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Simulado INPI | Analista de Planejamento – Arquitetura | CONCURSO

Simulado INPI | Analista de Planejamento – Arquitetura

SIMULADO INPI | ANALISTA DE PLANEJAMENTO – ARQUITETURA

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso INPI para o cargo de Analista de Planejamento – Arquitetura.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca Cespe para o concurso INPI. Estas questões são especificamente para o cargo de Analista de Planejamento – Arquitetura, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado INPI | Analista de Planejamento – Arquitetura contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso INPI.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#70149
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
INPI
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(1,0) 1 - 

Na obra De Architectura, o arquiteto romano Marcus Vitruvius Pollio (séc. I a.C.) destaca três elementos fundamentais da arquitetura: firmitasutilitas e venustas. Com base nesses conceitos vitruvianos, julgue os itens a seguir. 
Firmitas refere-se à resistência e à estabilidade, e, portanto, ao caráter funcional da arquitetura

#70150
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
INPI
Tipo
Certo/Errado
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difícil

(1,0) 2 - 

Na obra De Architectura, o arquiteto romano Marcus Vitruvius Pollio (séc. I a.C.) destaca três elementos fundamentais da arquitetura: firmitasutilitas e venustas. Com base nesses conceitos vitruvianos, julgue os itens a seguir. 
Oscar Niemeyer, ao afirmar que “quando uma forma cria beleza, tem na beleza sua própria justificativa”, confere mais importância ao elemento venustas

#70152
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
INPI
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(1,0) 3 - 

    [...] ser moderno é, conhecendo profundamente o passado, ser atual e prospectivo. Assim cabe distinguir moderno e modernista, a fim de evitar designações inadequadas. A arquitetura dita moderna, tanto aqui como alhures, resultou de um processo com raízes profundas, legítimas e, portanto, nada tem a ver com certas obras de feição afetada e equívoca, essas sim modernistas. Ao contrário do que ocorreu na maioria dos países, no Brasil foram justamente aqueles poucos que lutaram pela abertura para o mundo moderno, os que mergulharam no país à procura das suas raízes, da sua tradição [...], propugnando pela preservação do nosso passado válido.

                  Lucio Costa. Registro de uma vivência. São Paulo: Empresa das Artes, 1995, p. 116 (com adaptações). 

Com base no texto acima, julgue os itens seguintes. 

A diferença entre a arquitetura brasileira e a de outros países é que, na brasileira, os arquitetos comprometidos com a valorização e com a preservação do patrimônio histórico material não fizeram uma arquitetura moderna como a de alhures

#70153
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
INPI
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(1,0) 4 - 

     [...] ser moderno é, conhecendo profundamente o passado, ser atual e prospectivo. Assim cabe distinguir moderno e modernista, a fim de evitar designações inadequadas. A arquitetura dita moderna, tanto aqui como alhures, resultou de um processo com raízes profundas, legítimas e, portanto, nada tem a ver com certas obras de feição afetada e equívoca, essas sim modernistas. Ao contrário do que ocorreu na maioria dos países, no Brasil foram justamente aqueles poucos que lutaram pela abertura para o mundo moderno, os que mergulharam no país à procura das suas raízes, da sua tradição [...], propugnando pela preservação do nosso passado válido.

                  Lucio Costa. Registro de uma vivência. São Paulo: Empresa das Artes, 1995, p. 116 (com adaptações). 

Com base no texto acima, julgue os itens seguintes. 

Ser moderno é desconsiderar a arquitetura histórica, que remete a cânones já ultrapassados pelo tempo

#70154
Banca
CESPE
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INPI
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(1,0) 5 - 

 [...] ser moderno é, conhecendo profundamente o passado, ser atual e prospectivo. Assim cabe distinguir moderno e modernista, a fim de evitar designações inadequadas. A arquitetura dita moderna, tanto aqui como alhures, resultou de um processo com raízes profundas, legítimas e, portanto, nada tem a ver com certas obras de feição afetada e equívoca, essas sim modernistas. Ao contrário do que ocorreu na maioria dos países, no Brasil foram justamente aqueles poucos que lutaram pela abertura para o mundo moderno, os que mergulharam no país à procura das suas raízes, da sua tradição [...], propugnando pela preservação do nosso passado válido.

                  Lucio Costa. Registro de uma vivência. São Paulo: Empresa das Artes, 1995, p. 116 (com adaptações). 

Com base no texto acima, julgue os itens seguintes. 

Os arquitetos modernos, coerentes com o seu tempo, projetaram os olhos sobre o futuro, sem descartarem as lições do passado

#70155
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(1,0) 6 - 

 Tombamento é um conjunto de ações realizadas pelo poder público e alicerçadas por legislação específica, que visa preservar os bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e afetivo, impedindo a sua destruição e(ou) a sua descaracterização. 

                                            N. Ghirardello, B. Spisso. Patrimônio Histórico: como e por que preservar. Bauru, SP: Canal 6, 2008, p. 15. 


        Conforme o Decreto-lei n.º 25/1937, tombamento pode ser de ofício, voluntário ou compulsório. 

                                            Decreto-lei n.º 25 de 30 de novembro de 1937.Internet: 
                                                <www.brasiliapatrimoniodahumanidade.df.gov.br>. 

Com relação ao patrimônio cultural, ao ambiental e ao arquitetônico, e tendo como referência as afirmações acima, julgue os itens subsequentes. 

Ao impedir reformas e reutilizações de determinado imóvel particular, o tombamento compulsório vai de encontro às leis que regulamentam o estatuto da propriedade privada no Brasil

#70156
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INPI
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(1,0) 7 - 

Tombamento é um conjunto de ações realizadas pelo poder público e alicerçadas por legislação específica, que visa preservar os bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e afetivo, impedindo a sua destruição e(ou) a sua descaracterização. 

                                            N. Ghirardello, B. Spisso. Patrimônio Histórico: como e por que preservar. Bauru, SP: Canal 6, 2008, p. 15. 


        Conforme o Decreto-lei n.º 25/1937, tombamento pode ser de ofício, voluntário ou compulsório. 

                                            Decreto-lei n.º 25 de 30 de novembro de 1937.Internet: 
                                                <www.brasiliapatrimoniodahumanidade.df.gov.br>. 

Com relação ao patrimônio cultural, ao ambiental e ao arquitetônico, e tendo como referência as afirmações acima, julgue os itens subsequentes. 

A restauração visa garantir a permanência de um testemunho físico e real, de épocas passadas para gerações futuras, enquanto a reforma consiste na transformação do objeto para adequá-lo às novas necessidades

#70157
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(1,0) 8 - 

Acerca das normas de desenho técnico, julgue os próximos itens.
De acordo com a NBR 13.532/1995, na representação de um projeto de arquitetura, por meio de desenhos, deve constar apenas planta geral de implantação; planta das coberturas; cortes de terraplenagens; cortes transversais e longitudinais; elevações frontais, posteriores e laterais; planta; cortes e elevações de ambientes especiais; e os detalhes construtivos. Na representação por textos, basta apenas o memorial descritivo

#70158
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(1,0) 9 - 

Acerca das normas de desenho técnico, julgue os próximos itens.
Círculos em perspectiva assumem a forma de elipses. Essas formas são observadas não apenas em objetos arquitetônicos, mas também em itens do cotidiano, como garrafas, louças, vasos, moedas e rodas de automóveis

#70159
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(1,0) 10 - 

Acerca das normas de desenho técnico, julgue os próximos itens.
A elaboração do projeto de arquitetura de edificação, conforme a NBR 13.532/1995, consiste na determinação e na representação prévias (desenhos e textos) da configuração arquitetônica de edificação, concebida mediante a coordenação e a orientação geral dos projetos dos elementos da edificação, das instalações prediais, dos componentes construtivos e dos materiais de construção

#70160
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(1,0) 11 - 

Acerca das normas de desenho técnico, julgue os próximos itens.
A escala escolhida, para determinado desenho, depende da complexidade do projeto, ou do elemento representado, e da finalidade da representação, porém a escala e o tamanho do elemento não são parâmetros determinantes para a escolha do formato da folha do desenho

#70161
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(1,0) 12 - 

Acerca das normas de desenho técnico, julgue os próximos itens.
O estudo de viabilidade do projeto arquitetônico, segundo a NBR 13.532/1995, determina as necessidades e as expectativas sociais, satisfeitas pelo espaço a ser concebido

#70162
Banca
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(1,0) 13 - 

Em relação ao emprego de escalas e de cores, com base no sketch-up e no AutoCAD, julgue os itens a seguir. 
A escala deve ser escrita na legenda em local próprio. Quando for necessário o uso de mais de uma escala na folha de desenho, elas devem estar localizadas junto à identificação do detalhe ou da vista a que se referem

#70163
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(1,0) 14 - 

Em relação ao emprego de escalas e de cores, com base no sketch-up e no AutoCAD, julgue os itens a seguir. 
Pouco usadas no desenho técnico básico, as cores são fundamentais em desenhos em CAD, pois, nesse caso, as espessuras das linhas são substituídas por cores. De acordo com a NBR 8.403/1984, a linha mais fina (0,13 mm) corresponde à cor lilás, ao passo que a mais grossa (2,00 mm), à cor cinza

#70164
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(1,0) 15 - 

Com relação à gestão urbana e aos instrumentos de gestão, julgue os itens subsequentes. 
Como conclusão do Estudo de Impacto Ambiental (EIA), tem-se o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) que, em linguagem acessível e ilustrativa, por meio de mapas, cartas, quadros, gráficos e demais técnicas de comunicação visual, demonstra as vantagens e as desvantagens do empreendimento, além das consequências ambientais da implantação de determinada atividade