos das novelas;
e são postadas as fotos da última viagem, além de serem
13 comentados os últimos acontecimentos do grupo de amigos.
No entanto, junto com esse crescimento do mundo
virtual, aumentaram também o cometimento de crimes e outros
16 desconfortos que levaram à criação de leis que criminalizam
determinadas práticas no uso da Internet, tais como invasão a
sítios e roubo de senhas.
19 Devido ao aumento dos problemas motivados pela
digitalização das relações pessoais, comerciais e
governamentais, surgiu a necessidade de se regulamentar o uso
22 da Internet.
Internet: <www.camara.leg.br> (com adaptações).
No que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens a seguir.
O termo “de senhas” (l.18) e a oração “de se regulamentar o uso da Internet” (l.21 e 22) complementam o sentido de nomes substantivos
- #36625
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Português
- Concurso
- INPI
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
O Programa Ciência sem Fronteiras, lançado
em 2011, busca promover a consolidação, expansão e
internacionalização da ciência e tecnologia brasileiras, com
4 inovação e competitividade, por meio do intercâmbio com
outros países. No âmbito do programa, serão concedidas, até
2015, mais de 100 mil bolsas de estudos no exterior para
7 estudantes de graduação e pós-graduação. O Ciência sem
Fronteiras também pretende atrair pesquisadores do exterior
interessados em trabalhar no Brasil. Esse incentivo torna-se
10 imperativo no início do século XXI, devido à extrema
velocidade com que ciência e tecnologia se desenvolvem. Há
décadas, países como China e Índia têm enviado estudantes
13 para países centrais, com resultados muito positivos.
Provavelmente, o programa brasileiro vai acelerar a mobilidade
internacional e proporcionar avanços na ciência brasileira. Essa
16 iniciativa louvável talvez inspire outras não menos importantes
— como o estímulo à mobilidade nacional de estudantes —,
que ainda são incipientes. Estudantes do Acre, de Rondônia ou
19 do Maranhão certamente seriam beneficiados com a estada de
um ano em universidades de São Paulo, Rio de Janeiro e
Brasília. Da mesma forma, alunos de São Paulo, Rio de Janeiro
22 e Brasília se beneficiariam com uma temporada no Acre, em
Rondônia ou no Maranhão. Essa troca de experiências seria um
instrumento de coesão e compreensão dos diferentes aspectos
25 culturais e de problemas comuns e específicos de diferentes
regiões brasileiras.
Isaac Roitman. Brasil sem fronteiras. In: Revista DARCY. Brasília: UnB, n.º 11, jun.-jul./2012, p. 7 (com adaptações)
Julgue os itens , no que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto acima.
A forma verbal “Há” (l.11) poderia ser corretamente substituída por Fazem.
- #36626
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Português
- Concurso
- INPI
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
O Programa Ciência sem Fronteiras, lançado
em 2011, busca promover a consolidação, expansão e
internacionalização da ciência e tecnologia brasileiras, com
4 inovação e competitividade, por meio do intercâmbio com
outros países. No âmbito do programa, serão concedidas, até
2015, mais de 100 mil bolsas de estudos no exterior para
7 estudantes de graduação e pós-graduação. O Ciência sem
Fronteiras também pretende atrair pesquisadores do exterior
interessados em trabalhar no Brasil. Esse incentivo torna-se
10 imperativo no início do século XXI, devido à extrema
velocidade com que ciência e tecnologia se desenvolvem. Há
décadas, países como China e Índia têm enviado estudantes
13 para países centrais, com resultados muito positivos.
Provavelmente, o programa brasileiro vai acelerar a mobilidade
internacional e proporcionar avanços na ciência brasileira. Essa
16 iniciativa louvável talvez inspire outras não menos importantes
— como o estímulo à mobilidade nacional de estudantes —,
que ainda são incipientes. Estudantes do Acre, de Rondônia ou
19 do Maranhão certamente seriam beneficiados com a estada de
um ano em universidades de São Paulo, Rio de Janeiro e
Brasília. Da mesma forma, alunos de São Paulo, Rio de Janeiro
22 e Brasília se beneficiariam com uma temporada no Acre, em
Rondônia ou no Maranhão. Essa troca de experiências seria um
instrumento de coesão e compreensão dos diferentes aspectos
25 culturais e de problemas comuns e específicos de diferentes
regiões brasileiras.
Isaac Roitman. Brasil sem fronteiras. In: Revista DARCY. Brasília: UnB, n.º 11, jun.-jul./2012, p. 7 (com adaptações)
Julgue os itens , no que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto acima.
O pronome “que” (l.18) tem como referente o termo “estudantes” (l.17).
- #36627
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Português
- Concurso
- INPI
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
O Programa Ciência sem Fronteiras, lançado
em 2011, busca promover a consolidação, expansão e
internacionalização da ciência e tecnologia brasileiras, com
4 inovação e competitividade, por meio do intercâmbio com
outros países. No âmbito do programa, serão concedidas, até
2015, mais de 100 mil bolsas de estudos no exterior para
7 estudantes de graduação e pós-graduação. O Ciência sem
Fronteiras também pretende atrair pesquisadores do exterior
interessados em trabalhar no Brasil. Esse incentivo torna-se
10 imperativo no início do século XXI, devido à extrema
velocidade com que ciência e tecnologia se desenvolvem. Há
décadas, países como China e Índia têm enviado estudantes
13 para países centrais, com resultados muito positivos.
Provavelmente, o programa brasileiro vai acelerar a mobilidade
internacional e proporcionar avanços na ciência brasileira. Essa
16 iniciativa louvável talvez inspire outras não menos importantes
— como o estímulo à mobilidade nacional de estudantes —,
que ainda são incipientes. Estudantes do Acre, de Rondônia ou
19 do Maranhão certamente seriam beneficiados com a estada de
um ano em universidades de São Paulo, Rio de Janeiro e
Brasília. Da mesma forma, alunos de São Paulo, Rio de Janeiro
22 e Brasília se beneficiariam com uma temporada no Acre, em
Rondônia ou no Maranhão. Essa troca de experiências seria um
instrumento de coesão e compreensão dos diferentes aspectos
25 culturais e de problemas comuns e específicos de diferentes
regiões brasileiras.
Isaac Roitman. Brasil sem fronteiras. In: Revista DARCY. Brasília: UnB, n.º 11, jun.-jul./2012, p. 7 (com adaptações)
Julgue os itens , no que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto acima.
Seriam mantidos a correção gramatical e o sentido original do texto caso a locução “têm enviado” (l.12) fosse substituída por enviaram
- #36628
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Português
- Concurso
- INPI
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Na casa todos dormiam. Todos, menos a irmã.
Era quieta, essa irmã. Não cantava, não ria; mal
falava. Trazia água do poço, varria o terreiro, passava a roupa,
4 comia — pouco, magra que era — e ia para a cama sem dar
boa-noite a ninguém. Dormia num puxado, um quartinho só
dela; tinha nojo dos irmãos. Se, na cama, suspirava ou revirava
7 os olhos, nunca ninguém viu. O nome dela era Honesta.
(Nome dado pela mãe. O pai queria-a ali, na roça; a
mãe, porém, tinha esperança que um dia a filha deixasse o
10 campo e fosse para a cidade se empregar na casa de uma
família de bem. E que melhor nome para uma empregada do
que Honesta? O pai acreditava no campo; a mãe secretamente
13 ansiava pela cidade — por um cinema! Nunca tinha entrado
num cinema! Minha filha fará isto por mim, dizia-se, sem notar
que a filha vagueava por paisagens estranhas, distantes do
16 campo, distantes da cidade, distantes de tudo. [...])
Moacyr Scliar. Doutor Miragem. Porto Alegre:L&PM, 1998, p. 22-3 (com adaptações)
Julgue os itens subsequentes, com base nas ideias e estruturas linguísticas do texto acima.
No texto, o pronome “se”, em “dizia-se” (l.14), equivale, em sentido, à expressão a si mesma.
- #36629
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Português
- Concurso
- INPI
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Na casa todos dormiam. Todos, menos a irmã.
Era quieta, essa irmã. Não cantava, não ria; mal
falava. Trazia água do poço, varria o terreiro, passava a roupa,
4 comia — pouco, magra que era — e ia para a cama sem dar
boa-noite a ninguém. Dormia num puxado, um quartinho só
dela; tinha nojo dos irmãos. Se, na cama, suspirava ou revirava
7 os olhos, nunca ninguém viu. O nome dela era Honesta.
(Nome dado pela mãe. O pai queria-a ali, na roça; a
mãe, porém, tinha esperança que um dia a filha deixasse o
10 campo e fosse para a cidade se empregar na casa de uma
família de bem. E que melhor nome para uma empregada do
que Honesta? O pai acreditava no campo; a mãe secretamente
13 ansiava pela cidade — por um cinema! Nunca tinha entrado
num cinema! Minha filha fará isto por mim, dizia-se, sem notar
que a filha vagueava por paisagens estranhas, distantes do
16 campo, distantes da cidade, distantes de tudo. [...])
Moacyr Scliar. Doutor Miragem. Porto Alegre:L&PM, 1998, p. 22-3 (com adaptações)
Julgue os itens subsequentes, com base nas ideias e estruturas linguísticas do texto acima.
A expressão “mal falava” (l.2-3) indica que a personagem não empregava as regras gramaticais da norma-padrão da língua ao se expressar.