Simulado IF-PR | Pedagogo | CONCURSO
SIMULADO IF-PR | PEDAGOGO
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso IF-PR para o cargo de Pedagogo.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca Cetro para o concurso IF-PR. Estas questões são especificamente para o cargo de Pedagogo, contendo que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado IF-PR | Pedagogo contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso IF-PR.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #49869
- Banca
- CETRO
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- IFPR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Com relação à Lei nº 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) É dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula das crianças na educação básica a partir dos 4 (quatro) anos de idade.
( ) Dependendo da escolarização anterior, o Poder Público criará formas alternativas de acesso aos diferentes níveis de ensino, de forma a garantir o cumprimento da obrigatoriedade de ensino.
( ) Trata-se de uma diretriz observada pelos conteúdos curriculares da educação básica a consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento.
( ) As instituições de educação profissional e tecnológica poderão oferecer cursos especiais, abertos à comunidade, condicionada a matrícula necessariamente ao nível de escolaridade.
- a) V, F, V, F
- b) F, V, F, V
- c) V, V, V, F
- d) V, F, V, V
- e) F, V, F, F
- #49870
- Banca
- CETRO
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- IFPR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Sobre a participação popular no planejamento e na organização da educação nacional, analise as assertivas abaixo.
I. Observa-se um avanço em ritmo acelerado das conquistas no campo da participação popular no planejamento e na organização da educação nacional.
II. A participação popular faz parte de uma "pedagogia participativa". Ela é um pressuposto da própria aprendizagem.
III. A gestão democrática dos sistemas de ensino e das instituições educativas constitui uma das dimensões que possibilitam o acesso à educação de qualidade como direito universal.
IV. A participação popular diz respeito às formas mais independentes e autônomas de organização e de atuação política dos grupos das classes populares e trabalhadoras, constituindo-se em movimentos sociais, associações de moradores etc..
É correto o que se afirma em
- a) I, II, III e IV
- b) I, III e IV, apenas.
- c) II, III e IV, apenas.
- d) I e II, apenas.
- e) II e III, apenas.
- #49871
- Banca
- CETRO
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- IFPR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Considerando o Decreto nº 186/2008, que aprova o texto da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e de seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova Iorque, em 30 de março de 2007, assinale a alternativa incorreta.
- a) A definição de "língua" abrange as línguas faladas e de sinais e outras formas de comunicação não- falada.
- b) A facilitação do aprendizado da língua de sinais e a promoção da identidade linguística da comunidade surda é uma das medidas em que os Estados Partes deverão tomar para assegurar às pessoas com deficiência a possibilidade de adquirir as competências práticas e sociais necessárias, de modo a facilitar a elas sua plena e igual participação no sistema de ensino e na vida em comunidade.
- c) Para que as pessoas com deficiência participem de atividades recreativas, esportivas e de lazer, os Estados Partes deverão disponibilizar espaços separados das demais pessoas, evitando, assim, qualquer impacto social negativo entre pessoas com deficiência e pessoas sem deficiência.
- d) Os Estados Partes reconhecem o direito das pessoas com deficiência à proteção social e ao exercício desse direito sem discriminação baseada na deficiência, e tomarão as medidas apropriadas para salvaguardar e promover a realização desse direito.
- e) Os Estados Partes promoverão a disponibilidade, o conhecimento e o uso de dispositivos e tecnologias assistivas projetados para pessoas com deficiência e relacionados com a habilitação e a reabilitação.
- #49872
- Banca
- CETRO
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- IFPR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
O Conselho Nacional de Educação estabelece, em sua Resolução nº 01/2005, a atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e para a Educação Profissional Técnica de nível médio às disposições do Decreto nº 5.154/2004. Com base nessa resolução, é correto afirmar que a nomenclatura dos cursos e programas de Educação Profissional passa a ser atualizada nos seguintes termos:
- a) "Educação Profissional de nível básico" passa a denominar-se "Educação Profissional Técnica continuada de trabalhadores" e "Educação Profissional de nível tecnológico" passa a denominar-se "Educação Profissional Tecnológica, de graduação e de pós-graduação".
- b) "Educação Profissional de nível técnico" passa a denominar-se "Educação Profissional Técnica de nível básico e continuada de trabalhadores".
- c) "Educação Profissional de nível tecnológico" passa a denominar-se "Educação Profissional Tecnológica, de graduação e de pós-graduação".
- d) "Educação Profissional de nível tecnológico" passa a denominar-se "Educação Profissional Técnica de nível médio".
- e) "Educação Profissional de nível técnico" passa a denominar-se "Educação Profissional Tecnológica, de graduação e de pós-graduação".
- #49873
- Banca
- CETRO
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- IFPR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Com base na Resolução nº 01/2004 do CNE/CEB, o Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Etnorraciais e para ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana tem como base estruturante Eixos Estratégicos propostos no documento "Contribuições para a Implementação da Lei nº 10.639/2003". Sobre esses eixos, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Política de formação para gestores e profissionais de educação.
( ) Condições institucionais.
( ) Fortalecimento do marco legal.
( ) Gestão democrática e mecanismos de participação social.
- a) V, V, V, V
- b) V, V, V, F
- c) F, F, V, F
- d) F, F, F, F
- e) V, F, F, V
- #49874
- Banca
- CETRO
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- IFPR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
É correto afirmar que o Estatuto da Criança e do Adolescente considera criança a pessoa até
- a) 10 (dez) anos de idade completos.
- b) 12 (doze) anos de idade incompletos.
- c) 12 (doze) anos de idade completos.
- d) 10 (dez) anos de idade incompletos.
- e) 11 (onze) anos de idade incompletos.
- #49875
- Banca
- CETRO
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- IFPR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Conforme disposto no artigo 2º do Estatuto da Criança e do Adolescente, é correto afirmar que se considera adolescente a pessoa
- a) com idade a partir dos 10 (dez) anos completos.
- b) entre 14 (catorze) e 17 (dezessete) anos de idade.
- c) entre 12 (doze) e 17 (dezessete) anos de idade
- d) entre 12 (doze) e 18 (dezoito) anos de idade.
- e) entre 14 (catorze) e 18 (dezoito) anos de idade.
- #49876
- Banca
- CETRO
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- IFPR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
O artigo 4º, do Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece que é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Segundo o disposto no parágrafo único e alíneas, do referido Estatuto, a garantia de prioridade compreende
I. a primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias.
II. os direitos e deveres de cada criança e adolescente.
III. a precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública.
IV. a oportunidade de emprego à infância e à juventude, em tempo integral, no intuito de contribuir para a renda de famílias carentes.
É correto o que está contido em
- a) I e II, apenas.
- b) I, II e III, apenas.
- c) II e IV, apenas
- d) I, III e IV, apenas.
- e) I e III, apenas.
- #49877
- Banca
- CETRO
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- IFPR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Considerando o Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa correta.
- a) A colocação em família substituta estrangeira constitui medida excepcional, somente admissível na modalidade de guarda.
- b) A tutela destina-se a regularizar a posse de fato, podendo ser deferida, liminar ou incidentalmente, nos procedimentos de guarda e adoção, inclusive no de adoção por estrangeiros.
- c) A adoção poderá ser revogada a qualquer tempo, mediante ato judicial fundamentado, ouvido ou não o Ministério Público.
- d) O deferimento da tutela pressupõe a prévia decretação da perda ou suspensão do poder familiar e implica necessariamente o dever de guarda.
- e) A guarda é medida excepcional e irrevogável.
- #49878
- Banca
- CETRO
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- IFPR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa correta.
- a) É permitida a adoção por procuração.
- b) O adotando deve contar com, no máximo, 16 anos de idade à data do pedido, salvo se já estiver sob a guarda ou tutela dos adotantes.
- c) Podem adotar os maiores de 18 anos, independentemente do estado civil.
- d) Adotante com 21 (vinte e um) anos de idade poderá adotar crianças com até 12 (doze) anos de idade.
- e) A adoção será deferida quando apresentar reais vantagens para o adotante e fundar-se em motivos legítimos.
- #49879
- Banca
- CETRO
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- IFPR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
O artigo 53, do Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece que a criança e o adolescente têm direito à educação, sendo-lhes assegurado, dentre outros direitos, o
I. de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.
II. acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.
III. de ser respeitado por outras crianças de sua classe escolar.
IV. de organização e participação em entidades estudantis.
É correto o que está contido em
- a) I, II e III, apenas.
- b) I, II e IV, apenas.
- c) III e IV, apenas.
- d) II e III, apenas
- e) I, II, III e IV.
- #49880
- Banca
- CETRO
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- IFPR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
Considerando o Estatuto da Criança e do Adolescente, é correto afirmar que é dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente
I. ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria.
II. atendimento em creche e pré-escola às crianças de até 4 (quatro) anos de idade.
III. atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino.
IV. atendimento no ensino fundamental, por meio de programas suplementares de material didático- escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.
É correto o que está contido em
- a) I, II e IV, apenas
- b) I, III e IV, apenas.
- c) I, II, III e IV.
- d) III e IV, apenas.
- e) II e III, apenas.
- #49881
- Banca
- CETRO
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- IFPR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
Segundo a Resolução nº 02/2001 do CNE/CEB, consideram-se educandos com necessidades educacionais especiais os que, durante o processo educacional, apresentarem, exceto
- a) dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações no processo de desenvolvimento que dificultem o acompanhamento das atividades curriculares.
- b) dificuldades de comunicação, demandando a utilização de linguagens e códigos aplicáveis.
- c) sinalização diferenciada dos demais alunos, demandando a utilização de linguagens e códigos aplicáveis.
- d) grande facilidade de aprendizagem que os leve a dominar rapidamente conceitos, procedimentos e atitudes.
- e) bom acompanhamento das atividades curriculares e interação com outros alunos, porém com limitações vinculadas a uma causa orgânica específica.
- #49882
- Banca
- CETRO
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- IFPR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
Para fins da Resolução nº 06/2012, entende-se como conjunto articulado de princípios e critérios a serem observados pelos sistemas de ensino e pelas instituições de ensino públicas e privadas, na organização e no planejamento, desenvolvimento e avaliação da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, inclusive fazendo uso da certificação profissional de cursos,
- a) o Currículo.
- b) o Plano de Ensino.
- c) os Objetivos da Educação.
- d) a Diretriz.
- e) o Itinerário Formativo.
- #49883
- Banca
- CETRO
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- IFPR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
Com base na Resolução nº 06/2012, conforme disposto no seu artigo 5º, proporcionar ao estudante conhecimentos, saberes e competências profissionais necessários ao exercício profissional e da cidadania, com base nos fundamentos científico-tecnológicos, sócio- históricos e culturais, diz respeito ao(à)
- a) finalidade dos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio.
- b) objetivo do Presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação.
- c) princípio constitucional da Educação Profissional Técnica de Nível Médio.
- d) fundamento principal da Educação Tecnológica.
- e) objetivo dos professores de Educação Profissional Técnica de Nível Médio.