Simulado IF-PR | Pedagogo | CONCURSO
SIMULADO IF-PR | PEDAGOGO
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso IF-PR para o cargo de Pedagogo.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca Cetro para o concurso IF-PR. Estas questões são especificamente para o cargo de Pedagogo, contendo que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado IF-PR | Pedagogo contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso IF-PR.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #49884
- Banca
- CETRO
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- IFPR
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 16 -
São princípios da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, de acordo com o artigo 6º da Resolução nº 06/2012, entre outros, o(a)
I. dissociabilidade entre educação e prática social, considerando-se a historicidade dos conhecimentos e dos sujeitos da aprendizagem.
II. identidade dos perfis profissionais de conclusão de curso, que contemplem conhecimentos, competências e saberes profissionais requeridos pela natureza do trabalho, pelo desenvolvimento tecnológico e pelas demandas sociais, econômicas e ambientais.
III. respeito ao princípio constitucional e legal do pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.
IV. flexibilidade na construção de itinerários formativos diversificados e atualizados, segundo interesses dos sujeitos e possibilidades das instituições educacionais, nos termos dos respectivos projetos político-pedagógicos.
É correto o que está contido em
- a) I, II e IV, apenas.
- b) II, III e IV, apenas.
- c) I e III, apenas.
- d) I e IV, apenas.
- e) II e III, apenas.
- #49885
- Banca
- CETRO
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- IFPR
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 17 -
Segundo o disposto no artigo 7º, da Resolução nº 06/2012, a Educação Profissional Técnica de Nível Médio é desenvolvida nas formas articulada e subsequente ao Ensino Médio. Sobre essas duas formas, assinale a alternativa correta.
- a) A forma subsequente, desenvolvida de maneira integrada, é ofertada somente a quem já tenha concluído o Ensino Fundamental.
- b) A forma subsequente, realizada de maneira integrada, é desenvolvida simultaneamente em distintas instituições educacionais mediante a ação de convênio ou acordo de intercomplementaridade.
- c) A forma articulada, desenvolvida de maneira concomitante, é ofertada a quem ingressa no Ensino Médio ou já o esteja cursando, efetuando-se matrículas distintas para cada curso, aproveitando oportunidades educacionais disponíveis.
- d) A forma articulada é desenvolvida em cursos destinados exclusivamente a quem já tenha concluído o Ensino Médio.
- e) A forma subsequente, ofertada a quem ingressa no Ensino Médio, poderá ocorrer em unidades de ensino da mesma instituição ou em distintas instituições de ensino.
- #49886
- Banca
- CETRO
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- IFPR
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 18 -
Segundo o Plano Nacional de Educação, aprovado pela Lei nº 10.072/2001, nenhum país pode aspirar a ser desenvolvido e independente sem um forte sistema de educação superior. Em um mundo em que o conhecimento sobrepuja os recursos materiais como fator de desenvolvimento humano, a importância da educação superior e de suas instituições é cada vez maior. Para que essas possam desempenhar sua missão educacional, institucional e social, o apoio público é decisivo. Sobre as diretrizes que fomentam o ensino em nível superior, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A diretriz básica para o bom desempenho desse segmento é a autonomia universitária, exercida nas dimensões previstas na Carta Magna: didático- científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial.
( ) Deve-se assegurar que o setor público tenha uma expansão de vagas tal que, no mínimo, mantenha uma proporção nunca inferior a 40% do total.
( ) A institucionalização de um amplo sistema de avaliação associada à ampliação dos programas de pós-graduação torna-se dispensável na melhora da qualidade do ensino oferecido, uma vez que o desenho federativo brasileiro reservou à União o papel de atuar na educação superior.
( ) À educação superior está reservado o papel de fundamentar e divulgar os conhecimentos ministrados nos outros níveis de ensino, assim como preparar seus professores.
- a) V, V, F, V
- b) F, F, V, F
- c) V, V, V, V
- d) V, V, V, F
- e) F, F, F, V
- #49887
- Banca
- CETRO
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- IFPR
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(1,0) 19 -
Considerando a Lei nº 9.394/1996, a educação profissional e tecnológica abrangerá os seguintes cursos, entre outros, de
I. formação inicial e continuada ou qualificação profissional.
II. educação profissional técnica de nível fundamental.
III. educação profissional tecnológica de graduação.
IV. educação profissional tecnológica de pós- graduação.
É correto o que está contido em
- a) I, II, III e IV.
- b) II, III e IV, apenas.
- c) I e II, apenas.
- d) I e IV, apenas.
- e) I, III e IV, apenas.
- #49888
- Banca
- CETRO
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- IFPR
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 20 -
Com relação à Lei nº 9.394/1996, assinale a alternativa incorreta.
- a) A educação profissional e tecnológica, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia.
- b) A educação superior tem como princípio o estímulo da criação cultural e do desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo.
- c) A educação profissional será desenvolvida em articulação com o ensino regular ou por diferentes estratégias de educação continuada, em instituições especializadas ou no ambiente de trabalho.
- d) Os diplomas de cursos superiores reconhecidos, quando registrados, terão validade nacional como prova da formação recebida por seu titular.
- e) É facultada a criação de universidades especializadas por campo do saber.