Processando...

Simulado INPI - Português 2 (Simulado Edital 2014) | CONCURSO

Simulado INPI - Português 2 (Simulado Edital 2014)

"Simulado conforme Edital do Concurso INPI 2014

OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior/Médio do concurso INPI.

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca CESPE, para nível Superior/Médio do cargo de Vários. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes INPI.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Português 2 do concurso INPI.

  1. Questões de Análise, compreensão e interpretação de textos específicos relacionados à propriedade industrial, intelectual e registro de patentes. 2 Domínio da ortografia oficial. 2.1 Emprego das letras. 2.2 Emprego da acentuação gráfica. 3 Reescritura de frases e parágrafos do texto. 3.1 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 3.2 Retextualização de diferentes gêneros e níveis de formalidade.

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Português 2."

#36620
Banca
CESPE
Matéria
Português
Concurso
INPI
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Em vinte e poucos anos, a Internet deixou de ser um

ambiente virtual restrito e transformou-se em fenômeno

mundial. Atualmente, há tantos computadores e dispositivos

4 conectados à Internet que os mais de quatro bilhões de

endereços disponíveis estão praticamente esgotados. Por essa

razão, a rede mundial concentra as atenções não só das pessoas

7 e de governos, mas também movimenta um enorme contingente

de empresas de infraestrutura de telecomunicações e de

empresas de conteúdo. Pela Internet são compradas passagens

10 aéreas, entradas de cinema e pizzas; acompanham-se as notícias

do dia, as ações do governo, os gols e os capítulos das novelas;

e são postadas as fotos da última viagem, além de serem

13 comentados os últimos acontecimentos do grupo de amigos.

No entanto, junto com esse crescimento do mundo

virtual, aumentaram também o cometimento de crimes e outros

16 desconfortos que levaram à criação de leis que criminalizam

determinadas práticas no uso da Internet, tais como invasão a

sítios e roubo de senhas. 

19 Devido ao aumento dos problemas motivados pela

digitalização das relações pessoais, comerciais e

governamentais, surgiu a necessidade de se regulamentar o uso

22 da Internet.

Internet: <www.camara.leg.br> (com adaptações).

 

No que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens a seguir.

Depreende-se da leitura do texto que a criação de leis que criminalizam práticas relacionadas ao uso da Internet e a discussão acerca da necessidade de regulamentação do uso da Internet são respostas ao crescimento dos problemas advindos da expansão do mundo virtual.

#36621
Banca
CESPE
Matéria
Português
Concurso
INPI
Tipo
Certo/Errado
Comentários
1
médio

(1,0) 2 - 

Em vinte e poucos anos, a Internet deixou de ser um

ambiente virtual restrito e transformou-se em fenômeno

mundial. Atualmente, há tantos computadores e dispositivos

4 conectados à Internet que os mais de quatro bilhões de

endereços disponíveis estão praticamente esgotados. Por essa

razão, a rede mundial concentra as atenções não só das pessoas

7 e de governos, mas também movimenta um enorme contingente

de empresas de infraestrutura de telecomunicações e de

empresas de conteúdo. Pela Internet são compradas passagens

10 aéreas, entradas de cinema e pizzas; acompanham-se as notícias

do dia, as ações do governo, os gols e os capítulos das novelas;

e são postadas as fotos da última viagem, além de serem

13 comentados os últimos acontecimentos do grupo de amigos.

No entanto, junto com esse crescimento do mundo

virtual, aumentaram também o cometimento de crimes e outros

16 desconfortos que levaram à criação de leis que criminalizam

determinadas práticas no uso da Internet, tais como invasão a

sítios e roubo de senhas. 

19 Devido ao aumento dos problemas motivados pela

digitalização das relações pessoais, comerciais e

governamentais, surgiu a necessidade de se regulamentar o uso

22 da Internet.

Internet: <www.camara.leg.br> (com adaptações).

 

No que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens a seguir.

Seriam mantidos o sentido e a correção gramatical do texto, se a forma verbal “há” (l.3) fosse substituída por existe.

#36622
Banca
CESPE
Matéria
Português
Concurso
INPI
Tipo
Certo/Errado
Comentários
2
fácil

(1,0) 3 - 

Em vinte e poucos anos, a Internet deixou de ser um

ambiente virtual restrito e transformou-se em fenômeno

mundial. Atualmente, há tantos computadores e dispositivos

4 conectados à Internet que os mais de quatro bilhões de

endereços disponíveis estão praticamente esgotados. Por essa

razão, a rede mundial concentra as atenções não só das pessoas

7 e de governos, mas também movimenta um enorme contingente

de empresas de infraestrutura de telecomunicações e de

empresas de conteúdo. Pela Internet são compradas passagens

10 aéreas, entradas de cinema e pizzas; acompanham-se as notícias

do dia, as ações do governo, os gols e os capítulos das novelas;

e são postadas as fotos da última viagem, além de serem

13 comentados os últimos acontecimentos do grupo de amigos.

No entanto, junto com esse crescimento do mundo

virtual, aumentaram também o cometimento de crimes e outros

16 desconfortos que levaram à criação de leis que criminalizam

determinadas práticas no uso da Internet, tais como invasão a

sítios e roubo de senhas. 

19 Devido ao aumento dos problemas motivados pela

digitalização das relações pessoais, comerciais e

governamentais, surgiu a necessidade de se regulamentar o uso

22 da Internet.

Internet: <www.camara.leg.br> (com adaptações).

 

No que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens a seguir.

É obrigatório o emprego do sinal indicativo de crase em “à Internet” (l.4) e “à criação” (l.16).

#36623
Banca
CESPE
Matéria
Português
Concurso
INPI
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Em vinte e poucos anos, a Internet deixou de ser um

ambiente virtual restrito e transformou-se em fenômeno

mundial. Atualmente, há tantos computadores e dispositivos

4 conectados à Internet que os mais de quatro bilhões de

endereços disponíveis estão praticamente esgotados. Por essa

razão, a rede mundial concentra as atenções não só das pessoas

7 e de governos, mas também movimenta um enorme contingente

de empresas de infraestrutura de telecomunicações e de

empresas de conteúdo. Pela Internet são compradas passagens

10 aéreas, entradas de cinema e pizzas; acompanham-se as notícias

do dia, as ações do governo, os gols e os capítulos das novelas;

e são postadas as fotos da última viagem, além de serem

13 comentados os últimos acontecimentos do grupo de amigos.

No entanto, junto com esse crescimento do mundo

virtual, aumentaram também o cometimento de crimes e outros

16 desconfortos que levaram à criação de leis que criminalizam

determinadas práticas no uso da Internet, tais como invasão a

sítios e roubo de senhas. 

19 Devido ao aumento dos problemas motivados pela

digitalização das relações pessoais, comerciais e

governamentais, surgiu a necessidade de se regulamentar o uso

22 da Internet.

Internet: <www.camara.leg.br> (com adaptações).

 

No que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens a seguir.

No último período do primeiro parágrafo do texto, construído de acordo com o princípio do paralelismo sintático, o sujeito das orações classifica-se como indeterminado.

#36624
Banca
CESPE
Matéria
Português
Concurso
INPI
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 5 - 

Em vinte e poucos anos, a Internet deixou de ser um

ambiente virtual restrito e transformou-se em fenômeno

mundial. Atualmente, há tantos computadores e dispositivos

4 conectados à Internet que os mais de quatro bilhões de

endereços disponíveis estão praticamente esgotados. Por essa

razão, a rede mundial concentra as atenções não só das pessoas

7 e de governos, mas também movimenta um enorme contingente

de empresas de infraestrutura de telecomunicações e de

empresas de conteúdo. Pela Internet são compradas passagens

10 aéreas, entradas de cinema e pizzas; acompanham-se as notícias

do dia, as ações do governo, os gols e os capítulos das novelas;

e são postadas as fotos da última viagem, além de serem

13 comentados os últimos acontecimentos do grupo de amigos.

No entanto, junto com esse crescimento do mundo

virtual, aumentaram também o cometimento de crimes e outros

16 desconfortos que levaram à criação de leis que criminalizam

determinadas práticas no uso da Internet, tais como invasão a

sítios e roubo de senhas. 

19 Devido ao aumento dos problemas motivados pela

digitalização das relações pessoais, comerciais e

governamentais, surgiu a necessidade de se regulamentar o uso

22 da Internet.

Internet: <www.camara.leg.br> (com adaptações).

 

No que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens a seguir. 

O termo “de senhas” (l.18) e a oração “de se regulamentar o uso da Internet” (l.21 e 22) complementam o sentido de nomes substantivos

#36625
Banca
CESPE
Matéria
Português
Concurso
INPI
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

O Programa Ciência sem Fronteiras, lançado

em 2011, busca promover a consolidação, expansão e

internacionalização da ciência e tecnologia brasileiras, com

4 inovação e competitividade, por meio do intercâmbio com

outros países. No âmbito do programa, serão concedidas, até

2015, mais de 100 mil bolsas de estudos no exterior para

7 estudantes de graduação e pós-graduação. O Ciência sem

Fronteiras também pretende atrair pesquisadores do exterior

interessados em trabalhar no Brasil. Esse incentivo torna-se

10 imperativo no início do século XXI, devido à extrema

velocidade com que ciência e tecnologia se desenvolvem. Há

décadas, países como China e Índia têm enviado estudantes

13 para países centrais, com resultados muito positivos.

Provavelmente, o programa brasileiro vai acelerar a mobilidade

internacional e proporcionar avanços na ciência brasileira. Essa

16 iniciativa louvável talvez inspire outras não menos importantes

— como o estímulo à mobilidade nacional de estudantes —,

que ainda são incipientes. Estudantes do Acre, de Rondônia ou

19 do Maranhão certamente seriam beneficiados com a estada de

um ano em universidades de São Paulo, Rio de Janeiro e

Brasília. Da mesma forma, alunos de São Paulo, Rio de Janeiro

22 e Brasília se beneficiariam com uma temporada no Acre, em

Rondônia ou no Maranhão. Essa troca de experiências seria um

instrumento de coesão e compreensão dos diferentes aspectos

25 culturais e de problemas comuns e específicos de diferentes

regiões brasileiras.

Isaac Roitman. Brasil sem fronteiras. In: Revista DARCY. Brasília: UnB, n.º 11, jun.-jul./2012, p. 7 (com adaptações)

 

 

Julgue os itens , no que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto acima.

 

A forma verbal “Há” (l.11) poderia ser corretamente substituída por Fazem.

#36626
Banca
CESPE
Matéria
Português
Concurso
INPI
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 7 - 

O Programa Ciência sem Fronteiras, lançado

em 2011, busca promover a consolidação, expansão e

internacionalização da ciência e tecnologia brasileiras, com

4 inovação e competitividade, por meio do intercâmbio com

outros países. No âmbito do programa, serão concedidas, até

2015, mais de 100 mil bolsas de estudos no exterior para

7 estudantes de graduação e pós-graduação. O Ciência sem

Fronteiras também pretende atrair pesquisadores do exterior

interessados em trabalhar no Brasil. Esse incentivo torna-se

10 imperativo no início do século XXI, devido à extrema

velocidade com que ciência e tecnologia se desenvolvem. Há

décadas, países como China e Índia têm enviado estudantes

13 para países centrais, com resultados muito positivos.

Provavelmente, o programa brasileiro vai acelerar a mobilidade

internacional e proporcionar avanços na ciência brasileira. Essa

16 iniciativa louvável talvez inspire outras não menos importantes

— como o estímulo à mobilidade nacional de estudantes —,

que ainda são incipientes. Estudantes do Acre, de Rondônia ou

19 do Maranhão certamente seriam beneficiados com a estada de

um ano em universidades de São Paulo, Rio de Janeiro e

Brasília. Da mesma forma, alunos de São Paulo, Rio de Janeiro

22 e Brasília se beneficiariam com uma temporada no Acre, em

Rondônia ou no Maranhão. Essa troca de experiências seria um

instrumento de coesão e compreensão dos diferentes aspectos

25 culturais e de problemas comuns e específicos de diferentes

regiões brasileiras.

Isaac Roitman. Brasil sem fronteiras. In: Revista DARCY. Brasília: UnB, n.º 11, jun.-jul./2012, p. 7 (com adaptações)

 

Julgue os itens , no que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto acima.

 

O pronome “que” (l.18) tem como referente o termo “estudantes” (l.17).

#36627
Banca
CESPE
Matéria
Português
Concurso
INPI
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 8 - 

O Programa Ciência sem Fronteiras, lançado

em 2011, busca promover a consolidação, expansão e

internacionalização da ciência e tecnologia brasileiras, com

4 inovação e competitividade, por meio do intercâmbio com

outros países. No âmbito do programa, serão concedidas, até

2015, mais de 100 mil bolsas de estudos no exterior para

7 estudantes de graduação e pós-graduação. O Ciência sem

Fronteiras também pretende atrair pesquisadores do exterior

interessados em trabalhar no Brasil. Esse incentivo torna-se

10 imperativo no início do século XXI, devido à extrema

velocidade com que ciência e tecnologia se desenvolvem. Há

décadas, países como China e Índia têm enviado estudantes

13 para países centrais, com resultados muito positivos.

Provavelmente, o programa brasileiro vai acelerar a mobilidade

internacional e proporcionar avanços na ciência brasileira. Essa

16 iniciativa louvável talvez inspire outras não menos importantes

— como o estímulo à mobilidade nacional de estudantes —,

que ainda são incipientes. Estudantes do Acre, de Rondônia ou

19 do Maranhão certamente seriam beneficiados com a estada de

um ano em universidades de São Paulo, Rio de Janeiro e

Brasília. Da mesma forma, alunos de São Paulo, Rio de Janeiro

22 e Brasília se beneficiariam com uma temporada no Acre, em

Rondônia ou no Maranhão. Essa troca de experiências seria um

instrumento de coesão e compreensão dos diferentes aspectos

25 culturais e de problemas comuns e específicos de diferentes

regiões brasileiras.

Isaac Roitman. Brasil sem fronteiras. In: Revista DARCY. Brasília: UnB, n.º 11, jun.-jul./2012, p. 7 (com adaptações)

 

 

Julgue os itens , no que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto acima.

 

Seriam mantidos a correção gramatical e o sentido original do texto caso a locução “têm enviado” (l.12) fosse substituída por enviaram

#36628
Banca
CESPE
Matéria
Português
Concurso
INPI
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Na casa todos dormiam. Todos, menos a irmã.

Era quieta, essa irmã. Não cantava, não ria; mal

falava. Trazia água do poço, varria o terreiro, passava a roupa,

4 comia — pouco, magra que era — e ia para a cama sem dar

boa-noite a ninguém. Dormia num puxado, um quartinho só

dela; tinha nojo dos irmãos. Se, na cama, suspirava ou revirava

7 os olhos, nunca ninguém viu. O nome dela era Honesta.

(Nome dado pela mãe. O pai queria-a ali, na roça; a

mãe, porém, tinha esperança que um dia a filha deixasse o

10 campo e fosse para a cidade se empregar na casa de uma

família de bem. E que melhor nome para uma empregada do

que Honesta? O pai acreditava no campo; a mãe secretamente

13 ansiava pela cidade — por um cinema! Nunca tinha entrado

num cinema! Minha filha fará isto por mim, dizia-se, sem notar

que a filha vagueava por paisagens estranhas, distantes do

16 campo, distantes da cidade, distantes de tudo. [...])

 

Moacyr Scliar. Doutor Miragem. Porto Alegre:L&PM, 1998, p. 22-3 (com adaptações)

 

 

Julgue os itens subsequentes, com base nas ideias e estruturas linguísticas do texto acima.

 

No texto, o pronome “se”, em “dizia-se” (l.14), equivale, em sentido, à expressão a si mesma.

#36629
Banca
CESPE
Matéria
Português
Concurso
INPI
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Na casa todos dormiam. Todos, menos a irmã.

Era quieta, essa irmã. Não cantava, não ria; mal

falava. Trazia água do poço, varria o terreiro, passava a roupa,

4 comia — pouco, magra que era — e ia para a cama sem dar

boa-noite a ninguém. Dormia num puxado, um quartinho só

dela; tinha nojo dos irmãos. Se, na cama, suspirava ou revirava

7 os olhos, nunca ninguém viu. O nome dela era Honesta.

(Nome dado pela mãe. O pai queria-a ali, na roça; a

mãe, porém, tinha esperança que um dia a filha deixasse o

10 campo e fosse para a cidade se empregar na casa de uma

família de bem. E que melhor nome para uma empregada do

que Honesta? O pai acreditava no campo; a mãe secretamente

13 ansiava pela cidade — por um cinema! Nunca tinha entrado

num cinema! Minha filha fará isto por mim, dizia-se, sem notar

que a filha vagueava por paisagens estranhas, distantes do

16 campo, distantes da cidade, distantes de tudo. [...])

 

Moacyr Scliar. Doutor Miragem. Porto Alegre:L&PM, 1998, p. 22-3 (com adaptações)

 

 

Julgue os itens subsequentes, com base nas ideias e estruturas linguísticas do texto acima.

 

A expressão “mal falava” (l.2-3) indica que a personagem não empregava as regras gramaticais da norma-padrão da língua ao se expressar.