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Simulado IF-PR | Pedagogo | CONCURSO

Simulado IF-PR | Pedagogo

SIMULADO IF-PR | PEDAGOGO

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso IF-PR para o cargo de Pedagogo.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca Cetro para o concurso IF-PR. Estas questões são especificamente para o cargo de Pedagogo, contendo que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado IF-PR | Pedagogo contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso IF-PR.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#49884
Banca
CETRO
Matéria
Pedagogia
Concurso
IFPR
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 16 - 

São princípios da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, de acordo com o artigo 6º da Resolução nº 06/2012, entre outros, o(a)

I. dissociabilidade entre educação e prática social, considerando-se a historicidade dos conhecimentos e dos sujeitos da aprendizagem.

II. identidade dos perfis profissionais de conclusão de curso, que contemplem conhecimentos, competências e saberes profissionais requeridos pela natureza do trabalho, pelo desenvolvimento tecnológico e pelas demandas sociais, econômicas e ambientais.

III. respeito ao princípio constitucional e legal do pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.

IV. flexibilidade na construção de itinerários formativos diversificados e atualizados, segundo interesses dos sujeitos e possibilidades das instituições educacionais, nos termos dos respectivos projetos político-pedagógicos.

É correto o que está contido em

 

  • a) I, II e IV, apenas.
  • b) II, III e IV, apenas.
  • c) I e III, apenas.
  • d) I e IV, apenas.
  • e) II e III, apenas.
#49885
Banca
CETRO
Matéria
Pedagogia
Concurso
IFPR
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 17 - 

Segundo o disposto no artigo 7º, da Resolução nº 06/2012, a Educação Profissional Técnica de Nível Médio é desenvolvida nas formas articulada e subsequente ao Ensino Médio. Sobre essas duas formas, assinale a alternativa correta.

  • a) A forma subsequente, desenvolvida de maneira integrada, é ofertada somente a quem já tenha concluído o Ensino Fundamental.
  • b) A forma subsequente, realizada de maneira integrada, é desenvolvida simultaneamente em distintas instituições educacionais mediante a ação de convênio ou acordo de intercomplementaridade.
  • c) A forma articulada, desenvolvida de maneira concomitante, é ofertada a quem ingressa no Ensino Médio ou já o esteja cursando, efetuando-se matrículas distintas para cada curso, aproveitando oportunidades educacionais disponíveis.
  • d) A forma articulada é desenvolvida em cursos destinados exclusivamente a quem já tenha concluído o Ensino Médio.
  • e) A forma subsequente, ofertada a quem ingressa no Ensino Médio, poderá ocorrer em unidades de ensino da mesma instituição ou em distintas instituições de ensino.
#49886
Banca
CETRO
Matéria
Pedagogia
Concurso
IFPR
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 18 - 

Segundo o Plano Nacional de Educação, aprovado pela Lei nº 10.072/2001, nenhum país pode aspirar a ser desenvolvido e independente sem um forte sistema de educação superior. Em um mundo em que o conhecimento sobrepuja os recursos materiais como fator de desenvolvimento humano, a importância da educação superior e de suas instituições é cada vez maior. Para que essas possam desempenhar sua missão educacional, institucional e social, o apoio público é decisivo. Sobre as diretrizes que fomentam o ensino em nível superior, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A diretriz básica para o bom desempenho desse segmento é a autonomia universitária, exercida nas dimensões previstas na Carta Magna: didático- científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial.

( ) Deve-se assegurar que o setor público tenha uma expansão de vagas tal que, no mínimo, mantenha uma proporção nunca inferior a 40% do total.

( ) A institucionalização de um amplo sistema de avaliação associada à ampliação dos programas de pós-graduação torna-se dispensável na melhora da qualidade do ensino oferecido, uma vez que o desenho federativo brasileiro reservou à União o papel de atuar na educação superior.

( ) À educação superior está reservado o papel de fundamentar e divulgar os conhecimentos ministrados nos outros níveis de ensino, assim como preparar seus professores.

 

  • a) V, V, F, V
  • b) F, F, V, F
  • c) V, V, V, V
  • d) V, V, V, F
  • e) F, F, F, V
#49887
Banca
CETRO
Matéria
Pedagogia
Concurso
IFPR
Tipo
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(1,0) 19 - 

Considerando a Lei nº 9.394/1996, a educação profissional e tecnológica abrangerá os seguintes cursos, entre outros, de

I. formação inicial e continuada ou qualificação profissional.

II. educação profissional técnica de nível fundamental.

III. educação profissional tecnológica de graduação.

IV. educação profissional tecnológica de pós- graduação.

É correto o que está contido em

 

  • a) I, II, III e IV.
  • b) II, III e IV, apenas.
  • c) I e II, apenas.
  • d) I e IV, apenas.
  • e) I, III e IV, apenas.
#49888
Banca
CETRO
Matéria
Pedagogia
Concurso
IFPR
Tipo
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difícil

(1,0) 20 - 

Com relação à Lei nº 9.394/1996, assinale a alternativa incorreta.

  • a) A educação profissional e tecnológica, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia.
  • b) A educação superior tem como princípio o estímulo da criação cultural e do desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo.
  • c) A educação profissional será desenvolvida em articulação com o ensino regular ou por diferentes estratégias de educação continuada, em instituições especializadas ou no ambiente de trabalho.
  • d) Os diplomas de cursos superiores reconhecidos, quando registrados, terão validade nacional como prova da formação recebida por seu titular.
  • e) É facultada a criação de universidades especializadas por campo do saber.